Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 27 de julho de 2012

    [Catolicos a Caminho] Escuta da Palavra e Meditação - 28/7/2012 - Paciênciacom o joio.

     

    Leituras do dia:
     
    Jr 7,1-11
    Sl 84(83)

    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 13,24-30
     
    "Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo:
    - O Reino do Céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras. Certa noite, quando todos estavam dormindo, veio um inimigo, semeou no meio do trigo uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora. Quando as plantas cresceram, e se formaram as espigas, o joio apareceu. Aí os empregados do dono das terras chegaram e disseram: "Patrão, o senhor semeou sementes boas nas suas terras. De onde será que veio este joio?"
    - "Foi algum inimigo que fez isso!", respondeu ele.
    - E eles perguntaram: "O senhor quer que a gente arranque o joio?"
    - "Não", respondeu ele, "porque, quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo. Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita. Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita: 'Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado. Depois colham o trigo e ponham no meu depósito.'
    "

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    A contradição faz parte da vida de todos nós porque, se por um lado temos a presença da graça em nossas vidas e o chamado à santidade, por outro conhecemos a realidade do pecado como conseqüência da tendência para o mal, que é a concupiscência, que ficou na natureza humana como uma marca deixada pelo pecado original.

    Isso significa que a parábola do trigo e do joio nos mostra não apenas a realidade do mundo em que vivemos e as suas contradições, mas também a nossa própria vida, na qual sempre vemos o bem que queremos e algumas vezes praticamos o mal que não queremos. Isso não significa que é legítimo ceder ao joio que marca a nossa vida, mas que devemos estar sempre atentos a ele para não cairmos em tentação.


    A boa semente é a Palavra de Deus que é plantada no bom terreno do nosso coração. A semente ruim é o conceito que também é plantado em nós enquanto dormimos, isto é, quando baixamos a vigilância nos nossos pensamentos, palavras e ações.


    O inimigo de Deus trabalha enquanto relaxamos o nosso zelo pela Palavra que foi semeada. No entanto, o inimigo sabe como nos impressionar, por isso, muitas vezes, nós confundimos as suas ideias "maravilhosas" e as acolhemos como se fossem sugestões de Deus e as perseguimos obstinadamente.


    Em todas as ocasiões da nossa vida, nas nossas escolhas, nas nossas decisões, quando temos que optar ou decidir por algo, precisamos estar atentos, pois o inimigo de Deus sutilmente nos oferece a semente do mal como se fosse algo maravilhoso sugerido por Deus. Na maioria das vezes nós caímos na cilada.


    Aí então, é que o Senhor nos recomenda um tempo de maturação e de discernimento. Não podemos, à primeira vista, querer arrancar o mal pela raiz sem termos convicção do que estamos pretendendo.


    O joio e o trigo, como conta a parábola se confundem em aspecto e aparência, no entanto, o seu efeito difere inteiramente. O trigo é o alimento que vem do céu e dá vida à nossa alma, o joio é o veneno que vem do inferno e nos leva para a morte.


    Trigo e joio estão dentro de nós, precisamos, porém, pacientemente pedir ao Senhor a graça de identificar o que nos dá vida e o que nos leva à morte para, conscientemente, cortar de vez com o mal.


    Fazendo uma análise, nós podemos avaliar o joio como a mágoa de alguém que nos desgostou , o desânimo, o medo e a indecisão que se confundem com covardia, a falsa modéstia que tem a aparência de humildade, a ambição que desnorteia o nosso crescimento humano, os desejos da carne que se confundem com os desejos da alma, a indiferença, a passividade, acomodação, etc. Vigiai e orai, diz o Senhor, porque, enquanto dormimos o inimigo trabalha contra nós.


    Você tem dado guarida a pensamentos de tristeza, medo, desânimo? Você confia na Palavra de Deus como bússola para o seu caminho? Você consegue identificar qual o joio que existe no seu coração? Você tem feito o discernimento para ver se os seus desejos condizem com os pensamentos do Senhor?

     
    Reflexão Apostólica

    Não cabe aos homens fazer a separação entre bons e maus, pois só Deus pode fazer o julgamento. Deus, com sua misericórdia, deixa aberta a todos a opção pelo Reino, sem exceções.
    Bom dia a todas as pessoas nos quatro cantos do mundo -- em especial os irmãos equipistas que participaram do XI Encontro Internacional das ENS --, neste dia de hoje, onde o Senhor através de sua Palavra viva nos ensina a sermos vigilantes em como convivermos no meio do joio que representa a desobediência e o trigo que representa a obediência ao Senhor, por isso vamos meditar e crescer em obediência ao Senhor.
    Acho (o pérfido 'achismo') muito complicado fazer-me de Deus. Isto é, pensar o que Deus pensa (se é que Deus "pensa"…); sentir o que Deus sente (se é que Deus "sente"…); querer e poder o que Deus quer e pode (se é que Deus quer e pode…).
     
    Aviso prévio à navegação 'pró' ou 'anti' teológica e por isso não vou entrar em ateísmos-de-última-geração; analogia e ou razão simbólica da melhor teologia exegética (incluindo as versões preferidas: mística, "política" ou apofática).
     
    Não podemos nos abstrair do contexto do «fato/acontecimento» ou de que o "sentido" da linguagem, será o sentido do meu "mundo". Onde fico eu agora? Perdido!? Não. Apenas encontrado na infinita interpretação da Palavra, feita apelo e energia, sustento e remédio, quando proclamada nas leituras da missa, em dia de domingo, o dia da Páscoa sem ocaso.

    O texto de hoje é surpreendentemente desejado e requerido no parágrafo anterior. O Deus refletido no "reino dos Céus" compara-se a um homem que semeou boa semente no seu campo. Mas e há um MAS terrivelmente bom o Inimigo, leia-se o «Diabo» (etimológico); o Adversário (em humanidade); a minha Sogra; o meu Vizinho; o meu Ódio de estimação e preconceito… tramou-me a vida. A minha vidinha ficou suspensa até à avaliação.

    Eis que surgem as metáforas da alma humana: Trigo e Joio, irmãos gêmeos… sem maniqueísmos de apenas Bem e apenas Mal. A condição humana na sua realidade intrínseca sem julgamento prévio. "Todos são culpados até prova em contrário"!? O Deus inexplicável, porque nesta parábola ele não é um Deus "Advogado", Deus "Policia ou Juiz", Deus "Bombeiro ou Médico", ou até mesmo padre, sacristão, freira, mesmo bispo (que se pensa Deus…). Todos escritos com letra minúscula. Sem humor negro mas arco-íris. Deus é Homem e Mulher; Deus é Sol; Mar e Vento; Deus é Rosto desfigurado e Rosto top model… Deus é Sempre mais e melhor; sem medida e postura civilizada… E diz-nos deixai comigo a tarefa de ordenar e conservar… A Ceifa é Minha… resta-nos a humilde e gratificante tarefa de sermos mais PACIENTES (começar pela Justiça do tempo próprio e a Verdade da vida imprópria…).

    "A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta. Pergunte para alguém, que você saiba que é "ansioso demais" onde ele quer chegar? Qual é a finalidade de sua vida?" (Arnaldo Jabor).

    O nosso critério é Absoluto: tudo por mais Deus; tudo por menos Fome. Todos nós somos "Trigo e Joio"…, cabemos alimentar a melhor Semente, na Esperança da Misericórdia Divina.
     
    A conclusão é como saber se sou trigo ou joio, muito simples, como que as pessoas reagem diante de uma dificuldade, se elas continuam firmes na fé pratica e não teórica, obececendo ao Senhor sem se abater, parabéns essa pessoa é trigo, mas se elas se abalam, abandonam, murmuram, ficam olhando pra trás, se alimentam só de palavras de derrotas, cuidado perigo, essa pessoa é joio, porque anda na desobediência ao Senhor vivendo uma fé teórica e abandonou a fé pratica, porque a Bíblia diz que os que estão firme no Senhor, são como os montes de sião, nunca se abalam, por isso mais uma vez vigiai.
     
    Que Deus abençoe a todos nós!
     
    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
     
    Oração: Pai, enche de misericórdia o meu coração para que, como Jesus, eu me solidarize com os pecadores, e procure atraí-los para ti.

    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
     
    Propósito: Não julgar. Acolher a todos, com a misericórdia de Deus.
      
     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Super Oferta HP Probook 6560

    Quantidade ou qualidade? No Y!Encontros vc encontra de tudo um pouco.

    Quem procura, acha. Encontre a pessoa ideal online
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo