Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 24 de agosto de 2012

    [Catolicos a Caminho] Escuta da Palavra e Meditação - 25/8/2012 - O mais importante é aquele que serve os outros.

     

    Leituras do dia:
     
    Ez 43,1-7a
    Sl 85(84)
     
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 23,1-12
     
    "Então Jesus falou à multidão e aos seus discípulos. Ele disse:
    - Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para explicar a Lei de Moisés. Por isso vocês devem obedecer e seguir tudo o que eles dizem. Porém não imitem as suas ações, pois eles não fazem o que ensinam. Amarram fardos pesados e os põem nas costas dos outros, mas eles mesmos não os ajudam, nem ao menos com um dedo, a carregar esses fardos. Tudo o que eles fazem é para serem vistos pelos outros. Vejam como são grandes os trechos das Escrituras Sagradas que eles copiam e amarram na testa e nos braços! E olhem os pingentes grandes das suas capas! Eles preferem os melhores lugares nos banquetes e os lugares de honra nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças e de ser chamados de "mestre". Porém vocês não devem ser chamados de "mestre", pois todos vocês são membros de uma mesma família e têm somente um Mestre. E aqui na terra não chamem ninguém de pai porque vocês têm somente um Pai, que está no céu. Vocês não devem também ser chamados de "líderes" porque vocês têm um líder, o Messias. Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros. Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.
    " 

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    Mateus apresenta um longo discurso de Jesus como denúncia da prática equivocada dos escribas e fariseus "depois" de várias narrativas de conflitos com estes chefes religiosos.

    Com este discurso, Mateus faz uma advertência às suas comunidades, formadas por discípulos oriundos do judaísmo que ainda se mantinham apegados à sua antiga doutrina.

    Os escribas e fariseus não devem ser modelos. Que ninguém pretenda ser "rabi", "pai", "guia" (títulos de autoridade e superioridade).

    A comunidade deve ser marcada pela fraternidade e pelo serviço humilde, excluindo-se qualquer aspiração a privilégios ou poder.

    A humildade é o ponto central do ensinamento de Cristo nesta passagem. Em muitos momentos da Sua vida, Jesus deixa bem claro que nossos atos devem ser de eterna entrega a Deus e a nossos irmãos. Nesta leitura, Jesus denuncia mais uma vez a opressão dos poderosos contra os menos favorecidos, de como eles, apesar de muito falarem, pouco vivem as leis que tanto conhecem.

    E quantos de nós também não fazemos isso? Somos tentados, a todo momento, a buscar reconhecimento? A vida nos ensina isso! As escolas, as faculdades, o nosso trabalho, em tudo somos cobrados e por isso mesmo acabamos buscando sempre que todos vejam como somos bons. É normal do ser humano.
     
    Jesus vem, justamente, quebrar as regras e apesar de ser um fato ocorrido a mais de 2.000 anos, é bem atual, e por isso mesmo Ele nos ensina a perceber que todo esse reconhecimento aos olhos do mundo é inútil, porque o que importa, de verdade, é o reconhecimento de Deus, e este ocorre na nossa humildade, nos atos em que o mundo não enxerga, mas que Deus está vendo.

    Hoje, Jesus vem falar pra cada um de nós, que Deus vê tudo, que Ele sabe de tudo, que não devemos depositar aqui nossa esperança de recompensa, mas entregar a Deus nossos atos, pra que sejam principalmente atos de Amor, que Ele na Sua Sabedoria, vai nos recompensar. E que tenhamos consciência que nossa maior recompensa deve ser servir ao próximo, deve ser viver a experiência de ser de Deus em atos, palavras, e principalmente no nosso silêncio, essa é a verdadeira alegria que precisamos buscar.

    Que o Senhor nos dê a graça de ter um coração humilde e contrito, com a certeza que os humilhados serão exaltados.
     
    Reflexão Apostólica:
     
    Embora já refletido em outras ocasiões, esse texto é muito atual…

    Já perdi as contas de quantas vezes ouvi alguém dizer ou afirmar que os "piores estão dentro da igreja". De fato estão e talvez também não estejam, depende do critério que adotamos. No entanto independentemente do critério, em ambos os casos, temos os piores exemplos.

    Sim! Temos os piores exemplos em ambas as pontas. Veja! Piores exemplos e NÃO piores pessoas.

    Os piores exemplos dos "de fora" (…)

    Quem não esta na igreja e vê esse fato como vitória sobre quem tem um gosto diferente; quem ofende ou trata alguém diferenciadamente porque tem uma postura ou valores cristãos; quem caçoa ou ridiculariza o filho que quer ser coroinha, acólito ou seguir uma vocação religiosa; quem incentiva a outros (namorados, amigos, parentes) a se afastarem; quem só procura a bênção da igreja movida por medo, status ou visualização social, ou seja, aqueles que só vão a igreja em datas festivas ou de profunda tristeza (casamento, sétimo dia, formaturas, batizados) e ainda ficam olhando no relógio "doidos" para ir embora. Que usam a catequese como babá dos seus filhos para poder ficar em casa assistindo futebol, (…).

    Os piores exemplos dos "de dentro" são os narrados por Jesus no Evangelho de hoje.

    Aquele que "vira dono da igreja"; que faz acordos para se eleger coordenador de um movimento ou pastoral; que só participa visando criticar; que afasta as pessoas; que implica por tudo e por coisas pequenas; que cobra regras, mas não as segue; que punem a comunidade por orgulho; que não vê seus próprios defeitos; que fazem da homilia um desabafo; que toca pensando que é show; que fala mais que o padre; (…). Engraçado! Toda boa comunidade tem desses tipos "pitorescos"

    Mas será que são os piores? Não, não são! Como também não são aqueles que são criticados por esses "santos".

    Apesar de estarem equivocados quanto à forma de conduzir sua vida em relação aos outros, são pessoas que ainda buscam ficar do lado certo. O "dono da igreja" me lembra o namorado que de tanto amor "morre" de ciúmes da namorada. Não quer que ninguém converse com ela e tawls. É estranho, amor demais que vira ciúme! Só ele (a) esta certo; só ele (a) resolve…, só ele será salvo.. É um tremendo contra censo com a mensagem de hoje. "(…) Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros. Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido".

    Quantas vezes já nos pegamos fazendo algumas dessas situações também? Aida há tempo para rever posturas.
     
    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
     
    Oração: Pai, reveste-me de humildade e simplicidade, para que eu seja disponível para servir o meu próximo, na mais pura gratuidade. 


    REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
     
    Propósito: Vivenciar o ser discípulo de Jesus Mestre com a fraternidade e colocá-Lo no centro de todas as  «referências».      
     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Notes com desconto

    Quantidade ou qualidade? No Y!Encontros vc encontra de tudo um pouco.

    Ainda dá tempo de encontrar companhia para passar o Dia dos Namorados!
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo