Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 12 de maio de 2012

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 12/5/2012 - Se o mundo odeia vocês, lembrem que ele me odiou primeiro.



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
    Data: 11 de maio de 2012 21:00:09 BRT
    Para: <Undisclosed-Recipient:;>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 12/5/2012 - Se o mundo odeia vocês, lembrem que ele me odiou primeiro.
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



     

    Leituras do dia:

    At 16,1-10
    Sl 100(99)
     
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    (O que diz o texto)
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São João 15,18-21

    "Se o mundo odeia vocês, lembrem que ele me odiou primeiro. Se vocês fossem do mundo, o mundo os amaria por vocês serem dele. Mas eu os escolhi entre as pessoas do mundo, e vocês não são mais dele. Por isso o mundo odeia vocês. Lembrem do que eu disse: "O empregado não é mais importante do que o patrão". Se as pessoas que são do mundo me perseguiram, também perseguirão vocês; se elas obedeceram aos meus ensinamentos, também obedecerão aos ensinamentos de vocês. Por causa de mim, essas pessoas vão lhes fazer tudo isso porque não conhecem aquele que me enviou."

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que o texto me diz?)
     
    Meditação: 
     
    Às vezes, nos deparamos com o atributo mais elevado da vida cristã – o amor, que a cada dia tem sido "bombardeado" com sentimentos e práticas perniciosas, oriundas de uma sociedade cada vez mais entrelaçada com a vida material (temporal).

    João nos mostra que o amor é o firme fundamento para ter uma vida cristã genuína e próspera, levando-nos gradativamente ao envolvimento absoluto com o segundo maior mandamento: "'Amarás teu próximo como a ti mesmo'." (Mt 22, 39).

    É interessante lembrar que a caminhada cristã é dinâmica em todos os relacionamentos do crente, ou seja, no  – deve haver constante melhora.

    "Até chegarmos, todos juntos, à unidade na fé e no conhecimento do Filho de Deus, ao estado de adultos, à estatura do Cristo em sua plenitude." (Ef 4,13).


    O cristão que segue Jesus é chamado a viver diferente de como vive a sociedade. Num mundo organizado a partir dos interesses egoístas de pessoas e grupos, quem tenta viver e espalhar o amor será crucificado.

    Foi este o destino de Jesus. Por isso, quando um cristão é muito elogiado pelos poderosos deste mundo e é exaltado como modelo em todos os meios de comunicação, é bom não confiar muito. "Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo vos odeia". É esta a escolha de Jesus que nos separou.

    É a partir desta escolha ou vocação gratuita de Jesus que temos a força para suportar a perseguição e a calúnia e que podemos ter alegria, apesar das dificuldades.

    A insistência repetida pelos evangelhos em lembrar as palavras de Jesus que podem ajudar as comunidades a entender o porquê das crises e das perseguições é um sinal evidente que os nossos irmãos e as nossas irmãs das primeiras comunidades não tiveram uma vida fácil.

    Desde a perseguição de Nero, no ano 64 da nossa era, até o fim do primeiro século, eles viviam sabendo que podiam ser perseguidos, acusados, presos e mortos a qualquer momento. A força que os sustenta era a certeza que Jesus lhes comunicava que Deus estava com eles.
     
    Jesus se dirige a nós e diz: Se tu fosses do mundo, o mundo amaria o que é dele. Como aplicamos isto em nossas vidas? Em nós encontram-se duas tendências: o mundo e o evangelho. Qual dos dois vem em primeiro lugar?
     
    Reflexão Apostólica

    Você já repararou que ninguém nasce amando ou odiando alguém? Os dois sentimentos, um positivo e o outro totalmente negativo são gerados depois de certo tempo de convivência entre as pessoas.

    Geralmente, existe uma contra-senso quando dizemos: "Eu amo e odeio Fulana (o)": Amo quando ela (e) está errada (o). Odeio quando está certa (o). Até um relógio quebrado tem uma hora (um segundo) que está certo. Ou estou errado?

    Uma palavra mal colocada num momento errado, uma ofensa, qualquer atrito, podem gerar uma raiva repentina, que pode desencadear num certo mal estar, numa mágoa, quase sempre conservada mais por uma pessoa do que pela outra. Daí, a importância do diálogo e do perdão.

    Após o tema do amor, João, fazendo um contraste, apresenta, agora, o tema do ódio do mundo. Trata-se do ódio dos poderosos deste mundo.

    Às vezes nós estranhamos e nos admiramos porque somos tão perseguidos quando procuramos viver uma vida honesta e fiel a Deus, vivenciando o Evangelho.

    Aqui o Senhor nos explica: "Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence… Eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia!"

    O mundo tem uma mentalidade contrária a tudo quanto Jesus no ensina e nós nunca seremos bem acolhidos no mundo se não agirmos como ele prega. Quem não aceita a Jesus vive na ignorância e não conhece o amor perfeito do Pai.

    Espelhando-me no Evangelho, sinto que, às vezes, me inquieto por andar de acordo com o mundo e me distancio da verdade e da liberdade que a Palavra de Deus me propõe.

    Vejo ainda que, na profundidade de meu ser, anseio por seguir as propostas libertadoras de Jesus, mas, às vezes, tenho medo das críticas por ser diferente. Penso que muitas pessoas sentem como eu.
     
    Se, queremos seguir a Jesus, se, somos seus servos, então também seremos perseguidos. No entanto, acontece conosco que nos equivocamos e esperamos ser amados pelo mundo e desejamos a sua paz.

    Queremos ser servidos e nos contentamos apenas com migalhas que conseguimos quando somos bem sucedidos nas coisas daqui que logo passam.

    Nós não admitimos a existência da luta, da conquista, da perseguição. Achamos que, se somos de Deus Ele tem a obrigação de tirar todos os obstáculos da nossa frente.

    No entanto, Deus nunca irá nos mostrar o caminho completo. Ele guia os nossos passos na medida em que enfrentamos os obstáculos.

    Por isso, Jesus mesmo nos avisou: "Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós". Nós estamos no mundo, porém não pertencemos a ele, assim sendo, nunca poderemos nos amoldar a ele.

    A contundente frase: "Deus prefere ateus amáveis a cristãos com ódio"., cola num letreiro da Igreja Metodista Unida, localizada na cidade de Portland, Oregon, EUA, causou bastante polêmica entre a população. Uns contra e outros a favor. E para você, está frase tem fundamento?

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

     
    Oração: Pai, faze-me forte para enfrentar o ódio e a perseguição do mundo, sem abrir mão de minha fidelidade a ti e a teu Reino, a exemplo de Jesus.

    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
     
     
    Propósito: Melhorar, cada vez mais, o relacionamento com Deus, com o próximo e consigo mesmo.
     
     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)

    - Mergulhar no mistério de Deus
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.



    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo