Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 2 de outubro de 2013

    [Catolicos a Caminho] DISCÍPULOS E EVANGELIZAÇÃO Som !

     












    • DISCÍPULOS
    E EVANGELIZAÇÃO




    A Liturgia da Palavra de hoje – 3 de Outubro de 2013 – C, é um convite à Evangelização, como missão dos Discípulos de Cristo e membros da Igreja.

    O termo genérico de Discípulo, uma palavra que vem do latim Discipulus e que significa Estudante, refere-se a qualquer estudante de qualquer disciplina ou de qualquer ensino ministrado por um professor.

    Portanto um Discípulo está sempre relacionado com um Professor.

    No Novo Testamento, quando se fala nos Discípulos é em referência aos 72 que receberam instrução de Cristo e que Ele enviou à Sua frente :

    - "Depois disto, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou - os dois a dois à Sua frente, a todas as cidades e lugares onde Ele havia de ir".(Lc.10/1).

    Eles, por sua vez, deviam partilhar estes privilegiados conhecimentos com os outros, como professores da fé :

    - "Disse-lhes : A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos; pedi, portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a Sua messe". (Lc.10/12).

    Os ensinamentos do Senhor aos Seus Discípulos eram tão importantes, que logo apareceu a heresia do Gnosticismo, segundo a qual os Gnósticos diziam que tinham recebido uma revelação especial directamente dos Discípulos.

    E Lucas dá-nos conta dos privilégios reservados aos Discípulos :

    - "Felizes os olhos que vêem o que estais a ver. Porque, digo-vo-lo Eu, muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, ouvir o que vós ouvis e não o ouviram". (Lc.10/2 3-24).

    Depois da Ascensão do Senhor os Apóstolos acrescentaram o número dos discípulos, pois que para a nomeação do Apóstolo que havia de substituir Judas, já estavam reunidos 120 :

    - ""Nesse dia, Pedro levantou-se no meio dos irmãos - encontravam-se reunidas cerca de cento e vinte pessoas - e disse...". (Act-1/15).

    Na primitiva Igreja os Apóstolos distinguiam-se dos discípulos.

    Enquanto os Apóstolos tinham uma missão singular, os discípulos eram enviados dois a dois com a missão especial de preparar a vinda de Cristo.

    Os Apóstolos e os discípulos são muitas vezes comparados com os sacerdotes e Levitas do Antigo Testamento e com os bispos e presbíteros do Novo Testamento.

    Desde a Idade Média o número 72 referente aos discípulos servia de base para o número dos membros do Colégio dos Cardeais; todavia, tendo em conta os 120 de que falam os Actos dos Apóstolos, Paulo VI alargou também o número dos cardeais activos para cento e vinte, e depois João Paulo II aumentou para este número para 135.

    Modernamente o termo discípulo é geralmente aplicado a todos os baptizados.

    No conjunto dos livros do Novo Testamento a palavra discípulos aparece 241 vezes.

    Também o Catecismo da Igreja Católica fala muitas vezes nos Discípulos, ora referindo-se aos que foram discípulos de Cristo, ora citando as Escrituras.

    Mas faz também referências especiais ao que deve ser o verdadeiro Discípulo de Cristo.

    Começa por dizer:

    4. - Bem cedo se chamou catequese ao conjunto de esforços empreendidos na Igreja para fazer Discípulos; para ajudar os homens a acreditar que Jesus é o Filho de Deus, a fim de, pela fé, terem a vida em Seu nome...

    Portanto., falando de Discípulos, automaticamente temos que falar de Evangelização.



    EVANGELIZAÇÃO

    O cumprimento da nossa vocação sobrenatural consiste em tornar conhecida no mundo a Mensagem de Cristo.

    Originariamente, o sentido de Evangelização é o de pregar o Evangelho a todos aqueles que nunca ouviram falar de Jesus nem dos seus ensinamentos.

    Porém segundo o Vaticano II, esta palavra tem um sentido mais profundo e mais universal :

    - A missão da Igreja realiza-se, pois, mediante a actividade pela qual, obedecendo ao mandamento de Cristo e movida pela graça e pela caridade do Espírito Santo, ela se torne actual e plenamente presente a todos os homens ou povos para os conduzir à fé, liberdade e paz de Cristo, não só pelo exemplo de vida e pela pregação, mas também pelos sacramentos e pelos restantes meios da graça, de tal forma que lhes fique bem aberto caminho livre e seguro para participarem plenamente no mistério de Cristo. (AG 5).

    Evangelização, no próprio sentido da palavra, significará sempre a proclamação da Boa Nova de Cristo a respeito do Reino de Deus, mas há-de ser também "Estimular todos os fiéis a que procurem a glória de Deus, pelo advento do Seu Reino, e a vida eterna para todos os homens de modo que eles conheçam o único Deus verdadeiro e Jesus Cristo, seu enviado". (cf.Jo. 17/3). (AA3).

    Por Evangelização deve entender-se e estrita actividade religiosa exercida na pregação do Reino de Deus, mostrando o Evangelho como a revelação do plano da salvação em Cristo, pela acção do Espírito Santo, e servindo-se desta actividade através do ministério, como um instrumento, na edificação da própria Igreja para a glória de Deus.



    John

    Nascimento







    __._,_.___






    Atividade nos últimos dias:




    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com








    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso













    .


    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo