Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 14 de agosto de 2012

    ACI Digital: A Família deve ser valorizada como comunhão de um homem e uma mulher que se amam, afirma sacerdote e perito da CNBB

    Documento sin título
       
    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
     
      14 de agosto de 2012  
    Semana Nacional da Família
    A Família deve ser valorizada como comunhão de um homem e uma mulher que se amam, afirma sacerdote e perito da CNBB
    BRASILIA, 14 Ago. 12 (ACI) .- Neste domingo, 12 de agosto teve início a Semana Nacional da Família 2012, organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família. O evento busca celebrar e promover o dom precioso da família, “patrimônio da humanidade” e  seguindo o VII Encontro Mundial das Famílias, em Milão, o tema da Semana Nacional da Família é: 'A Família: o trabalho e a festa.' Para falar mais amplamente da iniciativa o Pe. Waldimir Porreca, perito membro da comissão para a Vida e a Família da CNBB concedeu a ACI Digital um entrevista exclusiva.
    NOTÍCIA COMPLETA

    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
    https://twitter.com/acidigital

    SIGA AS NOTÍCIAS DO PAPA NO TWITTER
    https://twitter.com/ssbentoxvi

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

    MANCHETES DO DIA



    VATICANO

    AMÉRICA

    BRASIL

    MUNDO

    Católico em Dia
    Santo ou Festa:
    São Maximiliano Kolbe
    Um pensamento:
    Deus meu, em ti sou fraco para ento ser forte.
    Santo Agostinho
     
     

     

    VATICANO


    O Papa chama à solidariedade após terremoto no Irã e chuvas na China e Filipinas

    VATICANO, 14 Ago. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Nesta segunda-feira, 13, o Papa Bento XVI fez um chamado à solidariedade após o terremoto ocorrido no Irã que matou 300 pessoas, e as chuvas torrenciais nas Filipinas e na China onde faleceram outras várias dezenas de vítimas.

    Ao concluir a oração do Angelus dominical e falando em italiano, o Santo Padre disse: "queridos irmãos e irmãs, meu pensamento vai neste momento às populações asiáticas, em particular das Filipinas e da República Popular da China, duramente golpeadas por violentas chuvas, como também as do noroeste do Irã, afetadas por um violento terremoto".

    Conforme informa a agência EFE, no Irã morreram 306 pessoas, na sua maioria mulheres e crianças, e outras 3000 resultaram feridas.

    Logo depois dos dois fortes terremotos do sábado 11 de agosto, registrou-se 116 réplicas, e os trabalhos de resgate seguem seu curso, "para assegurar aos sobreviventes refúgio e comida", assinalou o ministro iraniano Mostafa Mohamad Nayar.

    Estes fatos junto às fortes chuvas na China e Filipinas, disse o Santo Padre, "provocaram numerosas vítimas e feridos, milhares de danificados e enormes danos".

    Por estas razões, concluiu Bento XVI, "convido-os a unir-se à minha oração pelos que perderam a vida e por todas as pessoas provadas por estas devastadoras calamidades. Que não falte a estes irmãos nossa solidariedade e nosso sustento".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    AMÉRICA


    Depois de percorrer 40 estados Crossroads termina sua travessia pró-vida e contra o aborto nos EUA

    WASHINGTON DC, 14 Ago. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Mais de 40 jovens que percorreram durante meses 40 dos 50 estados que conformam os Estados Unidos da América, terminaram no sábado 11 de agosto a 18ª  travessia pró-vida e contra o aborto chamada Crossroads, na qual difundiram a urgência de defender a vida humana de toda pessoa, especialmente a dos não-nascidos.

    Em declarações à ACI Prensa desde Washington onde terminou o percurso, Jim Nolan, diretor nacional da iniciativa assinalou que "embora as caminhadas tenham concluído, ainda precisamos seguir e deixar que o Senhor faça seu trabalho; que siga a missão de transformar a cultura da morte em uma cultura da vida".

    A Caminhada Crossroads teve início no dia 19 de maio deste ano. Em seu percurso visitaram centenas do Igrejas e se reuniram nos subúrbios de dezenas de clínicas abortistas aonde rezaram e ofereceram conselhos a favor da vida às mulheres que se aproximavam destes lugares.

    "Dissemos durante anos que os Estados Unidos é um país pro-vida. Posso dizer que, com todas as caminhadas que fizemos, tudo isto é muito positivo", disse Nolan.

    O diretor da Crossroads explicou também ao grupo ACI que os grupos que fizeram as caminhadas nos Estados Unidos "receberam muito pouca pressão" e "quase sempre reações positivas" às suas atividades.

    Na manifestação de Washington no sábado 11 de agosto, estiveram presentes Bryan Kemper, um orador do grupo Sacerdotes pela Vida e a presidenta do grupo Live Action, Lila Rose. Ryan disse que Crossroads procura responder ao chamado do Beato Papa João Paulo II que na Jornada Mundial da Juventude de 1993 alentou os jovens a "ajudarem a construir uma cultura de vida".

    Depois disto, disse Ryan, "houve uma grande mudança" para a posição pró vida sobre tudo nos jovens. "Os Estados Unidos é pró vida", acrescentou.

    O percurso deste ano teve um momento trágico quando no dia 20 de julho o jovem inglês Andrew Kentigern Moore, de 20 anos de idade, foi atropelado nos subúrbios de Indianápolis falecendo logo depois. O tio do jovem, Paul Brilliant, uniu-se ao grupo de seu sobrinho e terminou a caminhada no seu lugar.

    Crossroads só auspiciava um grupo de peregrinos nos Estados Unidos quando teve início em 1995. Este ano foram 4 grupos nos Estados Unidos que cruzaram o país defendendo a vida nascente e as caminhadas foram promovidas também no Canadá, na Irlanda e na Espanha.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Arcebispo de Santiago (Chile) ressalta papel da educação universitária na Nova Evangelização

    SANTIAGO, 14 Ago. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Arcebispo da capital chilena, Santiago, Dom Ricardo Ezzati, assinalou que uma boa educação é fundamental para a nova evangelização, “porque o Evangelho se faz presente na realidade humana” e a educação universitária está chamada a fazer presente a luz que é Jesus e convidar os demais a segui-lo.

    O Prelado deu estas palavras durante o 4º Encontro de Reflexão, proposto pela Pastoral Universitária da Vicaria para a Educação sob o lema “Testemunhas da Fé, Protagonistas na Educação Superior”.

    O evento, realizado em 11 de agosto no salão Fresno da Universidade Católica, contou com um painel de três acadêmicos, dois estudantes e uma funcionária que expuseram como se pode ser cristão na universidade. O encontro culminou com uma Missa celebrada pelo Bispo Auxiliar do Santiago, Dom Cristián Contreras.

    Conforme informou a Arquidiocese de Santiago, entre os testemunho esteve o de Joseph Ramos, acadêmico da Faculdade de Economia e Negócios da Universidade do Chile, que indicou que “o apostolado tem que ser tanto no âmbito privado como no ambiente de trabalho, com uma mostra conseqüente da fé em Jesus, que implica evangelizar enfatizando a praxe. Mas não de uma fé que se vive sem a razão ou se mostra de maneira infantil, mas requer desdobrar plenamente o intelecto para fazer crescer a fé”.

    Por sua parte, Matías Gallegos, estudante de Engenharia e Pedagogia em Religião da Universidade Católica, disse que não só se deve aprofundar no acadêmico e teológico, mas também “crescer na vida eucarística, no sacramental, no encontro pessoal e com o outro, é a chave da vida cristã”.

    “O grande desafio como cristão e estudante é me envolver de igual a igual com meus companheiros que não acreditam, com argumentos sólidos e procurando em conjunto o que for o melhor para nossa comunidade”, acrescentou por sua parte Silvana Neira, estudante da Fonoaudiología da Universidade do Chile, membro da Pastoral Universitária e dirigente estudiantil.

    Finalmente, Dom Contreras agradeceu a organização do evento e os testemunhos que destacaram “a centralidad da vida cristã, na qual o anúncio se dá pelo transbordamento da alegria produzida pelo fato de encontrar-nos pessoal e comunitariamente com Jesus. Há muitos que desejam encontrar-se com Ele, que vivem inequidades e pobreza e Cristo deve dar respostas a uma comunidade que o espera”.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    BRASIL


    Rede católica de ensino promove relativismo religioso em material didático

    REDAÇÃO CENTRAL, 14 Ago. 12 (ACI) .- Segundo informaram fontes de ACI Digital, escolas como o Colégio Liceu Santista, parceiro da Rede Salesiana de Educação (RSE), vêm utilizando material didático que promove o relativismo religioso e conteúdo inadequado para crianças. A apostila intitulada Natureza e Sociedade preparada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, é distribuída pela RSE a instituições de ensino da mesma filiação em nível nacional, e traz elementos sobre “a criação do mundo” próprios da mitologia africana.

    O que mais surpreendeu alguns pais, no entanto, foi constatar que, em todas as apostilas didáticas utilizadas ao longo do 1o ano do EF, não existe uma única menção ao nome Jesus Cristo ou o uso da palavra cristianismo.

    Fontes da nossa agência referem ainda que, ao matricularem seus filhos, receberam o Projeto Pedagógico cuja primeira diretriz norteadora consta ser o “fortalecimento da identidade católica” do colégio. Deste modo, para eles, o material didático evidencia incongruência entre a prática e a teoria.

    Distante do Gênesis...

    Na mencionada apostila, destinada a crianças de idades entre seis e sete anos, uma seção descreve como se deu a criação do mundo e da humanidade por deuses da Umbanda: “...Antes de criar o mundo, Oxalá deveria fazer certas oferendas a Exu, o Mensageiro, pois Exu é o orixá que comanda o movimento e a transformação”, afirma um trecho do material.

    Em outro trecho do texto sobre a criação, o material ensina como o homem e a mulher tornaram-se mortais: “Oxalá estava cansado da arrogância, do descaso e da total falta de respeito dos humanos. Afinal, ele os criara na origem do mundo. Oxalá imaginou que seria melhor que os homens não vivessem mais para sempre, pois, assim, não pensariam que eram deuses. Então Oxalá criou a Morte. Quando o momento de cada um chegasse, caberia à Morte fazer cessar a vida. Era missão da morte fazer morrer todos os humanos. O homem não era mais imortal.”

    Após a leitura do texto, um exercício pede aos alunos que desenhem as “entidades” de acordo com as descrições apresentadas.

    Para os pais, o exercício em questão, além de promover o relativismo religioso, possui uma linguagem inadequada para crianças, pois descreve: “Oxum é a rainha dos rios e das nascentes. Representa o dengo e a sensualidade. É a deusa do amor e protege o parto, os bebês e as crianças. É uma mulher vaidosa, que usa muitos colares”.

    Os pais discordam do uso do termo “sensualidade”, pois se as crianças perguntassem o que ele significa, o correto seria explicar-lhes a verdade, e isso, para a idade em que se encontram, seria inadequado.

    Um dos pais ressalta a ACI Digital que, ao fundar os Salesianos, Dom Bosco buscou tornar possível uma obra que levasse as crianças e jovens do mundo inteiro a um maior conhecimento e amor a Jesus Cristo, através da educação cristã.  Os pais lamentam que a RSE tenha se afastado tão francamente do ideal promovido pelo santo educador italiano, São João Bosco.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    A Família deve ser valorizada como comunhão de um homem e uma mulher que se amam, afirma sacerdote e perito da CNBB

    BRASILIA, 14 Ago. 12 (ACI) .- Neste domingo, 12 de agosto teve início a Semana Nacional da Família 2012, organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família. O evento busca celebrar e promover o dom precioso da família, “patrimônio da humanidade” e  seguindo o VII Encontro Mundial das Famílias, em Milão, o tema da Semana Nacional da Família é: 'A Família: o trabalho e a festa.' Para falar mais amplamente da iniciativa o Pe. Waldimir Porreca, perito membro da comissão para a Vida e a Família da CNBB concedeu a ACI Digital um entrevista exclusiva.

    O Dr. Pe. Wladimir Porreca, sacerdote da Diocese de São João da Boa Vista e doutor em Psicologia (pela USP) e em Serviço Social (pela UNESP), afirmou a ACI Digital que o intuito da Semana Nacional da Vida, celebrada em todas as dioceses brasileiras entre os dias 12 e 19 de agosto é “proporcionar para todos os filhos da Igreja um espaço especial na vida da Igreja para celebrar a vida familiar”, e também “promover o valor da família como um bem para a pessoa humana e para toda a sociedade”.

    Sobre a escolha do tema, que segue o tema escolhido pelo Papa para o Encontro Mundial das famílias realizado este ano em Milão, Pe. Waldimir afirmou: “Seguindo as pegadas de Pedro, hoje com o rosto de Bento XVI, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF), acolheu com entusiasmo e prontidão o pedido do Santo Padre em refletirmos e, criativamente, construirmos propostas: 1º.)  para o equilíbrio harmonioso entre família, trabalho e festa, na construção de sociedades com um rosto humano, e ainda, 2º.) para que as famílias sejam educadas  para crer, em primeiro lugar na família, no amor autêntico: o amor que vem de Deus e nos une a Ele”.

    “E também, como é costume organizar os eventos da Pastoral Familiar a partir dos ensinamentos do Santo Padre (em especial dos Encontros Mundiais das Famílias), a CEPVF  motivou que a Semana Nacional da Família 2012 tivesse como  tema: A Família: o trabalho e a festa”, completou.

    Falando da situação da família na sociedade atual, o sacerdote assinalou que “entre os desafios, o mais urgente é colaborar para que a família seja vista, entendida, amada, promovida, valorizada como comunhão de pessoas, um homem e uma mulher que se amam e na fecundidade desse amor se abrem à vida, na sua geração e educação. E para atingirmos esse ideal é necessário dar uma atenção especial a tudo o que ameaça ou diminui a realidade saudável e de santificação da família como uma  comunhão de pessoas, em especial o individualismo e o relativismo”, sublinhou o sacerdote.

    “O individualismo porque tira o dom que qualifica o humano como humano, a relação humana com um outro;  e assim gera um caos na família, uma doença  que fere  a dignidade humana através do  egoísmo, o hedonismo e o consumismo. E o relativismo que “democratiza” a verdade e fragmenta as relações humanas gerando o pluralismo familiar com base unicamente nos afetos e nas satisfações momentâneas”, explicou o perito.

    “O ponto alto da Semana são as Celebrações Eucarísticas celebradas nas intenções e com as famílias, um momento de céu na terra, e também,  os momentos de reflexão em pequenos ou grandes grupos comunitários”. Segundo o padre Porreca, estes momentos “possibilitam partilhas e experiências que solidificam as convicções nos valores evangélicos da família, motivando as práticas comunitárias na promoção da família por si mesma.

    “Esperamos que a Semana Nacional da Família possa colaborar para promover, fortalecer e evangelizar a família, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia”, ressaltou.

    Sobre as iniciativas concretas que as famílias podem ter durante esta especial semana o padre Porreca destaca que os fiéis podem “primeiramente na dimensão da festa promover nas celebrações da Eucaristia um espírito familiar,  cultivar a bênção dada pelos pais aos filhos, bênçãos das casas, celebrar “Bodas de Prata” ou “Bodas de Ouro” dos casais, promover a  legitimação de casamentos; renovação dos compromissos matrimoniais, valorizar os idosos na família e promover noites de talentos com os jovens e crianças. Enfim, valorizar todos os laços familiares nas celebrações”.

    “Na dimensão do trabalho, implantar as Associações de Famílias, requerer o dia Municipal da Família, despertar maior participação dos pais na educação (escola e catequese) dos seus filhos, divulgar os grupos de casais e de famílias da Paróquia, convidar as pessoas afastadas da Igreja a participarem das atividades da Comunidade Paroquial”, acrescentou o sacerdote membro da CEPVF.

    Finalmente, o padre Wladimir afirmou também que “um dos grandes desafios da Semana Nacional da Família será o de valorizar a presença dos filhos, dos jovens, como propósito de preparação para a Jornada Mundial da Juventude que vai acontecer no Rio de Janeiro em 2013”.

    O sacerdote alentou os católicos a suplicarem à Sagrada Família “que a Semana Nacional da Família seja para a Igreja que está no Brasil, um momento privilegiado, que se estende nas atividades evangelizadoras durante o ano todo, na promoção da família como um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos… escola de fé, transmissora de valores humanos e cívicos, lar em que a vida humana nasce e é acolhida generosa e responsavelmente”.

    Por sua parte, o presidente da Comissão pastoral para a Vida e a Família da CNBB, Dom João Carlos Petrini, gravou um vídeo no qual fala da Semana Nacional da Família que pode ser visto em: http://www.youtube.com/watch?v=s6d79jK898s

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    MUNDO


    Leigos católicos criam partido político na Itália e defendem a Doutrina Social da Igreja

    ROMA, 14 Ago. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Um partido político conformado por leigos católicos disputará as próximas eleições regionais da Sicilia (Itália), que serão realizadas no dia 28 de outubro deste ano, como uma alternativa para evitar que os espaços políticos continuem monopolizados por “movimentos contrários ao Evangelho”.

    O novo grupo político se chama “Homens novos por uma sociedade de iguais e partícipes” (UeP) e sua lista de candidatos está constituída exclusivamente por “leigos católicos comprometidos com o Evangelho e a doutrina social da Igreja”.

    O partido política foi equívocamente denominado por alguns meios de imprensa como “partido dos padres” apesar de que entre seus candidatos não se consta nenhum sacerdote.

    Segundo o fundador, o Pe. Felice Lupo, pároco da Igreja de Santo Eugenio Papa, na localidade siciliana do Palermo, o UeP é um “um movimento católico completamente autônomo e independente de qualquer velha nomenclatura partidista e com listas provinciais mas sem nenhum velho político como líder”.

    Em uma missiva remetida a outras paróquias da Sicilia, na que pedia apoio ao partido de leigos católicos, o Pe. Lupo explicou que a idéia surgiu da “necessidade de que a atual confusão e o vazio causado pela antipolitica não seja coberto, como está ocorrendo, por movimentos contrários ao Evangelho”.

    Entre as propostas do grupo político católico se encontra ordenar as finanças locais em uma região que beira a crise, assim como trabalhar em políticas de governo que favoreçam a família.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo