Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 25 de outubro de 2012

    ACI Digital: Brasil celebra memória litúrgica de Frei Galvão, patrono da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

    Documento sin título
       
    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
     
      25 de outubro de 2012  
    Brasil celebra memória litúrgica de Frei Galvão, patrono da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013
    REDAÇÃO CENTRAL, 25 Out. 12 (ACI) .- O Brasil está em festa neste 25 de outubro celebrando o dia do primeiro brasileiro de nascimento a ser elevado aos altares: Santo Antônio de Santana Galvão, mais conhecido como Frei Galvão, um dos patronos da JMJ Rio2013.
    NOTÍCIA COMPLETA

    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    VIDEO EXCLUSIVO DE S. FREI GALVÃO
    http://www.youtube.com/watch?v=aD9fA1wtc-g&feature=player_embedded

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

    MANCHETES DO DIA



    VATICANO

    AMÉRICA

    BRASIL

    CONTROVÉRSIA

    Católico em Dia
    Evangelho:
    Lucas 12,49-53
    Um pensamento:
    "A alma unida a Deus se diviniza de tal maneira que chega a pensar, a desejar e atuar conforme a Jesus Cristo".
    Santa Teresa dos Andes
     
     

     

    VATICANO


    Vaticano: A partir de hoje Paolo Gabriele cumprirá condenação de 18 meses

    VATICANO, 25 Out. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, assinalou que como a sentença contra o ex-mordomo do Papa Bento XVI, Paolo Gabriele, já é definitiva, a partir de hoje ele será recluído de acordo com o ordenado pelo Promotor de Justiça para cumprir sua condenação de 18 meses de privação da liberdade.

    Em uma declaração divulgada nesta manhã, o sacerdote explicou que como não houve recurso, a sentença passa a ser definitiva. "Por isso, por mandato do Presidente do Tribunal, o Promotor de Justiça dispôs nesta manhã a reclusão em execução da sentença. A ordem será cumprida hoje", disse o porta-voz do Vaticano.

    Por outro lado a Secretaria de Estado do Vaticano divulgou o seguinte comunicado:

    "A sentença do processo contra Paolo Gabriele, ora julgada, coloca um ponto final em uma história triste, que teve consequências muito dolorosas.?

    Foi um insulto pessoal ao Santo Padre; violou-se o direito à privacidade de muitas pessoas que estavam à sua volta em razão do próprio trabalho; gerou-se um prejuízo à Santa Sé e às suas diversas instituições; criou-se obstáculo às comunicações entre os bispos do mundo e a Santa Sé e causou escândalo na comunidade de fiéis. Enfim, por um período de vários meses foi perturbada a serenidade da comunidade de trabalho que cotidianamente está a serviço do Sucessor de Pedro.?

    O acusado foi considerado culpado ao término de um procedimento jurídico que se desenvolveu com transparência, equanimidade, com pleno respeito do direito à defesa. O julgamento pôde estabelecer os fatos, constatando que o senhor Gabriele colocou em ação o seu projeto criminoso sem ser instigado ou motivado por outros, mas baseando-se em convicções pessoais em nenhum modo partilhadas. As várias conjunturas sobre a existência de cumplicidade ou o envolvimento de mais pessoas revelaram-se, à luz da sentença, improcedentes.

    Com a decisão da sentença em juízo, o senhor Gabriele deverá cumprir o período de detenção que lhe foi infligido. Abre-se em seu encargo o procedimento para a destituição do direito previsto no Regulamento Geral da Cúria Romana.?

    Com relação à medida de detenção, fica aberta a eventualidade da concessão do indulto que, como se lembrou várias vezes, é um ato soberano do Santo Padre. Não obstante, a mesma pressupõe, razoavelmente, o arrependimento do réu e o pedido sincero de perdão ao Sumo Pontífice e a quantos foram ofendidos injustamente.?

    Em comparação com o dano causado, a pena aplicada resulta, ao mesmo tempo, branda e equitativa, devido à peculiaridade do sistema jurídico do qual emana".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    AMÉRICA


    Autoridade Vaticana: Ano da Fé é ocasião para retomar os documentos do Concílio Vaticano II

    LIMA, 25 Out. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Dr. Guzmán Carriquiry Lecour, Secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina, afirmou que o Ano da Fé é uma grande ocasião para que "os leigos e toda a Igreja retomem em suas mãos alguns documentos do Concílio Vaticano II" e o Catecismo da Igreja Católica.

    Em declarações ao grupo ACI, Carriquiry Lecour assinalou que "só retomar e reler a Constituição sobre a Igreja Lumen Gentium, seria uma obra magnífica para o crescimento da consciência de ser cristão, de ser Igreja".

    A Lumen Gentium, indicou, "é um documento que tem uma verdade tão persuasiva, tão resplandecente, ainda cheio de virtualidades para fazer-nos crescer na autoconsciência de ser Igreja".

    Carriquiry Lecour assinalou que ao destacar as datas do aniversário do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica, "o Papa nos está dizendo: vão a estes textos fundamentais do Magistério da Igreja que são preciosos".

    O Secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina também ressaltou "o preciosíssimo Magistério de Sua Santidade Bento XVI", e assinalou a importância que tanto leigos como sacerdotes aproveitemos seus ensinamentos, pois é "a primeira vez na história que temos como sucessor de Pedro ao teólogo mais genial da Igreja contemporânea".

    Carriquiry Lecour disse ao grupo ACI que o Ano da Fé é, para todos os cristãos, "é uma ocasião providencial para redescobrir a fé, que é a tradição mais preciosa dos povos".

    Esta também é uma ocasião, assinalou, para "aprofundar os conteúdos da fé e para comunicá-la com maior convicção e entusiasmo, como diz o Papa".

    Ao referir-se à secularização, que "avança nas grandes cidades sob o ímpeto dessa cultura marcadamente hedonista, relativista, utilitarista, que induz estilos de comportamento, atitudes cada vez mais afastadas e inclusive hostis à tradição católica", o Dr. Carriquiry Lecour assinalou que "o fundamental é voltar sempre para a fonte da fé, recomeçar desde Cristo".

    A autoridade vaticana assinalou que se deve "recomeçar desde Cristo em um encontro pessoal, que se transforma em amizade e comunhão. A experiência desse encontro pessoal com Cristo é o que fundamenta e reaviva nossa fé".

    "Esse encontro com Cristo tem que transformar-se em comunhão, tem que crescer desde a reinicialização cristã até a formação de personalidades cristãs amadurecidas na fé. E aí vem todo o processo de crescimento no conhecimento dos conteúdos da fé e a vida de fé", afirmou.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    BRASIL


    Regional Leste I da CNBB inaugura oficialmente o Ano da Fé

    RIO DE JANEIRO, 25 Out. 12 (ACI) .- Neste sábado, 27 de outubro, será realizada a abertura oficial do Ano da Fé no Regional Leste I da CNBB, com celebração da Missa, às 9h, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro.

    O Presidente do Regional e Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidirá a Celebração Eucarística, que será concelebrada pelos bispos das arquidioceses e dioceses que compõem o Regional: arquidioceses do Rio de Janeiro e Niterói, dioceses de Caxias, Nova Iguaçu, Barra do Piraí-Volta Redonda, Valença, Itaguaí, Petrópolis, Nova Friburgo, Campos e Administração Apostólica São João Maria Vianney.

    Segundo a nota enviada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro a ACI Digital, na ocasião, os bispos estarão reunidos em assembleia pastoral, com representantes das comissões pastorais que compõem o regional e coordenadores do setor juventude. A assembleia terá início às 12h do dia 26 e terminará às 12h do dia 27.

    A temática deste ano será a evangelização da juventude no estado do Rio de Janeiro e a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.
    Dom Orani, em reunião com os coordenadores da Pastoral da Comunicação das dioceses que compõem o regional, destacou aspectos importantes a serem vividos durante o Ano da Fé.

    “O primeiro é o convite a uma transformação pessoal, pois o Papa convida o católico a mudar de vida, a rever a caminhada. Depois tem o aspecto do aprofundamento do conhecimento, ou seja, do estudo do Catecismo da Igreja, de saber o porquê da sua fé, as razões da sua fé. Por fim, utilizar os meios de comunicação rádio, televisão, webtvs, jornais, revistas, folhetos, redes sociais, para divulgar aquilo que nós queremos anunciar às pessoas e aprofundar. Precisamos viver a fé além da vida pessoal. Transmiti-la é dar testemunho também pela presença na sociedade. E não podemos esquecer a Jornada Mundial da Juventude, um dos eventos oficiais do Ano da Fé, que constitui um especial convite para essa grande renovação”, disse o Arcebispo.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Canal Pré-Jornada lançado esta semana no Rio de Janeiro

    RIO DE JANEIRO, 25 Out. 12 (ACI) .- Foi lançado, na noite da última terça-feira, 23, no Edifício João Paulo II, sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o canal Pré-Jornada, que passa a integrar o site oficial da JMJ Rio2013. A partir da parceria de ação catequética entre a JMJ Rio2013, o Programa Nacional Caixa de Ferramentas (PNCF) e as mídias sociais da Arquidiocese do Rio.

    O Projeto tem por objetivo mostrar a preparação dos jovens de várias regiões para a JMJ Rio2013, com a veiculação de textos e material audiovisual produzidos por eles mesmos.

    Segundo o diretor executivo do Setor Pré-Jornada da JMJ Rio2013, padre Jefferson Gonçalves de Araújo, o canal foi criado para dar visibilidade a tudo aquilo que os jovens estão produzindo fora da cidade do Rio de Janeiro.

    “Há um grande envolvimento nacional por parte das dioceses, das pastorais e das novas comunidades, onde vão surgindo eventos sinalizando a Jornada. Como o nosso Brasil tem dimensões continentais, a gente não consegue ter noção do que está acontecendo com essa preparação nacional. Sem contar que nós vivemos também um movimento muito bonito da parte internacional. Então, para não correr o risco de ficarmos distantes de toda essa beleza plural de preparação, o canal Pré-Jornada vem para suprir esse espaço de comunicação e visibilidade”, explicou Pe. Jefferson.

    Dentro do canal, há duas seções: uma intitulada “Rumo a JMJ”, que dá visibilidade à preparação para a JMJ nas dioceses, e outra chamada “Semana Missionária”, que mostra como as dioceses vão viver a experiência missionária na semana anterior à JMJ Rio2013, evidenciando a integração entre os brasileiros locais e os jovens estrangeiros, que chegarão neste período.

    De acordo com padre Jefferson, dentro da proposta do canal, além de receber conteúdos de jovens de várias partes do Brasil, há a necessidade de envolver a todos, em realidades diferentes, e, para isso, foi preciso a realização de parcerias.

    “É uma preocupação constante de como fazer para que mais e mais pessoas entendam e vivam a proposta da Jornada. Foi daí que surgiu o desejo de fazer parceria com o Programa Nacional Caixa de Ferramentas, que é uma proposta muito interessante dentro do âmbito de tecnologias e mídias sociais. Nós estamos abertos a receber cada vez mais reforço. O que nós queremos é esperar a participação e o envolvimento de todos, e ali somar forças para que cada vez mais pessoas sejam envolvidas”, frisou.

    O Programa Nacional Caixa de Ferramentas, parte integrante da ação social da JMJ, oferece às Dioceses um programa de atividades em caráter intensivo e formativo, visando auxiliar na motivação da juventude e demais setores afins. As ações de impacto religioso, social e educacional encontrarão seu suporte nas novas linguagens juvenis: as redes de entretenimento virtual. Com o lançamento do PNCF, teve início também as inciativas “Gincana JMJ” e “Formação Jovem”, duas atividades que visam promover a interação entre família, Igreja e sociedade.

    Para saber mais sobre o PNCF pode ser acessado em www.caixadeferramentas.org.br

    Os conteúdos (vídeos, fotos e notícias) devem ser enviados para o e-mail canalprejornada@rio2013.com

    Confira o canal pré-jornada em: www.rio2013.com/pt

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Brasil celebra memória litúrgica de Frei Galvão, patrono da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

    REDAÇÃO CENTRAL, 25 Out. 12 (ACI) .- O Brasil está em festa neste 25 de outubro celebrando o dia do primeiro brasileiro de nascimento a ser elevado aos altares: Santo Antônio de Santana Galvão, mais conhecido como Frei Galvão, um dos patronos da JMJ Rio2013.

    Canonizado em maio de 2007, durante a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, Frei Galvão é conhecido por suas pílulas milagrosas, indicadas para quem tem problemas de saúde ou na gravidez, para ajudar durante o parto, distribuídas pelas religiosas do mosteiro da Luz, em São Paulo, onde viveu o religioso.

    Conforme recorda a nota de hoje do site oficial da JMJ Rio 2013, considerado o “arauto da paz e da caridade”, o santo nasceu em 1739, em Guaratinguetá (SP), apesar ser de uma família com muitas posses, ele renunciou a tudo para entrar, aos 16 anos, no Convento de São Boaventura de Macacu, no Rio de Janeiro. Em 1761, fez seus votos e foi mandado para o Convento de São Francisco, em São Paulo.

    Depois de uma vida dedicada a Cristo e às obras de caridade, Frei Galvão faleceu em 23 de dezembro de 1822 e foi sepultado na Igreja do Recolhimento, construção que ajudou a criar, conhecida hoje como Mosteiro da Luz.

    A origem das pílulas remete-se a ocasiões em que o frei ajudou pessoas com problemas de saúde. Em um certo dia, ele foi procurado por um senhor muito aflito, porque sua mulher estava em um difícil trabalho de parto.

    Milagre da Canonização

    Segundo a página www.saofreigalvao.com, o milagre que permitiu a canonização do brasileiro foi uma graça concedida à paulistana Sandra Grossi de Almeida. Após três abortos espontâneos no passado devido a um problema de má formação do útero, em 1999 Sandra ficou grávida. Os médicos não acreditavam que a gestação pudesse chegar ao fim.

    Seu útero era bicorne, com duas cavidades muito pequenas e assimétricas, como se fosse uma parede. Tal formação não pode ser corrigida por cirurgia, tornando impossível levar qualquer gestação até o fim.
    As previsões de complicação do parto eram péssimas, mas mesmo assim, contrariando o prognóstico médico de que a gestação não chegaria ao 5º mês, Sandra rezava e tomava as pílulas de Frei Galvão durante toda a gestação. Na 32º semana, em 11 de dezembro, o parto cesariano foi realizado após a ruptura da bolsa, sem complicações.

    Nasceu Enzo de Almeida Galafassi, com problemas respiratórios de risco. Entretanto, no dia 12 de dezembro, a criança não apresentava qualquer sinal de doença e foi liberada do hospital no dia 19 do mesmo mês.

    Oração da novena a São Frei Galvão

    Oração à Santíssima Trindade

    Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro, louvo e Vos dou graças pelos benefícios que me fizestes. Peço-Vos, por tudo que fez e sofreu o Vosso servo Frei Galvão, que aumenteis em mim a fé, a esperança e a caridade, e Vos digneis conceder-me a graça que ardentemente almejo. Amém.

    Oração para todos os dias da novena de Frei Galvão

    A novena inicia-se sempre com o sinal da cruz e logo em seguida faz-se a intenção,o pedido ou o agradecimento. Faz-se depois a invocação: São Frei Galvão, rogai por nós!

    No final de cada dia da novena, faz-se a oração a Frei Galvão, como segue:

    São Frei Galvão, Deus fez em ti maravilhas e através de ti anunciou o Evangelho do amor, do acolhimento e da misericórdia para com os mais fracos e sofredores. Com o coração agradecido por tão grande Dom à nação brasileira, nós te pedimos: intercede por nós junto a Deus para que possamos vivenciar na comunidade eclesial, os valores evangélicos que de modo tão heróico viveste.Dá-nos a coragem e perseverança na fé e abertura ao Espírito Santo Deus, para que possamos ser sal da terra e luz do mundo. Amém.

    (Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai)

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Comitiva do Vaticano continua visita no Rio de Janeiro

    RIO DE JANEIRO, 25 Out. 12 (ACI) .- O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, já se encontra no Rio de Janeiro acompanhando a comitiva responsável pelas viagens internacionais do Santo Padre, o Papa Bento XVI, composta por três pessoas do Vaticano, lideradas por Alberto Gasbarri. A agenda de hoje prevê uma série de visitas aos locais da JMJ e outros lugares no Rio de Janeiro que poderiam albergar a missa de encerramento do evento, caso seja escolhido um local alternativo à Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade.

    Ontem, os integrantes do grupo vindo de Roma foram acolhidos pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, no Palácio São Joaquim, nesta quarta-feira onde puderam ter uma reunião com o arcebispo e membros do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, além de visitar o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro.

    Em um clima de grande entusiamo, Gasbarri transmitiu uma saudação especial do Sumo Pontífice, agradecendo e motivando o trabalho desenvolvido, até o momento, na organização da JMJ Rio2013. A visita, prevista há cerca de cinco meses, tem por finalidade conhecer melhor a cidade que sedirá a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho de 2013, que reunirá milhões de jovens do mundo inteiro.

    Ainda esta semana, rumores causados por certos meios de imprensa que informaram errôneamente que a base aérea de Santa Cruz havia sido definitivamente “vetada” para ser o cenário da missa final da Jornada, foram desmentidos na quarta-feira, 24, através de fontes da assessoria de imprensa da JMJ e da Arquidiocese do Rio em contato telefônico com a ACI Digital.

    “A mudança será avaliada pela comitiva vaticana e informada no seu devido momento. Até agora a base não foi descartada”, informaram em exclusiva fontes da Arquidiocese carioca.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    CONTROVÉRSIA


    Suposto filho de Maciel enfrenta julgamento por extorsão

    MEXICO D.F., 25 Out. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- José Raúl González Lara, suposto filho do fundador dos Legionários de Cristo, Marcial Maciel, enfrenta um julgamento por extorsão, foi preso no México, mas saiu logo depois de pagar uma fiança.

    Na terça-feira 23 de outubro González Lara saiu de uma penitenciária da cidade de Cuernavaca, Estado de Morelos, aonde foi conduzido após ser detido pelas autoridades locais devido a uma acusação feita contra ele pelo sacerdote legionário Carlos Skertchly Molina.

    A situação jurídica do acusado será resolvida hoje por um tribunal local de Cuernavaca, pela demanda apresentada contra ele em janeiro de 2012.

    Em janeiro de 2010 e depois de uma reunião com González Lara, os legionários de Cristo fizeram pública uma carta que o Padre Skertchly escreveu-lhes, na qual informava que o suposto filho de Maciel pedia 26 milhões de dólares em troca de seu silêncio.

    O sacerdote disse a González que "desejamos compreender sua situação, tratar de colocar à luz aspectos ainda escuros que enfrentamos, buscar a verdade, sair ao encontro das pessoas, mas não podemos de jeito nenhum ceder ante o pedido de pagar dinheiro em troca de silêncio".

    "Embora entendamos toda a dor e sofrimento que nos relataste, e deploramos o mal que possa seguir do escândalo, não acolheremos nunca pedidos deste gênero, que ademais são ilícitos. Preferimos buscar e enfrentar a verdade por dolorosa que seja", acrescentava.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Lefevbristas expulsam bispo que negou o holocausto judeu

    MENZINGEN, 25 Out. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- A Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX - lefebvristas) decidiu expulsar ao controvertido bispo britânico Richard Williamson, conhecido por negar o holocausto judeu, depois de sua reiterada falta de respeito e desobediência a seus "superiores legítimos" nessa organização.

    Em um comunicado emitido ontem 24 de outubro pela Casa Geral da Fraternidade São Pio X se informou que Williamson "foi declarado excluído da FSSPX por decisão do Superior Geral e do Conselho, em 4 de outubro de 2012".

    A medida se realizou depois do distanciamento de Williamson "da direção e do governo da FSSPX há vários anos, e negando-se a manifestar o respeito e a obediência devidos a seus superiores legítimos".

    "Um último prazo lhe tinha sido concedido para conformar-se ao disposto, ao término do qual anunciou a difusão de uma ‘carta aberta’ pedindo ao Superior Geral que renunciasse", explica a mensagem.

    A "dolorosa decisão", de acordo ao comunicado, "fez-se necessária em atenção ao bem comum da Fraternidade São Pio X e de seu bom governo".

    Williamson, um dos bispos excomungados em 1988 depois de serem ordenados por Dom Marcel Lefebvre sem a autorização do Papa, criticou duramente a FSSPX por sua aproximação à Igreja Católica.

    O Papa Bento XVI, em um gesto magnânimo, levantou a excomunhão que pesava sobre os quatro bispos em 2009, entre eles Williamson e o atual Superior Geral da FSSPX, Dom Bernard Fellay.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo