Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 30 de junho de 2012

    Enc: [MUNDO CATÓLICO] A EUCARISTIA E A ESCATOLOGIA - Som !

    Paz e bem!
    AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
    Teresópolis - RJ
    "Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)

    ----- Mensagem encaminhada -----
    De: "nascimentoja@shaw.ca" <nascimentoja@shaw.ca>
    Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
    Enviadas: Sábado, 30 de Junho de 2012 20:03
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] A EUCARISTIA E A ESCATOLOGIA - Som !






                  A EUCARISTIA
                            E A ESCATOLOGIA!
     
    As últimas coisas hão-de acontecer antes  que o Senhor venha com toda a Sua Glória !.
    O Reino que há-de vir é também chamado a eschata (as últimas coisas).
    Os Evangelhos, bem como os escritos de S.Paulo, de S. Pedro e do Apocalipse, falam do fim do mundo, das últimas coisas que hão-de acontecer antes de Cristo vir na sua glória, e dizem que está iminente.
    Foi muito apreciado e divulgado o poder desta verdade na primitiva Igreja.
    Para os discípulos imediatos de Cristo, a segunda vinda parecia iminente.
    S. Paulo escreveu :
    - "Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do Céu e os que morreram em Cristo, ressurgirão primeiro..." (1 Tes.4,16).
    Vários textos do Novo Testamento foram escritos para clarificar que só o Pai conhece o dia e a hora.
    A Liturgia do Advento é toda uma preparação para a "vinda do Senhor", para a qual devemos estar preparados, porque ela está iminente porque para Deus, mil anos são como um só dia, e um dia é como mil anos, como escrveu S. Pedro :
    - "Mas existe uma coisa, caríssimos, que não deveis ignorar : Um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como um só dia".(2 Pe 3,8).
    Esta pespectiva escatológica determina muito bem como cada um de nós deve viver.
    Para quem não tem fé na vinda do Senhor não existe o amanhã com as suas consequências; mas se a Parusia é tão certa como o dia e a noite, então todos devemos viver na expectativa de que o Senhor virá para julgar o mundo.
    A escatologia é o estudo  das "últimas coisas" (céu, inferno, julgamento, etc).
    Seja qual for a natureza exacta da expectação dos escritores do Novo Testamento, eles estavam obviamente confusos quanto ao facto de a escatologia estar iminente.
    À medida que o tempo foi correndo, o Cristianismo foi dando menos importância e menos atenção a esta mensagem da Escatologia, mas apenas a Liturgia do Advento a invoca num sentido de uma preparação para o facto de que a vinda do Senhor é incerta para cada um e o Senhor pode vir de surpresa.
    Teologicamente, todavia, a necessidade da descoberta da Escatologia é um tema e uma norma de vida da maior importância.
    Embora nós não saibamos "o dia nem a hora", e talvez por isso mesmo, a ideia das "ultimas coisas", é uma perspectiva de toda a nossa vda.
    Tendo bem presente que é preciso estarmos preparados para o momento do último dia, é um "alerta" para que para nós o Senhor não nos apanhe despercebidos e mal preparados, segundo este aviso de S. Pedro :
    - "Sede sóbrios e vigiai! O Diabo, vosso adversário, anda em redor de vós, como um leão que ruge, buscando a quem devorar".(1 Pe.5,8).
    Os teólogos modernos têm alertado a nossa consciência para a importância vital da perspectiva da Escatologia.
    A nossa ideia sobre "um fim" dá consistência à nossa determinação de nos prepararmos para ele constantemente.
    O nosso conhecimento da relação entre a primeira e a última vinda do Senhor nos ajudará a fazer tudo para que vivamos sempre bem preparados em ordem aos últimos dias.
    Com relação à Eucaristia S. Paulo recomenda :
    - "Portanto, sempre que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor até que Ele venha".(1 Cor,11,26).
    A Eucaristia tem, portanto uma dimensão essencial que nos deve manter preparados até que Ele venha.
    Quando nós celebramos a Eucaristia, somos essencialmente movidos pelo Espírito Santo a juntarmo-nos em Cristo ao eterno cântico de toda a Criação, aos Anjos e Santos, em Acção de Graças a Deus pelo que Ele fez por nós e para nós.
    A Eucaristia é o símbolo do banquete celeste, cantado pelo salmo :
    - "Saboreai e vede como é bom o Senhor; fez o homem que n'Ele se abriga".(Sl.34,9).
    A nossa recompensa ultrapassa tudo quanto possamos imaginar, como o descreve ainda S. Paulo :
    - "Mas, como está escrito, são coisas que "nem o olho viu, nem o ouvido ouviu, nem jamais passou  pelo pensamento do homem o que Deus preparou para aqueles que O amam". (1 Cor.2,9).
    São, todavia, coisas que não comprenderemos pelos nossos sentidos, mas que devemos receber, aceitar e cumprir segundo a fé :
    - "Hoje vemos como por um espelho, de maneira confusa, mas então veremos face a face. Hoje conheço de maneira imperfeita; então, conhecerei exactamente, como também sou conhecido". (1 Cor.13,12).
    E S. João dá mais um complemento :
    - "Caríssimos, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque O veremos como Ele é".(1 Jo.3,2).
    E assim, a Eucaristia é o principiar da nossa experiência do "mistério" de Cristo, que Ele é a promessa de Deus e o seu cumprimento.
    Na Eucaristia nós tocamos e saboreamos o pão e o vinho transformados e sabemos que partilhamos uma comunhão com Deus.
    O Espírito Santo é o Amor de Deus, a Santidade de Deus em nós, o nosso divino Hóspede.
    No Evangelho de hoje, Jesus mostra-nos que Ele é o Senhor da vida e da morte, e nós, por mais que nos custe pensar na morte, ela continua a ser para cada um de nós uma verdade eterna e pode ser iminente, porque não escolhe idades, como podemos comprovar pelas notícias de todos os dias.
    O nosso mundo de hoje, terrivelmemnte absorvido e sufocado pelos inúmeros problemas como pelas constantes corridas para uma vida fácil, em busca de uma felicidade que não faz ninguém feliz, não tem tempo nem vontade de pensar e de se preparar para a "Escatologia".
    Ignorar tudo isto, viver alheio a tudo isto é viver sem ter fé ou ter uma fé sem obras, que o mesmo é dizer que se vive na escuridão, com  as velas apagadas.
                                                    John
                                                                Nascimento                          


    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___


    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo