Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 28 de janeiro de 2012

    HETEROFOBIA e CRISTOFOBIA - Jean Wyllys explica: o discurso do papa



    18/01/12

    Jean Wyllys explica: o discurso do papa




    JEAN WYLLYS EXPLICA: O DISCURSO DO PAPA

     

    1) O QUE O PAPA DISSE:

    No dia 09/01/2011, o papa Bento XVI declarou em discurso a seu corpo diplomático (grifos nossos):

    "Para além de um objectivo claro, como é o de levar os jovens a um pleno conhecimento da realidade e, consequentemente, da verdade, a educação tem necessidade de lugares. Dentre estes, conta-se em primeiro lugar a família, fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher; não se trata duma simples convenção social, mas antes da célula fundamental de toda a sociedade. Por conseguinte, as políticas que atentam contra a família ameaçam a dignidade humana e o próprio futuro da humanidade."

    (extraído do site do Vaticano em http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/speeches/2012/january/documents/hf_ben-xvi_spe_20120109_diplomatic-corps_po.html)

     

     

    2) O QUE ISSO QUER DIZER:

    A hierarquia da Igreja católica tem uma linguagem metafórica própria, como qualquer outro grupo social. Quando eles falam em "defesa da vida", estão, em realidade, se referindo ao aborto; quando falam em "defesa da família", estão se referindo ao casamento homossexual (algumas décadas atrás, estavam se referindo ao divórcio). Se o papa fala de "família fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher" e, logo depois, na mesma frase, ele fala em "políticas que atentam contra a família", todo o mundo sabe que ele estava se referindo ao casamento entre homossexuais.

    O discurso do dia 09 é totalmente contextualizado. Em outras ocasiões, o papa já falou claramente a mesma coisa e com palavras mais diretas quando assinou documentos do Vaticano contra o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e em outras declarações mais recentes. Além disso, O papa não estava falando só para os católicos, mas também para as manchetes dos jornais do dia seguinte e, através delas, para os governos de todos os países do mundo onde o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo é legal ou está sendo debatida sua legalização, em mais uma tentativa de a Igreja exercer pressão sobre governos, deputados, senadores, e a mídia em geral. Bento XVI é o principal ideólogo da Igreja contra o casamento gay.

     

     

    3) A POSIÇÃO DE JEAN WYLLYS:

    Jean Wyllys insurgiu-se contra as declarações homofóbicas do papa. Quando o papa disse publicamente que o casamento homossexual "ameaça o próprio futuro da humanidade", ofendeu e desrespeitou, na sua dignidade humana, milhões de pessoas homossexuais no mundo inteiro.

    Jean Wyllys respondeu a isso e ratifica cada uma de suas palavras. Mas Jean nada disse contra os católicos nem contra os fiéis de qualquer outra religião. Jean Wyllys sempre defendeu a liberdade religiosa e sempre respeitou todas as crenças.

    Talvez para entender melhor, façamos o seguinte exercício: imaginem se uma pessoa tivesse dito que "os brasileiros são uma ameaça contra a humanidade"… qualquer um de nós se sentiria insultado, ofendido, magoado, não é? Bom, foi algo semelhante que o papa Bento XVI fez, porém em relação aos homossexuais. A reação de Jean Wyllys foi em defesa da dignidade das pessoas com orientação sexual diferente da "norma", porque, mesmo diferentes, essas pessoas também são seres humanos.

    Ao longo da história da humanidade, em todas as épocas, em todos os continentes e em todas as culturas, sempre houve homossexuais e heterossexuais. E isso não vai mudar. O que deve mudar, sim, é que uns e outros tenham os mesmos direitos civis. A proposta do casamento civil igualitário só faz isso: iguais direitos civis para todos os casais, sejam do mesmo ou de diferente sexo.

     

     

    Saiba mais:

    Site pelo casamento civil igualitário – www.casamentociviligualitario.com.br
    Facebook em apoio ao casamento civil igualitário – www.facebook.com/casamentoigualitario

    Facebook de Jean Wyllys: www.facebook.com/jean.wyllys

    Coluna de Jean Wyllys na Carta Capital: http://jeanwyllys.com.br/wp/bento-xvi-e-as-ameacas-contra-a-humanidade-coluna-de-jean-wyllys-na-carta-capital-12-01-2012

    Compartilhe:




    5 recados no nosso Jean Wyllys explica: o discurso do papa

    1. Juliane|

      Jean é um dos pensadores brasileiros da atualidade que nos dão orgulho! Fico feliz e entusiasmada cada vez que leio cada artigo que ele escreve…

    2. Karina|

      Parabéns ao deputado Jean Wyllys. Sempre coerente e preciso, bastava que mais alguns de seus pares, nobres deputados, fossem como vc e o nosso congresso conseguiria avançar 100 anos nesta atual legislatura!!

    3. André|

      Jean está nos representando, e o que falta é um maior apoio, e mais pessoas na mesma posição e entrando de cabeça a favor no "social". Uma pena que eu não posso ajudar com o meu voto ainda, por questões de fronteira. Mas o meu apoio sempre terá se continuar nesta luta e com este caráter! Parabéns! E obrigado por nos representar tão bem!

    4. Pedro|

      Parabéns Jean, obrigado por nos defender com tanta dignidade!

    5. Joy|

      Jean, a sua luta pelos direitos civis a pagadores de impostos de um Estado Laico é a voz de milhões de pessoas cansadas desse tratamento discriminatório.

    Deixe seu recado em nosso mural!

     caracteres disponíveis



    --
    1.Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
    2.Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
    3.Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
    4.Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
    5.Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
    6.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
    7.Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
    8.Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
    9.Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
    10.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
    11.Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
    12.Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo