Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 10 de maio de 2012

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 11/5/2012 - Amar como Jesus amou.



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
    Data: 10 de maio de 2012 18:47:46 BRT
    Para: <Undisclosed-Recipient:;>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 11/5/2012 - Amar como Jesus amou.
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



    Leituras do dia:

    At 15,22-31
    Sl 57(56)
     
     
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    (O que diz o texto)
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São João 15,12-17

    "O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome. O que eu mando a vocês é isto: amem uns aos outros."

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que o texto me diz?)
     
    Meditação: 
     
    O mandamento de Jesus é um só: "amar-nos como ele nos amou!" (Jo 15,12). Jesus supera o Antigo Testamento. O critério antigo era o seguinte: "Amará teu próximo como a ti mesmo" (Lv 18,19). O novo critério é: "Amai- vos como eu vos amei".
     
    "Vós sereis meus amigos se fizerdes o que nos mando", isto é a prática do amor até o dom total de si! Em seguida Jesus apresenta um ideal muito alto para a vida dos discípulos. Afirma: "Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai".

    Jesus não tinha mais segredos para seus discípulos. Narra-nos tudo o que ouviu do Pai! Eis aqui o ideal estupendo da vida em comunidade: chegar a uma transparência total, ao ponto de não termos mais segredos entre nós e poder ter confiança plena um no outro, para poder falar da experiência que temos de Deus e da vida e, assim podermo-nos enriquecer mutuamente. Os primeiros cristãos conseguiram alcançar este dia após muitos anos. "Tinham um só coração e uma só alma" (At 4,32; 1,14; 2,42.46).

    Não somos nós que escolhemos Jesus. Ele nos encontrou, nos chamou e no confiou a missão de irmos pelo mundo e produzir frutos, frutos que permaneçam. Nós temos necessidade dele, mas também ele quer ter necessidade de nós e do nosso trabalho para poder continuar a fazer hoje em favor das pessoas o que fazia pelo povo da Galiléia. A última recomendação: "Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros!"


    Amar o próximo como Jesus amou. Eis o ideal do cristão. Como o vivo? Tudo o que ouvi do Pai vo-lo tenho narrado. Eis o ideal da comunidade: chegar a uma transparência total! Eis o ideal da comunidade: chegar a uma transparência total. Como vivemos isso na minha comunidade?
     
    Reflexão Apostólica

    Amar… "(…) O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês".

    Amar talvez seja, às vezes, relevar. Talvez seja, por vezes, "deixar prá lá", passar "uma borracha"; "por uma pedra em cima"... Talvez seja, por vezes, pegar o telefone e ligar. Talvez seja mandar um email, uma carta. Talvez amar seja lembrar-se do aniversário, da data especial. Talvez seja participar mais das alegrias e tristezas. Talvez seja levar a Boa Nova a quem precisa, a quem não a conhece, a quem padece…

    Amar talvez seja, também, exortar, chamar a atenção, corrigir, restringir, retirar, dizer não... Amar não é só dizer SIM, Amar não é dar tudo que se pede. É ensinar o valor que tem as coisas e também o valor que tem as pessoas. Amar é buscar conhecimento, novas alternativas e soluções, é ser criativo, é chegar cedo no compromisso, é devolver o troco que foi dado errado, é cumprir as leis, inclusive do semáforo…

    Amar é dar carona (como é difícil confiar). É se compadecer daquele que precisa. É olhar com bons olhos a força da juventude. É, ainda, dar chances ao velho que ainda quer trabalhar. Amar é ser justo e também lutar pela justiça. Amar é impregnar o ar ao seu redor e daqueles que nos rodeiam do que Jesus deixou, como aquele perfume forte que usamos quando nos arrumamos para sair, ir a festa, passear…

    Amar é romper os muros que nos afastam daqueles que mais precisam; é ir atrás, não esperar, é buscar; é emprestar o talento, o dom, o carisma para a comunidade; é levar a palavra a todos os cantos e a todas as pessoas. É não "eleger" os salvos, é preocupar-se com as ovelhas…

    Entender o amor é acreditar que não foi em vão que Ele se entregou na cruz; que nenhum dos seus apóstolos deu sua vida por nada; é entender que cada um tem um chamado, uma missão, um projeto… "(…) O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês".

    Entender o amor é respeitar a sua própria dor, mas mesmo assim ter forças para ajudar aquele que sofre, mas que não consegue se reerguer. É parar de comparar e graduar seus sofrimentos com os dos outros.É aceitar a filiação com o Pai e parar de se comportar como escravo…

    Amar é, de certa forma transcendente, apenas o sentimento. Amar é um gesto concreto. Amar vai além do abraço e do beijo. Amar é viver!

    Portanto: Viva, se importe, promova a vida!

    0RAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

     
    Oração: Pai, seja o amor de Jesus minha única fonte de inspiração para pôr em prática o mandamento do amor mútuo. Que eu me esforce por amar, como tu amas!

    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
     
     
    Propósito: Expressar, através de gestos e atitudes, o "amem uns aos outros".
     
     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)

    - Mergulhar no mistério de Deus
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

     


    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo