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    quarta-feira, 24 de outubro de 2012

    [catolicos_respondem] IGREJA CATÓLICA (069) IGREJAS E COMUNIDADES ECLESIAIS SEPARADAS Som !

     

     

                           

                       IGREJA CATÓLICA   

                                   (069) – ECUMENISMO-UNITATIS REDINTEGRATIO !

                                   IGREJAS E COMUNIDADES ECLESIAIS SEPARADAS...

     

                   DUAS CATEGORIAS DE CISMAS                        

                  13. – Temos diante dos olhos as duas principaiss categorias de cisões que ferem a túnica inconsútil de Cisto.   

    As primeiras divisões sobrevieram no Oriente, já por contestação das fórmulas dogmáticas dos Concílios de Éfeso e Calcedónia, já em tempo posterior, pela ruptura da comuhão eclesiástica entre os Patriarcados orientais e a Sé de Roma.         

    As outras, após mais de quatro séculos, originaram-se no Ocidente, provocadas pelos acontecimentos comumente conhecidos com o nome de Reforma.

              Desde então, muitas comunhões, nacionais ou confessionais, se separaram da Sé Romana.          

              Entre aquelas nas quais continuam parcialmente as Tradições e as estruturas católicas, ocupa um lugar especial a Comunhão Anglicana.

              Estas diversas divisões, todavia, diferem muito entre si,  não apenas em razão da origem, lugar e tempo,  mas principalmente pela natureza e gravidade das questões relativas à fé e à estrutura eclesiástica.

              Por isso, sem querer minimizar as diferenças entre os vários grupos cristãos e sem desconhecer os laços que, não obstante a divisão entre elas existem, este sagrado Concílio determina propor as seguintes considerações para levar a cabo uma prudente acção ecumenical.

     

                       I.CONSIDERAÇÃO PECULIAR SOBRE AS IGREJAS SEPARADAS

                                      Carácter e história  própria dos orientais.

                          14. -  Durante não poucos séculos, as Igrejas do Oriente e do Ocidente seguiram por caminhos próprios, unidas, contudo pela fraterna comunhão da fé e da vida sacramental.

              Quando entre elas surgiram dissenções acerca da fé ou da disciplina, era a Sé Romana quem, de comum acordo, as resolvia.

              Entre outras coisas de grande importância, é grato ao sagrado Concílio trazer à memória de todos o facto de  que no Oriente florescem muitas Igrejas   particulars ou locais, entre as quais sobressaem as Igrejas Patriarcais; não poucas delas se gloriam  de ter origem  nos próprios Apóstolos.

    Por isso entre os orientais prevaleceu e prevalece a solicitude e o cuidado de conservar na comunhão de fé  e caridade aquelas relações fraternas que devem vigorar entre as igrejas locais como entre irmãs.

              Semelhantemente, não se deve esquecer que as Igrejas do Oriente, têm desde a origem um tesouro, do qual a Igreja do Ocidente herdou muitas coisas em Liturgia, tradição espiritual e ordenação jurídica.

              Nem se deve subestimar o facto de que os dogmas fundamentais da fé cristã sobre a Trindade e o Verbo de Deus encarnado da Virgem Maria, foram definidos em Concílios Ecuméniocos celebrados no Oriente.

              Para preservar esta fé, muito sofreram e ainda  sofrem aquelas Igrejas.

              Mas a herança deixada pelos Apóstolos foi aceite de formas e modos diversos e desde  os primórdios da Igreja cá e lá foi explicada de maneira diferente, também por causa da diversidade de génio e condições de vida.

              Tudo isso, além das causas externas e também por falta de mútua compreensão e caridade, deu ocasião às separações.

              Em vista disto, o sagrado Concílio exorta a todos, mormente aos que pretendem dedicar-se à restauração da plena comunhão desejada entre as Igrejas Orientais e a Igreja Católica  a que tenham na devida consideração esta peculiar condição da origem e do crescimento das Igrejas do Oriente e da índole das relações que vigoravam entre elas e a Sé Romana antes da separação.

              Procurem apreciar rectamene todos estes factores.

              Acuradamente observadas, estas coisas contribuirão muito para o desejado diálogo.

     

                                                             John                                                                                                                      Nascimento      

                                                                                                                               

             

     

     

     

     

     

     

             

     

     

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    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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