Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

    A renúncia do Papa e os oportunistas da imprensa secular














    Instale a extensão da Bíblia Católica para Chrome - A melhor maneira de acessar a Palavra de Deus!xInstalar



    Bíblia Católica News



    Home
    Contato
    Downloads
    Google Católico
    Promoção Namoro Católico
    Sobre




    Posts (RSS)
    Comentários (RSS)

    A renúncia do Papa e os oportunistas da imprensa secular

    14 fevereiro 2013Autor: Bíblia Católica | Postado em: Igreja

    11


    Fonte: Padre Paulo Ricardo

    Que a mídia secular não é o melhor meio para se informar a respeito da Igreja Católica, isso não é novidade. Basta fazer uma rápida leitura nas manchetes dos principais jornais do país a respeito da renúncia do Papa Bento XVI para se ter a certeza de que o amadorismo reina nessas aclamadas agências de notícias. No entanto, acreditar na simples inocência desses senhores e cobri-los com um véu de caridade por seus comentários maldosos e, muitas vezes, insultuosos não seria honesto. É necessário compreender muito bem que muitos desses veículos estão ardorosamente comprometidos com a desinformação e com os princípios contrários à reta moral defendida pela Igreja. Daí a quantidade de sandices que surgiram na mídia nos últimos dias.

    Logo após o anúncio da decisão do Santo Padre, publicou-se na imprensa do mundo todo que a ação de Bento XVI causaria uma “revolução” sem precedentes na doutrina da Igreja. Uma atrapalhada correspondente de uma emissora brasileira afirmou que a renúncia do papa abriria caminho para as “reformas” do Concílio Vaticano II e que isso daria mais poderes aos bispos.Já outros declaravam que os recentes fatos colocavam em xeque o dogma da “Infalibilidade Papal”, proclamado pelo Concílio Vaticano I. Nada mais fantasioso.

    É verdade que uma renúncia tal qual a de Bento XVI nunca houve na história da Igreja. A última resignação de um papa aconteceu ainda na Idade Média e em circunstâncias bem diversas. Todavia, isso não significa que o Papa Ratzinger tenha modificado ou inventado qualquer novo dogma ou lei eclesiástica. O direito à renúncia do ministério petrino já estava previsto no Código do Direito Canônico, promulgado pelo Beato João Paulo II em 1983. Portanto, de modo livre e consciente – como explicou no seu discurso – Bento XVI apenas fez uso de um direito que a lei canônica lhe dava e nada nos autoriza a pensar que fora diferente. Usar desse pretexto para fazer afirmações tacanhas sobre dogmas e reformas na Igreja é simplesmente ridículo. Quem faz esses comentários carece de profundos conhecimentos sobre a doutrina católica, sobretudo a expressa no Concílio Vaticano II.

    Outros comentaristas foram mais longe nas especulações e atestaram que a renúncia do Papa devia-se às pressões internas que ele sofria por seu perfil tradicionalista e conservador. Além disso, as crises pelos escândalos de pedofilia e vazamentos de documentos internos também teriam pesado na decisão. Não obstante, quem conhece o pensamento de Bento XVI sabe que ele jamais tomaria essa decisão se estivesse em meio a uma crise ou situação que exigisse uma particular solicitude pastoral. E isso ficou muito bem expresso na sua entrevista com o jornalista Peter Seewald – publicada no livro Luz do Mundo – na qual o Papa explica que em momentos de dificuldades, não é possível demitir-se e passar o problema para as mãos de outro.

    Mas de todas as notícias veiculadas por esses jornais, certamente as mais esdrúxulas foram as que fizeram referência às antigas “profecias” apocalípiticas que prediziam o fim da Igreja Católica. Numa dessas reportagens, um notório jornal do Brasil dizia: “O anúncio da renúncia do papa Bento 16 fez relembrar a famosa “Profecia de São Malaquias”, que anuncia o fim da Igreja e do mundo”. É curioso notar o repentino surto de fé desses reconhecidos laicistas logo em teorias que proclamam o fim da Igreja. Isso tem muito a dizer a respeito deles e de suas intenções.

    Por fim, também não faltaram os especialistas de plantão e teólogos liberais chamados pelas bancadas dos principais jornais do país para pedir a eleição de um papa “mais aberto”. Segundo esses doutos senhores, a Igreja deveria ceder em assuntos morais, permitindo o uso da camisinha, do aborto e casamento gay para conter o êxodo de fiéis para as seitas protestantes. A essas pretensões deve-se responder claramente: A Igreja jamais permitirá aquilo que vai contra a vontade de Deus e nenhum Papa tem o poder de modificar isso. A doutrina católica é imutável. Ademais, os fiéis jovens da Igreja têm se mostrado cada vez mais conservadores e avessos à moral liberal. Inovações liberais para atrair fiéis nunca deram certo e os bancos vazios da Igreja Anglicana são a maior prova disso.

    O comportamento vil da mídia secular leva-nos a fazer sérios questionamentos sobre a credibilidade e idoneidade dos chefes de redações que compõem as mesas desses jornais. Das duas, uma: ou esses senhores carecem de formação adequada e por isso seus textos são recheados de ignorâncias e nonsenses, ou então, esses doutos jornalistas têm um sério compromisso com a desinformação e a manipulação dos fatos, algo que está diametralmente oposto ao Código de Ética do Jornalismo. Se fôssemos seguir a cartilha desses órgãos de imprensa, hoje seríamos obrigados a crer que Bento XVI liberou a camisinha, excomungou o boi e o jumento do presépio, acobertou padres pedófilos e mais uma série de disparates que uma simples leitura correta dos fatos seria o suficiente para derrubar a mentira.

    Na sua mensagem para o Dia Mundial da Comunicação de 2008, o Papa Bento XVI alertou para os riscos de uma mídia que não está comprometida com a reta informação. “Constata-se, por exemplo, que em certos casos as mídias são utilizadas, não para um correcto serviço de informação, mas para «criar» os próprios acontecimentos”, denunciou o Santo Padre. Bento XVI assinalou que os meios de comunicação devem estar ordenados para a busca da verdade e a sua partilha. Pelo jeito, a imprensa secular ainda tem muito a aprender com o Santo Padre.

    Posts relacionados:
    Crises na Igreja mostram necessidade da imprensa católica
    Fé de jovens católicos surpreende jornais americanos
    O que disse o Papa sobre os preservativos?
    Catecismo é a pedra angular que nos mantém enraizados na…
    Fracassam as tentativas de envolver o Papa nos escândalos…
    O fundamentalismo é sempre uma falsificação da religião,
    A falsidade do livre exame
    More Sharing Services





    11




    RSS para os comentários deste post
    TrackBack URI
    Tags: dogma, fazer, fonte, houve, Igreja Católica, Imprensa, Isso, joão paulo,leitura, manchetes, meio, Papa Bento XVI, paulo ricardo, Ratzinger, reina,respeito, Santo Padre, senhores, ter, uma, vaticano ii


    Twitter Trackbacks




    Faça o seu comentário


    Você precisa estar logado para enviar um comentário.

    Siga-nos
    Share on facebookShare on twitterShare on google_followShare on youtubeShare on rss









    Bíblia Católica Online
    bibliacatolica




    bibliacatolica fb.me/28jkUJvpHyesterday · reply · retweet · favorite



    bibliacatolica Patriarca Bartolomeu I e a renúncia de Bento XVI Istambul (RV) – Profundo pesar expressou o Patriarca... fb.me/2JjWWZNpT2 days ago · reply · retweet · favorite



    bibliacatolica fb.me/14SF3X4962 days ago · reply · retweet · favorite



    bibliacatolica fb.me/2gpw7eGxk2 days ago · reply · retweet · favorite
    Join the conversation

    Novidades deste blog


    Digite seu endereço de e-mail para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.



    Tag cloud
    Scherer Reflexões crueldade governo lula obstante mohammed Unumvilipendiar taxas convocaram artePentateuco yangon 1 de maio Janaínaacontecendo Timóteo pss documento de puebla Carlos Martins Nabeto rechaço homenageouconhece tarefa sob Turksonnecessitado entregaram levar redigidonancy keenan Laurie GoodsteinDoutrinas e finalmente Grímssoncantores dublin notar viam iluminadisponível monaquismo AppleItália cidadania

    Bíblia Católica Online

    Livro:

    Capítulo:



    "Jesus disse: "Eu não lhe disse que, se acreditar, você verá a glória de Deus?""(João 11,40)

    Categorias
    Apologética
    Bíblia
    Doutrina Católica
    Espiritualidade
    Evangelho do dia
    História da Igreja
    Igreja
    Mundo
    Outros
    Podcast
    Protestantismo
    Santa Sé
    Santos da Igreja
    Seitas e Heresias
    Sem categoria
    Vídeos

    Tópicos recentes
    A renúncia do Papa e os oportunistas da imprensa secular
    Autoridade vaticana esclarece aos meios sobre uniões homossexuais e recorda que o matrimônio é entre um homem e uma mulher
    Bento XVI exorta aos jovens a redescobrir a amizade com Cristo para transformar a sociedade
    Lançamento: Manual de Defesa dos Livros Deuterocanônicos
    O Papa: Deus cria o homem para o amor e não para o pecado que tudo destrói
    Autoridade vaticana promove as “Twitthomilias”: Ideias para homilias em 140 caracteres
    Documentário sobre a vida de Padre Pio

    Arquivos

    Links Católicos
    Apologistas Católicos
    Bíblia Católica Online
    Católicos do Brasil
    Comunidade Mariana Boa Semente
    Cristoatividade Web Rádio Católica
    Doutrina Católica
    Encontro com o Bispo
    Google Católico
    O Catequista
    Padre Marcelo Rossi
    Padre Paulo Ricardo
    Pastoralis
    Reino da Virgem Mãe de Deus
    Respostas Católicas
    Sociedade Católica
    Tradição Católica
    Universo Católico
    Vaticano
    Veritas Ipsa
    Veritatis Splendor
    Voz da Igreja
    Web Rádio Rainha dos Apostolos
    Wikatolica

    QR Code




    Publicidade





    Nossos Parceiros


    Meta
    Registrar-se
    Login
    Posts RSS
    RSS dos comentários
    WordPress.org

    Login rápido








    Mais populares
    Carta aberta ao Pe. Fábio de Melo (63)
    Quem fundou a sua Igreja? (58)
    Quem é a Pedra: Jesus ou Pedro? (45)
    DENÚNCIA: Perseguição contra o Padre Paulo Ricardo na Arquidiocese de Cuiabá (45)
    Adorar imagens? (40)
    Protestantes dizem que Católicos não lêem a Bíblia (38)
    Escola da Fé – Pe. Paulo Ricardo responde a telespectador protestante! (38)
    Resposta à Carta Aberta – Pe. Fábio de Melo(35)
    Creio em Deus Pai (31)
    Ex-Protestante responde: O que significa o termo Católico? (28)

    Comentários Recentes
    Maria Gabrielly Bezerra Falcao: vou fazer minha primeira comuniao
    Fabiana Ester: Eu fiquei muito feliz de
    esmirna bliss: o engraçado é que uma
    Deus e o homossexualismo « Namoro Católico – Blog: [...] e Santos da Igreja
    Juvenal Lopes Furtado: Agora que comecei a ver
    MARCOS IVON: COMO CATÓLICO DIGO: ISTO É
    Celesio Rocha: Bento e a palavra de
    Edigar Caires: O neo-ateísmo é tão falho
    Bíblia Católica: Obrigado pelo aviso. A correção
    valdeipereira de sousa: Concordo plenamente com o padre,se

    Posts Recentes
    A renúncia do Papa e os oportunistas da imprensa secular
    Autoridade vaticana esclarece aos meios sobre uniões homossexuais e recorda que o matrimônio é entre um homem e uma mulher
    Bento XVI exorta aos jovens a redescobrir a amizade com Cristo para transformar a sociedade
    Lançamento: Manual de Defesa dos Livros Deuterocanônicos
    O Papa: Deus cria o homem para o amor e não para o pecado que tudo destrói
    Autoridade vaticana promove as “Twitthomilias”: Ideias para homilias em 140 caracteres
    Documentário sobre a vida de Padre Pio
    Fé de jovens católicos surpreende jornais americanos
    Bento XVI pela Quaresma: Toda a vida cristã consiste em responder ao amor de Deus
    650 mil pessoas marcharam pela vida e contra o aborto nos EUA


    Copyright © 2007 - Bíblia Católica News - is proudly powered by WordPress
    Gossip City Theme is created by: Design Disease brought to you by Celebrific.

    Anterior
    Autoridade vaticana esclarece aos meios sobre uniões homossexuais e recorda que o matrimônio é entre um homem e uma mulher






    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo