Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 10 de maio de 2012

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 10/5/2012 - Uma proposta de amor.



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
    Data: 9 de maio de 2012 18:01:29 BRT
    Para: <Undisclosed-Recipient:;>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 10/5/2012 - Uma proposta de amor.
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



     
    Leituras do dia:

    At 15,7-21
    Sl 96(95)
     
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    (O que diz o texto?
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São João 15,9-11

    "
    Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês. Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar.
    - Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa.
    "

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    A reflexão sobre a parábola da videira compreende os versículos de 1 a 17. Hoje meditaríamos os versículos de 9 a 11. Amanhã, o evangelho do dia pula os versículos de 12 a 17 e o retoma a partir do versículo 18, que nos apresenta outro tema.

    Por isso incluiremos, nesta meditação, os versículos de 12 a 17, porque neles desabrocha a flor e a parábola da videira manifesta toda a sua beleza.

    O evangelho de hoje tem só três versículos que continuam o evangelho de ontem e apresentam mais luz para aplicar a comparação da videira à vida das comunidades. A comunidade é como uma videira. Passa por momentos difíceis. É o momento da poda, momento necessário para produzir mais frutos.

    Jesus permanece no amor do Pai observando os mandamentos recebidos dele. Nós permanecemos no amor de Jesus observando os mandamentos que ele nos deixou.

    Devemos observá-los como ele observou os mandamentos do Pai: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor".

    Nesta união de amor do Pai e de Jesus encontra-se a origem da verdadeira alegria: "Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena".

    O mandamento de Jesus é um só: "amar-nos uns aos outros, como ele nos amou!" (Jo 15, 12). Jesus supera o Antigo Testamento.

    O critério antigo era: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Lv 18, 19). O novo critério é: "Que vos ameis uns aos outros, como eu vos tenho amado". Aqui ele mesmo afirma: "Ninguém tem um amor maior do que este: dar a vida pelos próprios amigos!"

    O mandamento de Jesus é um só: "amar-nos como ele nos amou!" (Jo 15,12). Jesus supera o Antigo Testamento. O critério antigo era o seguinte: "Amará teu próximo como a ti mesmo" (Lv 18,19). O novo critério é: "Amai- vos como eu vos amei".

    "Vós sereis meus amigos se fizerdes o que nos mando", isto é a prática do amor até o dom total de si! Em seguida Jesus apresenta um ideal muito alto para a vida dos discípulos. Afirma: "Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai". Jesus não tinha mais segredos para seus discípulos. Narra-nos tudo o que ouviu do Pai!

    Eis aqui o ideal estupendo da vida em comunidade: chegar a uma transparência total, ao ponto de não termos mais segredos entre nós e poder ter confiança plena um no outro, para poder falar da experiência que temos de Deus e da vida e, assim podermo-nos enriquecer mutuamente.

    Os primeiros cristãos conseguiram alcançar este dia após muitos anos. "Tinham um só coração e uma só alma" (At 4,32; 1,14; 2,42.46).

    Não somos nós que escolhemos Jesus. Ele nos encontrou, nos chamou e no confiou a missão de irmos pelo mundo e produzir frutos, frutos que permaneçam.

    Nós temos necessidade dele, mas também ele quer ter necessidade de nós e do nosso trabalho para poder continuar a fazer hoje em favor das pessoas o que fazia pelo povo da Galileia. A última recomendação: "isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros!"

    Para complementar: O povo da Bíblia cultivava videiras e produzia um bom vinho. A colheita da uva era uma festa, com cantos e danças. E isto deu origem ao canto da videira, utilizado pelo profeta Isaias.

    Ele compara o povo de Israel a uma vinha (Is 5,1-7; 27,2-5; Sl 80,9-19). Antes dele, o profeta Oséias já tinha comparado Israel a uma vinha exuberante que mais frutos produzia, mais multiplicava suas idolatrias (Os 10,1).

    Este tema foi utilizado por Jeremias, que comparou Israel a uma vinha selvagem (Jr 2,21), da qual foram arrancados os ramos (Jr 5,10; 6,9). Jeremias usa estes símbolos porque eles mesmo tinha uma vinha que tinha sido pisada e devastada pelos invasores (Jr 12,10).

    Durante a escravidão na Babilônia, Ezequiel utilizou o símbolo da videira para denunciar a infidelidade do povo de Israel. Ele narrou três parábolas sobre a videira: (a) A videira queimada que não serve para mais nada (Ez 15,1-8); (b) A videira falsa plantada e protegida por duas águas, símbolos dos reis da Babilônia e Egito, inimigos de Israel (Ez 17,1-10). (c) A videira destruída pelo vento oriental, imagem da escravidão da Babilônia (Ez 19,10-14).

    A comparação da videira foi usada por Jesus em diferentes parábolas: os trabalhadores da vinha (Mt 21,1-16); os dois filhos que devem trabalhar na vinha (Mt 21,33-32); aqueles que alugam a vinha, não pagam o dono, batem nos servos dele e matam o filho do patrão (Mt 21,33-45); a figueira plantada na vinha (Lc 13,6-9); a videira e seus ramos (Jo 15,1-17).

    Amar o próximo como Jesus amou. Eis o ideal do cristão. Como o vivo? Tudo o que ouvi do Pai vo-lo tenho narrado. Eis o ideal da comunidade: chegar a uma transparência total! Eis o ideal da comunidade: chegar a uma transparência total. Como vivemos isso na minha comunidade?

    Reflexão Apostólica

    Ontem quando divagávamos sobre a vida do cacto que vive em casa, nuns potinhos, enfeitado as casas e apartamentos, dizíamos: "(…) Quem prefere esperar de si sem Deus é o próprio cacto. Tem tudo ou quase tudo ao seu redor e a sua disposição, mas prefere, contrariando as expectativas, a manter os espinhos. Tem talentos, dons, mas os esconde ou só os revela as escondidas. Recebem todos os dias as chuvas de bênçãos dedicadas aos filhos, mas ainda prefere ser escravo".

    Quem assim prefere viver priva-se de ver algo ainda mais grandioso e pleno em suas vidas que é a alegria de viver o amor que vem da fraternidade aos irmãos. "(…) Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa".

    Outro ponto…

    Nossa juventude hoje, em virtude da competitividade, cada vez mais, foca sua vida no futuro. Quando não esta em regime de semi-internato imposto pelas grandes escolas visando o vestibular ou ENEM, estão buscando exatamente o inverso, ou seja, "quanto menos tempo na escola, melhor".

    Apesar de contraditório alimentam a idéia de "futuro sem escola", concepção esta ligada ao precoce e desordenado "amadurecimento e emancipação" de nossos jovens. Crêem eles, pais e filhos, que já vivem a fase adulta, (liberdade sentimental, afetiva e sexual), portanto, vivem o presente como já se estivessem no futuro.

    Em conseqüência… Essa razão "8 ou 80" também tem se estendido a fé, a participação nos movimentos sociais, aos grupos de jovens, a participação nos sacramentos, na presença das pessoas na Missa dominical… Ou encontramos jovens bem dispostos e engajados ou aqueles que nem só vão à igreja "amarrados".

    A lei mandou tirar o crucifixo das escolas, remove a educação religiosa, apóia a camisinha ao invés da educação e saúde (por ser mais barato), tenta legalizar o aborto como "solução", não revê suas obrigações e responsabilidades quanto ao ECA (estatuto da criança e do adolescente), persegue a opinião das entidades cristãs; tem o apoio da mídia, que dissemina suas idéias ditas "civilizadas" sobre comportamento, moda, sexo, (…) até em aldeia de índio, mas quando o bicho aperta diz que apóia a Campanha da Fraternidade, conversa com a CNBB, pedem ajuda…

    "(…) Será que realmente fazeis justiça, ó poderosos do mundo? Será que julgais pelo direito, ó filhos dos homens? Não, pois em vossos corações cometeis iniqüidades, e vossas mãos distribuem injustiças sobre a terra. Desde o seio materno se extraviaram os ímpios, desde o seu nascimento se desgarraram os mentirosos. Semelhante ao das serpentes é o seu veneno, ao veneno da víbora surda que fecha os ouvidos para não ouvir a voz dos fascinadores, do mágico que enfeitiça habilmente". (Sl 57,2-6)

    Esse é o mundo que criamos por termos calado e emancipado nossos jovens. Eles já são velhos e não tem mais coragem para exigir seus direitos. Aprenderam com seus pais, os mesmos que os lançam no mundo como batatas ao solo para que se criarem sozinhos. Pais estes que dizem para os filhos "você pensa que tenho tempo de ir a escola ouvir o 'blá, blá, blá' dos professores?".

    Engraçado que para o mundo, Jesus parece andar na CONTRAMÃO a esse processo. Contramão essa que na verdade deveria ser nosso SENTIDO OBRIGATÓRIO. "(…), portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês. Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar".

    Observemos mais os sinais! Busquemos a CONVERSÃO. RETORNEMOS a Deus!


    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

     
    Oração: Pai, completa a alegria que o Espírito Santo faz brotar em mim, pois estou disposto a permanecer unido a ti e a teu Filho, e a ser fiel aos teus mandamentos, apesar das adversidades.
     
    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
     
    Propósito Assumir, concretamente, o Mandamento do amor..
     

     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.


    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo