Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 11 de outubro de 2013

    [Catolicos a Caminho] MULHER EDUCADORA DA PAZ Som !

     












    • MULHER EDUCADORA DA PAZ





    Neste Sábado como em tantos outros, celebramas na Liturgia da Palavra Nossa Senhora no Sábado.

    Pois hoje e na continuação do pensamento de ontem nós podemos ler :

    -"Felizes as entranhas que Te trouxeram e os seios que te amamentaram. Ele, porém, retorquiu : Diz antes : Felizes os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática".(Lc. 11,27-28).

    Pois os louvores daquela mulher que levantou a sua voz para dirigir estes louvores, dirigia-se primariamente à Mãe de Jesus e, naturalmente, Jesus, traduziu aquela mensagem de uma outra mensagem para todas as mulheres, como uma mensagem de Educação para a paz.

    Educar para a paz significa abrir as mentes e os corações ao acolhimento dos valores indicados pelo Papa João XXIII, na Encíclica Pacem in terris, como basilares para uma sociedade pacífica : a verdade, a justiça, o amor, a liberdade.

    Trata-se de um projecto educativo que compromete a vida toda e prolonga-se por toda a vida.

    Faz da pessoa um ser responsável por si próprio e pelos demais, capaz de promover, com coragem e inteligência o bem do homem todo e de todos os homens, como ressaltou também o Papa Paulo VI na Encíclica Populorum Progressio.

    Esta formação para a paz, será tanto mais eficaz, quanto mais convergente for a acção dos que, por vários títulos, condividem responsabilidades educativas e sociais.

    O tempo dedicado à educação é o melhor investido, porque decide o futuro da pessoa e, consequentemente, da família e da sociedade inteira.

    Nesta perspectiva, desejo dirigir a minha Mensagem para esta jornada de paz sobretudo às mulheres, pedindo-lhes que se tornem educadoras de paz com todo o seu ser e todo o seu agir : sejam testemunhas, mensageiras, mestras de paz entre as pessoas e as gerações, na família, na vida cultural, social e política das nações, especialmente nas zonas de conflito e de guerra. Possam continuar o caminho para a paz, iniciado, já antes dela, por muitas mulheres corajosas e clarividentes, como a do Evangelho de hoje !

    Este convite, dirigido particularmente à mulher para que se torne educadora de paz, assenta na consideração de que Deus lhe "confia de uma maneira especial o homem, o ser humano".

    Entretanto, isto não deve ser entendido em sentido exclusivo, mas sim, conforme à lógica de funções complementares na vocação comum ao amor, que chama os homens e as mulheres a buscarem harmoniosamente a paz e a construí-la juntos.

    De facto, desde as primeiras páginas da Bíblia aparece expresso de modo admirável o projecto de Deus : quis Ele que entre o homem e a mulher vigorasse uma relação de profunda comunhão, na perfeita reciprocidade de conhecimento e de dom.

    Na mulher, o homem encontra uma interlocutora com quem dialogar num plano de total igualdade.

    Esta aspiração, não satisfeita por nenhum outro ser vivo, explica o grito de admiração que sai espontaneamente da boca do homem, quando a mulher, segundo o sugestivo simbolismo bíblico, foi formada de uma sua costela :

    -"Esta é, realmente, osso dos meus ossos e carne da minha carne: (Gn.2/23).

    É o primeiro grito de amor que ressoou sobre a terra !

    Se o homem e a mulher estão feitos um para o outro, isso não significa que Deus os tenha criado incompletos.

    Deus "criou-os para uma comunhão de pessoas, em que cada um pode ser "ajuda" para o outro, uma vez que são, ao mesmo tempo, iguais enquanto pessoas ("osso dos meus ossos") e complementares enquanto masculino e feminino".

    Reciprocidade e complementaridade são as duas características fundamentais do casal humano.

    Infelizmente, nos tempos de hoje, os interesses de muitas mulheres, vão para outros campos de acção em que o dever e a missão de educar ficam absolutamente escondidos e esmagados, pelos lucros da fama, do dinheiro, da pornografia e toda a espécie de depravação e destruição da família, a que não faltam clientes nos respectivos e apaixonantes festivais, apesar da enorme crise económica de que nos queixamos.

    Seria bom que a mulher cristã de hoje cultivasse e vivesse a sua maravilhosa missão e enorme responsabilidade de Educadora da Paz.



    John

    Nascimento














    __._,_.___






    Atividade nos últimos dias:




    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com








    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso













    .


    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo