Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 23 de novembro de 2012

    [catolicos_respondem] HISTÓRIA DA IGREJA (075) IDADE MÉDIA Som !

     

     

                       

         HISTÓRIA DA IGREJA

     

    Ano 1493.

    A Renascença, um movimento humanístico que nasceu na Itália no século XIV, espalhou-se pela França, Países Baixos e Inglaterra.

    Foi um período de transição entre a Idade Média e o Mundo Moderno secular que introduziu profundas mudanças que afectaram a literatura e as outras artes, a cultura geral, a política e a religião.

                          

                                

                                                                                  (075) – IDADE MÉDIA!

     

    Chama-se Idade Média ao período que foi desde os fins do século X até aos fins do século XV, isto é, até ao período da Renascença.

    Alguns historiadores pretendem que a Idade Média tenha começado com a coroação de Carlos Magno (800), e outros ainda mais expansionistas querem recuar até à queda de Roma (476).

    Mas exactamente o que se pretende é estabelecer um período de tempo que divida a Idade Antiga da Idade mais Moderna.

    Em virtude de uma certa identidade com a vida da Igreja nestes tempos, é costume chamar à Idade Média, a "Idade da Fé", embora este período tenha sido fértil em contratempos religiosos, heresias e muitas contendas entre o poder temporal dos Imperadores e o poder espiritual do papa e da Igreja, o que fez com que se levantasse a expressão de "Medievismo".

    Isto foi um injustificado rebaixamento tanto da Igreja como da própria História.

    Para muitos historiadores a Idade Média foi um período de descrédito, porque os grandes clássicos do mundo antigo foram de facto eclipsados para só reaparecerem no período do Renascimento.

    Falando apenas da História da Igreja, foi verdade que a Igreja, na Idade Média atingiu uma posição única, singular, mas que nem por isso foi sempre invejável.

    A Igreja enfrentou a invasão do barbarismo, o choque da autoridade política do Império Romano que a esmagou, e pelo estabelecimento do chamado Santo Império Romano, que conduziu tudo ao caos.

    Foi o tempo de uma notável expansão monástica, das Ordens Mendicantes, da actividade missionária e do combate contra as heresias que foram particularmente virulentas.

    Foi também o tempo de um grande interesse no desenvolvimento do pensamento teológico, um tempo de expressão artística na pintura, na escultura, na arquitectura, como um período de desenvolvimento moderno.

    E foi a Igreja que esteve sempre na linha da promoção destes interesses e desenvolvimentos artísticos.

    Os escritores protestantes dos primeiros tempos modernos estão de acordo em que a Idade Média representou o Zénite da Europa unida numa Cristandade dominada pelo papado.

    Todavia, houve alguns desenvolvimentos que evoluíram fora da égide da Igreja, como, por exemplo, o progresso económico e o comércio internacional.

    E tudo isto, temos que concordar, levou a uma básica transição, com muitos ajustamentos e apuramentos, como é evidente, para um mundo novo que começava a surgir, o Renascimento.

    A Idade Média foi um período de preparação para o outro que se seguiu que, se não foi tão grande e de tão glorioso enriquecimento, foi certamente diferente e mais cultural para a humanidade e para o progresso da História.

     

                                                  John

                                                              Nascimento

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Quem procura, acha. Encontre a pessoa ideal online

    Quer conhecer gente nova e interessante? Só depende de você.

    Ainda dá tempo de encontrar companhia para passar o Dia dos Namorados!
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo