Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 7 de junho de 2013

    [Catolicos a Caminho] HISTÓRIA DA IGREJA (097) INDIFERENTISMO Som !





















    HISTÓRIA DA IGREJA.




    Ano 1832.

    Gregório XVI (1831-1846), na sua Encíclica Mirari Vos condenou o indiferentismo, uma das muitas ideologias em disparidade com a doutrina cristã que foi proposta durante este século.





    (097) INDIFERENTISMO

    Esta é uma teoria segundo a qual, todas as religiões são tão verdadeiras

    - ou falsas - umas como as outras, e não faz diferença, objectivamente,

    - qualquer uma delas.

    Esta teoria é completamente subjectiva, encontrando a sua justificação plena na escolha pessoal de cada um sem qualquer referência ou respeito pela validade objectiva.

    É também uma teoria auto-contraditória, uma vez que considera como igualmente aceitável - ou não aceitável - as crenças de todas as religiões que, de facto, nem são as mesmas e muitas vezes são contraditórias.

    O Concílio Vaticano II na Sua Constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo Actual, afirma que o Indiferentismo se pode comparar com o ateísmo, é incompatível com a caridade e nos pode trazer muitos perigos :

    - Pois estamos sujeitos à tentação de julgar que os nossos direitos pessoais só são plenamente assegurados quando nos libertamos de toda a norma da lei divina. (GS 41).

    A doutrina secular sobre a liberdade de religião, que se baseia numa certa forma de Indiferentismo, pretende que cada um pode escolher a religião que desejar.

    Assim assenta num Indiferentismo religioso.

    Mas a doutrina do Concílio sobre a liberdade de religião assenta na posição de que cada um tem a obrigação de seguir os juízos da sua consciência sobre a religião que deve seguir.

    Como cada um tem obrigação de procurar a verdade, todos têm a obrigação geral de seguir o Catolicismo Romano e a plenitude da verdade.

    Todavia esta obrigação pode ser obscurecida pelo facto de haver escândalos na Igreja, o que pode criar a convicção de que a Igreja Católica está em erro.

    A fraqueza dos membros não afecta a verdade da Igreja.

    O Catecismo da Igreja Católica, falando do Primeiro Mandamento da Lei de Deus, diz :

    2094. - Pode-se pecar contra o amor de Deus de diversas maneiras. A Indiferença descuida ou recusa a consideração da caridade divina; desconhece-lhe o cuidado proveniente e nega-lhe a força.



    John

    Nascimento
















    __._,_.___


    | através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico

    Mensagens neste tópico (1)




    Atividade nos últimos dias:


    Visite seu Grupo


    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com










    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














    .




    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo