Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 11 de maio de 2012

    Liturgia das Horas


    Invitatório

    V. Abri os meus lábios, ó Senhor.
    R. E minha boca anunciará vosso louvor.


    R. O Senhor ressurgiu realmente. Aleluia..
    Salmo 94(95)
    --escolher outro--

    Convite ao louvor de Deus
    Animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’ (Hb 3,13).

    1Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *
    aclamemos o Rochedo que nos salva!
    2 Ao seu encontro caminhemos com louvores, *
    e com cantos de alegria o celebremos! (R.)

    3 Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *
    o grande Rei, muito maior que os deuses todos.
    4 Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *
    e as alturas das montanhas lhe pertencem;
    5 o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *
    e a terra firme suas mãos a modelaram. (R.)

    6 Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
    e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
    =7 Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †
    e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
    as ovelhas que conduz com sua mão. (R.)

    =8 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: †
    “Não fecheis os corações como em Meriba, *
    9 como em Massa, no deserto, aquele dia,
    – em que outrora vossos pais me provocaram, *
    apesar de terem visto as minhas obras”. (R.)

    =10Quarenta anos desgostou-me aquela raça †
    e eu disse: “Eis um povo transviado, *
    11seu coração não conheceu os meus caminhos!”
    – E por isso lhes jurei na minha ira: *
    “Não entrarão no meu repouso prometido!” (R.)

    (Rezado): – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    (Cantado): Demos glória a Deus Pai onipotente
    e a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †
    e ao Espírito que habita em nosso peito *
    pelos séculos dos séculos. Amém.

    (R.)


     ___________________________________________________

    Ofício das Leituras

    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
     
    R. Socorrei-me sem demora.
     Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
     Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.

    Hino

    Exulte o céu do alto,
    aplaudam terra e mar;
    o Cristo, ressurgindo,
    a vida vem nos dar.

    O tempo favorável
    à terra já voltou;
    felizes, contemplamos
    o dia salvador,

    no qual o mundo, salvo
    no sangue do Cordeiro,
    já brilha em meio às trevas
    com brilho verdadeiro.

    A morte mata a morte,
    da culpa nos redime;
    a força do vencido,
    vencendo, apaga o crime.

    É esta a nossa espera,
    é este o nosso gozo:
    também ressurgiremos,
    com Cristo glorioso.

    Por isso, celebremos
    a Páscoa do Cordeiro,
    repletos pela graça
    do seu amor primeiro.

    Jesus, sede a alegria
    perene dos remidos;
    uni na vossa glória
    da graça os renascidos.

    Louvor a vós, Jesus,
    da morte vencedor,
    reinando com o Pai
    e o seu eterno Amor.

    Salmodia

    Ant. 1 Levantai-vos, ó Senhor, vinde logo em meu socorro! Aleluia.

    Salmo 34(35),1-2.3c.9-19.22-23.27.28

    O Senhor salva nas perseguições
    Reuniram-se. e resolveram prender Jesus por um ardil para o matar (Mt 26,3.4).

    I
    1 Acusai os que me acusam, ó Senhor, *
    combatei os que combatem contra mim!
    =2 Empunhai o vosso escudo e armadura; †
    levantai-vos, vinde logo em meu socorro *
    3c e dizei-me: “Sou a tua salvação!”

    9 Então minh’alma no Senhor se alegrará *
    e exultará de alegria em seu auxílio.
    10 Direi ao meu Senhor com todo o ser: *
    “Senhor, quem pode a vós se assemelhar,
    – pois livrais o infeliz do prepotente *
    e libertais o miserável do opressor?”

    11 Surgiram testemunhas mentirosas, *
    acusando-me de coisas que não sei.
    12 Pagaram com o mal o bem que fiz, *
    e a minh’alma está agora desolada!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Levantai-vos, ó Senhor, vinde logo em meu socorro! Aleluia.

    Ant. 2 Defendei minha causa, Senhor poderoso! Aleluia.

    II
    =13 Quando eram eles que sofriam na doença, †
    eu me humilhava com cilício e com jejum*
    e revolvia minhas preces no meu peito;
    14 eu sofria e caminhava angustiado *
    como alguém que chora a morte de sua mãe.

    =15 Mas apenas tropecei, eles se riram; †
    como feras se juntaram contra mim *
    e me morderam, sem que eu saiba seus motivos;
    16 eles me tentam com blasfêmias e sarcasmos *
    e se voltam contra mim rangendo os dentes.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Defendei minha causa, Senhor poderoso! Aleluia.

    Ant. 3 Minha língua anunciará vossa justiça eternamente. Aleluia.

    III
    =17 Até quando, ó Senhor, podeis ver isso? †
    Libertai a minha alma destas feras *
    e salvai a minha vida dos leões!
    18 Então, em meio à multidão, vos louvarei *
    e na grande assembléia darei graças.  

    19 Que não possam nunca mais rir-se de mim *
    meus inimigos mentirosos e injustos!
    – Nem acenemos seus olhos com maldade *
    aqueles que me odeiam sem motivo!

    22 Vós bem vistes, ó Senhor, não vos caleis! *
    Não fiqueis longe de mim, ó meu Senhor!
    23 Levantai-vos, acordai, fazei justiça! *
    Minha causa defendei, Senhor, meu Deus!

    27 Rejubile de alegria todo aquele *
    que se faz o defensor da minha causa
    – e possa dizer sempre: “Deus é grande, *
    ele deseja todo o bem para o seu servo!”
    28 Minha língua anunciará vossa justiça *
    e cantarei vosso louvor eternamente!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Minha língua anunciará vossa justiça eternamente. Aleluia.

    V. Céus e terra se alegram cantando: aleluia,
    R. Pela ressurreição do Senhor. Aleluia.

    Primeira leitura
    Do Livro do Apocalipse 22,1-9

    O rio da água da vida
    1O anjo mostrou-me um rio de água viva, o qual brilhava como cristal. O rio brotava do trono
    de Deus e do Cordeiro. 2No meio da praça, de cada lado do rio, estão plantadas árvores da vida;
    elas dão frutos doze vezes por ano; em cada mês elas dão fruto; suas folhas servem para curar
    as nações. 3Já não haverá maldição alguma. Na cidade estará o trono de Deus e do Cordeiro e
    seus servos poderão prestar-lhe culto. 4Verão a sua face e o seu nome estará sobre suas frontes.
    5Não haverá mais noite: não se precisará mais da luz da lâmpada, nem da luz do sol, porque o
    Senhor Deus vai brilhar sobre eles e eles reinarão para toda a eternidade.

    6Então o anjo disse-me: “Estas palavras são dignas de fé e verdadeiras, pois o Senhor, o Deus
    que inspira os profetas, enviou o seu Anjo, para mostrar aos seus servos o que deve acontecer
    muito em breve. 7Eis que eu venho em breve. Feliz aquele que observa as palavras da profecia
    deste livro”.

    8Eu, João, fui quem viu e ouviu estas coisas.E tendo-as ouvido e visto, prostrei-me para adorar
    o Anjo que mas tinha mostrado. 9Mas ele me falou: “Não faças isso! Eu sou servo como tu e
    como teus irmãos, os profetas e aqueles que observam as palavras deste livro. É a Deus que
    deves adorar”.

    Responsório Ap 22,5.3b

    R. Já não mais haverá noite, pois brilhará o Senhor Deus
    e será luz para os seus servos.
    * E eles reinarão pelos séculos dos séculos. Aleluia.
    V. Na cidade do Senhor encontra-se o trono
    de Deus e do Cordeiro
    e seus servos prestarão a ele o seu culto. * E eles.

    Segunda leitura
    Dos Sermões do Bem-aventurado Isaac, abade do Mosteiro de Stella
    (Sermo 42: PL 194,1831-1832)
    (Séc.XII)

    O primogênito de muitos irmãos
    Como a cabeça e o corpo formam um só homem, assim o Filho da Virgem e seus membros
    escolhidos formam um só homem e um só Filho do homem. Cristo completo e total, como diz a
    Escritura, é cabeça e corpo. Com efeito, todos os membros juntos constituem um só corpo que,
    unido à sua cabeça, forma um só Filho do homem. Este, pela sua união com o Filho de Deus,
    forma um só Filho de Deus, o qual, pela sua união com Deus, forma um só Deus.
    Consequentemente, todo o corpo com a cabeça é Filho do homem, é Filho de Deus, é Deus. Por
    isso se diz no Evangelho: Quero, Pai, que assim como eu e tu somos um, também eles sejam um
    em nós (cf. Jo 17,21).

    Vemos que, segundo esse famoso texto da Escritura, não existe o corpo sem a cabeça nem a
    cabeça sem o corpo; nem Cristo total, cabeça e corpo, sem Deus.

    Tudo isto, portanto, pela sua união com Deus é um só Deus. O Filho de Deus, porém, está
    unido com Deus por natureza. O Filho do homem está unido como Filho de Deus numa só
    pessoa; por sua vez, os membros do seu corpo estão unidos comele sacramentalmente.

    Por conseguinte, os membros fiéis e espirituais de Cristo, podem afirmar de si, com toda
    verdade, aquilo que ele é, até mesmo Filho de Deus e Deus. Mas o que ele é por natureza, os
    membros são por participação. O que ele é em plenitude, os membros são parcialmente. O que
    o Filho de Deus é por geração, os membros são por adoção, como está escrito: Recebestes um
    espírito de filhos adotivos, no qual todos clamamos: Abá – ó Pai! (Rm 8,15).

    Este Espírito deu-lhes a capacidade de se tornarem filhos de Deus (Jo 1,12), para que o
    primogênito de muitos irmãos pudesse ensiná-los a dizer: Pai nosso que estais nos céus (Mt
    6,9). E noutro lugar: Subo para junto do meu Pai e vosso Pai (Jo 20,17).

    Pelo Espírito Santo, o Filho do homem nasceu da Virgem Maria como nossa cabeça; pelo
    mesmo Espírito, nós também renascemos na fonte batismal como filhos de Deus e membros do
    corpo de Cristo. E assim como ele nasceu livre de todo pecado, também nós renascemos pela
    remissão de nossos pecados.

    Assim como na cruz ele tomou sobre seu corpo de carne os pecados de todo o corpo, do mesmo
    modo, pela graça da regeneração, concedeu ao seu corpo espiritual que não lhe fosse atribuído
    nenhum pecado, como está escrito: Feliz o homem a quem o Senhor não acusa de pecado (Sl
    31,2). Este homem feliz é, sem a menor dúvida, Cristo: enquanto cabeça do Cristo místico é
    Deus e perdoa os pecados; enquanto cabeça do corpo, é o Filho do homem, nada tendo que se
    lhe deva perdoar; e enquanto o corpo da cabeça é formado por muitos, nada se lhe atribui.

    Ele é justo em si mesmo e justifica-se a si mesmo. Ele próprio é Redentor e redimido. Tomou
    sobre seu corpo, na cruz, os pecados daquele corpo que ele purifica por meio da água do
    batismo, e continua salvando pela cruz e pela água. Ele é o Cordeiro de Deus que tira, que
    carrega o pecado do mundo (Jo 1,29). Ele é ao mesmo tempo sacerdote e vítima do sacrifício.
    Ele é Deus que, oferecendo-se a si mesmo, por si reconciliou-se consigo mesmo, com o Pai e
    com o Espírito Santo.

    Responsório Rm 12,5; Cl 2,9-10a; 1,18

    R. Somos muitos, mas em Cristo,
    nós formamos um só corpo,
    sendo membros uns dos outros.
    * Nele habita, corporalmente, a divina plenitude
    e tendes nele a plenitude. Aleluia.
    V. Ele é a cabeça da Igreja que é seu corpo,
    é o Princípio, o Primogênito entre os mortos,
    a fim de ter em tudo a primazia. * Nele habita.

    Oração
    Amparai, ó Deus, nossos corações para vivermos dignamente os mistérios pascais, a fim de que
    esta celebração realizada com alegria nos proteja por sua força inesgotável e nos comunique a
    salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


    Conclusão da Hora
    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Graças a Deus.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo