Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 17 de setembro de 2013

    Israel vive Iom Kipur marcado pelo 40º aniversário da guerra de 1973








    -



    Direto ao assunto


    1


    Em Jerusalém13/09/201310h17





    Comunicar erroImprimir


    • Judeus celebram o dia do Iom Kipur - o Dia do Perdão12 fotos11 / 12
    14.set.2013 - Crianças andam de bicicleta em uma avenida deserta em Tel Aviv, em Israel, durante o Yom Kippur, o "Dia do Perdão", a data mais sagrada do calendário judeu que é celebrada neste sábado. O feriado de origem bíblica começou ao anoitecer de sexta (13) e só terminará esta noite até que sejam vistas as três primeiras estrelasLeia mais Oliver Weiken/EPA/Efe

    Israel se paralisará a partir da noite desta sexta-feira (13) por ocasião da jornada do Iom Kipur, a mais sagrada do calendário judaico e que neste ano coincide com o 40º aniversário da Guerra de 1973.

    Com a população judaica realizando hoje suas últimas compras antes do tradicional jejum, a atividade em toda a cidade começou a diminuir após o meio-dia, com cada vez menos veículos nas estradas e vendedores começando a fechar seus negócios.

    "É uma jornada extraordinária, uma oportunidade que o calendário nos brinda para a introspecção, para fazer um julgamento de nossos atos no ano que transcorreu e ver que coisas podemos mudar no que começou", disse Carmela Safrir, que vive em Jerusalém.

    Os judeus começaram seu ano 5774 há apenas dez dias com o Rosh Hashaná (Ano-Novo), que dá início a um período de festividades religiosas de quase um mês.

    A próxima festa, de uma semana de duração, é a dos Tabernáculos ou das Cabanas, que lembra o êxodo bíblico do Egito pelas mãos de Moisés pelo deserto do Sinai.

    Uma pesquisa indicou que cerca de 65% da população judaica de Israel respeita o jejum e um número superior considera a jornada um dia especial de introspecção ou para dar atenção à família.

    Carmela, que se declara "tradicionalista", está dentro da porcentagem que jejua, por isso aproximadamente uma hora antes do sol se pôr deixará de comer e beber até o anoitecer de sábado.

    O Antigo Testamento ordena que os judeus "aflijam sua almas", o que é subentendido como "jejuar", entre outras medidas, no Iom Kipur, único momento no qual o sumo sacerdote costumava entrar no local mais sagrado (Sanctum Sanctorum) do Templo de Jerusalém.

    Descrito como o "Sábado dos sábados", o Iom Kipur assumiu uma dupla face no moderno Estado de Israel, criado em 1948.

    Os mais praticantes vão para as sinagogas, enquanto muitas crianças brincam nas estradas livres de automóveis com suas bicicletas e skates.

    Durante a celebração, as fronteiras aéreas, terrestres e marítimas de Israel são fechadas pela única vez no ano, e só podem ingressar no país pessoas com permissões especiais e casos humanitários.

    Como em todas as festas judaicas, o Exército fecha as fronteiras com os territórios palestinos como medida de segurança.

    Neste ano, a jornada coincide com a incerteza internacional sobre a Síria e com o 40º aniversário da Guerra do Iom Kipur, na qual Israel se viu surpreendida em seu dia mais sagrado por um ataque conjunto dos exércitos do Egito e da Síria.

    A guerra, uma das mais custosas para Israel em número de vítimas e equipamento militar, deixou na população uma marca indelével, um trauma nacional que ecoa até hoje no país.

    Em função do aniversário, os Arquivos de Estado divulgaram nos últimos dias documentos confidenciais sobre a disputa, entre eles o depoimento, ainda parcialmente censurado, da então primeira-ministra, Golda Meir, para a comissão que investigou o fiasco da Inteligência Militar israelense.

    "Não pude confrontar o chefe da Inteligência Militar e o chefe do Estado-Maior. Teriam pensado que era tola", disse a Meir aos investigadores ao ser consultada sobre por que não declarou o estado de emergência.

    Segundo todas as análises Israel teve claros indícios de que a disputa estava para começar, e inclusive recebeu advertências claras do já falecido rei Hussein, da Jordânia, e de um assessor pessoal do então presidente egípcio Anwar al Sadat.

    O debate em torno dos enfrentamentos entre políticos e militares antes e depois da guerra segue ocupando as páginas dos jornais quase como há quarenta anos.

    "A guerra que não termina", afirmou a edição de hoje do jornal "Yedioth Ahronoth", enquanto o "Haaretz" dedica seu editorial a lembrar que assim como na época, até o presente Israel foge de seu compromisso diplomático e "confiando (sua sobrevivência) ao poderio militar e ao apoio dos Estados Unidos".

    "O espírito não mudou: Israel está convencido que sempre viverá ao fio da navalha, que não pode mudar a situação, que o ostracismo é culpa do mundo e não sua, e que a única forma de sobreviver é pela força das armas", disse o jornal.
    Comunicar erroImprimir





    COMENTÁRIOS 1

    Comentar com:
    Facebook
    Twitter
    Perfil UOL









    David Rosa Filho 

    4 dias atrás

    Israel, uma nação escolhida por Deus e abençoada, mesmo diante dos argumentos humanos. Deus é aquele que a defende e a guarda.
    Responder
    2



    2ª feira 

    4 dias atrás

    Não, isso não é verdade, pois Deus tem a todos por igual, ele não escolhe uma nação ou outra para ser isso ou aquilo, isso quem faz são os humanos. Esta é só mais uma religião entre centenas que existem no planeta, que dizem que Deus está somente ao seu lado, que somente eles são os abençoados e toda essa conversa egoísta e unilateral. A verdade é que ninguém consegue provar nada sobre isso, não consegue fundamentar seus argumentos em provas de nenhuma natureza. E antes que digam que está em tal livro ou tábua, achados arqueológicos não são provas cabais, pois foram forjados por pessoas como nós, com interesses próprios.
    1


    Página 1 de 1
    Anterior
    Próxima
    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. 
    Veja mais




    INFORME PUBLICITÁRIO





    Imagens do dia
    Você viu?




    Vote

    Qual ruído urbano é o mais irritante?

    Buzinas e motores de carros

    Motos com escapamento "turbinado"

    Obra de construção de prédio

    Britadeira em obra de rua

    Caminhão de lixo trabalhando de madrugada

    Transporte de caçambas

    Música em volume muito alto

    Sirene de ambulância e carros de polícia

    Rojão e fogos para comemorar vitória do time de futebol

    Sabiá-laranjeira que canta de madrugada 
    Saiba maisVotarResultado parcial
    Especiais







    Bichos
    Mais lidas do dia

    COMPARTILHE
    SUA LEITURA
    SIGA UOLNOTICIAS NO
    Comunicar erroErratasFale com o UOL Notícias BUSCAR
    ESPECIAIS

    SIGA UOL NOTÍCIAS


    © 1996-2013 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host





    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo