Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 20 de abril de 2013

    [Catolicos a Caminho] CREDO DOS APÓSTOLOS (021) PRIMOGÉNITO FILHO DE DEUS Som !

     

     

                    CREDO DOS APÓSTOLOS!

                                                  ***********************

                 CREIO EM JESUS CRISTO, SEU ÚNICO FILHO, NOSSO SENHOR !.

                                        

    (021).-PRIMOGÉNITO FILHO DE DEUS !

    O   Antigo Testamento fala várias vezes no filho "mais velho" numa relação de idades em família, mas o "primogénito" tem um sentido e um valor muito especial.

    - "Rúben ! Tu foste o meu primogénito, o meu orgulho e as primícias do meu vigor...". (Gen.49/3).

                 Isto revela o estado de privilégio de que gozava o primeiro filho no antigo povo de Israel.

    Era o principal herdeiro.

                Jacob pretendeu que seu irmão Esaú lhe vendesse o seu direito de primogenitura porque, sendo gémeos, Esaú nasceu primeiro e tinha os direitos de primogenitura sobre o irmão :

                - "Jacob disse-lhe : "Vende-me o direito de primogenitura".. Esaú retorquiu : "Que me importa a mim o direito de primogenitura, se estou a morrer de fome?".(Gen.25/31-32).

                 Ao direito de primogenitura correspondia uma bênção especial que Jacob usurpou a seu irmão primogénito Esaú :

                - "Apoderou-se do meu direito de primogenitura, e agora apodera-se da minha bênção". (Gen. 27/36).

                 A legislação do Deuteronómio protege o direito do primogénito mesmo que ele seja filho de uma mulher que o marido não ama :

                - "Este homem, no dia em que repartir os bens entre os seus filhos, não poderá dar o direito de primogenitura ao filho da que é amada, em detrimento do primogénito da mulher que ele detesta". (Dt.21/16).

                 O Livro dos Salmos, fala do rei David como primogénito de Deus, com uma protecção divina :

                - "E Eu o constituirei em primogénito, o Altíssimo entre os reis da Terra". (Sl.89/28).

                 Quando Moisés foi encarregado de conduzir o povo de Israel, Deus mandou-lhe dizer ao faraó :

                - "Assim fala o Senhor : Israel é o meu filho primogénito. Digo-te: Deixa ir o Meu povo para que Me sirva; se recusares deixá-lo ir, Eu matarei o teu filho primogénito". (Êx. 4/22-23).

                 E à meia-noite, Deus cumpriu a sua ameaça :

                - "E a Meio da noite, o Senhor matou todos os primogénitos, desde o primogénito do faraó, herdeiro do seu trono, até ao primogénito do preso na masmorra, e todos os primogénitos dos animais". (Êx.12/29).

                   Deus poupou os primogénitos de Israel pela imolação do cordeiro pascal com cujo sangue pintaram a verga e as ombreiras das suas casas, recomendando-lhes que guardassem esta lei imutável :

                - "Quando o Senhor passar para flagelar o Egipto, ao ver o sangue na verga e nas ombreiras, passará adiante da porta e não permitirá que o exterminador entre nas vossas casas. Guardareis esta lei como uma lei imutável para vós e para os vossos filhos".(Êx.l2/23-24).

                E deste facto nasceu a chamada "Lei sobre os primogénitos", a respeito da qual o Senhor disse a Moisés :

                - "Consagrar-Me-ás todo o primogénito, dentre os filhos de Israel, seja homem ou animal: ele pertence-Me". (Êx. 13/1-2).

    No Novo Testamento Jesus é o primogénito por excelência.

                Na Sua infância, é considerado por S. Lucas como o primogénito de Maria :

                - "E teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e o recostou numa manjedoura, por não haver para eles lugar na hospedaria".(Lc.2/7).

                 Mas ao ser apresentado no Templo, Jesus toma o seu lugar de acordo com a consagração do primogénito :

                - "Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-n'0 a Jerusalém para O apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na lei de Deus : "Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor". (Lc.2/22-23).

                 S. Paulo diz :

                - "Porque os que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Este fosse o Primogénito de muitos irmãos". (Rom.8/29).

                - "Ele é a imagem do Deus vivo, o Primogénito de toda a criação, porque n'Ele foram criadas todas as coisas". (Col. 1/15).

                - "Ele é também a cabeça do Corpo, a Igreja; Ele é o princípio, o Primogénito dos mortos, pois devia ter em tudo a primazia". (Col.1/18).

                 Como primogénito, Jesus é o Filho por excelência, único participante do amor do Pai.            

    Através do Espírito Santo, todos somos filhos de Deus, irmãos e irmãs de Cristo, "herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo :

                - "O próprio espirito atesta em união com o nosso espírito, que somos filhos de Deus; filhos e igualmente herdeiros - herdeiros de Deus e co-herdeiro de Cristo - se sofremos com Ele, para sermos também glorificados com Ele".(Rom.8/16-17).

                 Estamos, portanto, perante a Geração eterna do Filho de Deus,

     

                                        John

                                          Nascimento

                                

                                                               

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo