Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 17 de setembro de 2013

    [Catolicos a Caminho] AS OBRAS DE DEUS Som !

     












    • AS OBRAS DE DEUS


    (18 de Setembro de 2013

    A Palavra de Deus para cada dia, que temos vindo a realizar, com a invocação e reflexão da Escritura, sobre a acção do Espírito Santo na Igreja e na nossa vida a propósito do pensamento de conversão de todo o tempo Litúrgico, fala-nos hoje nas Obrs de Deus, que se podem resumir com este tema:.



    O SENHOR É O NOSSO PASTOR !



    "Escutai, pastor de Israel, Vós que conduzis José como um rebanho".(Sl.80,2).



    A imagem de Deus como pastor foi imortalizada em duas passagens clássicas do Novo Testamento :

    - "O Senhor é meu pastor, nada me falta".(Sl.23,1).

    - "Eu sou o Bom Pastor ; O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas". (Jo.10,11).

    Estas passagens não vieram por acaso, mas foram preparadas e nutridas, notavelmente, pelos profetas do exílio e do pós-exílio, que ajudaram Israel a ultrapassar o trama do exílio da Babilónia e a entrar num processo de recuperação através da experiência de um rebanho de Deus :

    - "Como um pastor, apascentará o Seu rebanho, e reunirá os animais dispersos". (Is.40,11).

    - "Aquele que dispersou Israel o reunirá e guardará como o pastor guarda o seu rebanho".(Jer.31,10).

    - "Como o pastor se preocupa com o seu rebanho, quando se encontra entre as ovelhas dispersas, assim Me preocuparei Eu, com o Meu".(Ezeq.34,12).

    Este salmo 80 partilha das mesmas situações.

    Numa súplica comunitária, o povo vencido na guerra, apela ao Deus de todos os poderes celestes :

    - "Senhor, Deus dos exércitos, fazei brilhar o Vosso rosto e seremos salvos!".(Sl.80,5).

    O triplo refrão "Restaurai-nos" é o mesmo que se encontra na conclusão das Lamentações : "Restaurai-nos para Vós, ó Senhor, para que fiquemos restaurados".

    As referências a lágrimas, raiva, fogo, pilhagem e ruínas, repercutem largamente o gráfico da severa descrição da queda de Jerusalém no Livro das Lamentações.

    Este salmo 80 permanece único, todavia, para o seu uso do título de "Pastor de Israel, aplicado a Deus.

    Este salmo está em ligação com a antiga tradição em que Jacob, o antepassado de Israel, proclama que Deus foi o seu pastor (protector) :

    - "Graças ao protector de Jacob, que assim o converteu no rochedo de Israel" .(Gn.49,24),

    O que é também único neste salmo 80 é a aplicação Deus da segunda imagem tirada igualmente do mundo agrícola e pastoril.

    Deus é extensivamente apresentado como um agricultor na sua própria vinha :

    - "Arrancastes uma vinha do Egipto, expulsastes os povos para a plantar".(Sl.80,9).

    - "Atendei a esta vinha, a esta cepa que a Vossa direita plantou, o rebento que Vós cuidastes".(Sl.80,15-16).

    As duas imagen, pastor e agricultor, unem-se na mesma ideia de uma total dedicação e cuidado de Deus – as Obras de Deus - para o bem-estar do Seu povo.

    No versículo 18 há uma referência ao "homem da Tua direita".

    Há quem veja aqui uma alusão a Zorobabel, mas também se pode referir a Benjamim que, etimologicamente significa o "filho da direita" e, consequentemente, estaria por todo o povo.

    E a esperança do povo está em Deus e não nele próprio.

    Eles prometem arrependimento e não mais se esquecerão de Deus :

    - "E não nos afasteremos mais de Vós, conservai-nos na vida e invocaremos o Vosso nome". (Sl.80,19).

    E para terminar, o versículo 20 é a repetição do versículo 4, como voz do povo que tinha sido escravisado no exílio da Babilónia :

    - "Restaurai-nos ó Deus dos exércitos, fazei brilhar o Vosso rosto e seremos salvos". (Sl.80,20).

    Assim, este salmo que tem por título : Oração pela restauração de Israel, serve-se como imagens de Deus, os pastores e os agricultores, pelos cuidados que têm pelos seus rebanhos e pelas suas terras, e pelo que esperam também de Deus.



    John

    Nascimento














    __._,_.___






    Atividade nos últimos dias:




    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com








    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso













    .


    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo