Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 6 de junho de 2013

    ACI Digital: Comitiva do Vaticano diz estar contente com os trabalhos feitos para a JMJ Rio2013














    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com










    6 de junho de 2013






    Comitiva do Vaticano diz estar contente com os trabalhos feitos para a JMJ Rio2013

    RIO DE JANEIRO, 06 Jun. 13 (ACI) .- A comitiva do Vaticano, responsável pelas celebraçõespontifícias, está no Rio de Janeiro para avaliar os detalhes de todos os atosque terão a presença do Santo Padre e os caminhos que serão percorridos durantea Jornada Mundial da Juventude.

    NOTÍCIA COMPLETA


    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS ATRAVÉS DO TWITTER
    https://twitter.com/acidigital

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE


    MANCHETES DO DIA











    VATICANO
    Papa Francisco: O que nos dá a alegria é o Espírito Santo
    Francisco aos futuros Núncios: Deixem de lado as ambições pessoais que ferem a Igreja
    Papa Francisco ficará na Casa Santa Marta no verão durante intenso verão
    O Papa exorta erradicar as idolatrias sutis e escondidas na própria vida
    Francisco receberá o primado da igreja anglicana no dia 14 de junho

    AMÉRICA
    Confessor do Papa: Francisco pede orações porque sabe que o tentador não dorme
    Arcebispo reza pelas vítimas do edifício que desabou na Filadélfia

    BRASIL
    JMJ Rio 2013 deixará legado ecológico para o Rio e para o mundo
    Comitiva do Vaticano diz estar contente com os trabalhos feitos para a JMJ Rio2013
    Milhares de pessoas marcharam pela vida e pela família em Brasília

    MUNDO
    Católicos na Índia rezam com o Papa para pôr fim à violência contra mulheres





    Católico em Dia



    Evangelho:





    Santo ou Festa:
    São Norberto (Padroeiro da Boêmia)



    Um pensamento:

    Quando um ama, tudo fala de amor, at nossos trabalhos que requerem nossa total ateno podem ser um testemunho de nosso amor.

    Santa Margarida Maria













    VATICANO








    Papa Francisco: O que nos dá a alegria é o Espírito Santo

    VATICANO, 05 Jun. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- A alegria cristã esteve no centro da reflexão proposta pelo Papa Francisco, na manhã desta última sexta-feira, 31 de Maio, durante a missa celebrada na Domus Sanctae Marthae. "Tudo é alegria. (...) A chave para compreender esta alegria é o que nos diz o evangelho: 'Isabel estava cheia do Espírito Santo'. "O que nos dá a alegria é o Espírito Santo", afirmou o Pontífice.

    O Papa menciona o momento em que Nossa Senhora e são José levam Jesus ao templo para cumprir a lei. "Naquela mesma circunstância encontram-se também dois idosos; mas", observou, "o evangelho não diz que eles foram lá para cumprir a lei, mas sim levados pela força do Espírito Santo. O Espírito leva-os ao templo".

    Anteriormente o Papa Francisco já havia falado sobre a alegria e as realidades últimas em sua alocução no Domingo de Ramos e da Paixão, na Praça São Pedro, na qual relatou o momento em que Jesus entra em Jerusalém, triunfante, dando início a sua Paixão, Morte e Ressurreição.

    Na celebração de 29 de Maio foi a humildade que esteve no centro da reflexão do Papa. Deixar-se tentar pelos triunfalismos mundanos, significa ceder à tentação de conceber um "cristianismo sem a cruz", um "cristianismo incompleto".

    E na manhã do dia 28 de Maio, o tema da reflexão foi o sofrimento. Ao comentar o evangelho do dia (Mc10, 28-31), o Pontífice afirmou que o sofrimento faz parte da vida; mas para o cristão, chamado a seguir o mesmo caminho de Cristo, ele torna-se mais um valor.
    Muito mais quando se apresenta sob forma de perseguição, por causa do espírito do mundo que não tolera o testemunho cristão.

    O Pontífice ainda acrescentou que muitas pessoas, desde cristãos a governantes, pensam que seguir Cristo é bom porque assim podem fazer carreira e obterem sucesso; e deixa um convite aos fiéis, refletir sobre a resposta de Jesus: "Não há ninguém que tenha deixado casa ou irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou campos por minha causa ou por causa do Evangelho, que não receba já agora, neste tempo, o cêntuplo, em casas, irmãos... mas também em perseguições. Não o esqueçamos".


    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    Francisco aos futuros Núncios: Deixem de lado as ambições pessoais que ferem a Igreja

    VATICANO, 06 Jun. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- "Vocês estão se preparando para um ministério de particular compromisso, um trabalho que requer uma grande liberdade interior", disse o papa Francisco aos 45 membros da Pontifícia Academia Eclesiástica aos que recebeu nesta manhã na Sala Clementina do Vaticano.

    "Vivam estes anos da vossa preparação com compromisso, generosidade e grandeza de alma, a fim de que esta liberdade possa verdadeiramente tomar forma em vocês! Isto significa -explicou o Papa- ser livre de projetos pessoais, de algumas das modalidades concretas com as quais talvez um dia vocês pensaram viver o vosso sacerdócio, da possibilidade de programar o futuro; da perspectiva de permanecer por mais tempo em "vosso" lugar de ação pastoral".

    "Significa tornar-se livres, em qualquer modo, também em relação à cultura e à mentalidade da qual vocês provêm, não para esquecê-la e muito menos para renegá-la, mas para se abrirem, na caridade, à compreensão de culturas diferentes e ao encontro com homens pertencentes a mundos também muitos distantes dos seus".

    "Sobretudo -acrescentou o Pontífice- estar atentos para ser livres da ambição ou aspirações pessoais, que tanto mal podem fazer à Igreja, tendo cuidado de colocar sempre em primeiro lugar não a sua realização ou o reconhecimento que vocês poderiam receber dentro ou fora da comunidade eclesial, mas o bem superior da causa do Evangelho e a realização da missão que lhes será confiada".

    "O ministério ao qual vocês se preparam requer de vocês um sair de si mesmo, um destacar-se de si mesmo que pode ser alcançado somente através de um intenso caminho espiritual e uma séria unificação da vida ao redor ao ministério de amor de Deus e ao insondável desígnio do seu chamado".

    "Podemos viver a liberdade dos nossos projetos e da nossa vontade não como motivo de frustração ou de esvaziamento, mas como abertura ao dom transbordante de Deus, que torna fecundo o nosso sacerdócio".

    Desta forma o Santo Padre lhes pediu cuidar muito a vida espiritual, "que é a fonte da liberdade interior cultivando a vida de oração e fazendo do vosso trabalho cotidiano a academia da vossa santificação".

    Francisco recordou aos presentes as palavras do beato João XXIII: " Mais me faço maduro de anos e de experiência, e mais reconheço que o caminho mais seguro para a minha santificação pessoal e para o melhor sucesso do meu serviço da Santa Sé, permanece sendo o esforço vigilante de reduzir tudo e me centrar na verdade, justiça, caridade, sobretudo caridade. Qualquer outra forma de agir, não é mais que aparência e busca de afirmações pessoais, que logo se torna pesado e ridículo".

    Em suas palavras, o Papa mencionou às religiosas, "boas Mães que vos acompanham com a oração, com as suas palavras simples e essenciais e, sobretudo, com o exemplo de fidelidade, de dedicação e de amor"; e ao pessoal leigo que trabalha na Casa que "com sua presença oculta, mas importante e que permite a vocês viver com serenidade e compromisso o vosso tempo na Academia".

    E ao finalizar o encontro, convidou-os a empreender o serviço à Santa Sé com o mesmo espírito do beato João XXIII, pedindo-lhes que rezassem por ele, encomendou-os à Virgem Maria e ao seu patrono Santo Antônio Abade.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    Papa Francisco ficará na Casa Santa Marta no verão durante intenso verão

    VATICANO, 06 Jun. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- A Prefeitura da Casa Pontifícia informou hoje que durante o verão o Papa Francisco ficará na Casa Santa Marta no Vaticano e que fará visitas esporádicas à residência de Castel Gandolfo.

    Informou-se também que durante este período estão suspensas todas as audiências privadas e especiais do Santo Padre e durante o mês de julho, não haverá as audiências gerais das quartas-feiras, 3, 10, 17 e 31.

    Da segunda-feira 22 à segunda-feira 29 de julho, o Papa Francisco visitará o Brasil com motivo da 28º Jornada Mundial da Juventude. No domingo, 14 de julho, o Papa rezará o Ângelus no Palácio Pontifício de Castel Gandolfo As audiências gerais serão retomadas na quarta-feira, 7 de agosto no Vaticano.

    O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, explicou nesta manhã que a residência habitual do Pontífice no período de verão continuará sendo a Casa Santa Marta, embora, esporadicamente, ele possa se deslocar para Castel Gandolfo, como de fato o fará em 14 de julho.

    Disse também que está previsto que as missas matutinas na capela da Santa Marta para um grupo pequeno de pessoas, terminem em 7 de julho.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    O Papa exorta erradicar as idolatrias sutis e escondidas na própria vida

    VATICANO, 06 Jun. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Cada um de nós vive com pequenas ou grandes idolatrias, mas o caminho que nos leva a Deus passa por um amor que é exclusivo a Ele, como Jesus nos ensinou. Afirmou assim nesta quinta-feira o Papa Francisco na missa matutina da Casa Santa Marta.

    Quando o escriba se aproximou de Jesus para perguntar-lhe qual era, segundo ele, "o primeiro de todos os mandamentos", provavelmente sua intenção não era tão inocente. Foi assim que o papa Francisco iniciou a sua homilia, avaliando o comportamento do homem que, na narração evangélica da liturgia de hoje, se dirige a Cristo dando a impressão de "coloca-lo a prova", ou de "fazê-lo cair na armadilha".

    E quando o escriba responde aprovando a passagem bíblica de Jesus: "o Senhor nosso Deus é o único Senhor", o Papa chamou atenção sobre o comentário de Cristo: "Não estás longe do Reino de Deus".

    Essencialmente, disse Francisco, com o "não estás longe", Jesus queria dizer ao escriba: "sabes muito bem a teoria", mas "ainda te falta um longo caminho para o Reino de Deus", ou seja, deves caminhar para transformar em "realidade este mandamento", já que "a confissão de Deus" se faz no "caminho da vida".

    O Santo Padre acrescentou que "não é suficiente dizer: 'Mas eu acredito em Deus, Deus é o único Deus'. Está bem, mas como você vive este caminho de vida? Porque podemos dizer: 'O Senhor é o único Deus e não existe outro', mas ao mesmo tempo viver como se Ele não fosse o único Deus e ter outras deidades a nossa disposição. É o perigo da idolatria: a idolatria que chega a nós com o espírito do mundo. E Jesus, nisto, era claro: o espírito do mundo, não. E na última ceia Jesus pede ao Pai que nos defenda do espírito do mundo, porque o espírito do mundo nos conduz à idolatria".

    "A idolatria é sutil", todos nós "temos nossos ídolos escondidos" e "o caminho da vida para chegar, para não estar longe do Reino de Deus", implica "descobrir os ídolos escondidos". Um comportamento que já se encontra na Bíblia -recorda-, lê-se no episódio no qual Raquel, mulher de Jacó, finge não ter ídolos consigo, os quais levou da casa do seu pai e os escondeu atrás do seu cavalo.

    Também nós, disse Francisco, "os escondemos em um cavalo, mas temos que buscá-los e destrui-los", porque a única maneira de seguir a Deus é a de um amor baseado na "lealdade".

    "E a lealdade -prosseguiu-, nos pede que espantemos os ídolos, descobri-los: estão escondidos na nossa personalidade, na nossa forma de vida. Mas estes ídolos escondidos fazem que não sejamos fiéis no amor. O apóstolo São Tiago, quando diz: 'Quem é amigo do mundo, é inimigo de Deus', começa dizendo: 'Vocês adúlteros!'. Reprova-nos, mas com o adjetivo: adúlteros! Por que? Porque quem é "amigo" do mundo é um idólatra, não é fiel ao amor de Deus! O caminho para não estar longe, para avançar no Reino de Deus, é um caminho de lealdade que se assemelha ao do amor nupcial".

    Enquanto que "com as pequenas idolatrias que temos", como é possível, não ser fiel "a um amor tão grande?". Para isso, é necessário confiar em Cristo, que é "fidelidade plena" e que "tanto nos ama".

    "Podemos dizer agora a Jesus: 'Senhor, você que é tão bom, ensina-me o caminho para estar cada dia menos longe do Reino de Deus, aquela forma de espantar todos os ídolos'. É difícil, mas temos que começar... Os ídolos escondidos nos muitos cavalos que temos na nossa personalidade, na nossa forma de vida: mandar para longe o ídolo do mundano, que nos leva a converter-nos em inimigos de Deus. Peçamos esta graça em Jesus, hoje."

    Concelebraram com o papa o arcebispo de Curitiba (Brasil), Dom José Vitti; e os bispos de Ibiza (Espanha), Dom Juan Segura, e de Sagar (Índia), Dom Chirayath Anthony. Conforme informou a Rádio Vaticano, também assistiram empregados da Biblioteca Apostólica Vaticano, acompanhados pelo vice-prefeito Ambrogio Paizzoni, e por um grupo do pessoal da Universidade Lateranense, acompanhados pelo vice-reitor, Dom Patrick Valdrini.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    Francisco receberá o primado da igreja anglicana no dia 14 de junho

    VATICANO, 06 Jun. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Francisco e o arcebispo de Canterbury e primado da Igreja Anglicana, Justin Welby, terão uma reunião no próximo dia 14 de junho no Vaticano. E será o primeiro encontro entre ambos.

    "A visita será breve, de cortesia, não formal", mas "importante" porque é a primeira vez que se encontram, conforme disse o encarregado do diálogo com os anglicanos do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Dom Mark Langham à Agência SIR da Conferência Episcopal Italiana (CEI).

    Welby não pôde participar com os outros líderes religiosos da Missa do início do Pontificado do Papa Francisco no dia 19 de março em Roma porque dois dias depois foi a sua coroação como 105º arcebispo de Canterbury como sucessor de Rowan Williams.

    Nesta linha, Dom Langhamn precisou que o encontro do próximo 14 de junho servirá "para conhecer-se melhor e mais profundamente" porque, conforme assegurou, "o arcebispo Welby tem um grande desejo de falar com o Papa para fazer algo juntos pela justiça e pela pobreza" já que ambos têm interesse pelos mesmos temas. Por isso, acredita que "será um encontro muito frutífero".

    O programa da visita do arcebispo de Canterbury contempla que encontrará o Papa Francisco no Vaticano para um momento de oração e depois compartilharão o almoço na Casa Santa Marta. Além disso, Welby visitará a Basílica de São Pedro para rezar no túmulo de João Paulo II e se encontrará com o presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, o Cardeal suíço Kurt Koch.

    Nos últimos 50 anos, é tradição que o arcebispo de Canterbury visite Roma para encontrar-se com o Papa. Justin Welby é o líder espiritual da comunhão anglicana mundial que agrupa mais de 80 milhões de pessoas em 146 países do mundo.

    O Papa Francisco, com motivo da cerimônia de coroação do dia 21 de março em Londres, enviou uma mensagem ao primado anglicano na qual expressava seu desejo de encontrar-se no futuro para "continuar com as boas relações fraternais" que tiveram seus antecessores.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    AMÉRICA








    Confessor do Papa: Francisco pede orações porque sabe que o tentador não dorme

    BUENOS AIRES, 06 Jun. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O sacerdote franciscano Frei Berislao Ostojic, confessor na Argentina do então Cardeal Jorge Bergoglio, disse que o Papa Francisco é um homem que tem os pés no chão e que pede que rezem por ele porque sabe que "o tentador não dorme".

    O sacerdote disse isto na carta que enviou ao seu irmão Mario Marcos, que nasceu na Argentina, mas que atualmente mora na Croácia. A missiva foi difundida por um portal croata e nesta se oferece uma visão particular do papa Francisco.

    No texto, Frei Ostojic se refere ao permanente pedido do Santo Padre "reze por mim". Recentemente, recorda, o Papa pediu "rezem por mim, para que não me sinta melhor que ninguém". Neste simples pedido, diz o Pe. Ostojic, "está o seu conceito de autoridade, que é serviço. E como tem os pés no chão e não vive de ilusões, sabe muito bem que o tentador não dorme e que os tesouros de graça se levam em vasos de barro. Isto é puro realismo humano e espiritual".

    Do mesmo modo, advertiu que mesmo que atualmente os meios de comunicação "exaltem ao novo Papa", os fiéis devem "evitar entusiasmos ingênuos", já que "a experiência nos ensina que, com frequência, quem hoje exalta, amanhã, por razões ideológicas, tranquilamente estarão na ‘calçada’ oposta".

    "Basta pensar o que acontecerá quando o Santo Padre reafirme o valor de toda vida humana e pronuncie um claro ‘não’ ao aborto, e o que se dirá quando ratificar o matrimônio entre um homem e uma mulher", e muitas outras questões sensíveis. Então "muitos entusiastas superficiais mudarão de ‘calçada’, e farão com que o Papa sinta o peso da cruz que não se negocia em detrimento da verdade do Evangelho", assinalou.

    O frade também destacou a capacidade do Papa "de estar frente ao Sacrário e beber na intimidade com Cristo as riquezas com as que Jesus enche os corações que lhe abrem para que os ilumine e os fortaleça".

    Nesse sentido, recordou a homilia do então Cardeal Bergoglio quando ordenou Dom Salaberry, jesuíta, e abordou as dificuldades que se apresentariam ao novo bispo. O Arcebispo lhe disse que "quando tudo parecer escuro", "aprenda a gastar os joelhos ante o Sacrário. Ele, Jesus, jamais defrauda".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    Arcebispo reza pelas vítimas do edifício que desabou na Filadélfia

    FILADELFIA, 06 Jun. 13 (ACI) .- O Arcebispo da Filadélfia (Estados Unidos), Dom Charles Chaput, elevou suas orações por todos os afetados pelo desabamento de um edifício ocorrido ontem, que ocasionou a morte de uma mulher e deixou mais de uma dúzia de feridos.

    O fato ocorreu quando um edifício localizado entre as ruas 22 e Market na Filadélfia e que ia ser demolido, caiu sobre um bazar que estava na direção do mesmo.

    O Arcebispo disse em sua página do Facebook que "meus pensamentos e orações estão com aqueles afetados pelo desabamento do edifício nas ruas 22 e Market na Filadélfia nesta manhã".

    "Por favor unam-se a mim para pedir ao Senhor que cuide dos que foram afetados e guie as mãos do pessoal médico e de resgate enquanto assistem às vítimas. Que o Senhor lhes dê a paz", adicionou o Prelado..

    De acordo com Chicago Tribune, 14 pessoas foram resgatadas dentre os escombros, sofreram lesões leves e foram levados a diferentes hospitais locais aonde se recuperam e permanecem estáveis.

    As autoridades investigam as causas destes fatos.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    BRASIL








    JMJ Rio 2013 deixará legado ecológico para o Rio e para o mundo

    RIO DE JANEIRO, 05 Jun. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Unindo-se às comemorações dia do Meio Ambiente, nesta quarta-feira, 5, foi lançado o Guia Ecológico da Jornada Mundial da Juventude, no marco da XIX Semana do Meio Ambiente da universidade PUC-Rio, que acontece de 3 a 7 de junho. A iniciativa é parte do trabalho para que a JMJ Rio 2013 deixe também um legado de reconciliação com o meio ambiente para jovens do Brasil e do mundo.

    O guia fará parte do kit que os peregrinos receberão e foi elaborado pelo Reitor da PUC, Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., e pelo diretor do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), Luiz Felipe Guanaes. Respondendo o pedido da Arquidiocese do Rio, o guia terá versões em português e inglês; e foi inspirado em documentos da Igreja relacionados ao meio ambiente.

    “O objetivo do Guia Ecológico para a JMJ consiste em enfatizar a importância de ações sustentáveis nos grandes eventos; mostrar que a questão ecológica está relacionada com a fé; lembrar a responsabilidade teológica com a criação e a nossa missão de cuidar daquilo que Deus colocou em nossas mãos; e mostrar a preocupação ética da Igreja com o meio ambiente", explica o padre Josafá.

    O guia sugere que o peregrino preste uma atenção especial no lugar em que ficará hospedado, atento ao desperdício de água e luz; tenha em conta o tema do ruído; e o lixo, que deve ser jogado no lugar próprio. Durante a Vigília e Missa de Envio grandes unidades de recebimento de lixo reciclado e molhado estarão instaladas por toda parte.

    Ao final do guia, há um texto sobre as posições dos quatro últimos Papas com relação ao meio ambiente e os documentos que escreveram sobre o assunto.


    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    Comitiva do Vaticano diz estar contente com os trabalhos feitos para a JMJ Rio2013

    RIO DE JANEIRO, 06 Jun. 13 (ACI) .- A comitiva do Vaticano, responsável pelas celebraçõespontifícias, está no Rio de Janeiro para avaliar os detalhes de todos os atosque terão a presença do Santo Padre e os caminhos que serão percorridos durantea Jornada Mundial da Juventude.

    Na terça-feira, primeiro dia de vistoria, a comitiva teveuma reunião no Comitê Organizador Local (COL). E em seguidapartiu para a Catedral Metropolitana do Rio, onde o Papa celebrará uma Missano dia 27 de julho. “Encontramos um trabalho muito adiantado. Onosso empenho é facilitar essa bela colaboração”, explica o mestre decerimonias do Papa, monsenhor Guido Marini.

    Acompanhados pelo bispo auxiliar do Rio dom Roque CostaSouza, a comitiva conheceu o Centro de Estudos Sumaré, hospedagem do PapaFrancisco durante a JMJ Rio 2013. E também visitou o Seminário ArquidiocesanoSão José, para conferência sobre a liturgia da Igreja e celebração de umamissa.

    “Se vê quese está trabalhando muito para a Jornada Mundial da Juventude. A Jornada ésempre uma circunstância em que muitas pessoas se empenham e se vê que há agenerosidade de muitas pessoas. Eu estou muito contente com o que estãofazendo”, avaliou Mons. Marini.

    Ontem, 5 de junho, os sacerdotes foram até a capela SãoJerônimo Emiliani, no complexo de Manguinhos, zona norte do Rio, para finalizaros detalhes da benção do novo altar; e ao Hospital São Francisco de Assis, naTijuca, onde o Pontífice irá inaugurar o Pólo de Atenção Integrada da SaúdeMental (PAI).



    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    Milhares de pessoas marcharam pela vida e pela família em Brasília

    BRASILIA, 06 Jun. 13 (ACI) .- Nos dias 4 e 5 de junho milhares de brasileiros participaram de uma marcha de protesto na capital do país, Brasília, contra projetos de lei que propõem a legalização do aborto no país, assim como contra uma recente decisão judicial que autorizou o mal chamado "matrimônio" homossexual.

    A manifestação foi convocada pelo Movimento Nacional da Cidadania pela Vida, uma organização que congrega membros católicos e evangélicos.

    A legislação do Brasil admite o aborto em casos de abuso sexual e de suposto risco de vida da mãe, e em ambos os casos deve ser expressamente autorizado por autoridades judiciais.

    Entretanto, como denunciou o vice-presidente do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida, Jaime Ferreira Lopes ante a imprensa, a norma atual abriu espaço para "enganos" e "cumplicidades" que favorecem os abortistas.

    Ferreira Lopes indicou que a legislação atual no Brasil admite "exageros", como o caso de que "uma mulher casada, que pode ter sido forçada a ter sexo com seu marido, mas não foi vítima de um abuso sexual", mas que "alega que foi abusada para que lhe permitam abortar".

    Os defensores da vida no Brasil expressaram seu respaldo a um projeto de lei que propõe garantir a vida do nascituro, inclusive no suposto de abuso.

    Conforme explicou Jaime Ferreira Lopes, "esse projeto propõe, por exemplo, que em caso de gravidez decorrente de abuso sexual, a mulher receba ajuda psicológica, uma pensão equivalente a um salário mínimo por mês e outras ajudas financeiras do governo e ajuda oficial para identificar o pai e obriga-lo a responder economicamente por seu filho".

    O vice-presidente do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida criticou também que se considere como matrimônios às uniões do mesmo sexo, pois isto constitui uma "afronta à vida e à família tradicional", e não deve ser "protegida pela justiça", especialmente quando o Congresso brasileiro não legislou sobre a matéria.

    O líder pró-vida e pró-família do Brasil se referia a uma decisão tomada no dia 14 de maio pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) do país, o qual, extrapolando suas funções e adotando o poder legislativo, impôs por via judicial o mal chamado "matrimônio" gay.

    Até então, a legislação brasileira somente contemplava a figura de uma "união estável" de casais homossexuais, em que seus membros eram considerados "solteiros".

    A decisão do CNJ estabelece que a partir de agora estas uniões homossexuais devem ser convertidas legalmente em um "matrimônio" se assim é requerido, obrigando os cartórios do país a "casar" os casais gay.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    MUNDO








    Católicos na Índia rezam com o Papa para pôr fim à violência contra mulheres

    ROMA, 06 Jun. 13 (ACI) .- O Arcebispo de Bombaim, Cardeal Oswald Gracias, informou ao Vaticano que os católicos da Índia se uniram ao Papa Francisco na Adoração Eucarística internacional do dia 2 de junho com a particular intenção de pedir pelo fim da violência contra as mulheres do país.

    A violência na Índia comoveu o mundo quando faz uns meses, faleceu uma jovem depois de ser abusada sexualmente por seis homens em um meio de transporte público.

    "Nossas mulheres são vítimas de violência doméstica inenarrável. Homicídio feminino e infanticídio feminino continuam acontecendo. Orando por estas intenções, sentimos o Papa Francisco muito próximo dos sofrimentos do povo da Índia", explicou o Cardeal Gracias em uma nota enviada à agência Fides.

    "Unidos ao sucessor de Pedro ao adorar Jesus vivo, em muitos lugares da Índia, milhares de pessoas, entre elas muitas jovens, deram testemunho do imenso amor de Cristo e das riquezas deste Ano da Fé", acrescentou.

    O Cardeal presidiu a Adoração na Catedral de Bombaim e compartilhou com seus fiéis "a preocupação pelos problemas da Índia, por uma missão que seja mais eficaz contra a pobreza e pela dignidade das mulheres e contra a violência, temas de atualidade no nosso país".

    A nota recorda os esforços da Igreja pelos mais pobres, através dos serviços sociais, assistenciais e educativos. "Entretanto, o caminho por percorrer ainda é longo: a mentalidade patriarcal deve mudar, urge deter a discriminação de gênero e dar igualdade de dignidade às mulheres", indica.

    O Arcebispo recordou que estes abusos alcançaram também a membros da Igreja como a religiosa Meena Barwa, que sofreu uma grave agressão sexual no distrito de Kandhamal, Orissa, no ano 2008, e denunciou que os estupradores ainda continuam em liberdade, "algo que toca uma ferida profunda em nós".

    A adoração se realizou também no Centro Pastoral Dibyajyoti, no distrito de Kandhamal, em Orissa, onde a violência sexual se desencadeou com maior violência contra muitas mulheres durante as perseguições contra os cristãos que ameaçaram especialmente a zona.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo






    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo