Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

    YOGA: QUE É?










    - - - - AVISOS -







    INÍCIO

    ARTIGOS

    CONTATOS

    BÍBLIA

    DIVERSOS

    ESPECIAIS


    Pergunte!

    e responderemos


    Veja como divulgar ou embutir artigos, vídeose áudios em seu site ou blog.




    Sua opinião é importante!













    Sites Católicos
    Dom Estêvão
    Propósitos


    RSS Artigos
    RSS Links



    FeedReader





    Download










    Cursos do Pe Paulo Ricardo




    Newsletter
    Pergunte!
    Fale conosco
    Pedido












    PESQUISAR palavras




    Aulas, Mundo Atual
    O ódio ao feminino


    Diversos, Mundo Atual
    Já Notaram?










    PERGUNTE E RESPONDEREMOS 500 – fevereiro 2004

    Na ordem do dia:



    YOGA: QUE É?



    Em síntese: Faz-se necessário distinguir, na Yoga, filosofia ou cosmovisão, de um lado, e práticas físicas e dietéticas, de outro lado. Aquela é panteísta e, como tal incorre na condenação não só da fé, mas também da razão, já que o panteísmo identifica entre si a Divindade, o mundo e o homem. Todavia os exercícios físicos e dietéticos da Yoga são compatíveis com a fé católica, desde que o iogui não assimile as proposições panteístas que tais exercícios têm em sua origem.



    Vêm sendo fundadas no Brasil várias Academias de Yoga - o que tem despertado no público o desejo de mais conhecer o assunto. A isto atenderemos, propondo, após breve Introdução lingüística, as grandes linhas da filosofia yógui, e a posição da Moral cristã frente a tal corrente.



    Introdução



    Etimologicamente o termo yoga, de origem hindu, se prende aos nossos vocábulos "jugo, conjugal, juntar"; exprime a idéia de "atrelar, unir, ligar", à semelhança talvez do termo "religião" (que alguns etimologistas derivam de "religare"). A junção ou união que a Yoga designa, é a união do homem com Deus ou, para falarmos diretamente na terminologia hinduísta, a união do homem aparente, tal como o conhecemos, com a realidade profunda e perfeita que se acha latente dentro de cada indivíduo.



    Derivadamente yoga significa os métodos recomendados pelos mestres para se atingir tal objetivo. Essas táticas, por variadas que sejam, visam a dominar as energias do corpo e da alma, mobilizando-as todas a fim de que, com o máximo de eficácia e proveito, a personalidade se desdobre e realize ou "divinize".



    A técnica da Yoga, hoje disseminada em vários países do Ocidente, é herança recebida da antiga civilização hindu, a qual conta possivelmente cinco milênios de existência. Sendo assim, interessa-nos primeiramente verificar as notas características da Yoga hindu, para depois examinar em que medida são assimiláveis ao Cristianismo.



    1. A Yoga hindu



    Distinguiremos entre a filosofia e a prática professadas pela Yoga hindu.



    1. A filosofia: A Yoga, em sua forma originária, é inspirada pelas principais teses da mística hindu, teses que será preciso recordar brevemente a fim de se poder apreciar a mensagem yoguista. Podem-se resumir nos seguintes itens:



    1) O homem que tenha a união com Deus, não procure fora ou acima de si uma Realidade Primeira, que seja objeto de contemplação ou modelo a imitar. É, ao contrário, dentro de si que o indivíduo deve procurar penetrar; ele é, em estado latente, essa realidade mesma que tanta gente procura fora de si. Em outros termos: o espírito humano, cujas virtualidades a Yoga visa cultivar, é parte do Espírito Universal ou do Princípio Divino (divindade). Não há distinção essencial entre espírito humano e espírito divino, nem entre o mundo e a Divindade; o homem é centelha emanada do Fogo Divino.



    2) Fora do homem, só existe um mundo de ilusões ou de realidades meramente aparentes. As realidades externas, na medida em que prendem a atenção do indivíduo (o que se dá tão freqüentemente); impedem-no de tomar conhecimento do seu verdadeiro Eu. Daí a tendência fundamental de todo yogui (assim se chama o praticante da Yoga) a evadir-se das coisas exteriores, visíveis, para concentrar-se em seu íntimo; o yogui não visa de modo nenhum ao "êxtase", ou seja, um "transportar-se" mental para um Objeto maior e mais belo (de que falam as outras escolas de mística), mas, ao contrário, procura um estado de "ênstase" ou de entrada total em si mesmo.



    Em suma, o yogui hindu tende à sua consumação primeiramente por via de negação: nega o universo, que para ele não tem sentido ou é mera ilusão; nega o corpo, que só proporciona prazeres fictícios ou autêntico sofrimento; nega também a alma ou o "Eu que pensa e age" com a sua consciência habitual... Executadas conseqüentemente, essas negações o devem levar ao domínio sobre o mundo exterior e à plena liberdade interior; o homem perfeito não é mais afetado pela percepção das coisas sensíveis nem pela recordação das mesmas; ele atinge a centelha divina que, colocada no seu íntimo, constitui o seu verdadeiro Eu.



    2. A prática: Movido por este ideal, o yogui lança mão de recursos técnicos para conseguir o seu fim, recursos entre os quais ocupa lugar preponderante a meditação.



    Meditação, para o homem ocidental, significa, antes do mais, reflexão ou raciocínio discursivo em torno de determinado tema; envolve o trabalho da inteligência, da fantasia, da memória e, por fim, o da vontade. Não é assim, porém, que o yogui hindu concebe meditação: esta vem a ser, para ele, a aplicação silenciosa das faculdades da alma a determinado objeto; nesse exercício, não há raciocínio discursivo, pois justamente o yogui procura desembaraçar-se da multiplicidade dos seres, multiplicidade envolvida em todo raciocínio; procura esvaziar a mente de todos os seus conceitos habituais, dela fazendo uma folha branca ou uma tábua rasa. Assim é que a alma se emancipa do rebuliço do mundo sensível, entra em repouso ou no gozo da união com a Alma Universal; destarte, ainda se pode dizer, o espírito do homem volta ao seu princípio, identifica-se com a Divindade.



    Um passo adiante: a fim de poder meditar com todo o proveito, o yogui se esforça por tornar-se senhor de seu corpo e de todos os seus movimentos naturais. Dois são os tipos de instrumentos mediante os quais ele procura chegar a essa soberania:



    a) a abstinência e as virtudes conexas. Base imprescindível do itinerário yoguista é a abstinência (yama) em seus vários aspectos, tais como: a não-violência (o yogui abstém-se de qualquer pensamento, palavra ou ação que possa acarretar sofrimento a algum ser vivo); a veracidade (ou fuga de toda mentira e hipocrisia); a castidade (o orante procura evitar mesmo as emoções eróticas); a pobreza e o respeito dos bens alheios.



    Essa múltipla abstinência, porém, tem que ser fecundada pela prática de cinco virtudes positivas (Niyâma): 1) a pureza (pureza externa e pureza interna ou de coração); 2) o contentamento com tudo que aconteça, de agradável ou desagradável, na vida cotidiana; 3) a austeridade de vida, que contém o indivíduo constantemente dentro de certas normas; 4) o progressivo conhecimento de si mesmo; 5) a adesão ou o abandono de si à Divindade.



    A outra categoria de instrumentos favoráveis à meditação diz respeito mais diretamente ao corpo; é:



    b) a disciplina das atitudes somáticas (Asanas). Há reconhecidamente certas posições do corpo que estimulam o metabolismo, ativam a circulação do sangue, fomentam o funcionamento das glândulas e acalmam os nervos, proporcionando conseqüentemente ao espírito a paz e o bem-estar oportunos para a concentração; toda a energia espiritual latente no íntimo do indivíduo é assim mobilizada. O yogui hindu pratica habitualmente 84 dessas posições de meditação, sendo vinte delas acessíveis a qualquer pessoa dotada de força de vontade (a título de exemplos, vão aqui enumeradas, segundo os seus nomes característicos, as posições "da grande saudação, da árvore, da serpente que se defende, do delfim, do arco teso, do grande derrubamento, da folha dobrada, da candeia, do carro, do poste...").



    Ainda entre os meios de disciplina do corpo, ocupa lugar de relevo especial na Yoga o controle da respiração (prânâyâma).



    Os hindus valorizam de modo especial o papel que toca à respiração nos fenômenos vitais: não há dúvida, a respiração influencia decisivamente o funcionamento dos órgãos, como por sua vez este repercute decisivamente sobre aquela; note-se, por exemplo, como os estados emocionais (de temor, aflição, alegria, ira, vergonha...) alteram o ritmo da respiração.



    O yogui procura colocar sob o controle da vontade o próprio reflexo automático da respiração; esta se torna então novo fator de canalização das energias do indivíduo; nenhum orante hindu entra em meditação sem ter previamente purificado os canais do corpo e despertado o espírito mediante respiração profunda e cadenciada; durante muito tempo mesmo os hindus guardavam o segredo a respeito de certas receitas respiratórias.



    Voltando às posturas do corpo, notaremos que a mais estimada pela Yoga é a chamada "postura do herói" ou "postura perfeita" ou ainda "lótus"; o orante se coloca então de cócoras, e concentra seu olhar em determinado ponto, como seja talvez a ponta do próprio nariz; pode também acontecer que feche os olhos e volte sua mente para um dos centros vitais importantes do organismo, isto é, para o coração, considerado sede das emoções; a testa, tida como sede das faculdades intelectuais; o ápice da cabeça, etc. É o guru ou mestre espiritual quem deve escolher para o discípulo o "lugar" mais oportuno em que ele há de concentrar o seu olhar; o mesmo mestre também lhe indica o objeto da meditação; uma árvore, uma fruta, uma paisagem, ou então a figura de um dos deuses prediletos. Este objeto, o yogui o situa mentalmente no "lugar" da concentração (coração, testa...) e aí o contempla com todos os respectivos pormenores. Aos poucos, dizem os mestres, tudo que há de sensível na imagem desaparece,e o yogui entra na contemplação de uma só idéia, cada vez mais pura, encarnada em tal objeto sensível: a idéia da bondade, a do poder, a da força, a do amor... Não será preciso acrescentar que, assim contemplando, o orante se vai aproximando do verdadeiro Eu.



    Para fixar a mente, outro método também se recomenda: é o japa ou a repetição continuada de um nome santo, de uma prece, de um versículo dos livros sagrados ("Eu sou Brama, Eu sou a Consciência mesma, Eu sou Isso..."). Essas palavras, repercutindo no ouvido, penetram até o subconsciente da alma, onde fazem surgir a Divindade... ou, em outros termos, essas palavras provocam uma espécie de obsessão, que elimina da mente toda idéia profana.



    Numerosas são as combinações possíveis de exercícios físicos ensinados pela Yoga; o uso desses métodos está condicionado pela índole do aprendiz (em uns predomina a atividade intelectual consciente, em outros a necessidade do trabalho e a dedicação, em outros a sede de ascese ou disciplina, etc); de acordo com essas diversas categorias de temperamento, distinguem-se diversos métodos ou correntes da Yoga: a Yoga do Conhecimento, a da Devoção, a da Ação, a Yoga Régia, etc.



    Em resumo, poderíamos exprimir a mensagem da Yoga hindu ao mundo contemporâneo nos seguintes termos:



    "A arte do yogui é a de se estabelecer no silêncio absoluto, criar em si como que uma grande ausência de pensamentos e ilusões, afastar tudo, esquecer tudo, excetuada esta idéia - nó vital do sincretismo hindu: o verdadeiro Eu do homem é divino; esse Eu é Deus, o resto é silêncio" (Yogin du Christ, La voie du silence 1956, 44).



    Essas noções já são suficientes para se tentar definir a atitude do cristão perante a mística yoguista.



    2. O cristão e a Yoga



    A fim de se avaliar devidamente a mensagem da Yoga, torna-se necessário distinguir entre a filosofia pressuposta pelos mestres hindus e os métodos que eles ensinam.



    1. A filosofia ou a mentalidade dos documentos fundamentais da Yoga evidencia-se incompatível não somente com a Revelação cristã, mas também com a sã razão. Seja lícito tecer em torno de tal mentalidade as seguintes considerações:



    a) o panteísmo é doutrina comum da religiosidade hindu e, por conseguinte, também da Yoga oriental; é porque julga ser Deus ou parcela de Deus que o yogui tende à união com a Divindade, procurando o seu autêntico Eu no íntimo de si mesmo.



    Verdade é que quase todo yogui hindu reconhece o seu ishvara ou a sua Divindade tutelar concebida como se fosse um Deus pessoal; embora professe que só Brama é Deus, ele adora Krishna ou Shiva...;o hindu justificaria esta atitude afirmando que cada ishvara pessoal, particular, é apenas uma forma ou manifestação do grande e único Ishvara; a personalidade, para o hindu, representa um grau de ser inferior ao grau impessoal.



    À luz destas premissas, entende-se o que é oração para o yogui hindu. Quando este invoca Deus (e há muitas preces da Yoga assim concebidas), não invoca um Deus pessoal, como costumam fazer os homens ocidentais; mas dirige-se a um arquétipo ou exemplar totalmente inativo, projetado pela própria mente do yogui; esse Deus é como que o foco virtual do yogui, o ponto de fuga de sua perspectiva, nada mais. - A Yoga é essencialmente a arte em que o indivíduo procura com todas as energias obter de si mesmo tudo que ele possa obter; ele nada espera de um Deus transcendente, mas visa a realizar por si a sua própria divinização, de modo a poder dizer: Por meus exclusivos esforços tornei-me o que sou.



    Ora o panteísmo é evidente aberração aos olhos da própria razão humana, pois professa transição do finito para o Infinito, do contingente para o Absoluto e vice-versa, como se o Infinito não fosse senão uma prolongada série de parcelas finitas.



    b) Negando estrita distinção entre a Divindade e o mundo, a Yoga tende a cancelar também a distinção entre espírito e matéria; toda experiência psíquica reduzir-se-ia a simples processo material. No setor da moral yoguista, a pureza, a bondade não aparecem propriamente como qualidades do espírito, mas como estados purificados da matéria sutil.



    Eis, porém, que a razão humana ensina a distinção entre espírito e matéria ou entre alma e corpo. O espírito tem atividade emancipada da matéria; por conseguinte também existe independentemente da matéria, não é matéria (pois o modo de agir corresponde ao modo de ser).



    c) a depreciação de tudo que é corpóreo, como se fosse a grande ilusão cósmica (maya), inspira-se em pessimismo pouco razoável. O mesmo se diga da distinção entre o verdadeiro e o falso Eu. A sã filosofia professa, sim, a realidade das coisas sensíveis; estas são..., e são boas, embora na hierarquia dos valores ocupem lugar inferior ao do espírito e, conseqüentemente, mereçam menos apreço do que as realidades espirituais. O mundo visível pode tornar-se armadilha e ocasionar ilusão, mas não é por si mesmo ilusão nem falácia. Esta afirmação baseia-se no fato de que tanto a matéria como o espírito são criaturas de um só Criador; todo ser finito deve sua existência ao Ser Infinito e, em suas proporções, é bom como Este é bom.



    Eis algumas observações sobre as doutrinas capitais que animam a Yoga hindu. Verifica-se, porém, que no moderno surto de yoguismo muitos autores afirmam "não estarem as práticas dos grandes yoguis indissoluvelmente ligadas aos conceitos particulares da teologia hindu" (cf. J. Herbert, La spiritualité hindoue 424). Apregoam mesmo ser possível a um cristão usufruir da técnica dos yoguis sem abandonar proposição alguma da fé cristã; em vista disto, preconizam uma substituição de nomes hindus por nomes cristãos, como se no fundo houvesse equivalência entre a filosofia hinduísta e a filosofia cristã: dizem-nos, por exemplo, que o cristão teria todo o direito de falar de Deus Pai onde o yogui fala de Brama; ou do Cristo, onde o hindu menciona Rama, Shiva ou Hari; ou de Maria, onde a Yoga se refere a Kâlí. A frase de Cristo: "Eu e o Pai somos um só" (Jo 10, 30) corresponderia exatamente à afirmação freqüente nos Upanishads: "Eu sou Tal" (= Eu sou Deus); o sermão sobre a montanha (Mt 5-7) não seria senão modalidade de um texto de Karma-Yoga; os Salmos e o Cântico dos Cânticos exprimiriam elevações de alma como as que se encontram na Brâgavata-Purâna e nos cânticos de Kabir e Râmprasâd.



    Estas tentativas de identificação são extremamente capciosas; inaceitáveis, porém, para um cristão. O hindu pode querer pactuar com o Cristianismo dentro de um ecleticismo amorfo; o cristão, porém, não reconhecerá tal sincretismo, pois tem consciência de que possui a Verdade e de que a Verdade é um Absoluto; tudo que não se adapte a ela, só a contamina, contradizendo às aspirações mais nobres da alma humana.



    Ora são irredutíveis uma à outra a concepção cristã e a concepção hinduísta. O cristão professa, sim, um só Deus pessoal, transcendente, Criador bom de todos os seres. Esse Deus assinala a cada indivíduo uma vida (e uma só, não sujeita a reencarnações) aqui na terra, a fim de que o homem utilize a sua inteligência e a sua vontade para aderir ao Criador e faça que outras criaturas dêem glória ao Altíssimo. Otimismo, portanto, em relação ao mundo material. - O Cristianismo assevera outrossim que a desordem verificada no homem e em torno do homem se deve a uma revolta dos primeiros pais contra o seu Autor, revolta que convulsionou a própria natureza humana e os seres inferiores; Deus, porém, houve por bem tirar a criatura do triste impasse em que se colocou, oferecendo-lhe Redenção. Para o cristão, por conseguinte, a salvação vem a ser dom de Deus,e dom gratuito que o indivíduo não pode forçar por método algum; é na fé, na esperança, no amor filial e na humildade que o cristão recebe a graça do Redentor e procura guardá-la ciosamente.



    Tais são, em rápido esboço, as grandes idéias que norteiam o comportamento do cristão nesta vida. Acrescente-se agora que, embora a libertação espiritual, para o discípulo de Cristo, não seja produto de receitas nem de técnicas humanas, mas dom do Salvador, ela não obstante exige toda a colaboração do homem; o cristão, longe de ser destinado a uma atitude passiva e mórbida diante do Criador, é chamado a desenvolver todo o seu heroísmo para deixar que o dom de Deus nele penetre. Por isto os mestres cristãos sempre ensinaram métodos de oração e penitência, que visam despertar a energia do indivíduo e levá-la para Deus (haja vista a espiritualidade dos antigos Padres do deserto, a dos grandes legisladores monásticos, a de S. Francisco de Assis, a de S. Domingos, a de S. Inácio de Loiola, a de S. João da Cruz, etc). Cada um desses métodos pode contar séculos de uso benfazejo na Igreja...



    2. A técnica do yogui.



    Eis que neste estado de coisas é apresentada aos cristãos contemporâneos mais uma técnica de vida espiritual: a Yoga.



    Para definir sua posição diante da oferta, o discípulo de Cristo deverá, antes do mais, desembaraçar essa técnica de todas as aderências da teologia hindu com que é geralmente apresentada; interessam-lhe apenas as recomendações yoguistas que visam tornar corpo e alma mais maleáveis à graça de Deus. A espiritualidade cristã sempre reconheceu a dependência da alma em relação ao corpo, assim como a notável influência que o ritmo do organismo exerce sobre as funções do espírito; por conseguinte, todos os procedimentos que possam servir para explorar devidamente as energias do corpo, serão sempre bem-vindos dentro do Cristianismo; é o que faz que o cristão não recuse valer-se das experiências de seus irmãos orientais nesse setor prático.



    Ser-lhe-á lícito, portanto, utilizá-las desde que o faça com mentalidade genuinamente cristã. Experiências desse gênero já têm sido efetuadas por alguns monges, entre os quais aquele que, sob o título de "Yogin du Christ", narra os bons resultados assim obtidos no seu livro "La voie du silence" 1956. O yogui cristão, mediante a sua metodologia, procurará sempre crescer na humildade e no amor de Deus, evitando a sedução da auto-suficiência; o seu objetivo será não o "ênstase" hindu ou esquecimento incondicional de todas as criaturas exteriores, nem o "êxtase", graça concedida por Deus em circunstâncias extraordinárias, mas a experiência da presença de Deus, que pela graça santificante habita a alma do justo; é tal experiência que constitui o estado místico.





    Dom Estêvão Bettencourt (OSB)Pergunte e Responderemos - Bíblia Católica - Catecismo





    Como você se sente ao ler este artigo?

    Feliz Informado Inspirado Triste Mal-humorado Bizarro Ri muito Resultado





    0 0
    PUBLICAR - COMENTAR - EMAIL






    Ver N artigos +procurados:


    TÓPICO ASSUNTO ARTIGO (leituras: 1051383) /DIA
    Diversos Testemunhos 2594 Agora Sou Católico 40.42
    Diversos Notícias 2596 O Papa das Renúncias 25.98
    Diversos Reflexões 2597 A Riqueza do Papa Bento XVI 23.36
    PeR Ética e Moral 2584 Índice dos Livros Proibidos pela Igreja 21.17
    Diversos Protestantismo 2575 Somente a Bíblia? 21 razões para rejeitar a Sola Scr... 19.77
    Diversos Escrituras 2591 Apocalipse, Intepretação 19.63
    Diversos Ciência e Fé 2592 Genética e Homossexualidade 18.56
    Diversos Escatologia 2590 A Predição de São Nilo de Ancira 14.06
    Diversos Testemunhos 2573 150 Razões para ser Católico com Base Bíblica 9.66
    PeR História 2585 A Clausura dos Mosteiros e Conventos 9.52
    Diversos Testemunhos 2570 Testemunho de ex-ateu 9.42
    Livros Protestantismo 1190 Objeções e Erros Protestantes 9.15
    Links Mundo Atual 2588 Um Papa certo para tempos incertos 8.84
    Diversos Apologética 2593 Os Infindáveis Irmãos de Jesus 7.96
    Diversos Testemunhos 2576 Porque me converti ao catolicismo 7.65
    Diversos Reflexões 2582 Pequenas Negligências 7.48
    PeR História 2571 Via Sacra, qual a origem e o significado? 6.74
    Diversos Ética e Moral 2572 BBB, a Banalização do Sexo 6.44
    Vídeos Testemunhos 2565 Testemunho de Coroinha do Padre Pio 6.23
    Diversos Notícias 2578 Marcha pela Vida surpreende os EUA 6.17
    PeR O Que É? 2142 Quiromancia e Quirologia 6.05
    Livros Teologia 1370 A Suma Teológica em forma de Catecismo 5.82
    Diversos Aborto 2587 A Cartilha do Aborto 5.63
    PeR Escrituras 2581 Onde estão Elias e Henoque? 5.10

    Autores:


    AUTOR ARTIGOS
    Estêvão Bettencourt 1074
    Padre Paulo Ricardo 343
    Padre José Ruy 112
    Carlos Ramalhete 92
    Alessandro Lima 63
    Pe. Inácio José do Vale 63
    Bíblia Vulgata ed.36 61
    Claudio Maria 36
    RealCatholicTV 31
    Dom Fernando Rifan 26
    Dom Henrique Soares 25
    Canção Nova 20
    Papa Bento XVI 18
    Igreja Católica 16
    Jorge Ferraz 15
    Revista Catolicismo 15
    Sergio Sebold 15
    Prof. Lassadier 14
    Dom Edney Mattoso 12
    Ivanaldo Santos 12
    Felipe Aquino 12
    A. Silva 10
    Padre Julio Maria 10
    Reinaldo Azevedo 7




    É no pecado que está a raiz de todos os males, não importa partido, ideologia ou sistema de governo. É ilusão debater as consequências do pecado sem atacar a causa.
    Claudio Maria







    'Não errai, irmãos: se qualquer homem seguir àquele que faz um cisma da Igreja, ele não herdará o Reino de Deus. (...) Tende uma só Eucaristia, pois é una a Carne de Nosso Senhor Jesus Cristo, uno o cálice da unidade de Seu Sangue, uno o altar e uno o Bispo com o presbitério e os diáconos'. Epístola aos Filadélfios. [Santo Inácio de Antioquia (35-110)]
    -= Ajude-nos: doação ou divulgação! -|- Publique artigos você também =-
    -= Grupo Católicos Online no Face -|- Cristãos Online no Face -|- Assine RSS Católicos Online =-

    Católicos Online




    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo