Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 24 de novembro de 2012

    [Catolicos a Caminho] CREDO DOS APÓSTOLOS (003) A FÉ COMO VIRTUDE TEOLÓGICA Som !

     

     

                           

                  CREDO DOS APÓSTOLOS!

                         ***********************

          CREIO EM DEUS PAI TODO-PODEROSO,

                 CRIADOR   DO CÉU E DA TERRA !.

                          (003).A FÉ COMO VIRTUDE TEOLÓGICA

    A virtude teológica infusa da torna possível conhecer a Deus e as virtudes que Ele revelou.

    Propriamente falando, todavia, a disposição e os actos de fé têm o próprio Deus como seu objecto primário e, secundariamente as diversas verdades a Seu respeito e que a Igreja ensina.

    E é por esta razão que a Tradição sempre ensinou que nós acreditamos na Revelação com a força de um Deus que revelou.

    Nada menos que a Primeira verdade - revelada e reveladora - é o próprio objecto da Fé.

    Embora primariamente uma disposição da inteligência, a , contudo, envolve um acto da vontade.

    A não é como que uma adopção de uma conclusão na base de uma suficiente imposição da evidência deste argumento : A graça de Deus é activa em mover a vontade a crer.

    Por esta razão a nunca é apenas intelectual, mas também fiducial : O ser humano responde a um Deus revelador, com a obediência e a verdade.

    Ter a coragem da é manifestar pelas acções a resposta ao ensino de que só a Igreja Católica recebeu directamente de Cristo o direito de governar e ensinar.

    A e o conhecimento são em S. João uma e mesma coisa :

     - "Morrereis no vosso pecado porque, se não acreditardes que Eu sou, morrereis no vosso pecado (...) - Mas Aquele que Me enviou é verídico e Eu, o que Lhe ouvi, ao mundo o comunico (...) - Quando elevardes o Filho do homem, então sabereis quem sou e que por Mim nada faço, mas conforme o Pai Me ensinou é que falo".(Jo.8/24-28).

    - "Aquele que acredita em Mim fará também as obras que eu faço; e fará obras maiores do que estas...". (Jo. 14/12).

    Ser Cristão é professar e aceitar o mistério de Cristo, a Sua Morte, Ressurreição, e a Sua missão através da Igreja :

    - "Acredita no Senhor Jesus e serás salvo tu e os teus".(Act.l6/31).

    O Concílio Vaticano II diz :

    - Com este sentido da Fé, que se desperta e sustenta pela acção do Espírito de verdade, o Povo de Deus, sob a direcção do sagrado magistério que fielmente acata, já não recebe simples palavra de homens mas a verdadeira palavra de Deus.(cfr.l Tes.2/13), adere indefectivelmente à fé uma vez confiada aos santos (cfr.Jud.3), penetra-a mais profundamente com juízo acertado e aplica-a mais totalmente na vida.(LG 12).

    E o Concílio diz ainda :

    - E os fiéis devem conformar-se ao parecer que o seu bispo emite em nome de Cristo sobre matéria de fé ou de costumes, aderindo a ele com religioso acatamento. Esta religiosa submissão da vontade e do entendimento é por especial razão devida ao magistério autêntico do Romano Pontífice, mesmo quando não fala ex cathedra. (LG 25).

    Como já dissemos, no Novo Testamento Cristo é apresentado como sendo a luz que ilumina a todo o homem :

     - "O Verbo é a luz verdadeira que, vindo ao mundo, a todo o homem ilumina".(Jo. 1/9).

    Este e outros textos dão-nos a entender que de alguma maneira, embora não muito clara para todos nós, a luz da Palavra Divina, é dirigida a todos os homens, e não apenas aos Cristãos, e que por essa luz, os outros podem ter a suficiente para a salvação.

    O Espírito de Cristo foi enviado a todos os homens, para que sejam capazes de uma resposta individual a essa luz de Cristo.

    E o Catecismo da Igreja Católica confirma :

    836. - "Todos os homens são chamados(...) à unidade católica do Povo de Deus; a ela pertencem, de vários modos, ou para ela se ordenam, tanto os fiéis católicos como os outros que também acreditam em Cristo, e finalmente todos os homens sem excepção, que a graça de Deus chama à salvação.(LG 14).

    Mas sem não pode haver salvação :

    161. - Para obter a salvação é necessário acreditar em Jesus Cristo e n'Aquele que O enviou para nos salvar. Porque "sem a Fé não é possível agradar a Deus".(Heb. 11/6) e chegar à partilha da condição de filhos seus...

    O Dom da pode chegar até nós de muitas maneiras, mas a mais vulgar é a que se processa por hereditariedade.

     

                                                                John

                                                                                        Nascimento

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Não passe mais um Dia dos Namorados sozinho(a). Conheça o Y! Encontros.

    Quantidade ou qualidade? No Y!Encontros vc encontra de tudo um pouco.
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo