Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 10 de maio de 2012

    A família e a ética cristã


    Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
    João 8:32

    quinta-feira, 10 de maio de 2012

    Calendário e eventos Religiosos – 2012



    A partir de maio.

    Maio – mês de Maria
    1 – Terça-feira: Dia do Trabalhador – Feriado Nacional
    20 – Domingo: Ascensão do Senhor a Glória e Exaltação de Cristo
    Depois que o Senhor Jesus apareceu a seus discípulos foi elevado ao céu. Este acontecimento marca a transição entre a glória de Cristo ressuscitado e a de Cristo exaltado à direita do Pai. Marca também a possibilidade de que a humanidade entre no Reino de Deus como tantas vezes o anunciou Jesus. Desta forma, a ascensão do Senhor se integra no Mistério da Encarnação, que é seu momento conclusivo.
    27 – Domingo: Pentecoste
    O tempo pascal compreende cinquenta dias (em grego = "pentecostes"), vividos e celebrados como um só dia: “os cinquenta dias” entre o domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes devem ser celebrados com alegria e júbilo, como se se tratasse de um só e único dia festivo, como um grande domingo. Ocasião que assinala o nascimento da igreja iluminada pela presença vivificadora do Espírito Santo.
    28 - Início do Tempo Comum – Ano B; o Evangelho de Marcos será proclamado na maioria de nossas celebrações, além de inserções de João.

    Junho
    07 – Quinta-feira: Corpus Christi – Feriado Nacional
    Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa Cristã. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
    A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).
    15 – Sexta-feira: Sagrado Coração de Jesus
    É uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda Sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor.

    Julho – Mês do padroeiro São Cristóvão, da Paróquia que pertenço
    25 – Quarta-feira: A igreja celebra a festa de São Cristóvão
    Apesar de ser um dos santos mais populares do mundo, muito pouco se sabe ao certo sobre sua vida. A Igreja Católica argumenta que quase nada de histórico é conhecido sobre a vida e a morte de São Cristóvão, apesar de que várias lendas são atribuídas a ele. A mais popular se origina da Legenda Áurea, uma compilação de histórias de santos do século XIII.
    Cristóvão sempre foi um santo muito popular, sendo reverenciado especialmente por atletas, marinheiros, barqueiros e viajantes. Ele é reverenciado como um dos catorze santos auxiliares (como intercessores eficazes contra as mais diversas doenças). Seu padronado é vasto, sendo mais conhecido por assuntos relacionados a viagem.

    Agosto
    19 – Assunção de Nossa Senhora
    Segundo a qual a Virgem Maria foi levada em corpo e alma para a glória celeste pouco depois de sua morte. A Igreja Católica ensina esta crença como um dogma de que a Virgem Maria "ao concluir o curso de sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma para a glória celestial." Isto significa que Maria foi transportada para o céu com o seu corpo e alma unidas. Esta doutrina foi dogmaticamente e infalivelmente definida pelo Papa Pio XII, em 1 de novembro de 1950, na sua Constituição Apostólica Munificentissimus Deus. A festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos, e como a Dormição por cristãos ortodoxos. Nestas denominações a Assunção de Maria é uma grande festa, normalmente comemorada no dia 15 de agosto.
    26 – Dia do Catequista

    Setembro
    07- Sexta-feira: Independência do Brasil – Feriado Nacional

    Outubro
    12 – Sexta-feira: Festa de Nossa Senhora Aparecida – Feriado Nacional

    Novembro
    01 – Domingo: Todos os Santos
    02 – Sexta-feira: Finados
    15 – Quinta-feira: Proclamação da República – Feriado Nacional
    24 – Aniversário de Sete Lagoas – 145 anos
    25 – Domingo: Solenidade de Cristo Rei e Fim do ano Litúrgico
    A festa de Cristo Rei foi criada pelo papa Pio XI em 1925. Instituiu que fosse celebrada no último domingo de outubro. Agora, na reforma litúrgica passou ao último domingo do ano litúrgico como ponto de chegada de todo o mistério celebrado, para dar a entender que Ele é o fim para o qual se dirigem todas as coisas.


    Dezembro
    01 – Começo do ano Litúrgico. Advento (Preparação do Natal)
    Período de esperança, de alegre espera e preparação para a chegada de Cristo que vem no natal e que virá em seu eminente retorno.
    08 – Imaculado Coração de Maria Santíssima
    É uma festa que se situa no início do ano litúrgico, Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal do Senhor.
    25 – Terça-Feira: Natal – Feriado Nacional

    0 comentários:

    Postar um comentário


    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo