Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 23 de novembro de 2012

    ACI Digital: Bebês bocejam no útero das mães, revela estudo

    Documento sin título
       
    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
     
      23 de novembro de 2012  
    Bebês bocejam no útero das mães, revela estudo
    A HAIA, 23 Nov. 12 (ACI/Europa Press) .- Uma equipe de investigadores das universidades de Durham e Lancaster (Reino Unido) sugere que os fetos bocejam dentro do útero, um processo de desenvolvimento que poderia dar aos médicos outro índice de saúde.
    NOTÍCIA COMPLETA

    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS NO TWITTER
    https://twitter.com/acidigital

    SIGA AS NOTÍCIAS DO PAPA NO TWITTER
    https://twitter.com/ssbentoxvi

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

    MANCHETES DO DIA



    VATICANO

    AMÉRICA

    MUNDO

    CONTROVÉRSIA

    Católico em Dia
    Evangelho:
    Lucas 19,45-48
    Santo ou Festa:
    Beato Miguel Pró
    Um pensamento:
    Basta amar ao Santo dos Santos (Jesus), para chegar a ser santos.
    Santa Margarita Maria Alacoque
     
     

     

    VATICANO


    O Papa criará seis novos cardeais amanhã

    ROMA, 23 Nov. 12 (ACI) .- Este sábado 24 de novembro, o Papa Bento XVI presidirá um novo consistório no qual criará seis novos cardeais, entre os quais está o Arcebispo de Bogotá e Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, Dom Rubén Salazar.

    Os outros cinco prelados que serão criados cardeais são: o Arcebispo americano James Harvey, renomado hoje Arcipreste da Basílica de São Paulo Extramuros em Roma, o Patriarca Maronita Béchara Raï, principal líder católico do Líbano; o Arcebispo mor da Igreja Siro-Malankaresa Baselios Thottunkal, da Índia; o Arcebispo de Abuja (Nigéria), Dom John Onaiyekan; e Dom Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila (Filipinas).

    Com eles, cai a idade Média dos Cardeais e aumenta o número de membros "internacionais" do Colégio Cardenalicio. Por sua idade, abaixo dos 80 anos, os seis novos cardeais poderão votar em um eventual conclave para escolher o seguinte Papa.

    Entre os cardeais com direito a voto em um eventual conclave, 62 são europeus (27 italianos), 21 da América Latina, 14 da América do Norte, 11 da Ásia, África terá um mais e Oceania se mantém em um: George Pell, Arcebispo do Sydney (Austrália).

    Os cardeais votantes brasileiros são:
    Eusébio Oscar Scheid, S.C.J. (8 de Dezembro de 1932), Arcebispo-Emérito do Rio de Janeiro.
    Geraldo Majella Agnelo (19 de Outubro de 1933), Arcebispo-Emérito de São Salvador da Bahia, Primaz Emérito do Brasil.
    Cláudio Hummes, O.F.M. (8 de Agosto de 1934), Prefeito-Emérito da Congregação para o Clero. Raymundo Damasceno Assis (15 de Fevereiro de 1937), Arcebispo de Aparecida.

    Ao concluir a audiência geral de 24 de outubro na qual anunciou o consistório que ocorre amanhã, o Papa Bento XVI disse que os cardeais têm o dever de ajudar o Sucessor do Pedro no desenvolvimento "de seu ministério de confirmar os irmãos na fé e de ser princípio e fundamento da unidade e da comunhão da Igreja".

    O Santo Padre também convidou "a todos a rezarem pelos novos escolhidos, pedindo a maternal intercessão da Santa Virgem Maria, para que saibamos sempre amar com coragem e decisão Cristo e a sua Igreja".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    O Papa alenta a redescobrir a beleza da fé para testemunhá-la com coerência

    VATICANO, 23 Nov. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI alentou a redescobrir a cada dia a beleza da fé para testemunhá-la com a coerência da vida, para assim ser capazes de "preencher os anseios profundos da alma" das pessoas.

    Assim o indicou o Santo Padre em seu discurso aos participantes do 23º Congresso Mundial do Apostolado do Mar, organizado pelo Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes que se realiza no Vaticano.

    Recordando umas palavras que pronunciou na audiência geral do dia 10 de outubro deste ano, o Papa alentou aos presentes a que valorizem o Concílio Ecumênico Vaticano II, que é "como uma bússola que permite ao navio da Igreja avançar em mar aberto, em meio à tempestade ou em ondas calmas e tranquilas, para navegar segura e chegar à meta".

    "Em particular, retomando o Decreto?Ad gentes?sobre a atividade missionária da Igreja, desejo hoje renovar o mandato eclesial que, em comunhão com as vossas Igrejas locais às quais pertencem, vos coloqueis na vanguarda na evangelização de tantos homens e mulheres de diversas nacionalidades que transitam em vossos portos".

    Bento XVI alentou também a ser "apóstolos fiéis da missão de anunciar o Evangelho, manifestam a face solidária da Igreja que acolhe e se faz próxima também a esta porção do Povo de Deus, respondem sem hesitar ao povo do mar, que vos espera a bordo para preencher os anseios profundos da alma e sentir-se parte ativa da comunidade.".

    "Desde o alvorecer do cristianismo, o mundo marítimo tem sido veículo eficaz de evangelização. Os Apóstolos e os discípulos de Jesus tiveram a possibilidade de andar em todo o mundo e pregar o Evangelho a cada criatura (cfr Mc 16,15) também graças à navegação marítima; pensemos somente nas viagens de São Paulo. De tal modo esses iniciaram o caminho para difundir a Palavra de Deus ‘até os extremos confins da terra’" (At 1,8).

    O Papa disse logo que "também hoje a Igreja desbrava os mares para levar o Evangelho a todas as nações, e a vossa extensiva presença nas escalas pontuais do mundo, as visitas que faz cotidianamente em navios atracados nos portos e a acolhida fraterna nas horas de escala da tripulação, são sinais visíveis da preocupação com os que não podem receber uma assistência pastoral".

    "Este mundo do mar, no contínuo peregrinar de pessoas, hoje deve levar em conta os complexos efeitos da globalização e, infelizmente, tem que enfrentar também situações de injustiça, especialmente quando as tripulações estão sujeitas a restrições para ir a terra, quando são abandonados junto com os barcos em que trabalham, quando caem sob a ameaça da pirataria marítima ou sofrem o dano da pesca ilegal".

    O Pontífice indicou que "a vulnerabilidade dos marítimos, pescadores e navegantes deve tornar ainda mais atenta a preocupação da Igreja e estimular a materna assistência que, através de vós, manifesta a todos aqueles que vós encontreis nos portos ou nos navios, ou no serviço a bordo durante os longos meses de expedição".

    O Papa se referiu aos que trabalham no setor da pesca e de suas famílias, sublinhando como esses precisam mais que outros encarar, "a dificuldade do presente e vivem a incerteza do futuro, marcado por efeitos negativos das mudanças climáticas e pela excessiva exploração dos recursos".

    Igualmente assegurou a proximidade da Igreja aos pescadores, que buscam "condições de trabalho dignas e seguras, protegendo o valor da família, a proteção do ambiente e a defesa da dignidade de cada pessoa".

    Para concluir o Santo Padre fez votos para que "cada um de vós possa redescobrir a cada dia a beleza da fé, para testemunhá-la sempre com a integridade da vida. A Santa Virgem Maria, Stella maris e Stella matutina, ilumine sempre a vossa obra de modo que os marítimos possam conhecer o Evangelho e encontrar o Senhor Jesus que é Caminho, Verdade e Vida".

    No 23º Congresso sobre o Apostolado do Mar se trataram, entre outros temas, sobre o anúncio do Evangelho a um número cada vez maior de marítimos pertencentes às Iglesias Orientais, a assistência aos não cristãos e aos não crentes, e a intensificação da colaboração ecumênica e inter-religiosa.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    AMÉRICA


    Futuro cardeal colombiano esclarece postura sobre aborto e eutanásia

    BOGOTÁ, 23 Nov. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Depois de uma série de declarações imprecisas em uma entrevista dada a um jornal colombiano na semana passada, o Arcebispo de Bogotá e futuro cardeal, Dom Rubén Salazar, esclareceu que sua postura sobre o aborto e a eutanásia estão em sintonia com a doutrina da Igreja Católica.

    Através de um comunicado com data de 22 de novembro, escrito de Roma onde o arcebispo se encontra para o Consistório deste sábado 24 de novembro no qual será criado cardeal junto a outros 5 prelados, Dom Salazar afirma que "algumas de minhas afirmações podem ter suscitado sérias inquietudes".

    O arcebispo da capital colombiana se refere concretamente a declarações feitas durante a entrevista concedida ao jornal El Tiempo no dia 12 de novembro, pela qual o prelado considerou “necessário fazer as seguintes elucidações e precisões para corrigir qualquer ambiguidade às quais (suas afirmações) tenham dado lugar".

    O futuro cardeal explica que "o aborto é um crime abominável (cf. Constituição Gaudium et Spes N. 51), portanto, sua despenalização não é aceitável em nenhum caso, tampouco é possível considerá-lo ou declará-lo um direito".

    "Uma vez mais como o tenho feito em outras ocasiões expresso claramente meu rechaço à sentença da Corte Constitucional que despenalizou o aborto em alguns casos", ressalta.

    Dom Salazar afirma também que "o embrião humano tem vida própria desde o momento mesmo de sua concepção e é um ser totalmente distinto da mulher, portanto ‘deve ser respeitado –como pessoa– a partir do primeiro instante de sua existência’ (João Paulo II, Instrução sobre o dom da vida I,1) e tratado com todo o respeito devido em todo o seu processo de desenvolvimento".

    O bispo assegura ademais que "em nenhum momento, nem por causa alguma o ser humano pode dispor de sua vida nem da vida de outros, e por isso o suicídio, o chamado ‘suicídio assistido’ e a eutanásia são moralmente inaceitáveis (cf. Encíclica Evangelium vitae 66). Ratifico novamente meu rechaço a qualquer lei do Estado que pretenda legalizar estas práticas".

    Para concluir, Dom Rubén Salazar convidou "todos os colombianos, desde minhas convicções profundas, a promoverem uma autêntica cultura da vida humana, na qual esta seja defendida e respeitada a partir do momento da concepção até a morte natural".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    MUNDO


    Bebês bocejam no útero das mães, revela estudo

    A HAIA, 23 Nov. 12 (ACI/Europa Press) .- Uma equipe de investigadores das universidades de Durham e Lancaster (Reino Unido) sugere que os fetos bocejam dentro do útero, um processo de desenvolvimento que poderia dar aos médicos outro índice de saúde.

    Enquanto alguns peritos sugeriram que os fetos bocejam e outros afirmem que é simplesmente a abertura bocal, este estudo distingue claramente o bocejo, do não-bocejo ou a boca aberta, centrando-se na duração da abertura da boca.

    Os investigadores analisaram as seqüências de vídeo 4D de 15 fetos sãs (oito femininos e sete masculinos) de entre 24 a 36 semanas de gestação para examinar de perto todos os acontecimentos em um trecho de aftosa no feto e acharam que mais da metade das aberturas da boca observadas foram bocejos, conforme publica esta quarta-feira a prestigiosa revista científica 'Plos One'.

    O bocejo reduziu a partir das 28 semanas e não houve diferenças significativas entre meninos e meninas na freqüência de bocejo.

    Embora a função e a importância do bocejo ainda seja desconhecida, os achados do estudo, financiado pelo Conselho Econômico e Social Research Council (ESRC), sugerem que o bocejo poderia estar relacionada com o desenvolvimento do feto e como tal poderia ser mais uma indicação para médico sobre a saúde do bebê.

    "Nosso estudo longitudinal mostra que o bocejo diminui ao aumentar a idade fetal. A diferença de nós, os fetos não bocejam por contagio nem por sono, mas a freqüência dos bocejos no útero pode estar relacionado com o amadurecimento precoce do cérebro na gestação", disse Nadja Reissland, do Departamento da Universidade de Psicologia de Durham.

    Assim, Reissland concretizou que tendo em conta que a freqüência de bocejos na mostra de fetos sãos reduziu a partir das 28 semanas até as 36 semanas de gestação, parece que o bocejo e a abertura bocal poderiam estar relacionados com o amadurecimento durante a gestação, por exemplo, do sistema nervoso central.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Síria: Vândalos se reconciliam com cristãos após roubo e profanação de uma Igreja

    ROMA, 23 Nov. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Um ato de vandalismo seguido de desculpas e um momento de reconciliação. Foi o que aconteceu em Qara, na diocese de Homs ao oeste da Síria, onde em 19 de novembro foi profanada a antiga igreja dos Santos Sergio e Baco, do século VI.

    Conforme assinala a agência vaticana Fides, os vândalos roubaram mais de 20 ícones do século XVIII e XIX, manuscritos antigos e vestimentas. Também profanaram o altar e trataram de roubar um famoso afresco do século XII, a "Madonna do leite". Na tentativa de arrancá-lo da parede o danificaram, deixando dois cortes na imagem da Virgem.

    Logo após a difusão da notícia em Qara, uma cidade sob o controle total da oposição síria, surgiu uma cadeia de solidariedade em todas as comunidades.

    Os chefes de família, líderes tribais, líderes muçulmanos e de outras confissões visitaram a igreja para mostrar sua solidariedade ao sacerdote grego católico Georges Luis que, com um sacerdote grego-ortodoxo, continua celebrando Missa para as poucas famílias cristãs de Qara, mantendo acesa a chama da fé.

    O Patriarca grego-ortodoxo Ignacio IV Hazim e o Patriarca grego-católico Gregorios III Laham foram informados e exortaram tanto ao governo como à oposição para que garantam a segurança no país que, como já disseram, "está se afundando no caos", devido aos atos de bandidagem, sequestros, assaltos, massacres, bombardeios de zonas residenciais.

    Os fiéis cristãos e muçulmanos de Qara se reuniram em vigílias de oração. No dia 21 de novembro, festa da Apresentação da Virgem no templo, aconteceu algo que a comunidade local definiu como "um milagre".

    De manhã, um caminhão com homens mascarados parou em frente à igreja. O grupo pediu para reunir-se com o padre Georges. Conforme o sacerdote informou à agência, os homens lhe disseram que "não achamos que está bem o que os nossos companheiros fizeram. Pedimos-lhe que nos perdoem. Somos uma comunidade, um povo, uma nação. Sua segurança é a nossa. Está sob nossa responsabilidade".

    A maior parte dos objetos roubados –que, se não fossem recuperados, já estavam destinados ao mercado de contrabando– foram restituídos para a alegria e o alívio de todos.

    O Padre Georges serviu um café arábico aos homens e muitas outras pessoas do bairro se uniram ao momento de compartilhar. Um final marcado pela reconciliação que o movimento local "Mussalaha" felicitou.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    CONTROVÉRSIA


    Abortista que atacou pró-vida nos EUA também estuprou três mulheres

    DENVER, 23 Nov. 12 (ACI) .- A polícia de Denver descobriu que um sujeito que apoia o aborto e que agrediu a um idoso que recolhia assinaturas a favor da vida, também tinha sido o autor do estupro de três mulheres cujos casos ainda não tinham sido resolvidos.

    Em 1 de julho, Everett Stadig, de 69 anos de idade, estava em um supermercado de Denver compilando assinaturas para uma iniciativa pró-vida quando foi objeto de uma agressão por parte de um abortista.

    Aquela tarde um homem que estava no seu carro passou na frente de Everett, que estava em bicicleta, desceu e lhe repreendeu dizendo: "Eu sou pró-aborto e você não tem o direito de estar aqui!". Logo o empurrou e o jogou no chão. Como consequência o idoso sofreu vários ferimentos e fraturou o quadril.

    O agressor foi embora, mas uma testemunha anotou o número da placa do automóvel e, quando a polícia chegou, entregou-lhe o número, mas os agentes não indicaram na ocorrência que tinha ocorrido uma agressão. Escreveram somente que Everett caiu.

    "Não queria confrontá-lo", disse Everett Stadig ao grupo ACI em 21 de novembro, um senhor de idade e ativista pró-vida que se descreve como "parecido ao presidente Lincoln" e que está acostumado a protestar contra o aborto.

    A investigação policial iniciou somente quando os advogados de Everett apresentaram uma demanda contra o agressor. Assim, chegaram até o proprietário do veículo, William Costello, de 47 anos de idade a quem prenderam por agressão. Seguindo um procedimento habitual, lhe tomaram uma amostra de DNA.

    Dessa forma, descobriu-se que Costello estava envolvido no estupro de uma menor de 13 anos ocorrido em março de 2008, de uma jovem de 22 anos em agosto de 2010 e de uma mulher de 49 anos em setembro de 2011.

    "Se o Sr. Costello não tivesse sido preso no supermercado em julho, não teríamos novas pistas e não seria descoberto o caso destes três abusos não resolvidos", indicou ao grupo ACI Lynn Kimbrough, do escritório do Fiscal de Estado de Denver no dia 21 de novembro.

    Costello enfrenta agora acusação por dois sequestros, por estupro contra uma menor, três acusações por abuso sexual e duas por ter se disfarçado de policial.

    "Louvado seja o Senhor pelo que aconteceu, pois agora as vítimas também serão compensadas e não somente eu", disse Stadig.

    Quando o estuprador abusou da pequena de 13 anos no seu automóvel, havia também um menino de dois anos de idade como testemunha do crime.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    O coração do Congo está ferido, afirma arcebispo ante invasão rebelde no leste do país

    KONIGSTEIN, 23 Nov. 12 (ACI) .- Em diálogo com a associação “Ajuda à Igreja que Sofre” o Bispo de Mbuji-Mayi, no Congo, Dom Bernard Kasanda, condenou energicamente a situação  que enfrenta em seu país e a reação virtualmente nula da comunidade internacional diante da invasão territorial de Goma por rebeldes do grupo M23. 

    Dom Kasanda responde que apesar de que “o fato não era esperado, a situação geral do país nos últimos anos e a cumplicidade de parte da comunidade internacional aceitando Ruanda como parte do conselho de segurança em um momento em que este país já havia sido acusado de graves violações contra a integridade do território da Republica Democrática do Congo dava claros sinais de que em algum momento isto possibilitaria uma invasão dos rebeldes no nordeste do país”. Como razões para a disputa desta região está claramente em primeiro lugar a grande riqueza de petróleo e minerais encontrados no lado nordeste do Congo.

    Em relação à possibilidade de que os rebeldes cheguem à região de Kivu, o bispo afirma que a possibilidade  é muito alta “caso a comunidade internacional não decida finalmente reagir e detenha a incursão de uma vez”. 

    “O presidente e os capacetes brancos nos repetiam: “não há nada a temer; calma, não vai acontecer nada. E agora que os rebeldes tomaram o leste, não há defesa nem reação da parte deles”.
    “Como é possível entender isso?” indagou o bispo.

    O bispo de Mbuji-Maji  apela aos meios de comunicação para que falem da situação do Congo.
    “Há uma indiferença total. Penso que, em grande parte, isto se deve ao fato de que as pessoas estão pouco ou mal informadas. Não se informa sobre totalidade da situação. Esta informação é filtrada e (os meios) a orientam como querem”, denunciou o prelado.

    “A dignidade das pessoas está sendo pisoteada constantemente e isto é uma humilhação vergonhosa para todo o povo congolês”, acrescentou.

    Ao final de sua entrevista à fundação “Ajuda à Igreja que Sofre” Dom Kasanda conclui: “Na informação emitida pela imprensa parece que esta é uma situação passageira ou que o conflito é algo tangente, circunstancial, mas não é assim; prejudicou-se algo central, não estão atacando um pé ou uma mão, o que está ferido hoje é o coração  do país.”

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Cuba: Governo vigia a família de Payá em visita ao cemitério

    REDAÇÃO CENTRAL, 23 Nov. 12 (ACI) .- A família de Oswaldo Payá Sardiñas, fundador do Movimento Cristão Liberação (MCL), foi ao cemitério em Havana (Cuba) nesta quinta-feira, para orar pelo descanso do líder católico falecido faz quatro meses; entretanto, a visita teve que ser realizada sob a vigia de dois agentes colocados a poucos metros do túmulo.

    "Os policiais agentes de Segurança do Estado pareciam dois centuriões perto da tumba do meu pai, Oswaldo Paya e estão lá até hoje", denunciou nesta quinta-feira Rosa María Payá em sua conta do Twitter.

    Em diálogo com o grupo ACI, a jovem indicou que "era óbvio que não estavam aí por acaso e nem estavam fazendo a ronda normal (no cemitério). Eles começam a se aproximar quando veem que estamos chegando. Se não nos veem antes, às vezes chegamos e não há guardas e depois os vemos chegar. Ficam olhando para a gente, às vezes a dez ou vinte metros de distância. Quando tiramos fotos eles se afastam um pouquinho".

    Este fato, denunciado no dia 22 de novembro, dia em que fez quatro meses da morte não esclarecida de Payá Sardiñas e do ativista Harold Cepero, repete-se cada vez que algum familiar ou amigo vai visitar a tumba do líder dissidente. Entretanto, Rosa María afirmou que apesar da perseguição, o Governo não conseguirá nada.

    "Já aconteceu com a gente o pior que poderia ter acontecido. Não vão conseguir nada indo ao tumulo do meu pai. Agora mesmo o que estão fazendo não tem nenhum sentido além da intimidação. Já é um costume para nós. Além disso, não interrompe em nada o que nós estamos fazendo (orar pelo seu pai)", afirmou.

    "É tão ilógico o que fazem (os agentes) que nos perguntamos: O que eles estão esperando? O que será que eles pensam que vai acontecer no cemitério", acrescentou. A jovem afirmou que "ainda que tenha dez ou dois ou trinta agentes vestidos de policiais, ou policiais funcionando como agentes aí, as pessoas que queiram vão ir ao cemitério".

    Entretanto, recordou a repressão que nas últimas semanas o regime comunista realiza contra membros do MCL, jornalistas e ativistas opositores em toda a Cuba e não descartou que o Governo possa ter "um plano perverso em mente".

    Oswaldo Payá, líder conhecido dentro e fora de Cuba por impulsionar o Projeto Varela, o Projeto Heredia e El Camino del Pueblo, para obter a transição pacífica à democracia, foi recordado também hoje com uma Missa celebrada na paróquia El Corazón de María, em Havana, onde assistiu a família e amigos.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo