Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 7 de junho de 2012

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 8/6/2012 - Ele é o Senhor!



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
    Data: 7 de junho de 2012 00:08:02 BRT
    Para: <Undisclosed-Recipient:;>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 8/6/2012 - Ele é o Senhor!
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



    Leituras do dia:
     
    2Tm 3,10-17
    Sl 119(118),157.160.161.165.166.168
     
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Marcos 12,35-37

    "
    Quando Jesus estava ensinando no pátio do Templo, perguntou:
    - Como podem os mestres da Lei ensinar que o Messias é descendente de Davi? Pois Davi, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu:
    "O Senhor Deus disse ao meu Senhor: 'Sente-se do meu lado direito, até que eu ponha os seus inimigos
    debaixo dos seus pés.' "
    O próprio Davi chama o Messias de Senhor. Portanto, como é que o Messias pode ser descendente de Davi?
    "

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    A compilação final do Primeiro Testamento, no período do pós-exílio, sob o poder dos sacerdotes sadoquitas, faz convergir a história da salvação para Davi e para o templo de Jerusalém. Nesta perspectiva, surge a tradição messiânica.


    As idéias imperantes no ambiente judaico do primeiro século apresentavam o Messias como um guerreiro triunfante, como um sacerdote excepcional ou como um novo legislador. Jesus opta por dar o significado original da palavra e recorda que a função do ungido era de redimir o povo que sofria e era oprimido. Messias significa ungido, eleito, designado para uma missão.


    Os saduceus pensam que o Messias deve ser tão poderoso e déspota como eles que controlavam o Templo; os fariseus pensam que somente com o cumprimento fanático de todos os preceitos da lei se alcança tal objetivo; os zelotas radicalizam ainda mais a violência da lei e isto os leva a erguer as espadas contra os romanos.

    Aproveitando esta expectativa, Jesus vai ao templo e começa a ensinar. E faz a seguinte pergunta: Como os mestres da lei dizem que Cristo é filho de Davi?

    Com esta pergunta, Jesus leva os mestres da lei a um impasse. O Messias não podia ser meramente "filho de Davi", se Davi O chamou de "Senhor". Segue: o verdadeiro "Cristo" (Messias) deveria ser mais do que somente um descendente de Davi.


    Jesus apontou para uma questão aparentemente sem resposta. Mas ele mesmo responde citando as palavras do Rei David: O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés' Olhemos com cuidado o que Davi está dizendo: O Senhor disse 'ao meu Senhor.



    De muitas maneiras Deus havia falado, e muitas faíscas de luz já foram vistas pelos antigos. Havia uma ampla visão, embora desconectada, Daquele que viria da parte de Deus.


    Hoje, Deus nos fala pelo Filho, segundo a carne descendente de Davi, mas perante Deus sacerdote segundo a ordem de Melquesideque, sacerdócio sem início e sem fim (Hb 5,1-10). Sem a dimensão sacerdotal de Jesus, ele se torna um mero herói fracassado. Como nosso sumo-sacerdote, Ele pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, de uma vez por todas, e obteve eterna redenção.


    Toda a vida de Jesus foi a revelação da dignidade da humanidade, na sua condição de fragilidade, humildade e simplicidade, assumida na participação da própria vida divina pelos laços do amor e da fraternidade.



    A missão que Jesus opta é a de comunicar a boa nova salvadora que vem da parte de Deus. Jesus nos comunica o amor de Deus.
     
    Um amor que redime e transforma nosso sofrimento e miséria em um caminho de graça e salvação. Seus adversários, sem prestar atenção a isso, tentam forçá-lo a uma discussão partidarista na qual somente buscam legitimar a violência do poder, da lei ou da espada.


    Os mestres da lei não aceitaram ouvir Jesus sendo chamado Filho de Davi. Pois a expressão lhes designava o Cristo, o ungido do Senhor. Apesar de Jesus já lhes haver demonstrado que O Filho de Davi também era o Senhor de Davi.
     
     
    Eles não souberam contestá-lo porque na verdade Jesus é Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Ele é o Eterno Sacerdote.
     
    O mesmo Jesus que está sentado à direita do Pai está aqui, mora dentro do nosso coração e nos está disponível também a todo momento na Palavra, na Eucaristia para ser o Senhor da nossa vida. Quando tomamos consciência disso nós encontramos muito mais sentido para lutar e vencer os desafios da nossa história.
     
    Você acredita? Jesus é o Senhor da sua vida e da sua família? Você consegue proclamar para todos que Jesus é, o Messias, o Salvador, o Ungido de Deus? Você tem se aprofundado na Palavra de Deus? O Espírito Santo tem sido fonte de inspiração para você?

     
    Reflexão Apostólica

    Imaginavam que o Messias viria da casa de Davi como sugeriam as profecias. Era assim dado inicio a tradição messiânica da casa de Davi.
     
    Nessa tradição, imaginava o povo, que o libertador, que viria resgatá-los através da força; que se imporia com vigor e literalmente conquistaria a liberdade com os próprios punhos. Jesus, ao contrario dos sonhos idealizados e a tradição passada pelo povo, pregava a revolução interna e silenciosa. Pregava o amor, a conversão e o perdão.
     
    Esse talvez fora um dos grandes motivos que as pessoas não O reconheceram. Um homem simples, de uma família simples, de gestos simples, não poderia ser o grande libertador tão sonhado… Reparemos que ao optar por Jesus ou Barrabás o povo preferiu o Bárbaro.
    É difícil de entender os motivos que nos levam a buscar longe quando as soluções parecem quicar na nossa frente.
     
    Vamos trazer essa situação a nosso dia-a-dia. Diz um velho ditado que quando perdemos algo devemos voltar ao último lugar que procuramos, pois ele estará ali, mas nossos olhos, motivados pela angustia, pressa e necessidade imediata, não nos permitiu ver. Jesus talvez quisesse abrir os olhos dos que esperavam o libertador para fazê-los entender que o reino de Deus já habitava ali.

    SEM PERCEBER trombamos no reino de Deus.
    O Reino de Deus pode estar numa amizade sincera, num abraço, numa ligação feita a um amigo, uma visita ao doente. O Reino de Deus esta no olhar sincero, no sentimento de dever cumprido, nas duas moedinhas ofertadas pela viúva. O Reino de Deus pode estar no último lugar que procuramos ou no próximo lugar que estaremos, portanto até mesmo nas despedidas e nas novas situações que a vida nos oferece, o reino também estará lá.
     
    Procuraram Deus por anos na casa de Davi e Ele veio, no entanto não fora reconhecido. Será que só reconhecemos aquilo que queremos ver?
    O reino de Deus não esta somente nas palavras doces e bonitas, mas esta também nas exortações e "puxões de orelha". O reino não esta somente nos milagres, mas na busca em encontrá-los. O reino não esta somente na vida, mas conseguir vê-lo também na morte, na partida, na paz da despedida.
     
    O reino de Deus não esta somente nas coisas grandes, visíveis e palpáveis; o reino de Deus se encontra em uma pequena partícula, uma hóstia…
    Tipo, na próxima vez que entrar numa igreja, numa missa, num encontro, (…) em busca de uma solução, volte a o último lugar onde procurou e encontrarás – dentro do seu coração.
     
    Deus nos abençoe! E nos guarde durante a busca do seu reino, pois buscá-lo é sair para pescar sem saber se traremos peixes para casa! Buscar é acreditar!

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

     
    Oração: Pai, revela-me a identidade de teu filho Jesus, para que eu não me acerque dele movido por falsas esperanças.
     
     
     
     
    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
     
    Propósito: Aprofundar na Palavra de Deus. 
     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.


    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo