Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 22 de março de 2012

    Em Orissa continua o ódio contra os cristãos

    L'OSSERVATORE ROMANO

    Religião

    Cidade do Vaticano, 22 de Março de 2012.
    No mês passado mais duas pessoas foram mortas

     Em Orissa continua o ódio contra os cristãos

    Bhubaneswar, 21.

     «Os extremistas hindus sentem-se impunidos e por isso aumentam ainda mais as ameaças»: é a análise do presidente do  Global Council of Indian Christian (Gcic), Sajan George, sobre alguns episódios de violência que provocaram a morte em Orissa, nos últimos  14 meses de seis cristãos. As últimas vítimas, mortas em 2012, são Nayak Suryakant, da comunidade  anglicana do povoado de Bakingia (no distrito de Kanhamal), e Goresa Mallick, católico da aldeia de Salimagocha (no distrito de  Ganjam), assassinados respectivamente nos dias 6 e 3 de Março.

    Portanto, não diminui a tensão no Estado da Índia que, de 2007 a 2008, foi o epicentro de ataques a aldeias cristãs, concluídos com um trágico balanço de mais de cem mortos e milhares de habitações e lugares de culto reduzidos a ruínas. O nível de atenção e preocupação permanece muito alto. Segundo a organização que tutela os direitos dos cristãos, os processos que envolvem os presumíveis culpados dos homicídios muitas vezes demoram demais e na maioria dos casos terminam também com a absolvição: «Os grupos extremistas sentem que gozam de absoluta impunidade e assim intimidam os membros da comunidade cristã», que constitui uma presença «incómoda» num território onde há muito tempo se agita o sentimento nacionalista de grupos políticos que se inspiram no Hindutva.

    «Lentidão e pouca atenção», observa-se em especial, pareceriam ser as características que distinguem as práticas judiciárias, das quais beneficiariam precisamente os grupos extremistas. Sobre o preocupante clima de violência falou também um pároco, Prabodh Pradhan, da igreja de Nossa Senhora do Rosário em Raikia que, numa intervenção publicada pela agência Fides, frisou: «Este é o sexto homicídio de cristãos no distrito de Kandhamal durante os últimos 14 meses. É uma questão deveras alarmante».

    Os hindus extremistas acusam os cristãos das várias confissões de promover sobretudo  o proselitismo, em detrimento da sua comunidade religiosa. Homens e mulheres convertidos ao cristianismo são discriminados e tornam-se objecto de verdadeiras violências em Orissa e alhures. É o  recente caso por exemplo, de uma jovem –  Rekha – mencionada pela mesma agência. Há alguns meses ela descobriu a mensagem de Jesus Cristo e abraçou-a na sua vida. Porém, a sua conversão não foi aceite pelos seus pais hindus, nem por outros membros da comunidade da sua aldeia, Nutangram, nos arredores de Calcutá, no Estado de Bengala ocidental. «A história é sintoma do modo como as conversões ao cristianismo são malquistas e até  impedidas na sociedade indiana», observam fontes locais. Outro caso teve lugar em Karnataka: a polícia prendeu um pastor baptista, K. Manohar, depois que alguns extremistas hindus fizeram irrupção numa assembleia de culto, espancando os fiéis e acusando-os de conversões «forçadas e fraudulentas».

    O arcebispo de Cuttack-Bhubaneswar, John Barwa, numa declaração nos meses passados, recordou que «a violência contra os tribais e os dalits da comunidade cristã viola o direito fundamental à vida, à liberdade e à igualdade, garantido pela Constituição indiana. As forças extremistas hindus usaram as conversões religiosas como um problema ou um truque para a mobilização política, instigando formas horríveis de violência e discriminação contra os cristãos». A violência, acrescenta o prelado, «deixou as famílias sobreviventes com um sentido de erradicação. A destruição de numerosas igrejas e salas de oração privaram as vítimas sobreviventes do seus direito à prática religiosa. Em muitos lugares a comunidade cristã não é capaz de praticar livremente a sua fé e assim reduz-se a uma condição de cidadania de segunda categoria».

     
    22 de Março de 2012
    Área utentesregistrados

     .

    Deutsch

    English

    Español

    Français

    Italiano

    Polski

    Português

     .

    Read the daily free

    For the weekly editions please consult subscription requirements.

    .

    .

    .

    .

    .

    Hoje em primeiro plano

    Special issue
    for the Beatification



    --
    1.Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
    2.Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
    3.Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
    4.Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
    5.Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
    6.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
    7.Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
    8.Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
    9.Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
    10.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
    11.Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
    12.Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo