Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 18 de agosto de 2012

    [Catolicos a Caminho] EUCARISTIA DE FUNDO - MISSA - PARTICIPAÇÃO ACTIVA Som !

     

     

       

    EUCARISTIA DE FUNDO 

     

    MISSA-PARTICIPAÇÃO ACTIVA !

                                       

               

            Os Cânticos da Missa não são para exibição, mas para dar aos fiéis mais oportunidade de participarem activamente e viverem mais profundamente a Liturgia da Missa.

     

                Na Liturgia da celebração da Missa, nada se faz por pura exibição, para que todos os fiéis possam participar activamente e com sentido de Igreja.

                Ou através do Missal ou de qualquer outro livro que exista na Igreja, os fiéis são convidados a dialogar com o celebrante e devem fazê-lo colectivamente, isto é, a uma só voz, quer recitando, quer cantando.

                Para a recitação, basta um pouco de atenção, mas é necessário que os fiéis saibam acompanhar a Missa, nas suas partes ordinárias e no próprio de cada tempo litúrgico, o que, numa grande maioria, isto não acontece, por simples ignorância ou uma condenável falta de interesse.

                Logo por aqui se pode avaliar a participação dos fiéis e a sua vivência do Mistério da Missa e da Presença Real.

                Quanto aos Cânticos, há vários pontos que merecem uma reflexão especial.

                Sobretudo aqui se deve evitar a exibição por parte do coro, para não tirar aos fiéis a oportunidade de participar.

                Em algumas Igrejas o coro e os fiéis cantam durante todo o tempo em que na Igreja se procede à recolha das oferendas, e esta é a maneira mais perfeita.

                Noutras Igrejas eu tenho reparado que, enquanto se procede à recolha das oferendas, apenas o coro ou uma solista, se exibem, deixando todo o resto da assembleia apenas a ouvir e depois só canta enquanto se faz a entrega das oferendas, e isto não pode estar certo.

                Todos os cânticos, na sua letra e no seu estilo musical, devem ser de tipo religioso, como convite a uma mais íntima participação dos fiéis.

                Tradicionalmente o acompanhamento musical tem sido feito através de um Órgão, o que me parece mais apropriado, mas recentemente tem-se adoptado o uso da guitarra e de outros instrumentos, normalmente usados em música profana, sem melodia e apenas com um ritmo muito acentuado, cujo estilo (pelo menos a mim), não convida nada ao recolhimento e pode até ter uma orientação muito diferente, porque cai numa linha de exibição que deixa muito a desejar.

                Os Cânticos da Missa não são, portanto, nem para exibição nem para entretenimento, como acontece nos teatros e em outros lugares de distracção e recreio.

                Os Cânticos, são para elevar o espírito numa oração mais profunda, porque «quem bem canta reza duas vezes», e para valorizar e preencher espaços vazios enquanto se realizam actos mais demorados, como é a entrada e a saída da celebração, como é o Ofertório e a Comunhão.

                Como nem toda a gente sabe ler música, muitos Cânticos aprendem-se de ouvido e executam-se de memória, de modo que é sempre mais apropriado, sobretudo em comunidades mais pequenas e onde nem há música de fundo, escolher Cânticos mais divulgados para que todos possam participar.

                É que eu tenho assistido à Missa em dias de semana em que há uma pessoa voluntária que entoa Cânticos a que ninguém responde, exactamente porque são Cânticos que as pessoas ainda não aprenderam.

                Hoje ainda a Liturgia da Missa insiste no Mistério da Eucaristia com o convite de Jesus às multidões :

                - "Eu sou o Pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste Pão viverá eternamente. E o Pão que Eu hei-de dar é a Minha carne, que Eu darei pela vida do mundo".(Evangelho).

                Pois a partcipação activa na Missa, incluindo os cânticos, é uma maneira de viver a Missa, de participar na Missa e sentir o valor da Presença real.

     

                                                                          John

                                                                                        Nascimento

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Quer conhecer gente nova e interessante? Só depende de você.

    Y!Encontros. O amor não cai do céu... Comece sua procura agora mesmo!

    Ofertas HP
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo