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    quinta-feira, 22 de março de 2012

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] QUARESMA DE 2012 - 22 de Março - A OBSERVAÇÃO DO SÁBADO Som !



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    Início da mensagem encaminhada

    De: <nascimentoja@shaw.ca>
    Data: 21 de março de 2012 19:45:34 BRT
    Para: <Undisclosed-Recipient:;>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO]    QUARESMA DE 2012 - 22 de Março - A OBSERVAÇÃO DO SÁBADO  Som !
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



     

    QUARESMA DE 2012

                                 QUINTA -  FEIRA -  22 de Março

                                                   

                                                                         A OBSERVAÇÃO DO SÁBADO !

     

                 Temos notado nestes últimos dias, através da Liturgia da Palavra, as acusações dos Fariseus e Escribas por Jesus fazer milagres ao Sábado.

                O que é, afinal o Sábado Judaico ?

     

                               SÁBADO (Sabbath)

                É o sétimo dia da semana na lei religiosa Judaica.

                Segundo a Tradição cristã, foi substituído pelo Domingo, o Dia do Senhor, com base na Ressurreição do Senhor, que ocorreu no primeiro dia da semana, e na descida do Espírito Santo.

                No Latim, Sabbatum é o nome de Sábado nos escritos litúrgicos.

                A palavra, vinda do hebreu, significa literalmente "parar", "descansar".

                O princípio da observância do Sábado permanece ainda na obscuridade; todavia, parece evidente que a prática do Sábado na sua forma presente foi estabelecida pelo menos no tempo da monarquia em Israel.

                A observância do Sábado desenvolveu-se com a religião da sinagoga; e não dependia do templo porque podia ser observado em qualquer parte.

                Era o dia da assembleia religiosa, que  tinha  sido prescrita pela primeira vez no Livro do Levítico :

                - "Fala aos filhos de Israel e diz-lhes quais as solenidades do Senhor que deveis celebrar como convenções santas. Eis aqui as Minhas solenidades : trabalhar-se-á durante seis dias, mas ao sétimo dia descansar-se-á; é dia de descanso solene, uma santa convocação, não fareis trabalho algum. Será o Sábado do Senhor em todas as vossas habitações". (Lev.23/1).

                 Originariamente, as festas reflectiam os vários ciclos anuais e as diversas actividades do homem.

                Em todos os calendários, o ano litúrgico gravita em torno das três festas estacionais, incluindo uma peregrinação ao santuário : a páscoa e os ázimos, na Primavera; a ceifa ou festa das sete semanas, no Verão; a festa das colheitas ou dos tabernáculos, no Outono.

                O Sábado era observado como tempo de descanso, ou dia em que se não trabalhava, pelos escravos, bem como pelos animais, tal como fazia qualquer Israelita.

                Este dia era também assinalado com certas actividades de culto religioso :

                -"O sétimo dia é um sabbat; um descanso completo consagrado ao Senhor". (Êx.31/15). (cf. CIC2168).

                 Os pormenores da observância do Sábado estavam expressos em tempos minuciosamente marcados.

                Enumeravam-se 39 dias de trabalhos que se não podiam fazer ao sábado.

                Assim, por exemplo, era proibido acender o fogo, transportar pesos, cozinhar ou fazer outras actividades domésticas, visitar os dentes, etc..

                O Antigo Testamento indica claramente que o sábado devia ser observado semanalmente ;

                - "Trabalharás durante seis dias, mas ao sétimo descansarás, a fim de que descansem igualmente o teu boi e o teu jumento, e possam respirar o filho da tua escrava e o estrangeiro". (Êx. 23/12; cf. 34/21).

                 A observância do sábado começava na sexta-feira à tarde e terminava no sábado ao fim da tarde, e as refeições do sábado eram preparadas, portanto, na véspera.

                Na sexta feira à tarde, logo que apareciam as primeiras estrelas, o oficial da sinagoga ( o hazzan), convidava o povo para a oração com um toque especial do chifre de carneiro, que se reunia na sinagoga, e celebrava a ceia familiar que começava com a recitação do Kiddush, ou bênção do vinho.

                No Sábado pela manhã o povo voltava para a oração e era lida a Escritura do rolo do Torah.

                No tempo de Jesus, depois da leitura em hebreu, era feita a tradução em aramaico, que era a linguagem mais usual da Palestina nessa altura.

                Depois era feita uma prática explicativa como comentário ao texto que se tinha lido, por um oficial da congregação.

                S. Lucas faz uma referência a esta prática, quando Jesus, em Nazaré foi ler a Escritura, (cf. Lc.4/16-19).

                No Novo Testamento, o rigorismo exagerado da interpretação do Sábado, tornou-se uma fonte de dissensões entre Jesus e os Escribas e Fariseus.

                 Quando, por exemplo, os discípulos de Jesus arrancaram espigas ao Sábado, os Fariseus disseram :

                - "Aí estão os Teus discípulos a fazer o que não é permitido ao sábado". (Mt. 12/2).

                 A atitude de Jesus baseava-se em que :

                - "O sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado". (Mc.2/27).

                 Foi provavelmente S. Paulo  quem  começou a recomendar a observância do "primeiro dia", quando escreveu aos Coríntios :

                - "No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em sua casa, o que tiver podido poupar...".(1 Cor. 16/2).

                 S. Paulo referia-se ao domingo ou dia do Senhor, dia festivo para os cristãos em memória da ressurreição de Jesus, e era nesse dia que se celebrava a Eucaristia.

                Portanto, presentemente, para todos os cristãos, todas as práticas de descanso e culto divino preceituado, são no Dia do Senhor, o Primeiro dia da Semana, o Domingo.

                Todavia, tradicionalmente, faz-se descanso ao sábado que, em união com o Domingo se ficou a chamar o "Fim de semana".

                A Igreja aproveitou estas facilidades, para antecipar algumas práticas dominicais para o sábado, para facilitar os fiéis no cumprimento de obrigações que se iam tornando mais difíceis ou incómodas nos domingos, como é o caso da Missa Vespertina.

                A Lei do Novo Testamento, não veio anular a do Antigo, mas aperfeiçoá-la e, de então para cá tem vindo a ser actualizada.

                O Antigo Testamento era uma promessa que o Novo Testamento cumpriu e à qual nós devemos aderir, conforme as instruções e orientações da Igreja, especialmente sobre este assunto tão discutido do descanso Dominical, com base na Ressurreição de Jesus, no Primeiro dia da Semana.

                Para nós, os Cristão, o Sábado foi substituído pelo Dia do Senhor.

     

                                                            John

                                                                Nascimento

     

     

     



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    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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