Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 14 de novembro de 2012

    [Catolicos a Caminho] REVELAÇÃO DIVINA (07) O NOVO TESTAMENTO Som !

     

     

                   

    REVELAÇÃO          DIVIMA VATICANO II

    CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA

     

                       (07)-O NOVO TESTAMENTO !

     

                                      EXCELÊNCIA DO NOVO TESTAMENTO

                        (17) – A palavra de Deus, que é virtude de Deus para a salvação de todos os crentes, apresenta-se e manifesta o seu poder dum modo eminente nos escritos do Novo Testamento.

                       - "Pois eu não me envergonho do Evangelho, o qual é poder de Deus para salveção de todo o crente, em primeiro lugar do judeu, e depois do grego".(Rom.1,16).

                        Com efeito, quando chegou a plenitude dos tempos, o Verbo se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e verdade.

                       Cristo estabeleceu o reino de Deus na terra,  manifestou com obras e palavras o Pai e a Si mesmo, e leviou a cabo a Sua obra com a Sua morte, ressurreição, e glorioso Ascensão, e com o envio do Espírito Santo.

                       Sendo levantado da terra,  atrai todos a si.

          - "E Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a Mim".(Jo.12,32).

        Ele que é o único que tem palavras de vida eterna.            

    Este mistério, porém,  não foi descoberto a outras gerações como foi agora revelado aos seus santos Apóstolos e aos Profetas no Espírito Santo, para que pregassem o Evangelho, e despertassem a fé em Jesus Cristo e Senhor, e congregassem a Igreja.

    Os escritos do Novo Testamento são um testemunho perene e divino de todas estas coisas.

     

                       ORIGEM APOSTÓLICA DOS EVANGELHOS

    (18)- Ninguém ignora que entre todas as Escrituras, mesmo do Novo Testamento, os Evangelhos têm o primeiro lugar, enquanto são o principal testemunho da vida e doutrina do Verbo encarnado, nosso Salvador.

    A Igreja defendeu e defende sempre e em toda as parte a origem apostólica dos quatro Evangelhos.

    Com efeito, aquelas coisas que os Apóstolos,  por ordem de Cristo, pregaram, foram depois, por inspiração do Espírito Santo, transmitidas por escrito por eles mesmos e por varões apostólicos como fundamento da fé, ou seja, o Evangelho quadriforme, segundo Mateus, Marcos, Lucas e João.

     

                       CARÁCTER HISTÓRICO DOS EVANGELHOS

    (19)- A santa mãe Igreja defendeu e defende firme e constantemente que estes quatro Evangelhos, cuja historicidade afirma sem hesitação, transmitem fielmente as coisas que Jesus, Filho  de Deus, durante a sua vida terrena, realmente operou e ensinou para salvação dos homens até ao dia em que subiu ao céu.

    - "No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei as obras e ensinamentos de Jesus,  desde o princípio até ao dia em que, depois de ter dado, pelo Espírito Santo,  as suas instruções aos Apóstolos que escolhera, foi arrebatado ao Céu".(Act.1,1-2).

    Na verdade, após a ascensão do Senhor, os Apóstolos transmitiram aos seus ouvintes, com aquela compreensão mais plena de que eles, instruídos pelos acontecimentos gloriosos de Cristo e iluminados pelo Espírito de verdade, gozavam, as coisas que Ele tinha dito e feito.

    Os autores sagrados, porém, escreveram os quatro Evangelhos, escolhendo algumas coisas entre as muitas transmitidas por palavra ou por escrito, sintetizando umas, desenvolvendo outras, segundo o estado das Igrejas, conservando, finalmente, o carácter de pragação, mas sempre de maneira a comunicar-nos coisas autênticas e verdadeiras acerca de Jesus.

    Com efeito quer relatassem aquilo de que se lembravam e recordavam, quer se baseassem no testemunho daqueles "que desde o princípio foram testemunhas oculares e ministros da palavra", fizeram-no sempre com intenção de que conheçamos a "verdade" das coisas a respeito das quais fomos instruídos.

    -"Já que muitos empreenderam compor uma narração dos factos que entre nós se consumaram, como no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculars e se tornaram servidores da Palavra, resolvi eu também, depois de tudo ter investigado cuidadosamente desde a origem, expor-vos por escrito Teófilo, a fim de que reconheças a solidez da doutrina em que fostes instruído".(Lc.1,1-4).

     

                       OS RESTANTES ESCRITOS DO NOVO TESTAMENTO

    (20)- O cânon do Novo Testamento contém Igualmente além dos quatro Evangelhos, as Epístolas de S. Paulo e outros escritos apostólicos redigidos por inspiração do Espírito Santo, com os quais, segundo o plano da sabedoria divina,  é confirmado o que diz respeito a Cristo Senhor, é explicada mais e mais a sua genuína doutrina, é pregada a virtude salvadora da obra divina de Cristo, são narrados os começos da Igreja e a sua admirável difusão, e é anunciada a sua consumação gloriosa.

    Com efeito, o Senhor Jesus assistiu os Seus Apóstolos como tinha prometido e enviou-lhes o Espírito Consolador que os devia introduzir na plenitude da verdade.

                       -"Quando vier o Espírito de Verdade, Ele guiar-vos-á para a verdade total, porque não falara de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e anunciar-vos-á o que há-de vir".(Jo.16,13).

                                                           …………………..

                         Em adição ao Credo, Bento XVI pede-nos que estudemos o Catecismo como "um instrumento que providencia uma ajuda real para a fé"

                       Para o Papa, o nosso Catecismo é nada menos que um guia para a vida que contém a verdade do ensinamento que a Igreja recebeu, a salvaguarda e a finalidade nos seus dois séculos de história.

                            Isto é um perfeito modelo para nós presentemente.

                       Que melhor ajuda poderíamos nós ter do que meditar no nosso Credo e estudar a nossa fé  no que nos ensina o Catecismo ?

                       Estas duas autoridades da nossa fé podem-nos ensinar muito a respeito do Senhor, da Igreja e até das nossas próprias vidas à medida em que nós procurarmos estar mais perto do Senhor durante este Ano especial da Fé.

                       Tanto o Credo como o Catecismo, estão fundamentados na Sagrada Escritura, do Antigo e do Novo Testamento.

                                                                        John

                                                                                        Nascimento

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Conheça o Y!Encontros e passe o Dia dos Namoradosem boa companhia!

    Quantidade ou qualidade? No Y!Encontros vc encontra de tudo um pouco.
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo