Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

    Bento XVI pela Quaresma: Toda a vida cristã consiste em responder ao amor de Deus

    Caro(a) Senhor(a),

    acrvcatolico deseja recomendar o seguinte arquivo:
    Bento XVI pela Quaresma: Toda a vida cristã consiste em responder ao amor de Deus

    Favor clicar no seguinte link para ver a colaboração:

    Quem somos?
    English
    Español
    Enciclopedia Católica
    Siga-nos:

    Notícias
    Recursos
    Comunidade
    Ferramentas

    Início » Notícias » Vaticano
    Mensagem Quaresma 2013

    Bento XVI pela Quaresma: Toda a vida cristã consiste em responder ao amor de Deus


    0 comentário

    8

    VATICANO, 01 Fev. 13 / 02:09 pm (ACI/EWTN Noticias).- Em sua mensagem para a Quaresma 2013, o Papa Bento XVI explica a estreita relação que existe entre fé e caridade; e alenta a todos os católicos a que reavivem sua fé em Jesus Cristo, para que ingressem no caminho do amor a Deus e aos irmãos e assim obrem de acordo a Ele.No texto titulado "Crer na caridade suscita caridade" que foi apresentado hoje, o Papa assinala que "a celebração da Quaresma, no contexto do Ano da fé, proporciona-nos uma preciosa ocasião para meditar sobre a relação entre fé e caridade: entre o crer em Deus, no Deus de Jesus Cristo, e o amor, que é fruto da ação do Espírito Santo e nos guia por um caminho de dedicação a Deus e aos outros".
    Bento XVI explica logo que "a fé constitui aquela adesão pessoal - que engloba todas as nossas faculdades - à revelação do amor gratuito e "apaixonado" que Deus tem por nós e que se manifesta plenamente em Jesus Cristo. O encontro com Deus Amor envolve não só o coração, mas também o entendimento".
    O cristão, prossegue, "é uma pessoa conquistada pelo amor de Cristo e movido por este amor –'caritas Christi urget nos'–, está aberto de modo profundo e concreto ao amor do próximo. Esta atitude nasce, antes de tudo, da consciência de ser amados, perdoados e mesmo servidos pelo Senhor, que se inclina para lavar os pés dos Apóstolos e se entrega a si mesmo na cruz para atrair a humanidade ao amor de Deus".
    "Toda a vida cristã consiste em responder ao amor de Deus. A primeira resposta é precisamente a fé como acolhimento, cheio de admiração e gratidão, de uma iniciativa divina inaudita que nos precede e solicita; e o 'sim' da fé assinala o início de uma luminosa história de amizade com o Senhor, que enche e dá sentido pleno a toda a nossa vida".
    "Mas Deus não se contenta com o nosso acolhimento do seu amor gratuito; não Se limita a amar-nos, mas quer atrair-nos a Si, transformar-nos de modo tão profundo que nos leve a dizer, como São Paulo: Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim. Quando damos espaço ao amor de Deus, tornamo-nos semelhantes a Ele, participantes da sua própria caridade".
    "Abrirmo-nos ao seu amor–continuou– significa deixar que Ele viva em nós e nos leve a amar com Ele, n'Ele e como Ele; só então a nossa fé se torna verdadeiramente uma "fé que atua pelo amor" (Gl 5, 6) e Ele vem habitar em nós".
    O Papa recorda que "nunca podemos separar e menos ainda contrapor fé e caridade. Estas duas virtudes teologais estão intimamente unidas, e seria errado ver entre elas um contraste ou uma 'dialética'".
    "Na realidade, se, por um lado, é redutiva a posição de quem acentua de tal maneira o carácter prioritário e decisivo da fé que acaba por subestimar ou quase desprezar as obras concretas da caridade reduzindo-a a um genérico humanitarismo, por outro é igualmente redutivo defender uma exagerada supremacia da caridade e sua operatividade, pensando que as obras substituem a fé. Para uma vida espiritual sã, é necessário evitar tanto o fideísmo como o ativismo moralista".
    Bento XVI sublinha deste modo que "é importante recordar que a maior obra de caridade é precisamente a evangelização, ou seja, o "serviço da Palavra". Não há ação mais benéfica e, por conseguinte, caritativa com o próximo do que repartir-lhe o pão da Palavra de Deus, fazê-lo participante da Boa Nova do Evangelho, introduzi-lo no relacionamento com Deus: a evangelização é a promoção mais alta e integral da pessoa humana".
    "Tudo parte do Amor e tende para o Amor. O amor gratuito de Deus é-nos dado a conhecer por meio do anúncio do Evangelho. Se o acolhermos com fé, recebemos aquele primeiro e indispensável contato com o divino que é capaz de nos fazer "enamorar do Amor", para depois habitar e crescer neste Amor e comunicá-lo com alegria aos outros".
    O Pontífice escreve também que "a Quaresma, com as indicações que dá tradicionalmente para a vida cristã, convida-nos precisamente a alimentar a fé com uma escuta mais atenta e prolongada da Palavra de Deus e a participação nos Sacramentos e, ao mesmo tempo, a crescer na caridade, no amor a Deus e ao próximo, nomeadamente através do jejum, da penitência e da esmola".
    Depois de afirmar que "a fé convida-nos a olhar o futuro com a virtude da esperança, na expectativa confiante de que a vitória do amor de Cristo chegue à sua plenitude", o Papa remarca que "a caridade faz-nos entrar no amor de Deus manifestado em Cristo, faz-nos aderir de modo pessoal e existencial à doação total e sem reservas de Jesus ao Pai e aos irmãos. Infundindo em nós a caridade, o Espírito Santo torna-nos participantes da dedicação própria de Jesus: filial em relação a Deus e fraterna em relação a cada ser humano".
    "A relação entre estas duas virtudes é análoga à que existe entre dois sacramentos fundamentais da Igreja: o Batismo e a Eucaristia. O Batismo (sacramentum fidei) precede a Eucaristia (sacramentum caritatis), mas está orientado para ela, que constitui a plenitude do caminho cristão".
    Para concluir, Bento XVI escreve: "Caríssimos irmãos e irmãs, neste tempo de Quaresma, em que nos preparamos para celebrar o evento da Cruz e da Ressurreição, no qual o Amor de Deus redimiu o mundo e iluminou a história, desejo a todos vós que vivais este tempo precioso reavivando a fé em Jesus Cristo, para entrar no seu próprio circuito de amor ao Pai e a cada irmão e irmã que encontramos na nossa vida. Por isto elevo a minha oração a Deus, enquanto invoco sobre cada um e sobre cada comunidade a Bênção do Senhor!"
    Para ler a mensagem completa ingresse em:
    http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/messages/lent/documents/hf_ben-xvi_mes_2012101_lent-2013_po.html



    Compartilhar
    Share on emailEmailShare on printfriendlyPrintShare on twitterTwitterShare on facebookFacebookShare on linkedinLinkedInShare on diggDiggShare on stumbleuponStumble
    Mais opções


    Relacionadas:

    Jornada da Vida Consagrada e Semana Santa na agenda do Papa até março

    Cristãos devem percorrer juntos o "caminho estreito" da fidelidade a Deus, afirma o Papa

    O Papa: Desejo de conhecer Deus está em todos, inclusive nos ateus


    0 comentário

    8

    * Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.
    RECOMENDAMOS »

    São Pedro e São Pablo
    São Pedro | São Paulo |A Festa | A Basílica


    Defesa da Vida
    Etapas da gravidez |Métodos naturais |Milagre Pró-Vida


    Bento XVI
    Biografia oficial |Documentos | Brasão Pontifício


    Eucaristia
    O que é a Eucaristia? |Frutos da Eucaristia |Os divorciados podem comulgar?


    FEV
    1
    Católico em dia
    1 de fevereiro de 2013
    Evangelho:
    Santou ou Festa: Santo Inácio (Bispo de Antioquia, Mártir)
    Você sabia que: Na Páscoa, o símbolo da luz associa-se ao conhecimento, a tomar consciência de algo novo frente à escuridão da ignorância. Por isso a luz é vida e salvação.
    Videos
    Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus

    Ir al canal de YouTube »

    Podcast
    Evangelho
    Santo
    Homilia
    Evangelho do dia
    Marcos 4,26-34

    Evangelho
    Data
    Marcos 4,26-34
    02/01/13
    Marcos 4,21-25
    01/31/13
    Marcos 4,1-20
    01/30/13
    Mais Popular
    Lidas
    Comentadas
    Compartilhadas
    1
    Menino de sete anos pede ao presidente Obama que modifique "lei que mata bebês"
    2
    Arcebispo de Santa Maria (RS) fala sobre a trágica morte de centenas de jovens: olhar para frente com esperança
    3
    A onipotência de Deus Pai e criador se expressa no amor e na misericórdia, assinala Bento XVI
    4
    Saiba como obter indulgência plenária pelo Dia Mundial do Doente
    5
    Ter coragem ante a secularização, pede Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé aos espanhóis

    Assinar
    Cancelar Assinatura


    Siga-nos:
    Facebook
    Twitter
    RSS

    Recursos:
    Aborto
    AIDS
    Apologética
    Bento XVI
    Bíblia
    Catecismo
    Controvérsias
    Defesa da Vida
    Documentos eclesiais
    Família
    Festas Litúrgicas

    João Paulo II
    Imagens
    Igreja
    Maria
    Orações
    Reportagens
    Sacramentos
    Santos
    Todo ACI
    Notícias:
    Últimas Notícias
    Vaticano
    América
    Brasil
    Mundo
    Vida e Família
    Perfis
    Controvérsias
    Eventos
    Arquivo
    Notícias por e-mail
    Comunidade:
    Corrente de Oração
    Histórias urbanas
    Diretório Católico
    Música
    Cartões Virtuais
    Ferramentas:
    Seus favoritos
    Faça de ACI sua página inicial
    Logo e banner
    Podcast / MP3
    Recomende ACI
    RSS
    Ticker de notícias
    Youtube
    Wallpapers
    Grupo ACI:
    ACI Prensa
    ACI Digital
    Catholic News Agency
    Directorio Católico
    Enciclopedia Católica
    Móvil Católico
    Direitos Reservados
    © ACI Digital
    Escreva-nos a:
    acidigital@acidigital.com

    Não acha tudo quanto está procurando?
    Visite:
    Todo ACI

    http://www.gloria.tv/?media=393774

    Que Deus te abençoe,
    Gloria.tv

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo