Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 15 de agosto de 2012

    Simbolismo e significados do Apocalipse: interpretação exegética do Livro da Revelação

    Photobucket Photobucket



    Simbolismo e significados do Apocalipse: interpretação exegética do Livro da Revelação


    O Apocalipse, cujo título no grego é αποκάλυψις (apokálypsis), que significa "revelação" (traduzido literalmente: 'tirar o véu'), é o último livro da Bíblia Sagrada. Complexo e profundamente místico, está repleto de símbolos, alegorias e comparações. Trata-se de uma leitura extremamente difícil, até para teólogos e pesquisadores gabaritados. A compreensão deste livro, sem dúvida, está além do alcance do leigo comum e também dos curiosos em geral. Por isso mesmo, é mais fácil cair na tentação de manipular certas passagens, deturpando-as e usando-as fora de contexto, para justificar qualquer opinião pessoal.

    Como é de conhecimento geral, certos embusteiros da fé têm usado desses artifícios desonestos para atacar a Igreja de Cristo, chegando a dizer que é a Igreja a "Prostituta" e/ou a "Grande Babilônia", e o Papa a "Besta" citados no livro do Apocalipse. Para começarmos a ler um pouco melhor este livro tão difícil, é essencial possuirmos algum conhecimento exegético prévio. Com este artigo, pretendemos ao menos lançar alguma luz sobre o tema e abrir caminhos para uma leitura mais madura e realista de um texto sagrado tão maltratado e manipulado por ignorantes e desonestos.

    Para muitos, o Apocalipse é um livro que fala somente de destruição, catástrofe e fim do mundo. Ao iniciar a sua leitura, não são poucos aqueles que, impressionados, assustam-se e desistem. Outros tantos utilizam os textos para caluniar pessoas e religiões. A verdade inegável é que a linguagem do Apocalipse é estranha para o leigo, repleta de simbolismos e alegorias desconhecidas. Raros são aqueles que sabem por onde começar a decifrá-lo.

    Temas como a Besta do Apocalipse (na realidade são duas Bestas, a primeira e a segunda), o Anticristo e o número 666, entre outros, têm sido motivo de muita confusão, sempre aumentada por espetaculares produções cinematográficas que tratam o assunto com total liberdade (e irresponsabilidade). Não são poucos os que se apressam em apontar, nos tempos atuais, algum "anti-Cristo" ao qual poderiam ser atribuídas as descrições do Apocalipse: com inquieta curiosidade e sem nenhum receio, especulam ansiosamente, com muito atrevimento mas sem fundamentar as supostas evidências que enxergam por todos os lados. Nos acontecimentos dos nossos tempos, enxergam suas próprias "verdades" sobre toda a simbologia contida no Livro da Revelação, sem desconfiar que seus reais significados estão vinculados a um outro tempo específico, dentro de contextos históricos alheios à atualidade.


    Considerações gerais


    Para começar este trabalho exegético, consideramos importante explicar alguns elementos que servem como material sólido (e historicamente correto) para interpretar o texto. Optamos pela tradução bíblica da edição brasileira da Bíblia de Jerusalém.


    Gênero literário


    O Livro da Revelação, Apocalipse de João ou ainda Apocalispse de Jesus Cristo segundo João, corresponde, precisamente, ao gênero literário denominado "apocalíptico", que floresceu na literatura hebraica por quatro séculos, de 2aC até 2dC. A literatura apocalíptica depende da literatura profética e da sapiencial. Porém, diferentemente da literatura profética, onde o elemento essencial é "a Palavra", na apocalíptica o elemento essencial é "a Visão". Outra característica do gênero apocalíptico é o uso abundante de símbolos.

    A estrutura de um texto apocalíptico divide-se sempre em três fases:
    1. Uma etapa de opressão ao Povo de Deus;
    2. Uma etapa de castigo e destruição do inimigo;
    3. Uma etapa de libertação, vitória e domínio do Povo de Deus.

    No Apocalipse, é importante distinguir o ensinamento, que há por detrás da Visão, do relato que narra a Visão. O conteúdo apocalíptico é escatológico ao invés de histórico, motivo pelo qual o seu ensino perdura até o fim dos tempos. No entanto, em sua dimensão histórica, o relato se refere a um tempo concreto, específico. É sob essa ótica que o Apocalipse deve ser interpretado, se quisermos obter o correto entendimento dos seus significados. Além disso, mediante uma boa hermenêutica, podemos proceder a uma constante atualização do seu conteúdo doutrinário.

    No Antigo ou Primeiro Testamento (AT) encontramos literatura apocalíptica em Isaías, Ezequiel, Judite, Zacarias e Daniel. No Novo Testamento, encontramos textos apocalípticos em Marcos, Mateus e Lucas, quando narram o discurso escatológico de Jesus; em algumas passagens paulinas, nas epístolas aos Tessalonicenses e 1Coríntios; e, finalmente, como é óbvio, no próprio livro da Revelação ou Apocalipse.


    Chaves de interpretação


    Para entender mais perfeitamente o conteúdo do livro do Apocalipse, é necessário primeiro conhecer o conteúdo e os símbolos contidos no livro do profeta Daniel; por sua vez, para entender os símbolos de Daniel, é preciso conhecer e entender os símbolos usados pelo profeta Ezequiel; para entender o significado da segunda Besta, é imprescindível compreender o significado da primeira Besta, e assim por diante. Esse procedimento coeso é de fundamental importância no estudo, pois ao compreender os simbolismos de Ezequiel e Daniel, a exegese do Apocalipse de João resulta em um processo mais simples e natural. Oferecer a interpretação de toda esta simbologia está fora do alcance deste nosso trabalho: esta observação visa conscientizar o estudioso que deseja realmente aprofundar-se no tema por conta própria.

    Os Apocalipses (pois existem diversos) foram desenvolvidos numa época de opressão. No caso concreto do Apocalipse de João, foi escrito no ano 95, segundo a opinião majoritária. Nesse tempo, Domiciano exigia o "culto imperial", ainda mais que seus predecessores Vespasiano e Tito. É neste contexto histórico que devemos buscar o verdadeiro significado dos simbolismos empregados por João.


    Simbologia dos números no Apocalipse


    Todos os números usados no Apocalipse têm significado específico. Conhecê-los ajuda a entender os símbolos do texto. Neste primeiro momento de estudo, convém conhecer os seguintes:

    Número 2 - Significa solidez, é usado para reforçar uma determinada realidade; como por exemplo: 2 testemunhas, 2 chifres, etc.;
    Número 3 - Perfeição;
    Número 6 - Um a menos que o 7; significa imperfeição;
    Número 7 - Plenitude, totalidade, inteireza;
    Número 666 - O célebre e enigmático "número do Anticristo", que já deu margem a tantas e diversas interpretações, muitas absurdas, designa 3 vezes o número 6, isto é, a máxima imperfeição, a oposto absoluto daquilo que é imperfeito.


    Breve resumo do Livro do Apocalipse


    Logo ao abrir o Livro da Revelação, os três primeiros versículos são um resumo de tudo o que encontraremos adiante. É a porta de entrada da “casa”: a primeira palavra que aparece é “revelação”. A principal finalidade do livro é motivar à resistência, porque os primeiros cristãos viviam tempos muito difíceis. Vemos que a Revelação vem de Deus, por meio de Jesus, para seus servos. Os servos de Jesus são os seus seguidores e profetas.

    O Apocalipse é um livro urgente. Não foi escrito para que, ao lê-lo, pudéssemos prever o futuro, mas sim para motivar pessoas a resistirem à opressão e a serem profetas e profetizas, pelo bem da Igreja. O que encontramos no Apocalipse são sinais, e a função do sinal é apontar para algo que ainda não vemos: o caminho que precisa ser percorrido.

    O Apocalipse está repleto de Anjos. Quem são? Num primeiro momento são os representantes de Deus, que comunicam algo ou uma missão especial. Num segundo momento, representam os responsáveis pelas "igrejas", que são as comunidades da Igreja então existente. Outro tema que já aparece no início do livro é o valor e a importância do testemunho dos santos (Martiria). Testemunhar Jesus, que foi morto, ressuscitou e venceu a morte, tornando-se Senhor da História e da Vida. O Apocalipse é um livro da felicidade. Já no início anuncia a primeira bem-aventurança: "Feliz aquele que lê e escuta as palavras desta profecia" (1,3).


    "Sete igrejas"?


    Assim como as nossas celebrações católicas, até hoje, iniciam-se com a saudação: “A Graça e Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam convosco...”, João inicia o seu Apocalipse da mesma maneira(1,4-8). João faz essa Saudação às "sete igrejas" da Ásia, e aqui cabe um esclarecimento importantíssimo: a doutrina católica ensina que só há uma Igreja de Cristo, una e indivisível. O Livro do Apocalipse, no entanto, menciona a existência de sete igrejas, somente na Ásia, já naquele tempo. Alguns membros de comunidades ditas pentecostais e neopentecostais, assim como de diversas novas seitas autodenominadas "cristãs", vêm interpretando essas citações do Apocalipse como se constituíssem uma suposta "prova" de que a Igreja de Cristo não fosse uma só. Para estes, as menções às "sete igrejas" demonstrariam que, desde o princípio, não houve uma só Igreja, e sim uma diversidade de "igrejas" diferentes e independentes entre si, unidas apenas pela fé na Ressurreição de Jesus e na observação das Escrituras.

    Na realidade, essa concepção é totalmente equivocada. Historicamente falando, nada poderia ser mais falso. Se cremos na Bíblia como Sagrada, como Palavra inspirada por Deus, precisamos crer nela como um conjunto coerente e harmonioso, cujos livros se complementam e cuja totalidade representa a proclamação de uma única Mensagem Divina para toda a humanidade. Sendo assim, a Bíblia não pode proclamar uma Verdade Revelada numa página e, logo a seguir, negar ou contrariar esta mesma Verdade em outra página. Jesus mesmo diz que "todo reino dividido contra si mesmo acaba em ruínas" (Lc 11,17). Ora, na Carta aos Efésios, o Apóstolo Paulo afirma que só há uma Igreja, Una e única, pois existe em "um só Corpo e um só Espírito", que professa "um só Senhor, um só Batismo e uma só Fé" (Ef 4,5). Logo, se existissem apenas duas "igrejas" diferentes, com doutrinas diferentes e "batismos" próprios, necessariamente apenas uma delas seria a autêntica Igreja de Cristo. No entanto, sabemos que hoje existem muitos milhares de igrejas, uma verdadeira infinidade de denominações ditas "cristãs", cada qual proclamando um tipo de fé completamente diferente das demais. Entre estas, algumas dizem que o batismo não é condição para a salvação, outras dizem que sem o batismo ninguém se salva, além de inúmeras outras discordâncias entre si: algumas aceitam o divórcio, outras não; algumas praticam o que chamam de "santa ceia", outras não; algumas pregam a famigerada "teologia da prosperidade", outas a renegam; etc, etc...

    Fica evidente que só pode haver uma Igreja de Cristo autêntica, e esta Igreja só pode ser a mais antiga, a única que provém dos Apóstolos e guarda a sua Tradição, conforme eles mesmos nos orientaram: "Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que não anda segundo a tradição que de nós recebeu" (2Ts 3,6). A Igreja por meio da qual Jesus se dá no Pão e no Vinho, que se reúne em torno da SAgrada Eucaristia (conf. 1Cor 11,29). A Igreja que cumpre a profecia de Maria Santíssima, que, cheia do Espírito Santo, declarou de si mesma: "Todas as gerações me chamarão Bem-aventurada" (Lc 1, 48). Mas, sendo assim, como explicar a menção às sete igrejas no Apocalipse?

    Como já vimos, no contexto do Apocalipse, o número 7 significa totalidade, plenitude; Segundo este princípio, o texto alude a sete anjos, sete cartas, sete selos, sete montes, sete trombetas, sete reis, sete candelabros, sete estrelas, etc... Tudo isso indica totalidade: a mensagem é dirigida à Igreja de Cristo em sua totalidade, a todos os filhos e filhas da Igreja, a todos os membros do Corpo Místico de Cristo, que é a própria Igreja, representada nas "sete igrejas" da Ásia.

    Quando se refere às "sete igrejas", o autor se refere às diferentes comunidades da nica Igreja, situadas nas localidades de Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia, de modo muito semelhante ao qual, atualmente, nos referimos às nossas muitas comunidades ou paróquias, dizendo: "visitei a 'Igreja da Sé'", ou "conheci a 'igreja da Natividade do Senhor de Caruarú'", por exemplo. Não está errado dizer "Igreja da Sé", e "Igreja da Natividade do Senhor", mas não são igrejas diferentes, distintas, e sim comunidades irmãs de uma única Igreja, que é Católica (Universal), Apostólica (procede dos Apóstolos) e Romana (somente porque a sua sede primacial, isto é, o endereço físico do sucessor de Pedro, está localizado em Roma).

    Uma outra maneira de comprovar essa realidade é observar que, de do mesmo modo, ainda que todo o conjunto dos textos da Bíblia afirme e reafirme, insistentemente, que há um só Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo, sendo o Espírito Santo o responsável por todas as experiências de Deus no Apocalipse, João fala dos “Sete Espíritos de Deus” (Ap 4,5). - Assim como no caso da Igreja de Cristo, o texto também salienta a Plenitude do Espírito Santo, que é Um só, - através do número que representa a totalidade e a plenitude.

    Continua...

    _____________
    Bibliografia
    1- RICHARD, Pablo. Apocalipse - Reconstrução da Esperança, 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
    2- BORTOLINI, Pe. José. Como ler o Apocalipse, Resistir e Denunciar. São Paulo: Paulus, 2008.
    3- GALVÃO, Antônio Mesquita. Apocalipse ao Alcance de Todos. São Paulo: O Recado, 2009.
    5- CORSINI, Eugênio. O Apocalipse de São João - Grande Comentário Bíblico. São Paulo: Paulinas, 1992.
    6- MESTERS, Carlos. Esperança de um Povo que Luta - O Apocalipse de São João, uma Chave de Leitura. São Paulo: Paulus, 1991.

    Referência bibliográfica:
    Edição Brasileira da Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulinas, 1991.
    The New American Bible. Nashville: Catholic Bible Press, 1987.
    CARRILLO, S. El Apocalipsis. C. México: Instituto de Pastoral Bíblica, , 1998.
    NUTTING, M. And God Say What?. New York: Paulist Press, 1986.
    YATES, K. Nociones Esenciales del Hebreo Biblico. New York: Harper & Row Publishers, 1984.

    Outras fontes:
    RIVERO, Pe. Jordi. Apostolado Veritatis Splendor: A prostituta do Apocalipse, a Grande Babilônia. Disponível em http://www.veritatis.com.br/apologetica/105-igreja-papado/603-a-prostituta-do-apocalipse-a-grande-babilonia desde 11/12/2006; tradução: Carlos Martins Nabeto.
    * Este artigo contém trechos baseados em texto do Padre Ademir Nunes Faria.
    Poderá também gostar de:
    Imagens na Igreja, outra vez
    A pergunta das perguntas: “O que é Deus?”
    Pequena Novena a São Miguel Arcanjo para obter graças
    A Pedra sobre a qual a Igreja se fundamenta neste mundo

    http://vozdaigreja.blogspot.com.br/2002/08/simbolismo-e-significados-do-apocalipse.html


    LinkWithin
    Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
    Temas: doutrina, história, igrejas evangélicas, polêmica, teologia, tira-dúvidas
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de texto, você pode usar a opção "Nome/URL". O campo "URL" não precisa ser preenchido.

    Links para esta postagem

    Criar um link
    Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
    Assinar: Postar comentários (Atom)
    Voz da Igreja em seu e-mail

    A revista Voz da Igreja
    Conheça a versão impressa da revista Voz da Igreja (PDF)
    Comentários recentes

    Os apologistas protestantes procuram por todos os ... - terça-feira, 14 de agosto de 2012 - Alty Barreto
    A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo seja sobre a su... - terça-feira, 14 de agosto de 2012 - Voz da Igreja
    quem me dera ser como gianna na fé,que linda sua h... - terça-feira, 14 de agosto de 2012 - Anonymous
    Caro Eduardo... O que tentei dizer, e parece que ... - segunda-feira, 13 de agosto de 2012 - Alty Barreto
    Olá, estou passando aqui para informar que meu blo... - segunda-feira, 13 de agosto de 2012 - José Alves

    Ler os comentários recentes na íntegra
    Galeria de imagens
    Acervo digital: imagens católicas exclusivas de uso gratuito
    Fraternidade dos blogs católicos
    Divulgue e seja divulgado
    Guia católico
    Bíblia Sagrada online

    Manual de orações

    Liturgia Diária

    + Páginas referência para pesquisa
    + Lista de sites amigos e indicados
    Dicionários online

    Campanha
    _
    Nós, católicos fiéis, queremos a Igreja livre do marxismo!
    "TU ES PETRUS ET SUPER HANC PETRAM AEDIFICABO ECCLESIAM MEAM"
    Brasão Vaticano
    Brasão Bento XVI

    Nos Ergo Debemus Sublevare Huiusmodi, ut Cooperatores Simus Veritatis
    Brasão Dom Odilo Pedro Scherer

    In Meam Commemorationem
    Acrescente nosso escudo à sua página

    Copie o código abaixo:


    -

    Versão animada:

    gif maker

    Código da versão animada:

    gif maker
    Gif maker
    Translate
    Selecione o idioma​▼
    Busca neste blog

    Entrevista
    Editores da revista e blog Voz da Igreja na Rádio 9 de Julho

    Estudos por assunto

    tira-dúvidas (265)
    polêmica (197)
    espiritualidade cristã (157)
    doutrina (154)
    ser na prática (132)
    teologia (121)
    igrejas evangélicas (117)
    denúncia (99)
    história (99)
    testemunho (98)
    notícia (85)
    prática (66)
    testemunho dos santos (56)
    video (56)
    liturgia (52)
    consciência política (49)
    dicas (49)
    datas festivas (30)
    oração (30)
    Nossa Senhora (28)
    aborto não (25)
    ciência e fé (22)
    perseguição aos cristãos (22)
    milagre (19)
    imagens na igreja (17)
    aparições marianas (16)
    Sacramentos (15)
    espiritismo (15)
    história da Igreja (10)
    livros (10)
    pecados capitais (10)
    downloads (8)
    meditação (6)
    galeria de imagens (4)
    leitura orante - lectio divina (4)
    manual bíblico (4)
    ameaça islâmica (3)
    imagem da hora (3)
    divulgue seu blog católico (1)

    Biblioteca católica
    Documentos da Igreja

    +++

    Encíclicas Papais online

    +++

    Livro "Jesus de Nazaré", de Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI (Planeta)

    +++

    Livro "O Banquete do Cordeiro", de Scott Hahn (Loyola)

    +++

    Livro "A Sabedoria da Cruz", de Pe. Francisco Faus (Quadrante)

    +++

    Livro "A Inquisição em seu Mundo", de João Bernardino Gonzaga (Saraiva) - ed. esgotada (baixar versão em PDF)

    +++

    Revista Voz da Igreja (PDF)

    Índice de respostas católicas a acusações protestantes e "evangélicas"
    Mais lidos

    Imagens católicas exclusivas - uso livre
    As imagens abaixo são exclusivas e podem ser usadas livremente (clique sobre as imagens para ampliar): novas imagens são adicionadas semanal...
    Aprenda a rezar o Terço Bizantino
    Postagem anterior: "O Terço Bizantino" Como rezar A oração através deste terço é uma forma de se chegar à libertação que o nome de Jes...
    Toda uma comunidade evangélica se converte ao catolicismo
    Em todo o mundo, cada vez mais protestantes e evangélicos retornam à Igreja Católica. Conheça a história do Pastor Alex e de sua comunidade ...
    Jesus, o Pão da Vida
    Cristo está mesmo presente na Eucaristia? Tire suas dúvidas lendo este artigo com base bíblica. Desde a última e santa ceia do Senhor, a...
    Imagens: Semana Santa e Páscoa
    Disponibilizamos , em nossa galeria , novas imagens exclusivas com as temáticas Semana Santa e Páscoa da Ressurreição . O uso é livre. Unid...
    Quem foi Chico Xavier?
    Santo? Insano? Farsante? Amplie seus conhecimentos sobre o assunto E m 2010 os espíritas de todo o país comemoraram 100 anos do nasciment...
    Nossa Senhora da Conceição Aparecida
    Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida é o título completo que a Igreja dedicou à esta especial devoção brasileira à Santíssima Vigem ...
    Quaresma: um tempo único para a conversão
    A Quaresma é um grande tesouro da Tradição Cristã: oportunidade para renovar a experiência do Amor de Deus em nós. O que quer dizer Quares...
    "Sou católico": testemunho do ex-pastor Alex Jones
    Um dos posts mais acessados deste blog é o que conta a história da conversão do ex-pastor Alex Jones à Igreja Católica ( veja aqui ). Só re...
    Aparições marianas: Nossa Senhora de Salete
    Prosseguimos com a nossa série de artigos, iniciada com o estudo sobre Nossa Senhora de Fátima , a respeito das principais aparições da San...

    Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo, tende piedade de nós, que somos pecadores!

    + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
    Pesquise nossos estudos e artigos por assunto

    tira-dúvidas (265)
    polêmica (197)
    espiritualidade cristã (157)
    doutrina (154)
    ser na prática (132)
    teologia (121)
    igrejas evangélicas (117)
    denúncia (99)
    história (99)
    testemunho (98)
    notícia (85)
    prática (66)
    testemunho dos santos (56)
    video (56)
    liturgia (52)
    consciência política (49)
    dicas (49)
    datas festivas (30)
    oração (30)
    Nossa Senhora (28)
    aborto não (25)
    ciência e fé (22)
    perseguição aos cristãos (22)
    milagre (19)
    imagens na igreja (17)
    aparições marianas (16)
    Sacramentos (15)
    espiritismo (15)
    história da Igreja (10)
    livros (10)
    pecados capitais (10)
    downloads (8)
    meditação (6)
    galeria de imagens (4)
    leitura orante - lectio divina (4)
    manual bíblico (4)
    ameaça islâmica (3)
    imagem da hora (3)
    divulgue seu blog católico (1)

    + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
    Fraternidade de blogs católicos

    Salvem a Liturgia!
    Rezar nas missas é difícil, diz responsável pela pastoral litúrgica em Portugal - A notícia que segue é do ano passado. Contudo, como não a vi ganhar espaço na blogosfera litúrgica católica e dada a relevância do assunto tratado e que...
    The American Catholic
    NOBama 2012: A Catholic Case for Romney - Fellow Catholics, We are approaching the most important U.S. Presidential election for us – by “us” I mean theologically orthodox, politically conservative...
    Fiéis Católicos da Arquidiocese de Ribeirão Preto
    O QUE SE ENSINA AO JOVEM DE HOJE - PARTE 2 - O que se ensina? Depois da porcaria do Hino da Campanha da Fraternidade 2013 (leia aqui) direcionado aos jovens, lançaram outro lixo...o "Credo da Juventud...
    Blog Apostolinas
    Procuro o meu caminho - Procuro o meu caminho: Diante de Ti toda a minha vida. O que escolher, em qual direção andar? Dentro de mim há muita esperança e também muito medo... Na enc...
    Católicos Tradicionais
    Assunção de Nossa Senhora - "O triunfo de Maria é também o de Jesus" - * * *I.* No dia de sua gloriosa Assunção ao céu, em corpo e alma, Maria recebe o remate de todas as suas graças. Com razão podemos nos regozijar, poi...
    Fratres in Unum.com
    Assumpta est Maria in caelum, gaudent angeli! Alleluia! - Cresci como a vinha de frutos de agradável odor, e minhas flores são frutos de glória e abundância. Sou a mãe do puro amor, do temor (de Deus), da ciência ...
    Confraria de São João Batista
    Maçonaria: amiga dos cristãos? - Pe. Antonio Miranda S. D. N Editora “O Lutador”, 1948 RESUMO GERAL Sempre que lemos e ouvimos algo sobre a Maçonaria, a primeira impressão de que se re...
    Dominus Vobiscum
    Recordando as JMJs: 1987 – Nasce hoje a civilização do amanhã - Caros amigos, Como vocês puderam acompanhar nos últimos posts, tenho procurado trazer a este blog não somente as notícias, mas também estes verdadeiros tes...
    Khristianós
    Arte - G. K. Chesterton -
    Escravas de Maria
    São Tarcísio, Mártir da Eucaristia - *15/08 Quarta-feira * *Festa da Assunção de Nossa Senhora de Primeira Classe * *Paramentos Brancos * A Assunção de Nossa Senhora , foi transmitida pelos cri...
    Arsenal da Esperança
    Maximiliano Kolbe: "o amor é criativo, o ódio não".... - *No encontro de hoje (14/08), o pe. Julio Lancellotti *nos falou sobre a vida de Maximiliano Kolbe, frade franciscano com uma longa história, muito intensa...
    Espiritos Nunca Mais
    ENSINO RELIGIOSO. CRIARIA DUELOS ENTRE CLASSES? - O ensino religioso que aborda uma doutrina específica pode gerar *discriminação dentro das salas de aula*, segundo o sociólogo da Unesp (*Universidade Esta...
    Devoção e Fé
    Orações à Nossa Senhora da Assunção-Pe Marcelo Rossi - Bom dia irmãs e irmãos de fé! Dia 13 de agosto (segunda-feira) o padre Marcelo Rossi em seu programa Momento de Fé, começou esta semana especial com ab...
    Católicos de Fé
    Santo do Dia - São Tarcísio 15 de agosto Tarcísio foi um mártir da Igreja dos primeiros séculos, vítima da perseguição do imperador Valeriano, em Roma, Itália. A Igrej...
    Turma do Crisma
    Por que abrir mão do voto secreto? - por Claudeci Pereira Neto* Poucas vezes vi pessoas abrindo mão de algum direito. Em tempos eleitorais percebo um desses casos: cidadãos abrem mão do direi...
    IPCO - Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
    “Chega de igualdade! Mulher não dá para soldado!” – diz capitã dos Marines - [image: Katie Petronio: Chega disso! Nós não fomos criados todos iguais”] “Chega disso! Nós não fomos criados todos iguais”
    >
    Salve Rainha
    EXPLICAÇÃO DA SANTA MISSA - PARTES XI; XII; XIII E XIV - *EXPLICAÇÃO DA SANTA MISSA* Autor: *pe. Martinho de Cochem (1630-1712)* Fonte: *Lista "Tradição Católica"* Digitalização: *Carlos Melo* *XI. A SANTA MISSA ...
    Da Mihi Animas
    VAI COMEÇAR A QUARESMA DE S. MIGUEL - Caríssimos, Salve Maria! Amanhã, 15 de agosto, começará a Quaresma de S. Miguel. Abaixo temos os fatos que deu início a esta devoção, através de S. Fr...
    LUCERE ET FOVERE
    RELIQUIAS DE SÃO JOÃO BOSCO - A diocese de Viana do Castelo acolhe, nos dias *5 e 6 de Setembro* a peregrinação das relíquias de S. João Bosco, numa acção que se insere na preparação ...
    Ars orandi: the Art and Beauty of Traditional Catholicism
    An Honest Look at Liturgy and Music - My mentor, Mons. Richard J. Schuler wrote the following article for Sacred Music Magazine in the winter of 1990. It can be found in vol. 117 no. 4. He a...
    Paraclitus
    Voluntários do Greenpeace: “Viva o aborto, somos pró-morte!” - MADRI, 13 Ago. 12 / 12:57 pm (ACI/EWTN Noticias).- Depois de sofrer ameaças e insultos... Leia Mais »
    Sacrifício Vivo e Santo
    Você já errou na vida? - “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!” Quero lhe falar sobre uma história real. Trata-se da vida de um jovem que, aos 25 anos de idade, não tinh...
    The Eucharist - Jesus is With us
    -
    Voc.Vinícius Caíque
    MILAGRE EM RONDÔNIA ? - Vídeo mostra suposto sangramento da Cruz da JMJ - *Presidente Médici, Rondônia -* Um vídeo amador gravado em Presidente Médici-RO capturou a imagem de uma mancha avermelhada na Cruz da Jornada Mundial da J...
    Deus lo vult!
    Audiência Pública sobre Reforma do Código Penal: esclarecimentos - Com relação à Audiência Pública sobre a Reforma do Código Penal que deve começar já já, alguns rápidos apontamentos: - O Twitter do @BrasilSemAborto está f...
    Aliança Mariana Parresia
    São Maximiliano M. Kolbe - O Louco pela Imaculada - São Maximiliano foi uma vítima mariana perfeita, foi um holocausto mariano total. A Imaculada foi toda a razão da sua existência. Era dele aquela máxima q...
    Roberto Cavalcanti
    O Kit gay chegou nas escolas privadas - O livro didático “Menino Brinca de Boneca?” citado acima foi adotado pelo Ministério da Educação como referência para alfabetização de nossas crianças (...
    Suma Teológica - Summae Theologiae
    Chestertoninas: Saúde e cuidado - O erro de toda essa discussão médica está exatamente no fato de associar a idéia de saúde com a de cuidado. Qual a relação entre saúde e cuidado? Saúde tem...
    Blog do Angueth
    Purgatório: Segunda visão - Parte III (O ensinamento de Santa Catarina de Genova - I) - Pe. Faber Leia também: Pensamento Acerca do Inferno Devoção às Almas no Purgatório – Parte I Devoção às Almas no Purgatório – Parte II Primeira visão – Pu...
    Pro Roma Mariana
    SERÁ A “ASSUNTA” VIRGEM IMACULADA A NOS VALER - Nossa Senhora em Lourdes disse a Bernadette no seu dialeto patois… “Que soy era Immaculada Councepciou” – “Eu sou a Imaculada Conceição”. Personificou assi...
    Luz de Maria para as Nações
    - *MARIA, MÃE DE DEUS OU MÃE DE JESUS ?* "Donde me vem esta honra de vir a mim a Mãe de meu Senhor?" (Lucas 1, 43) Em (João 1,1) diz o seguinte," No princípio...
    Nos Passos de Jesus
    O poema de uma filha - Eram quase dez horas da noite e o dia havia sido repleto de compromissos. A casa estava silenciosa, minha esposa lia um bom livro e meus fil...
    Doutrina Católica
    A MISSA DO PADRE PIO. - A MISSA DO PADRE PIO Recebi há pouco esta entrevista do Padre Pio e não pude deixar de publicá-la, tamanha a grandeza do que ele viveu nessas missas ...
    Canterbury Tales by Dr. Taylor Marshall
    Are the Lives and Acts of Unbelievers Entirely Sinful? - If unbelievers and those not in a state of grace cannot please God in anyway, since the Apostle Paul wrote: “But without faith it is impossible to please...
    Catholic Herald News
    Becoming a Catholic can be a spur to overcoming addiction - A friend's newfound belief in his unique dignity as a human being loved by God made him see his addictive lifestyle in a new light
    Cristo em Nós
    Os Sete Sacramentos - CONFIRMAÇÃO OU CRISMA - Retirado do *Catecismo Maior de São Pio X* Quarta Parte Dos Sacramentos *575) Que é o Sacramento da Confirmação?* A Confirmação, ou Crisma, é um Sa...
    É Razoável Crer?
    Sobre o AntiCristo - A presente exposição da doutrina dos santos padres acerca do Anticristo foi pregada pelo autor(Cardeal Newman) em forma de sermões durante o advento de 183...
    Sentir com a Igreja
    Sessão "as feministas PIRAM": Não se pode ter tudo - *Taí um assunto que jamais se esgota: maternidade e trabalho. Hoje, a escritora Martha M. Batalha (mãe de dois), de Nova York, fala das mais novas discus...
    "Morro" por Cristo
    "Quem procura acha"... A VERDADE! Famosa blogueira atéia converte-se ao catolicismo - Caros leitores, é com muita alegria que divulgo essa notícia (já amplamente divulgada em meios católicos da internet) sobre a conversão de Leah Libresco, f...
    MRP. Musicas Católicas
    SANTO DO DIA - *São Jacob Gapp* Jacob Gapp nasceu em Wattens, na região do Tirol, na Áustria, em 26 de julho de 1897. Foi voluntário na Primeira Guerra Mundial, transc...
    Vultus Christi
    The Credo of the People of God - I Survived the Summer of 1968 Pope Paul VI promulgated The Credo of the People of God on 30 June1968, less than one month before releasing his prophetic Ency...
    Ciência confirma a Igreja
    Satélite que procura planetas: a Terra é de extrema raridade e a vida inteligente o é ainda mais. Questões sobre supostas “inteligências extraterrestres” - Dados do satélite "caçador de planetas" Kepler afastam possibilidades de vida ETSegundo John Rehling, cientista de computação no Dartmouth College e na Uni...
    De olho na Jihad
    A natureza da "tolerância" no Islamismo. - *Os actos de violência que os muçulmanos têm cometido na Europa e nos Estados Unidos são geralmente atribuídos a uma minoria “fundamentalista”, mas na ver...
    Ecclesia Una
    “Ser católico por inteiro”. Uma crítica ao irenismo de muitos cristãos. - Alguns textos realmente conseguem surpreender qualquer leitor, seja pela clareza com que o autor expõe suas ideias, seja pela coragem e bravura em abordar ...
    Católicos com Fé
    A Bíblia de Genebra e os Deuterocanônicos - Todo estudante americano sabe que os peregrinos desembarcaram em Plymouth Rock, mas eles sabem qual a Bíblia que os peregrinos usaram? A maioria das pessoa...
    Phat Catholic Apologetics
    Christ: The Source of Eternal Life - *What did Jesus mean when He said that if we eat the bread from heaven we will not die? (cf. Jn 6:50-51)* In my post on last Sunday's gospel reading, I ...
    Não deixe que um professor comunista adote seu filho
    Na redação do ENEM só passa petista de carteirinha - Se “desrespeito aos direitos humanos” é motivo para zerar na redação do Enem, o estudante terá de se guiar pela plataforma do governo sobre o tema? No fim ...
    Movimento dos Amigos da Realeza de Cristo
    FRATERNIDADE DAS RELIGIÕES: UMA DOUTRINA PAGÃ - "No poderoso Império da Roma Antiga todos os credos eram bem-vindos, todas as religiões eram respeitadas, e mesmo honradas. No Panteão - o templo de todos ...
    Mater Dei
    Sobre os beijos no tempo de namoro - Retirado do livro: *Namoro Cristão em um mundo supersexualizado,* Pe. Thomas Morrow - Editora Quadrante. Em primeiro lugar, como os homens se excitam ...
    Sob a Luz do Divino
    Mês de Agosto Tempo para Refletir sobre as Vocações. -
    Christi Fidei
    A importância do Pai na família cristã - *Autor:* Pfarrer Pavanetti, SDB *Fonte (original alemão):* Buch *Vaterschaft und Autorität*, Februar 2001 *Tradução:* Carlos Wolkartt Um dos grandes males q...
    Perigo Islâmico
    O sucesso do multiculturalismo belga - A história duma mulher belga tornou-se notícia das manchetes depois dela ter filmado o que aconteceu quando ela andou pelas ruas de *Bruxelas*. Homens de o...
    Acarajé Conservador
    A Tradição e a Arte - Todos os seres têm o transcendental beleza, mas é a arte que, por excelência, externaliza a grandeza desse aspecto ontológico das coisas. Entretanto, a arte ...
    Conde Loppeux de la Villanueva
    E os ateus militantes protestam. . . -
    Catequese na Net
    Dia dos Pais! - A todos os Papais que passarem por aqui hoje, contem com minhas orações. Que Deus os abençoe e ilumine!
    Escrevendo e Semeando
    Ser Pai - Lá no começo de tudo, em tempos imemoriais, olhou Deus para a Sua Imagem e disse: “Crescei, frutificai!”. Colocou assim no coração do homem a divina missão ...
    A Vida Sacerdotal
    O Vaticano II explicado por Albino Luciani. - Via Fratres in Unum IHU – As celebrações para o 50º aniversário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, previstas para outubro próximo, caem em um ...
    Liturgia Diária Comentada
    ------------------------------------------------- - ...
    BLOG
    FELIZ DIA DOS PAIS! - * SER PAI...* *Ser pai é ser companheiro, construindo no ninho familiar a grandeza dos filhos, para alicerçar valores que edificam a sociedade. * * * *Ser...
    Com. Nª Srª do Perpétuo Socorro
    "Papel do pai é pré-figurativo de Deus Pai", destaca padre - Amar, educar, orientar, repreender quando preciso. Para além do sustento da família, o pai desempenha papel fundamental no ambiente familiar. Este Dia dos...
    Firmat Fides
    A vida de São Paulo antes e depois de Damasco - PAPA BENTO XVI AUDIÊNCIA GERAL Sala Paulo VI Quarta-feira, 27 de Agosto de 2008 São Paulo (2) A vida de São Paulo antes e depois de Damasco Caros irmãos e ...
    .::Católico com Muito Orgulho::.
    11 de agosto - Aniversário de Dom Pedro Marchetti Fedalto - Hoje, dia 11 de agosto do ano do Senhor de 2012, dia de Santa Clara, completa 86 anos de vida nosso querido Arcebispo Emérito de Curitiba Dom Pedro March...
    Biblical Evidence for Catholicism
    Censorship Only Proves Cowardice (Nefarious Anti-Catholic Tactics) - This post is simply a link to my earlier paper that was in response to a post directed towards one of my old papers, on the anti-Catholic site * Triablo...
    † Livros Católicos para Download
    Instruções sobre o Santo Sacrifício da Missa - Mananciais do Calvário Instruções sobre o Santo Sacrifício da Missa Frei Dr. Humberto Klug, O.M. Cap Livro de 1935 - 212 págs PREFÁCIO O Apostolo São Pau...
    Católico Graças a Deus
    Algumas palavras sobre a RCC - Já faz algum tempo que interiormente algo me agonia em relação a RCC. Não quero ser como alguns "tradicionalistas" que dizem que a RCC é a fumaça de s...
    Católicos do Brasil
    Saiba o como provar a doutrina do Purgatório a um Cristão Evangélico - A palavra purgatório não é mencionada na Bíblia, da mesma forma que termos como ‘encarnação’, ‘Santíssima Trindade’ ou até mesmo a palavra Bíblia, não apar...
    Bíblia Católica News
    Saiba o como provar a doutrina do Purgatório a um Cristão Evangélico - Bíblia Católica Online mentioned. A palavra purgatório não é mencionada na Bíblia, da mesma forma que termos como ‘encarnação’, ‘Santíssima Trindade’ ou at...
    Baixada Católica
    A IDOLATRIA PROTESTANTE! - Depois caluniam os católicos dizendo ser adoradores de imagens * * * * *VEJA OS VIDEOS PRESENTES NO YOUTUBE E DIVIRTA-SE COM AS INCOERÊNCIAS PROTESTANTES:*...
    Vida Espiritual
    Catequese Bíblica (VII): 1 e 2 Reis - Textos lidos na Paróquia Sâo Dimas, em Padre Miguel, Rio de Janeiro, antes das Missas dominicais. Caríssimos Irmãos, Dando continuidade ao nosso estudo bíb...
    A casa da Catequese
    JESUS É O PÃO DO CÉU -
    Blog Boa Nova
    "Pensar como Deus" - O que significa "pensar como Deus"? A cultura nos ensina a pensar apenas em termos de conveniência econômica. Se produtiva, se é lucrativo, se ele se ...
    Blog COT
    Santa Valéria - No Brasil no inicio havia uma confusão entre Valéria a santa, e Valéria a província, devido aos mártires de Valéria que nos Diálogos de São Gregório, o mag...
    Defensor da Fé, da Paz e do Bem da Família
    O que é o dízimo - O que é o dízimo *A palavra dízimo significa a décima parte. De cada 100 coisas, eu separo dez. De cada 100 sacos de feijão, ou de cada 100 cabe...
    Augusto Lívio
    Política e Politicagem em tempos de eleição - Estou de volta! Sei que demorei em postar novidades no blog, mas estive resistindo a escrever enquanto não tivesse pensado muito sobre o que colocaria a...
    Do Pensamento no Deserto
    Bonequinha de Luxo - Não sou daqueles que acha o passado melhor que o presente, mas no cinema americano, às vezes, temo que isso seja verdade. Salvo algumas exceções, claro, co...
    Sword of Peter
    God is Great! -
    Juventude Santa
    Cantores de Deus em “Virgem do Silêncio” - Letra: Toca de Assis Interpretação: Cantores de Deus Nossa Senhora Virgem do Silêncio, Quero sempre te amar, Deitar no teu colo, sentir teu perfume, Teu ca...
    Jovens Missionários na Net
    O que tem a minha fé a ver com a Igreja? - YOUCAT *Primeira Parte: Em que cremos* Terceiro Capítulo: O ser humano responde a Deus. ✿* 24. O que tem a minha fé a ver com a Igreja?* * * *"Ninguém ...
    Apologética Católica
    80 anos da Liga Eleitoral Católica - *Com a proximidade das eleições municipais, nos meios católicos várias idéias sobre como alavancar a influência da Igreja no governo do país surgem de mod...
    Com. Kyrios - Revista Católica
    OS FALSOS DEUSES – Por Marcos Rocha - QUEM SÃO OS FALSOS DEUSES? Dt 18,9-14; Lv 19,31
    Pedra no Caminho
    Janela e Cerimônia - *Dedicado a Matheus M. H.* *Em um ônibus qualquer, indo para um lugar qualquer.* * Dois sujeitos: um com quase dois metros de altura e o outro com...
    Marcos Paulo Teixeira's Blog
    Reencarnação – Argumentos católicos contra os fundamentos do espiritismo - Reencarnação – Argumentos católicos contra os fundamentos do espiritismo A doutrina da reencarnação é comum a vários sistemas religiosos, todos de fundo gn...
    Vive e Reina
    ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL - ORAÇÕES AMIGOS (AS) BLOGUEIRAS - A Paz de Cristo e o Amor de Maria ! Mes de Agosto, mes vocacional, venho comunicar aos amigos e amigas blogueiras e catequistas meu ACOMPANHAMENTO VOCACI...
    Colina Vaticana
    - Em recesso por tempo indeterminado.
    Reino de Cristo
    Santa Ana e São Joaquim - {mareiser} Os Avós de Jesus.“Ana, fecunda raiz, que de Jessé germinou, produz o ramo florido do qual o Cristo brotou. Mãe da mãe santa de Cristo, e tu, Joa...
    Sou Católica
    Post seguinte - “Viver sem uma Fé, sem um patrimônio para defender, sem sustentar a Verdade numa luta contínua, não é viver, mas fingir que se vive. Pier Georgio Continu...
    Chesterton Brasil
    Pensador que incentivou a Doutrina Social da Igreja vira ícone entre os jovens católicos brasileiros - RIO DE JANEIRO, 19 Jul. 12 / 06:11 pm (ACI).- Para promover o intelectual católico, autor de 80 livros e inventor da teoria econômica inspirada na Doutrin...
    Catolicos Alerta!
    A Teoria da Evolução contra a ciência e a Fé (O conto do macaco) - Livro em PDF. É interessante como em sua argumentação o autor se exprime de maneira objetiva e coerente, e ao mesmo tempo com espírito de humor, mostrando ...
    AureA comics
    A Postagem Final. - Terminamos aqui a Jornada "Aurea comics", é não mais postaremos neste blog. Em clima de despedida, eu só posso agradecer a vcs que visitaram e comentaram n...
    Vida Cristã
    Livros mais lidos -
    Cantinho da Oração
    -
    A Alegria da Minha Juventude
    Escapulário bordado - Para o dia de Nossa Senhora do Carmo, partilho com vocês o meu escapulário bordado! *Materiais necessários:* Tesoura; Tecido para bordar (ponto cr...
    SPES - Santo Tomás de Aquino
    Lutemos com esperança contra a esperança mesma - *Cardeal Pie de Poitiers* Lutemos “com esperança contra a esperança mesma. Pois quero falar a esses cristãos pusilânimes, a esses cristãos que se fazem ...
    Caos & Regresso
    Mundo Quântico e a refutação de Deus -
    OBLATVS
    Aniversário de Ordenação Sacerdotal - Neste belíssimo altar da Casa de Retiro São José das Paineiras, celebrei hoje o 15º aniversário de Ordenação Sacerdotal. Todos os que se recomendaram às mi...
    Contra o Aborto
    Dom Eugenio Sales, R.I.P. - Sou um dos que Dom Eugenio Sales jamais conheceu pessoalmente, mas cuja vida foi tocada por ele. Batizado quando criança, meu contato com a fé era esporá...
    Patrística Brasil
    São Pedro Crisólogo, Bispo de Ravenna (380-450). - A Sermão ?. São Pedro Crisólogo.* * *Comentário ao Evangelho do dia feito por São Pedro Crisólogo (c. 406-450), bispo de Ravena, doutor da Igreja.* O jejum...
    Vinde Senhor Jesus Cristo
    Milagre pela intercessão de Nhá Chica reconhecido pelo Vaticano - 39 Nhá Chica (foto: Canção Nova Notícias) VATICANO, 28 Jun. 12 / 09:23 pm (ACI).- Na edição de hoje do Vatican Information Service, a Santa Sé informou qu...
    Servos de Maria
    Acabem com os nascituros agora! - Depois, não deixe de divulgá-lo para os amigos, através das redes sociais. Não podemos ficar calados, esperando que alguém faça algo por nós. *Devemos ag...
    Vida, Família e Paz
    Chiara Corbela Petrillo: uma nova Gianna Beretta Molla - Neste sábado, na igreja de Santa Francisca Romana, da capital italiana, foi celebrado o funeral da jovem Chiara Petrillo, falecida depois de dois anos de s...
    COMENTÁRIOS
    AVISO DO BLOG - NO PRÓXIMO DIA 01 DE JULHO O BLOG REFLETIR HOJE SERÁ DEFINITIVAMENTE DESATIVADO. TODA POSTAGEM ESTARÁ DISPONÍVEL NO BLOG http://espelhodejustica.blogspot.c...
    Fiat Facit Mihi
    26 de Junho - ‎Memória litúrgica de São Josemaría Escrivá, fundador da Opus Dei. São Josemaria Escrivá, rogai por nós.
    Militância Anti-Comunista
    Aborto e eutanásia: anteprojeto do Novo Código Penal - Assine a petição: http://www.ipco.org.br/home/noticias/meteorologista-luiz-carlos-molion-participara-do-painel-ipco-na-proxima-quinta-feira-21-de-junho?utm...
    Dom Luiz Bergonzini
    TESTAMENTO ESPIRITUAL - Dom Luiz Gonzaga Bergonzini - Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, Amém. Às vésperas de completar 50 anos de Vida Sacerdotal - fui ordenado Presbítero aos 29/06/1959-, já c...
    Lançando Sementes
    O Sábio e a Vaca - Era uma vez, numa terra distante, um sábio chinês e seu discípulo. Certo dia, em suas andanças, avistaram ao longe um casebre. Ao se aproximar, notaram ...
    Reedificar em Cristo
    Religião é aliança e compromisso - *(Dt 26,16) Javé seu Deus ordena hoje que você cumpra seus estatutos e normas. Cuide de colocá-los em prática com todo o seu coração e com toda a sua alma...
    Jesus, Alegria da Minha Juventude
    Meu último dia - RECOMENDADO - Este é o video do canal original: http://www.youtube.com/watch?v=gIDYvg73RuM Não tenho qualquer relação com os produtores do video, apenas traduzi e po...
    Grupo de Oracao Sao Miguel
    Pena temporal: devo, nao nego. Pago quando puder - [image: perdao_pecados] Boa parte das pessoas tem uma* visão deturpada sobre o Sacramento da Confissão* – especialmente aquelas que são avessas ao catolici...
    Tradição Católica em Vitória - ES
    A Igreja de Jesus Cristo: VI. Propriedades e Notas - FBMV - Página inicial > Apologética (Defesa da Fé) > Igreja Católica Apostólica Romana > A Igreja de Jesus Cristo *Por um padre da Familia Beatae Mariae Virgin...
    Blog do Jovem Católico
    Ah, e a internet? - Clique para assistir no YouTube
    Apologia
    Sorteio do livro “A ameaça pagã” - O livro “A ameaça pagã”, escrito pelo Dr. Peter Jones, professor no Westminster Seminary da Califórnia, foi-nos presenteado para ser sorteado. O doador d...
    Duc in Altum! (Lc 5,4)
    Palestra: O avanço do comunismo na América Latina e as consequências catastróficas na sociedade -
    A Fé Explicada
    Respostas aos Protestantes Sobre o Celibato - A igreja católica valoriza a vocação para o celibato, assim como para o matrimônio, ambas igualmente santas, desde que sejam vividas com amor e como uma co...
    Veni Emmanuel
    "Em Tua Presença" Pe Fábio de Melo em Adoração ao Santíssimo -
    BLOGONICVS
    Dividindo da FSSPX para conquistá-la? - O Superior do Distrito da Itália, Pe. Pierpaolo Petrucci, afirmou com base no comunicado da Sala de Imprensa Vaticana que a Santa Sé está tentando dividir ...
    + Pensar Pensamentos
    Juventude: A Feliz Idade! - Este pequeno livro de textos humildes e simples tem como objetivo principal mostrar que a experiência que temos em nossas vidas, mesmo sendo jovens, novos ...
    Loucas Histórias...
    OBRIGADA DEUS!!! - Ola volto aqui hoje dia 02/05/2012 - 00:36, para dizer obrigada a Deus!!! Por que vejo quantas pessoas maravilhosas Ele colocou em minha vida, fiquei muito ...
    Casa Pia dos Santos Anjos
    Os Anjos na Santa Missa - Quando assistimos uma Santa Missa, acompanhamos com devoção. Porém, a parte mais importante da Santa Missa é a Consagração, quando a Hóstia e o Vinho se tran...
    O Combate
    A mão do demônio - O Padre Miguel Pedroso (já falecido) foi um grande exorcista no bairro da Moóca, na capital de São Paulo. A pequena paróquia de São Miguel Arcanjo ficava lot...
    Missa aos domingos
    Quanto é razoável que demore a Missa? (1) - No um post de anteontem O horário de Missas que é um sonho de consumo, mencionei uma paróquia com Missas de meia em meia hora nos dias de semana. Um lei...
    A Verdadeira Idade das Trevas
    Fatwa declara que é lícito comer carne de sereia - *Do blog De Olho na Jihad* Sereia do filme Piratas do Caribe 4 Em um site que é referência para os muçulmanos, Muhammad Saalih, teólogo e perito em lei i...
    IN PRÆLIO!
    «Este é o pão que desce do Céu; se alguém comer dele, não morrerá» - Vendo o bom Jesus a necessidade, buscou um meio admirável por onde nos mostrou o máximo de amor que nos tem, e em Seu nome e no de Seus irmãos fez esta...
    Jovem Mensageiro!
    A clara luz de Chiara Luce... =) - *Santidade aos 18 anos* *Uma jovem bela, cheia de vida, atleta, ativa.* *Uma jovem normal, uma cristã.* *Depois, inesperadamente a doença, a agonia, a morte...
    Conservador Brasileiro
    A lição dos cemitérios - Escrito por "Conde Loppeux de la Villanueva" Certa vez passeava por um antigo cemitério da cidade e eis que me deparei com uma cena curiosa: um túmulo de ...
    Temas Polémicos da Igreja Católica
    Cristianismo X Ocultismo - Na Bíblia está escrito que a feitiçaria, magia, horósco, tarot, qualquer tipo de conversa com os mortos, qualquer tipo de tentativa de advinhar o futuro, t...
    Blog Jovens Cristãos
    Jornada Mundial da Juventude - A Jornada Mundial da Juventude(JMJ)nasceu na Roma em 1984 onde mais de 300 mil jovens foram convidados para o "Jubileu Internacional da Juventude" no Domi...
    O Tradicionalista
    Rezemos pelo Santo Padre no dia de seu onomástico - *℣*. Oremus pro Pontifice nostro Benedicto. *℟. Dominus conservet eum, et vivificet eum, et beatum faciat eum in terra, et non tradat eum in animam ini...
    EXTRA ECCLESIAM SALUS NULLA
    Retratação - Pedro Henrique - *Venho por meio desta postagem, fazer uma retratação pública pela postagem "Diferença gritantes entre a disciplina dos seminários "tradicionais" e os semin...
    Sanctam Ecclésiam Cathólicam
    Sim, eles querem o chavismo! - A dualidade Lula X Chávez perpassou a política latino-americana nos últimos anos e foi, a meu ver, um dos “mitos” mais difundidos e, ao mesmo tempo, mais p...
    Grupo de Estudos Regina Angelorum
    Semana Santa na Forma Extraordinária no Rio de Janeiro - Prezados amigos, Esse ano teremos a Semana Santa na Forma Extraordinária do Rito Romano na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Todo o tríduo s...
    Juventude Católica
    Quaresma: como e por quê? Uma prática que se repete desde os primórdios do cristianismo - Em preparação para a Páscoa, surgiu já nos primeiros tempos do cristianismo um período voltado a preparar melhor os fiéis para o mistério central da Reden...
    Da Mulher para Mulher
    - MULHER Não há uma criatura mais perfeita Obra prima da criação Um conjunto de virtude Tu és a mais bela canção Na sua palavra ...
    Verbum Supernum
    A Aparição de La Salette e suas Profecias: Início do Segredo: decadência do clero atrairá a vingança divina - Por: A Vida Sacerdotal Assim começa o segredo: “Mélanie, o que vou dizer-vos agora não ficará sempre segredo, podereis publicá-lo em 1858. “Os sacerdotes, ...
    Conexão Conservadora
    Caso Eloá - Conexão Conservadora apresenta uma conversa entre o Coronel da Polícia Militar do estado de São Paulo, Paes de Lira, o articulista Luciano Garrido, Jayson...
    Dominus Iesus
    Novo Blog - Para os amigos que acompanham esse blog, agora estou em novo endereço. Acessem e sigam postagens do blog Sursum Corda.
    SOS Maria
    MÚSICA CATÓLICA | SOMOS NÓS -
    Associação Nª Sª do Bom Conselho
    Oração à Nossa Senhora das Graças - *Enquanto Maria estava rodeada duma luz brilhante, * *de repente, o globo desapareceu e suas mãos se estendem suavemente, derramando sobre o globo brilha...
    Papo Católico
    O que significa o Sinal da Cruz? - *Um sacramental para todos os momentos de sua vida* *O Verbo se fez carne para salvar-nos, reconciliando-nos com Deus: "Foi Ele que nos amou e enviou-nos se...
    Mater eclesiae
    Blog - http://sumateologica.wordpress.com/tag/padre-paulo-ricardo/
    The Holy Eucharist
    -
    Exército Católico
    A intolerancia dos revolucionários ''pró-monarquia'' - Salve Maria!!! Caros leitores, venho aqui mostrar a verdadeira face de um grupo o qual não citarei nomes, criado apenas para difamar um de nossos sites am...
    Testemunhos Católicos
    Ex- atriz de Hollywood que se tornou religiosa de clausura compartilha sua história de fé - LOS ANGELES, 05 Dez. 11 / 01:35 pm (ACI/EWTN Noticias) Em poucas semanas, os católicos da Califórnia poderão conhecer ao vivo o testemunho da Madre Dolore...
    Mensagens de Cristo
    O Apostolado Migrou! - Depois de ter fundado o blog "Testemunhos Católicos", percebi que não daria para manter o "Mensagens de Cristo" por muito tempo, pois estava me dedicando c...
    Iconografias Cristãs
    -
    Angelus Ex Verum
    -
    ADVENIAT REGNUM TUUM
    - O Evangelho de hoje(Lc 11,47-54) nos ensina sobre a dificuldade de divulgar o Reino de Deus no mundo.Perseguições e rejeições fazem parte dessa batalha con...
    Deus em Debate
    Deus Como a Primeira Causa - William Lane Craig e Robert Lawrence Kuhn - *Tradução e Legenda:* Equipe Deus em Debate.
    Ecclesiam Meam
    A dimensão oculta da Santa Missa - A celebração da Santa Missa tem seus primórdios na antiga comemoração solene da Pesah judaica: era a celebração mais esperada e preparada do ano judaico, o...
    Pai, perdoai-lhes: eles não sabem o que escrevem
    O cardeal que levou a culpa pelo que não fez - (escrito na noite de quarta, mas publicado só na manhã de quinta para não desrespeitar as regras da agência noticiosa)Estava eu aqui vasculhando as notícias ...

    + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
    AVISO
    Os blogs elencados na seção "Fraternidade de Blogs Católicos" são submetidos a prévia análise e aprovação pelos autores do blog Voz da Igreja, segundo os princípios tradicionais e ortodoxos da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. A divulgação dos blogs, no entanto, não representa indicação de garantia da ortodoxia de seus conteúdos, sendo estes da inteira responsabilidade de seus autores e não representando, de maneira alguma, nossa própria posição.
    + + + + + + +
    Licença Creative Commons
    Os direitos sobre o conteúdo deste blog são registrados sob licença Creative Commons. Todo o conteúdo está aberto para uso livre, desde que acompanhe um link para este blog.
    + + + + + + +
    Estatísticas do blog

    Web Site Counter
    visitantes desde 2/2010

    visitantes online

    Arquivos

    ► 2012 (130)

    ► 2011 (146)

    ► 2010 (22)

    ► 2009 (1)

    ▼ 2002 (76)
    ▼ Agosto (2)
    Simbolismo e significados do Apocalipse: interpret...
    Pedro, o primeiro Papa
    ► Julho (11)
    ► Junho (11)
    ► Maio (3)
    ► Abril (6)
    ► Março (10)
    ► Fevereiro (11)
    ► Janeiro (22)

    ► 2001 (117)

    ► 2000 (19)

    Layout de Henrique Sebastião. Tecnologia do Blogger.
    + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
    Ato de Desagravo e Adoração



    Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo; adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos Méritos Infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.

    Graças e louvores se dêem a todo momento,ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!


    + + + + + + +
    Santo Arcanjo Miguel, defendei-nos no combate!



    Sancte Michael Archangele, defende nos in prælio; contra nequitiam et insidias diaboli esto præsidium. Imperet illi Deus, supplices deprecamur: tuque, Princeps Mlitiæ Cælestis, Satanam aliosque spiritus malignos, qui ad perditionem animarum pervagantur in mundo, Divina Virtute in infernum detrude. Amen.


    São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate; cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, pelo Divino Poder, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para fazer perder as almas. Amém.
    + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
    A revista e o blog "Voz da Igreja" são criações de Henrique Sebastião, teólogo, e tornaram-se realidade a partir da iniciativa do Pe. Marcelo A. M. Monge, Pároco da S. João Batista do Brás e diretor da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo (SP), e tem por objetivo a evangelização. Se você gostou deste trabalho e também acha que a Igreja merece ter voz, faça uma assinatura e receba Voz da Igreja em formato impresso mensalmente, diretamente em sua residência.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo