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    sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

    [Catolicos a Caminho] HISTÓRIA DA IGREJA (082) ANGLICANISMO Som !

     

     

       HISTÓRIA DA IGREJA

     

    Ano 1533.

    Henrique VIII divorciou-se de Catarina de Aragão e casou com Ana Bolena, pelo que foi excomungado.

    Em 1534 renunciou ao acto de Supremacia, fazendo do Soberano a cabeça da Igreja em Inglaterra, sob cuja autoridade foram executados John Fisher e Tomás Moro, em 1535.

    Apesar da sua rejeição à Primazia papal e das suas acções contra a vida monástica de Inglaterra, duma maneira geral manteve a doutrina ortodoxa até à sua morte, em 1547.

     

     

                (082) ANGLICANISMO

     

    Chama-se Anglicanismo à doutrina dos membros da Igreja oficial de Inglaterra, que são, por isso, Anglicanos.

    Este nome de Anglicanismo é especialmente usado como uma distinção de Igreja Católica.

    Tudo começou quando Henrique VIII pretendia que o Papa Clemente VII (1523-1534) anulasse o seu casamento com Catarina de Aragão, para se casar de novo com Ana Bolena, sob pretexto de que Catarina não podia ter mais filhos e só havia uma menina que veio a ser a Rainha Maria.

    Como o papa se recusou, Henrique persuadiu o Parlamento a formar leis de separação da Igreja de Inglaterra, da Igreja Católica Romana.

    O primeiro passo para esta separação não foi ainda a reforma, mas a publicação de um Acto de Supremacia (1535) que declarava que o rei era a autoridade suprema nos assuntos religiosos de Inglaterra..

    Depois disto Henrique VIII publicou dez Artigos em que era rejeitada a doutrina Católica sobre o papado, o purgatório, as relíquias e as imagens.

    A Igreja Católica foi perseguida e anexados os seus bens, nem sempre por causa da sua doutrina.

    Mais tarde, no reinado de Eduardo VI, foi publicado o Livro das orações.

    Esta primeira edição de 1549 tinha alguns erros e veio depois uma outra edição fortemente Calvinística.

    Elisabete I, durante o seu remado, aderiu a esta última edição, mas fez algumas alterações no sentido de servir as duas facções, aos episcopalianos moderados e aos calvinistas extremistas.

    Em 1563 o Parlamento estabeleceu a Igreja de Inglaterra com a publicação de Trinta e Nove Artigos, assentando na heresia, repudiando muitas das doutrinas da Igreja Católica.

    Então, Elisabete I confirmou o Acto de Supremacia e Uniformidade, que tornava legal a perseguição aos Católicos por cerca de 200 anos sob a crença nacionalística de que, o patriotismo dos que se encontrassem fora da Igreja Nacional, era duvidoso, e os que reconhecessem a autoridade papal eram acusados de traição.

    Elisabete I foi excomungada por Pio V (1566-1572).

    As ordens sacras conferidas segundo o rito da Igreja Anglicana foram declaradas nulas pela Bula Apostólica de 13 de Setembro de 1896, do papa Leão XIII, (Apostolicæ Curæ).

    Essas Ordens foram declaradas nulas por terem sido conferidas segundo um rito substancialmente defeituoso na forma e no conteúdo, e porque tinha havido uma quebra na sucessão apostólica que ocorrera quando Matthew Parker se tornou a cabeça da Hierarquia Anglicana em 1559.

                Fazendo esta declaração, o papa citava argumentos contra a validade feita por Júlio III em 1553 e 1554, e por Paulo IV em 1555.

    Lembrou ainda as directivas requeridas para a ordenação, de acordo com o ritual católico, de ministros que tinham sido ordenados segundo o rito Anglicano.

    Algum clero anglicano ou episcopaliano, todavia, foi ordenado validamente, porque participaram na sua ordenação bispos válidos que pertenciam a Igrejas diferentes da Anglicana, Ortodoxa e Antigos bispos católicos.

    O desejo de unidade com a Igreja Romana, tem tido grande impacto com o desenvolvimento do Ecumenismo proposto pelo Concílio Vaticano II.

    Os padres do Concílio reorganizaram a posição dos Anglicanos ;

    - Entre aquelas nas quais continuam parcialmente as tradições e as estruturas católicas, ocupa um lagar especial a Comunhão anglicana. (UR 13).

    Recentemente, a ordenação de mulheres dentro da Igreja episcopaliana, levantou novos problemas para o desenvolvimento do Ecumenismo, na caminhada para a unidade das Igrejas.

    Entretanto, mais recentemente o Papa permite que alguns padres anglicanos casados possam passar para a Igreja Católica, mediante certas condições, a esclarecer brevemente.

     

                                                                               John

                                                                            Nascimento

     

     

     

     

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    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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