Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 23 de agosto de 2012

    [Catolicos a Caminho] Curso: Experiência Mística e Psicanálise

     

    Curso: Experiência Mística e Psicanálise

    terças-feiras, 04 a 25/SETEMBRO/2012- 19h30 às 21h - no Centro Loyola - Gávea

    Os místicos frequentemente descrevem a sua experiência de união amorosa com Deus lançando mão de uma linguagem nupcial ou mesmo francamente erótica. Os psicóticos, por sua vez, não raro conferem aos seus delírios paranóicos um conteúdo religioso. O santo e o louco olham, pois, um para o outro. O que a psicanálise tem a dizer a respeito? "Como distinguir uma experiência mística autêntica de uma vivência psicótica?"
    Para responder a esta pergunta, o Centro Loyola de Fé e Cultura / PUC-Rio promove em 2012 o curso "Experiência Mística e Psicanálise".

    Professor:
    Pe. Ricardo Torri de Araújo, SJ - (Padre jesuíta, Psicólogo e Mestre em Psicologia - UFMG, Doutorando em Teoria Psicanalítica - UFRJ).

    O curso será realizado no período de 04 a 25 de setembro (encontros às terças-feiras); e será realizado no Centro Loyola de Fé e Cultura / PUC-Rio (Estrada da Gávea, 1 – Gávea), no horário de 19h30 às 21h.
    O valor único é de R$85,00 (uma parcela). Serão conferidos certificados ao final do curso.
    As inscrições devem ser realizadas previamente pelo telefone (21) 3527-2012, pelo e-mail scursosloyola@puc-rio.br ou pelo site www.clfc.puc-rio.br .

    Programa do curso:

    A experiência mística
    Freud e a experiência mística
    O caráter erótico da experiência mística
    O caráter unitivo do impulso erótico
    O caráter materno da união mística
    O caráter religioso dos delírios psicóticos
    A experiência mística como forma substitutiva de satisfação sexual
    A experiência mística como vivência regressiva de tipo psicótico
    Para um discernimento entre a experiência mística autêntica e a vivência psicótica

    Inscreva-se aqui: http://www.clfc.puc-rio.br/curso_exp_mistica.html

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Ofertas HP: Computadores Intel

    Ainda dá tempo de encontrar companhia para passar o Dia dos Namorados!

    Não passe mais um Dia dos Namorados sozinho(a). Conheça o Y! Encontros.
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo