Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 22 de novembro de 2012

    [Catolicos a Caminho] Escuta da Palavra e Meditação - 23/11/2012 - Minha casa será casa de oração

     

    Leituras do dia:

    Ap 10,8-11
    Sl 119(118),14.24.72.103.111.131
     
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 19,45-48
     
    "Jesus entrou no pátio do Templo e começou a expulsar dali os vendedores. Ele lhes disse:
    - Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: "A minha casa será uma 'Casa de oração'." Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões.
    Jesus ensinava no pátio do Templo todos os dias. Os chefes dos sacerdotes, os mestres da Lei e os líderes do povo queriam matá-lo. Mas não achavam jeito de fazer isso, pois todos o escutavam com muita atenção.
    " 

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    A leitura de hoje nos desperta dois pontos bastante interessantes e comuns nos dias de hoje: a ganância e a inveja.

    A chegada de Jesus a Jerusalém é marcada por dois momentos fortes de denúncia da teocracia aí sediada. Primeiro, a lamentação de Jesus sobre a cidade e, logo a seguir, a denúncia da prática mercadológica do Templo.

    No Templo havia, desde a sua fundação, um anexo, o Tesouro (gazophylákion), onde eram depositadas as riquezas acumuladas a partir das ofertas dos fiéis.

    As inúmeras e minuciosas observâncias legais, impossíveis de ser cumpridas, pesavam sobre o povo que, humilhado e submisso, era qualificado como pecador.

    O ataque de Jesus ao Templo visa abalar este núcleo de poder, em vista da libertação de seu povo, e acelera sua sentença de morte por parte dos dirigentes religiosos, enquanto o povo ficava fascinado.


    Quando Jesus nos fala no evangelho de São Lucas: "Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: "A minha casa será uma 'Casa de oração'. Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões.".

    É possível imaginar uma tristeza no rosto deste homem santo, bondoso e piedoso que, ao ver pessoas necessitadas sendo humilhadas e exploradas.

    Ele demonstra-se indignado com os poderosos e comerciantes da época, não muito diferentes de alguns atuais, que querem obter ganhos ilícitos por causa das ambições desmedidas.

    Estas pessoas acabam por profanar o templo de Deus, transformando-o em antro de perdição: ladrões que não utilizam o templo para orar, mas para explorar os outros.

    Sumos sacerdotes e mestres da Lei que deveriam pregar o amor, mas planejam o assassinato do Filho de Deus, impulsionados pela inveja da sabedoria e carisma de Jesus, pois todos ficavam fascinados ao ouvir suas palavras e também admiravam seus gestos.
     
    Reflexão Apostólica:
     
    Os sacerdotes não conseguiam ter uma atitude mais enérgica ou negativa quanto a Jesus, pois por mais duro que fossem suas palavras, Ele não mentia. Jesus em poucos momentos de sua pregação teve atitudes que gerassem certo assombro ou que despertassem escândalos, mas como o próprio evangelho de João narra "o zelo o consumia".

    São João Bosco dizia que "sempre há uma corda que vibra, e que cabe a nós descobri-la". Jesus sabia muito bem como tocar os corações mais simples como os mais duros. Sua Palavra atinge o fundo da alma fazendo-a vibrar e responder. Quantas vezes achamos que o que foi escrito aqui foi pensando no que estou passando ou vivendo? Quantas vezes ao ouvir uma homilia, uma pregação, uma palestra, algo me incomodou tanto, pois se tinha a impressão que era pra mim que falavam aquilo? Pois é! A corda vibrou!

    Por que as repreensões nos tocam tanto? Por que é que não conseguimos entender as chamadas mais duras? Saibam que Jesus sempre anunciou o caminho de forma querigmática, mas nunca deixou de ser catequético. Pedro foi assim, Paulo também.

    Entenda querigmático como o anuncio de algo como se fosse da primeira vez. É parecido com o primeiro dia na escola, na faculdade, no emprego novo…
     
    São conteúdos ou instruções para que se entenda e faça a pessoa entender o quanto é maravilhoso, o quanto é belo, o quanto é formidável fazer aquilo e queira continuar.
     
    No querigma, não se omite a verdade, mas se dá mais importância ao resgatar da estima, a se apropriar do que faz como filho, proprietário, dono, participante; a cooperação, atitudes que visem o crescimento, o perdão. A catequese vem para aparar as arrestas livres, para que tenhamos uma mesma direção.

    Muitos estudiosos, filósofos, pensadores não gostam ou não adotam uma religião em virtude da idéia de não tolerar o querigma.
     
    Acreditam e defendem que o querigma da religião é uma "fuga da realidade" onde se podem manipular pessoas e grupos sociais a acreditar que tudo é belo, maravilhoso, santo (…).
     
    Outros pensadores, como aqueles que ficaram chocados com a atitude de Jesus no templo não admitem ouvir ou serem "imprensados contra a parede".
     
    Esse fato se assemelha quando um juiz, um promotor, um advogado, ou qualquer homem da lei dá uma "carteirada" para fugir da lei que eles mesmos juraram defender

    Jesus, segundo Augusto Cury em "mestre dos mestres", sempre aplica a melhor pedagogia para aquele momento. Se às vezes é dura e nos irrita, novamente a corda vibrou! Mas nem sempre queremos ver isso…
    Para o psicanalista renomado Içami Tiba, que nos apresenta a expressão "parafusos de Geléia", que se torna muito apropriado para todos nós quando não gostamos (seria melhor não suportamos) da idéia de sermos contrariados ou apertados ou quando imprensados contra a parede.

    Se vivemos a fugir da realidade, das correções, sempre temeremos que Jesus entre em nossas vidas como fez no templo.
     
    Muitas vezes temos vergonha dos que nos tornamos mas não tomamos atitudes para que mude, preferimos então viver um mundo de mentiras que a qualquer momento o senhor poderá revelar. O gesto de entrar no templo derrubando tudo só irritou porque revelou a verdade por trás da falsa bondade daqueles sacerdotes.

    Que Deus nos ajude a discernir melhor os "sins" e "nãos" quanto aos nossos quereres e que não entendamos mal todas as vezes que Jesus nos chame a atenção e que nossa vida seja, principalmente no serviço, "uma casa de oração".

     
    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
     
    Oração: Espírito purificador, tira do meu coração toda sorte de maldade e de egoísmo, que o tornam indigno de ser morada de Deus.
     

    REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
     
    Propósito: Acolher Jesus no coração, animado pela Sua misericórdia. 
                 
     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Quantidade ou qualidade? No Y!Encontros vc encontra de tudo um pouco.

    Quer conhecer gente nova e interessante? Só depende de você.
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo