Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 17 de agosto de 2012

    O Martírio de São Tarcísio.

    Photobucket Photobucket




    O Martírio de São Tarcísio.

    sexta-feira, agosto 17, 2012



    (Versão romanceada)
    Por Marcela A. de Castro

    Via Ápia, Roma.
    - Falta mais um pra completar o time, senão, não tem como começar.
    - E como é que agente vai fazer?
    - Peraí, vamos ver se aparece alguém.
    - Epa! Quem vem lá à direita?
    - É o Tarcísio.
    - Nosso problema tá resolvido. O manézinho pode servir.

    ***

    Aquela havia sido uma manhã magnífica. As palavras sublimes do sacerdote ainda ecoavam em seus ouvidos. Infelizmente, não se podia convidar as pessoas abertamente, porque a perseguição de Valeriano era implacável e punha em risco não só a vida dos cristãos, mas a própria celebração dos Sagrados Mistérios. Tarcísio não conseguia entender porque os pagãos ficavam tão enfurecidos com os cristãos, mesmo tendo passado mais de duzentos anos da morte de Cristo. Uma só palavra à pessoa errada e tudo estaria acabado. Era preciso despertar o interesse por Jesus nas pessoas de maneira prudente e sábia, de modo que se pudesse confiar nas pessoas antes de convidá-las a participar do Santo Sacrifício. Isso tornava as celebrações nas catacumbas ainda mais emocionantes. Hoje, no entanto, o menino Tarcísio estava pisando nas nuvens. Seu coração estava jubiloso e ele se sentia verdadeiramente honrado com a missão que lhe fora confiada.
    Naqueles dias, muitos de seus irmãos na Fé aguardavam nas prisões romanas o dia em que seriam chamados a dar a razão de sua esperança. A grande maioria seria cruelmente entregue às feras enquanto uma turba insana se divertiria vendo seus corpos sendo dilacerados. O único consolo que tinham nesses poucos dias que lhes restava na face da Terra era receber o “Pão dos Fortes”. Para estes o pão consagrado era tudo o que precisavam para recobrar o ânimo e não fraquejar. Porém, até isso era algo difícil de se obter em meio a tantas perseguições, detrações e fofocas. Era preciso muita coragem e esperteza para visitá-los nas prisões e dar-lhes o Pão da Vida. Em geral, os sacerdotes escolhiam os mais hábeis socialmente – aqueles que pudessem cumprir essa missão sem levantar suspeitas. O único problema é que naquela manhã não havia ninguém que pudesse levar as espécies sagradas aos cristãos encarcerados. Mas e ele, será que não contava?
    - Não, menino. És jovem demais. Não sabes o risco em que estás querendo te meter. Essa missão é muito perigosa. Se te pegam, poderão te fazer muito mal.
    - Sim, sou jovem, mas também sou franzino e posso passar despercebido justamente porque não vão desconfiar de mim. Por favor, suplico-vos que me deixe prestar esse obséquio aos meus irmãos prisioneiros. Farei todo o possível para que os pagãos não me peguem.
    - Então, está bem. – respondeu o sacerdote com um longo suspiro não sem antes hesitar um pouco.
    - Toma! Vai depressa e não pares no meio do caminho. Que Deus te abençoe, meu filho. – respondeu Sisto, entregando um embrulho de linho a Tarcísio, que o colocou no peito por dentro da túnica, segurando-o externamente com as mãos.
    ***
    - Chega aí Tarcísio. Agente tava esperando por você pra começar o jogo.
    - Hoje não vai dar, Flavius. Estou apressado. Tenho que resolver um problema importante. Fica pra outro dia.
    - Ah, qualé! Deixa pra resolver o problema depois. Vamos brincar um pouco.
    - Sinto muito, tenho pressa. Hoje não vai dar.
    - O manézinho tá apressado pra fazer o quê?
    - Ei, o que é que você está escondendo no peito? Deixa a gente ver.
    - Me larga, Augustus. Eu preciso ir.
    - Então, mostra primeiro o que você está escondendo. Tá correndo o boato que tu anda frequentando as reuniões dos cristãos. De repente você tá escondendo os Mistérios dos Cristãos.
    - Eu quero ver os mistérios dos cristãos.
    - Eu também.
    - Por favor, me deixem passar. Eu preciso ir.
    - Virou cristãozinho agora é?
    - Pega ele!
    “Preciso resistir. Não deixarei que profanem o corpo de Cristo. Que Deus me dê forças. Não hão de me fazer trair a minha missão.” pensou o jovem Tarcísio enquanto se via encurralado por um bando de meninos ensandecidos. Um deles tentava a todo custo tirar suas mãos do peito. Naquele momento seus dedos adquiriam uma resistência extraordinária e ninguém podia fazê-lo largar o tesouro que protegia contra o peito.
    Uma rasteira e um tombo no chão pedregoso. Um filete de sangue começou a verter do joelho esquerdo. O suor escorria-lhe pela face e pescoço. Seu coração disparara e sua respiração tornara-se ofegante.
    - Levanta, rapaz! Mostra o que você tem aí no peito e agente te deixa em paz.
    - Seus malvados! Por que vocês estão fazendo isso comigo? Nunca lhes fiz mal algum.
    - Tá com medinho, tá? Manézinho, cristão! Vamos te mostrar quem é que manda por aqui.
    Chutes, pontapés, impropérios. De uma hora para outra aqueles moleques com quem brincara tantas vezes tornavam-se terríveis algozes, ávidos para fazê-lo revelar o seu preciosíssimo segredo e quem sabe até mesmo destruí-lo. Não permitiria. Resistiria com todas as forças de fosse capaz. Tinha que se levantar de um pulo e sair correndo o mais rápido possível.
    Tentou. Mais um tombo. Desta vez arremessaram-no brutalmente de encontro ao chão. Sua cabeça parecia rachada. Sangue jorrava de sua fronte. Mais chutes nas pernas e barriga. Suas vestes estavam rasgadas.
    - Otário, isso é pra você aprender. Agora vamos ver se você mostra ou não o que tem aí escondido.
    Uma força sobre-humana se apossara do menino. Seus músculos se retesavam mais ainda e suas mãos cruzadas sobre o tórax pareciam como que de titânio.
    Encurvou-se como um feto. Sentia dores. Estava com medo.
    Um abismo descortinava-se à sua frente. Era como se estivesse entre o Céu e a Terra. Um pouco mais e não suportaria. Contudo, sabia que seu Senhor sofrera muito mais no madeiro, e para ir ao seu encontro faria qualquer coisa.
    Um chute violento nas costas e seus pulmões pareciam prestes a estourar. Gritos frenéticos, xingamentos e pedradas se fizeram ouvir em toda a Via Ápia.
    - O que está acontecendo por aqui? – indagou a voz grossa e retumbante de um soldado romano.
    Dois meninos puxados para o lado; olhos arregalados de espanto e medo se voltaram para trás. Era hora de bater em retirada para o bando de malfeitores.
    Quadratus, uma montanha de músculos em forma humana, ajoelha-se e pega em seus braços o jovem adolescente quase sem vida. Olha-o com ternura e exclama: “Rapaz, o que fizeram com você?!”
    Tarcísio mal podia falar, apenas aponta para o peito. Sabe que pode confiar em Quadratus, que há pouco se fizera cristão. Sua face pálida não reflete ódio nem revolta, apenas serenidade e entrega.
    - Vou levá-lo para um lugar seguro, amigo. Lá cuidaremos de você.
    Virgínia, uma pagã de meia idade que a tudo assistira de longe enquanto caminhava em direção ao mercado, aproxima-se do soldado com o menino nos braços, olha para Tarcísio com espanto e exclama: – Minha nossa! Pobrezinho! Acho que eu o conheço de algum lugar.
    Tarcísio abre os olhos, vira o pescoço lentamente para fitá-la e entrega-lhe um cândido sorriso.
    Aquele olhar. Um único olhar. Nunca na vida aquela mulher vira algo igual. Seus lindos olhos azuis eram uma janela para sua alma pura e cheia de fé. Pureza e fé! Era um cristão! E o soldado que o carregava também! Isso restava claríssimo!
    Em um átimo Virgínia se dá conta do porquê de sua ânsia de cruzar a Via Ápia justamente naquela hora. O Deus dos cristãos existia! O olhar do menino lhe revelara essa verdade de maneira inexplicável. Daquele momento em diante se faria cristã também.

    ***

    Chegando ao esconderijo com o corpo do menino nos braços, Quadratus olha para o sumo sacerdote. Pela expressão profundamente consternada do soldado, ele compreende imediatamente o que acabara de acontecer. Toca então as mãos de Tarcísio e estas se abrem suavemente para que ele possa guardar as hóstias consagradas.
    - Menino valente! Que estejas na Paz do Senhor. Requiescat In Pace. – sussurrou Sisto profundamente consternado.

    ***

    Algumas fontes dão conta de que atualmente os restos mortais de São Tarcísio repousam na Basílica de San Silvestro in Capite, em Roma.
    As poucas informações que temos sobre São Tarcísio remontam à época do Papa Dâmaso I, que mandou preparar uma epígrafe em seu túmulo, na qual o compara a Santo Estevão. Acredita-se que o jovem mártir tenha morrido por volta do ano 258.
    Sua festa é celebrada no dia 15 de agosto de cada ano. São Tarcísio é patrono dos coroinhas.
    Como esta data é reservada pelo calendário hagiológico à solenidade da Assunção de Maria, São Tarcísio não é mencionado neste calendário, apenas na Martirologia Romana.
    Peçamos a esse bravo menino mártir que interceda por cada um de nós, a fim de que nosso amor a Jesus Sacramentado cresça a cada dia.

    Indicação: Alinny Moreira

    Marcadores: Santos

    http://www.padremarcelotenorio.com/2012/08/o-martirio-de-sao-tarcisio.html


    Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook
    0 comentário (s):

    Postar um comentário

    Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
    Assinar: Postar comentários (Atom)
    Buscar neste site

    Compartilhe nosso blog
    Seguidores
    Nosso Patrono
    São Padre Pio de Pietrelcina
    "Sem duvida deveremos prestar contas a Deus de cada minuto, de cada atuação da graça, de cada santa inspiração, de cada ocasião que nos apareceu para praticarmos o bem"
    POSUIMUS TE CUSTODEM
    .
    VIVA O PAPA!
    BENEDICTUS XVI
    GLORIOSAMENTE REINANTE!

    Sumo Pontífice

    Sacerdote Magno

    Príncipe dos Bispos

    Herdeiro dos Apóstolos,

    pelo Primado de Abel,

    Pelo Governo de Noé,

    Pelo Patriarcado de Abraão,

    Pela Ordem de Melquisedeque,

    Pela Dignidade de Araaão,

    Pela autoridade de Moisés,

    Pela Jurisdição de Samuel,

    Pelo poder de Pedro,

    PELA UNÇÃO DE CRISTO,

    a quem são entregues as chaves

    do reino dos Céus,

    E a quem são confiadas as ovelhas

    de Cristo.
    .
    Postagens populares

    VAI COMEÇAR A QUARESMA DE S. MIGUEL
    Caríssimos, Salve Maria! Amanhã, 15 de agosto, começará a Quaresma de S. Miguel. Abaixo temos os fatos que deu início a ...
    "MERO SAUDOSISMO OU UMA MÍSTICA REENCONTRADA? " - UM SEMINARISTA FALA
    Apesar de não terem vivido no tempo das missas em latim, jovens do mundo inteiro tem procurado essa forma de celebrar o Santo Sac...
    VASSULA RYDEN EXCOMUNGADA PELA IGREJA ORTODOXA
    Vasiliki Paraskevis Pentaki, a “Vassula Ryden”, muito conhecida e laureada em círculos da Renovação Carismática (RCC) e recomendada por mu...
    Cardeal Muller reafirma doutrina católica‏
    Diante das controvérsias sobre a posição do novo Prefeito do Santo Ofício sobre alguns pontos da Doutrina Católica, Dom Muller re...
    APRESENTO-LHES CARLO ACUTIS
    "...Ofereço todo o sofrimento, de que deverei padecer, ao Senhor, pelo Papa e pela Igreja.." Pe. Marcélo Tenorio Tomei c...

    Missa pelas almas
    ____________________________
    Coloque seu pedido de missa por um falecido.
    Clique na imagem
    MEMENTO MORI
    Pio Exercício de Preparação para a Morte
    Clique na imagem
    Santa Filomena
    Conheça a história de Santa Filomena
    Clique na imagem
    Comentários Recentes
    Categorias

    Aborto (62)
    ARTIGOS (39)
    ASSIS III (3)
    Bento XVI (94)
    CARIDADE (1)
    CARTAS (2)
    Catequese (2)
    CNBB (6)
    COMENTÁRIOS (7)
    CRÔNICA (14)
    CURIOSIDADES (24)
    DOUTRINA (45)
    ECUMENISMO (4)
    ENTREVISTA (31)
    ESCÂNDALOS (6)
    ESTUDO (1)
    FELICITAÇÕES (2)
    Filosofia (1)
    Finados (6)
    FSSPX (42)
    HISTÓRIA (3)
    HUMOR (14)
    IBP (4)
    INDULGÊNCIAS (3)
    LITURGIA (55)
    LIVROS (2)
    MAÇONARIA (2)
    MORAL (11)
    Natal (6)
    NOSSA SENHORA (13)
    NOTICIAS (135)
    NOTÍCIAS (100)
    OPNIÃO (3)
    OPUS DEI (1)
    ORTODOXOS (1)
    Pe. PIO (5)
    Perseguição (25)
    PIO XII (2)
    POESIA (3)
    POLÊMICAS (32)
    Política (29)
    QUARESMA (5)
    SACRAMENTOS (1)
    Santa Missa (1)
    SANTA SÉ (37)
    Santo Padre (4)
    Santos (35)
    São Padre Pio (13)
    VATICANO (4)
    Vaticano II (28)
    Votos (3)
    Vídeos (3)

    Arquivo

    ▼ 2012 (378)
    ▼ Agosto (19)
    TARCÍSIO!
    O Martírio de São Tarcísio.
    "MERO SAUDOSISMO OU UMA MÍSTICA REENCONTRADA? " - ...
    15 de Agosto: ASSUNÇÃO DE MARIA
    VAI COMEÇAR A QUARESMA DE S. MIGUEL
    Caso em que S. João da Cruz desmascara falsos sina...
    O EX-MORDOMO DO PAPA SERÁ LEVADO A JULGAMENTO
    DAS CHOÇAS ETÍOPES PARA O OURO OLÍMPICO
    Cardeal Muller reafirma doutrina católica‏
    SALVE, SANTA FILOMENA!
    “Pio XII foi um santo!” afirma cardeal de 96 anos
    As doze palavras ditas e retornadas
    O menino que dava pão ao Menino Jesus
    O estranho caso de “Sua Eminência” David Bell
    Bento XVI, com Santo Afonso: “Quem reza se salva, ...
    A Missa é como um poema, não suporta enfeite nenhu...
    A VERDADE SOBRE GALILEU GALILEI
    MISSA NÃO É OPERETA
    PEREGRINAÇÃO A ROMA DOS FIÉIS DA MISSA TRIDENTINA
    ► Julho (33)
    ► Junho (35)
    ► Maio (43)
    ► Abril (84)
    ► Março (62)
    ► Fevereiro (64)
    ► Janeiro (38)

    ► 2011 (486)

    ► 2010 (43)

    ► 2008 (2)

    Receba nossas postagens por e-mail

    Estatísticas
    Sparkline 186,131
    Home | Comentários RSS
    http://padremarcelotenorio.com/
    © Copyright 2010 - Todos os direitos reservados.

    Blogger Template created with Artisteer.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo