Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 14 de novembro de 2012

    [Catolicos a Caminho] Escuta da Palavra e Meditação - 15/11/2012 - O Reino de Deus está dentro de nós.

     

    Leituras do dia:

    Fm 7-20
    Sl 146(145)
     
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 17,20-25
     
    "Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando ia chegar o Reino de Deus. Ele respondeu:
    - Quando o Reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver. Ninguém vai dizer: "Vejam! Está aqui" ou "Está ali". Porque o Reino de Deus está dentro de vocês.
    Então ele disse aos discípulos:
    - Chegará o tempo em que vocês vão querer ver um dos dias em que o Filho do Homem já tiver chegado, mas não verão. Alguns vão dizer a vocês: "Olhem aqui" ou "Olhem ali"; porém não saiam para procurá-lo. Porque, assim como o relâmpago brilha de uma ponta do céu até a outra, assim será no dia em que o Filho do Homem vier. Mas primeiro ele precisa sofrer e ser rejeitado pelo povo de hoje.
    " 

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    O Evangelho de hoje é riquíssimo! Cada versículo daria para fazer uma profunda reflexão, com muitas ramificações, para tocar em vários pontos práticos da nossa vida e fazer-nos perceber a sutileza do Amor de Deus...

    A pergunta que os fariseus fizeram a Jesus é a mesma que você e eu gostaríamos de fazer: "Quando vai chegar o Reino de Deus?" Veja como é uma pergunta que tem implicações práticas... Será que vai demorar, ou será que vem logo? É questão de dias, meses, anos? É importante saber isso, para que nos preparemos para o grande momento! Será o momento mais aguardado de todos os tempos!!!

    Só que a resposta de Jesus é simples e objetiva, e se divide em duas partes: "O Reino de Deus não virá ostensivamente." Sabe o que significa "ostensivamente"? Esta palavra vem de ostensivo, e quer dizer luxuoso, pomposo, poderoso, grandioso. Ou seja, o Reino de Deus virá de forma simples, discreta, sem alarde... "Nem se poderá dizer: 'Está aqui' ou 'Está ali', porque o Reino de Deus está entre vós." Jesus estava se referindo a Ele próprio, que estava no meio daqueles homens. Mas eles não aceitavam que um ser humano, igual a eles, se auto-proclamasse "O Filho de Deus". Jesus percebeu isso, e conversou depois com seus discípulos que agora eles não davam valor a presença física dEle, mas que viriam dias em que eles irão desejar ver pelo menos um único dia da vida de Jesus, e não terão mais...

    Trazendo para a nossa vida hoje, aqui e agora...

    Você já se deu conta que esse mesmo mundo em que vivemos, que pode ser tão cruel, também pode ser uma extensão do Paraíso? Cada vez que agimos com bondade, caridade, paciência, alegria, ânimo, fé, amor... estamos construindo o Reino de Deus aqui na Terra! O Reino de Deus não está em grandes coisas, mas nas pequenas coisas, nos gestos simples do dia-a-dia, que quase ninguém se dá conta... ali está Jesus...

    O próprio Jesus conclui assim: "As pessoas vos dirão: 'Ele está ali' ou 'Ele está aqui'. Não deveis ir nem correr atrás." Como está no Evangelho apócrifo de São Tomé: Jesus está em todos os lugares. Não precisa correr atrás, basta procurá-lo dentro de você mesmo. E é aí onde deve começar o Reino de Deus: dentro do seu coração. Quando virá o Reino de Deus? Agora é você quem precisa responder essa pergunta a cada dia, em cada situação... Pode ser hoje?
     
    Reflexão Apostólica:
     
    O reino de Deus estava no meio deles, mas com bem disse o Senhor: "(…) Quando o Reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver".

    Recorde quando divagávamos sobre a dificuldade de estarmos sensíveis a presença de Deus em nossa vida. Esse evangelho de hoje atesta tudo aquilo que falávamos sobre isso e vem de encontro com uma situação bem comum no dia-a-dia. Vou explicar…

    Qual é a postura ou conduta que temos ao perder algo e precisar dele?

    Reviramos a casa, tiramos o que é possível do lugar, varremos, "apelamos" para são longuinho, prometemos tantos e tantos pulinhos, mas como é frustrante encontrar o objeto perdido num lugar óbvio ou como chamamos "debaixo do nosso nariz".

    Talvez o reino de Deus também esteja nesse lugar óbvio, mas como no dia-a-dia, não conseguimos encontrar ou não procuramos. "(…) Ninguém vai dizer: 'Vejam! Está aqui' ou 'Está ali'. PORQUE O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VOCÊS".

    O reino de Deus talvez esteja no óbvio da vida, e se lá esta, esse óbvio chama-se simplicidade.

    O reino de Deus esta na paz, mas por que o procuramos nas guerras, nas brigas? Ele esta no sorriso, mas por que investimos no ressentimento, no rancor, na raiva? Ele esta no gesto caridoso, mas por que investimos tanto no egoísmo, no individualismo?

    Reparemos onde estamos procurando o reino de Deus.

    O próprio santo "das COISAS perdidas" (são Longuinho) apenas encontrou o reino Deus, conforme alguns relatos truncados, depois de perfurar o coração de Jesus com uma lança e como não trazer esse exemplo a nossa vida: Quantos de nós só encontramos Jesus após perfurar seu coração em virtude do pecado que vivíamos? Quantas pessoas precisaram ir ao fim do posso para encontrar a Deus que sempre esteve ao seu lado, mas não era visto?

    Se preciso de algo em minha vida e não sei por onde começar, creio eu que deveria buscar primeiramente pela sensibilidade a presença de Deus, pois todo aquele que sabe e reconhece os sinais do Deus de amor em sua vida, cai menos, sofre menos, ergue-se mais rapidamente, supera os obstáculos sem medo, (…), visto que "(…) O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VOCÊS"

    Agora não é tão difícil de aceitar o porquê tanta gente só encontra Deus na dor

    Não é preciso ir ao fundo do poço para achá-lo, mas muitas vezes o fazemos; não é preciso ir longe, pois Ele esta tão perto; não é esse ou aquele padre que faz a diferença e sim a vontade de querer encontrá-LO.

    Deus nos vê na simples oração matinal; no terço apressado dentro do ônibus; nas lágrimas derramadas em silêncio, mas só damos conta da presença deles quando nosso ser cansa de lutar e se entrega. Quantas pessoas atravessaram o Brasil para ouvir um mesmo evangelho, no entanto num outro lugar (Canção Nova, Aparecida do Norte, Trindade…) e de coração aberto conseguiu ser curado por Deus?

    Às vezes é preciso que cansemos para abaixar a guarda e vermos que Deus estava ali há muito tempo.

    Deus habita em seu coração… Deixe o bater!

     
    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
     
    Oração: Pai, abre meus olhos para que eu possa perceber, na pessoa e no ministério de Jesus, a presença de teu Reino na nossa História. E, reconhecendo-o, eu me deixe guiar por ele.
     

    REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
     
    Propósito: Atentar aos sinais do Reino de Deus.
                 
     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Y!Encontros. O amor não cai do céu... Comece sua procura agora mesmo!

    Quem procura, acha. Encontre a pessoa ideal online
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo