Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 20 de novembro de 2012

    [Catolicos a Caminho] IGREJA CATÓLICA (073) A VIDA SACRAMENTAL-BAPTISMP-CEIA DO SENHOR Som !

     

     

                           

                            IGREJA CATÓLICA

                                   (073) – ECUMENISMO-UNITATIS REDINTEGRATIO !

                                IGREJAS E COMUNIDADES ECLESIAIS SEPARADAS...

     

               A VIDA SACRAMENTAL:O BAPTISMO, A CEIA DO SENHOR !

              22. – Pelo Sacramento do Baptismo, sempre que for devidamente conferido segundo a instituição do Senhor e recebido com a devida disposição de alma, o homem é verdadeiramente incorporado em Cristo crucificado e glorificado, e regenerado para participar na vida divina,  segundo estas palavras do Apóstolo :

           -"Sepultados com Ele no Baptismo, foi também com Ele que ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que O ressuscitou dos mortos".(Col.2,12).

            O Baptismo, pois, constitui o vínculo sacramental da unidade que liga todos os que foram regenerados por ele.

           O Baptismo, porém,  de per si é o início e o exórdio, pois tende à consecução da plenitude de vida em Cristo.

           Por isso, o Baptismo  ordena-se à completa profissão de fé, à íntegra incorporação  na obra da salvação, tal como o próprio Cristo  o quis, e finalmente à total inserção  na comunhão eucarística.

           Embora falte às Comunidades eclesiais de nós separadas a unuidade plena connosco proveniente do Baptismo, e embora creiamos que elas não tenham conservado a genuina e íntegra  substância do mistério eucarístico, sobretudo por causa da falta do Sacramento da Ordem, contudo, quando na santa Ceia comemoram  a morte e a ressurreição do Senhor, elas confessam ser significada a vida na comunhão de Cristo e esperam o seu glorioso advento

           É, por isso,  necessário que se tome como objecto do diálogo a doutrina sobre a Ceia do Senhor, sobre os outros sacramentos, sobre o culto e sobre os ministérios da Igreja.

     

                       A VIDA COM CRISTO:LITURGIA E MORAL

           23.- A vida cristã destes irmãos alimenta-se da fé em Cristo e é fortalecida pela graça do Baptismo e pela audição da Palavra de Deus.

           Manifesta-se na oração privada, na meditação bíblica, na vida familiar cristã, no culto da comunidade congregada para o louvor de Deus.

           Aliás, o culto deles contém por vezes notáveis elementos da antiga Liturgia comum.

           A sua fé em Cristo produz frutos de louvor e acção de gaças pelos benefícios recebidos de Deus.

           Há também, entre eles, um vivo sentido da justiça  e uma sincera caridade para com o próximo.

           Esta fé operosa produziu não poucas instituições para aliviar a miséria espiritual e corporal, promover a educação da juventude, tornar mais humanas as condições sociais da vida e estabelecer por toda a parte a paz.

           E se em assuntos morais muitos dentre os cristãos nem sempre entendem o Evangelho do mesmo modo que os católicos, nem admitem as mesmas soluções para questões mais difíceis da sociedade hodierna, querem, no entanto, como nós, aderir à palavra de Cristo como fonte da virtude cristã e obedecer ao preceito do Apóstolo :

           -"E tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus".(Col.3,17).

    Daqui é que pode começar o diálogo Ecuménico sobre a aplicação moral do Evangelho.

     

                            EXORTAÇÃO AO ECUMENISMO PRUDENTE E CATÓLICO

    24. – Assim, após termos exposto brevemente as condições segundo as quais se pode exercer  a acção ecumenical e os princípios pelos quais ela deve ser orientada, olhamos com confiança para o futuro.

    Este sagrado Concílio exorta os fiéis a absterem-se de qualquer zelo superficial ou imprudente  que possa prejudicar o verdadeiro progresso da unidade.

    Com efeito, a sua acção ecumenical não pode ser senão plena e sinceramente católica, isto é,  fiel à verdade que recebemos dos Apóstolos e dos Padres, e conforme à fé que a Igreja Católica sempre professou, e ao mesmo tempo tendente àquela plenitude mercê da qual o Senhor quer que cresça o Seu Corpo no decurso dos tempos.

    Este sagrado Concílio deseja insistentemente que as iniciativas dos filhos da Igreja Católica juntamente com as dos irmãos separados se desenvolvam; que não se ponham obstáculos aos caminhos da Providência; e que não se prejudiquem os futuros impulsos do Espírito Santo.

    Além disso, declara estar consciente de que o santo propósito de reconciliar todos os cristãos na unidade de uma só e única Igreja de Cristo excede as forças e a capacidade humana.

    Por issio, coloca inteiramente a sua esperança na oração de Cristo pela Igreja, no amor do Pai para connosco e na virtude do Espírito Santo :

    -"A esperança não nos deixa  confundidos, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi concedido". (Rom.5,5).

                                                    ………….

    Segundo o que João PauloI II escreveu na encíclica  Ut Unum sint :

    -"É absolutamente claro que o  ecumenismo, o movimento que promove a  unidade Cristã, não é apenas um "apêndice" para ajuntar à tradicional actividade da Igreja. Mais do que isso, o ecumenismo é uma parte orgânica da sua vida e da sua missão e, consequentemente deve prevalecer tudo o que ele é e  o que ele faz".

     

                                                    John

                                                          Nascimento

     

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Quantidade ou qualidade? No Y!Encontros vc encontra de tudo um pouco.

    Mais um Dia dos Namorados sozinho? Nada disso! Encontre companhia agora
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo