Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 4 de outubro de 2013

    SÃO FRANCISCO DE ASSIS











    -

    Grupo de Resgate Anjos de Adoração - Graa



    Quanta razão há de te amar! (Ct 1,4)






    Tradutor / Translator





    Postado por Fábio Graa Marcadores: Espiritualidade, Santos, São Francisco de Assis


    Hoje é dia de S. Francisco de Assis, que na época da adolescência foi o meu santo de devoção. Francisco foi o primeiro de todos a me encantar pela vida religiosa e pela mística em geral. Eu costumo dizer que foi ele quem me acordou para essa nova dimensão da realidade.


    São Francisco de Assis é um santo muito conhecido pela devoção popular. Isso tem seu lado positivo, mas também seu lado negativo. Quando uma coisa fica muito conhecida é muito mais fácil de ser distorcida. E isso, infelizmente, tem acontecido com ele. Quem nunca ouviu falar que São Francisco é o santo da ecologia, do bom mocismo, da fraternidade com todos, etc? É muito comum mostrá-lo assemelhado aos hippies. Basta ver um filme sobre ele que, na época, ficou famosíssimo: Irmão Sol, Irmão Lua, do Franco Zeffirelli. Todo a gravidade da personalidade do Poverello é tratada aí como inexistente. Mas quem o conhece para além dos filmes e musiquinhas legais do Pe. Zezinho sabe como ele sabia ser duro.


    O mundo interior de Francisco também não é muito conhecido. E isso porque ele era muito reservado. Nós conhecemos, claro, vários episódios de sua vida, contados principalmente nos Fioretti, na sua biografia escrita por Tomás de Celano e em livros de S. Boaventura. Porém, é nestes próprios escritos que vemos como ele era "fechado" quando se tratava de seu eu com relação a Deus. Muitos dos êxtases e orações de Francisco chegaram até nós graças a bisbilhoteiros e curiosos que o iam espionar durante seus momentos de recolhimento, quase sempre a contragosto dele. Já dizia alguém que o pior inimigo de um santo são os seus biógrafos. E isso com certeza ocorre com S. Francisco de Assis. Santo da humildade, teria preferido passar oculto aos olhos do mundo e manter seus "segredos com o Senhor" desconhecidos. Porém, quis a providência que soubéssemos algo deste gigante da vida interior.


    Das virtudes cristãs, a que ele mais estimava era a da Pobreza Interior e se hoje eu estimo tanto este ponto da vida espiritual, isto se deve principalmente a ele. Na adolescência, quando somos tão sensíveis às vaidades do mundo, eu aprendi a ter como sonho de consumo a humildade de Francisco. Gostava de cortar pelo meio algumas das minhas frescuras e dos meus apegos. Mas é claro que eu mantinha outros tantos, principalmente os mais sutis, dos quais só vim me dar conta inteiramente mais tarde.


    A pobreza, portanto, foi a grande amada de Francisco, ao ponto de ele chamá-la de esposa. Uma esposa exigente e uma bela viúva, pois seu primeiro esposo, fidelíssimo, havia sido o Cristo, morto na Cruz. Quem quiser, portanto, entender o santo de Assis deve mergulhar no mistério da Pobreza, não da pobreza social, que não tem nada a ver, mas no da pobreza de coração, daquela pobreza de que Jesus fala: felizes os pobres de coração porque deles é o Reino dos Céus.


    Esta pobreza é representada de modo perfeito e total pela Cruz do Senhor. Ela é símbolo do total esvaziamento do Filho de Deus. Portanto, serve como síntese perfeita da vida cristã. É por isso que São Francisco de Assis rejeitará atalhos e falsos caminhos e se tornará um santo do Crucificado. E sua proficiência neste caminho foi tal que ele chegou a receber nos seus membros os estigmas da Paixão.


    É importante dizer que a pobreza total de Francisco abriu espaço na sua alma para o amor extremamente violento de Deus. Francisco foi alguém que se consumiu no fogo do amor divino, do mesmo modo como uma mariposa é atraída pela chama. E ele lançou-se sem pensar em mais nada. Deu-se inteiramente sem exigir condições nem garantias. Havia aprendido este modo de agir com o próprio Deus durante as durezas de suas penitências e as vigílias que o deixavam com os olhos fundos. Mas compensou! Francisco é também conhecido como o santo da alegria, e ele de fato o foi. A alegria real surge da plena conformação com o Filho de Deus. É por isso que Francisco já não cabia em si de felicidade, de modo que este mundo já não podia contê-lo. Ele era maior que este mundo. Precisava de novas amplidões, de novos horizontes que pudessem conter a vida que ele trazia na alma. 


    Faço aqui um apanhado geral. Somente quero dizer que, se quisermos entender Francisco, temos de olhar para algo mais do que a sua aparência e o fato de ele gostar de fazer carícias em animais e de falar com os pássaros. É na sua alma que reside o segredo que dá significado a tudo aquilo que ele fazia. Não o distorçamos. Peçamos, antes, a ele que interceda por nós a fim de que, também a nós, seja dada a graça de uma pobreza interior verdadeira, de um amor violento a Deus e de uma alegria e liberdade profundas!


    "Quando à pobreza se une a alegria, não há cobiça nem avareza".


    São Francisco de Assis, rogai por nós.




    0 comentários:




    Postar um comentário





    Links para esta postagem




    Google+ Followers



    Search This Blog











    Seguidores




    S. Pedro Julião Eymard, patrono do blog
    "A Eucaristia, por ser a quintessência de todos os mistérios da vida do Salvador, é o absoluto do amor de Jesus Cristo para com o homem."



    "As delícias verdadeiramente espirituais vêm da cruz, do espírito de sacrifício, que faz morrer em nós as inclinações desregradas e assegura o primeiro lugar ao amor de Deus e das almas em Deus" Pe. Garrigou Lagrange



    Mantende-vos em estado de graça
    "Um homem que foi morto por um único inimigo está tão morto como o que sucumbiu aos golpes de um exército inteiro. Se estiverdes em boas relações de amizade com um único pecado mortal, vivereis na morte, mesmo que pareçais possuir todas as virtudes."
    Thomas Merton



    Comunhão na mão?! Nunca!!




    Labels
    Aborto (26) Advento (4) Amizade(18) Aniversário (9) Ateísmo (22)Bento XVI (146) C.S. Lewis(5) Carnaval (8) Catequese(254) Celebrações (27)Chardin (3) Chesterton (22)Clássicos (4) CNBB (51)Combate pela Fé(518) Comunicado (28)Comunismo e Questão Social (137) Conversinhas de fim do mundo (28) Crônicas(12) Cultura (14) Cursos (2)Darwin (8) Deo Gratias (64)Dietrich Von Hildebrand (7) Donoso Cortés (1) Downloads (29) E-books (24) Educação (13)Educação Católica (19)Enganações do Salvai Almas(17) Entrevista (17) Escola de Formação GRAA (196)Espiritualidade(509) Eventos (33) Família(10) Festas (85) Filmes (7)Filosofia (124) Fotos (3)FSSPX (4) Funny... (60)Guerra à Igreja (146)Gustavo Corção (11) Heresias(149) História (87)Inculturação (38) Inquisição (5)JMJ (4) Josef Pieper (6) João Paulo II (4) Kibeho (7) Liturgia(248) Livros (33) Lobby Gay (34) Léon Bloy (15) Maritain(1) Moral (273) Mês de Maio (7) Música (59) Natal(30) Niver GRAA (20) Noite de São Bartolomeu (4) Notícias singulares (256)Nova Ordem Mundial (5) Novíssimos(2) Olavo de Carvalho (2) Papa Francisco (14) Paróquia Santa Maria Madalena (8) Pe. Gabriele Amorth (17) Pe. Garrigou Lagrange (4) Pe. Paulo Ricardo (50) Pe. Ronald Knox(4) Pio XII (16) Planejamento Familiar (4) Podcast (1) Poesias(29) Preguiça (8) Professor Orlando Fedeli (8) Propriedade Privada (3)Protestantes (77) Pureza (8)Páscoa (5) Pérolas (54)Quaresma (20) RCC (20)Recomendações (86)Respondendo (9) Retiro (1) S. Bernardo de Claraval (4) S. Josemaria Escrivá (13) S. João da Cruz (46) S. João Maria Vianney (5) S. Luís Maria Grignion de Montfort (14) S. Pedro Julião Eymard (14) Santa Catarina de Sena (9) Santa Missa (130) Santos(280) Scott Hahn (1) Semana Santa (17) Sil (1) Silêncio (6) Sta Teresa D'Avila (20) Sta Teresinha de Lisieux (7) Sto Agostinho (10)São Francisco de Assis (14)Temas de Quarta (2) Teologia da Libertação (54) Teologia Negativa (9) Thomas Merton (32)TLC (3) Videos (224)Virgem Maria (98) Virtudes(25) Vocação (8) Vícios Capitais(10) Étienne Gilson (2)



    Minha lista de blogs

    Há uma hora

    Há uma hora

    Há uma hora

    Há 6 horas

    Há 6 horas

    Há 7 horas

    Há 7 horas

    Há 9 horas

    Há 9 horas

    Há 10 horas

    Há 10 horas

    Há 11 horas

    Há 12 horas

    Há 13 horas

    Há 13 horas

    Há 17 horas

    Há 23 horas

    Há 23 horas

    Há 23 horas

    Há um dia

    Há um dia

    Há um dia

    Há um dia

    Há um dia

    Há um dia

    Há um dia

    Há 2 dias

    Há 2 dias

    Há 2 dias

    Há 2 dias

    Há 2 dias

    Há 3 dias

    Há 3 dias

    Há 5 dias

    Há 6 dias

    Há uma semana

    Há uma semana

    Há uma semana

    Há uma semana

    Há 2 semanas

    Há 2 semanas

    Há 2 semanas

    Há 2 semanas

    Há 2 semanas

    Há 3 semanas


    Há 3 semanas

    Há 3 semanas

    Há 4 semanas

    Há 4 semanas

    Há 5 semanas


    Há um mês

    Há um mês

    Há um mês

    Há 2 meses

    Há 2 meses

    Há 3 meses

    Há 4 meses

    Há 5 meses

    Há 6 meses

    Há 6 meses

    Há 7 meses

    Há 7 meses

    Há 8 meses

    Há 8 meses

    Há 9 meses

    Há um ano

    Há um ano

    Há um ano

    Há um ano

    Há um ano




    Blog Archive

    2013 (174)
    Outubro (2)
    Setembro (17)
    Agosto (17)
    Julho (21)
    Junho (17)
    Maio (7)
    Abril (26)
    Março (35)
    Fevereiro (19)
    Janeiro (13)
    2012 (304)
    2011 (449)
    2010 (347)
    2009 (281)
    2008 (68)



    Sites Recomendados






    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo