Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

    [Catolicos a Caminho] Escuta da Palavra e Meditação - 18/1/2013 - "Nunca vimos coisa igual!"

     

    Leituras do dia:

     

    Hb 4,1-5.11

    Sl 78(77)

     

     

     

    ESCUTA DA PALAVRA - VER

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Marcos 2,1-12

     

     

    " Jesus passou por Cafarnaum, e espalhou-se a notícia de que ele estava em casa. Ajuntou-se tanta gente que não havia mais lugar. Jesus dirigia-lhes a palavra. Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens. Como não conseguiam apresentá-lo a ele, por causa da multidão, abriram o teto e, pelo buraco, desceram a maca do o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Filho, os teus pecados são perdoados". Alguns escribas pensavam: "Como pode ele falar deste modo? Está blasfemando. Só Deus pode perdoar pecados!"Jesus disse-lhes: "Por que pensais assim? Que é mais fácil, dizer ao paralítico: 'Os teus pecados são perdoados', ou: 'Levanta-te, pega a tua maca e anda'? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem poder para perdoar pecados - disse ao paralítico: levanta-te, pega a tua maca e vai para casa!" O paralítico se levantou e saiu carregando a maca. Todos ficaram admirados e louvavam a Deus dizendo: "Nunca vimos coisa igual!" "

                                                                    

     

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)

     

    Meditação

     

    (…) A centralidade da missão de Jesus encontra-se na revelação do Reino de Deus, de modo que para ele é mais importante a pregação do que a realização de curas e outros tipos de milagres. Os milagres estão relacionados com a revelação, pois explicitam o conteúdo principal da pregação de Jesus que é o amor que Deus tem por todos nós e o bem que ele concede a nós como manifestação desse amor. Sendo assim, o mais importante não é o milagre em si, mas a revelação que ele traz junto de si: Deus ama a todos nós com amor eterno e tudo faz pela nossa felicidade, e isso deve ser anunciado a todos os povos”. (CNBB)

     

    Jesus Cristo veio ao mundo para revelar o poder amoroso de Deus Pai, a Sua grandeza e a Sua justiça. No entanto, parece ser muito difícil para nós, homens e mulheres reconhecermos a santidade de Deus e os Seus propósitos para nós.

     

    Os mestres da lei dão uma amostra de como nós também nos comportamos quando não acreditamos nas promessas de Deus: “Ele está blasfemando – como Ele pode perdoar pecados? Só Deus pode perdoar”.

     

    Nós também pensamos assim quando desconfiamos dos sacerdotes, aqueles que têm na terra o poder de perdoar os nossos pecados em Nome de Jesus. Nós dizemos que cremos em Deus, mas não aceitamos a Sua regência por meio daqueles que são Seus instrumentos.

     

    O Senhor quer salvar a humanidade dando o Seu perdão e usa a pessoa do padre, Seu representante, consagrado ao ministério e ungido para recuperar a nossa saúde espiritual.

     

    O perdão do Senhor nos cura, pois realiza a purificação do nosso coração, da nossa mente, da nossa alma. A nossa alma é curada e libertada da “ameaça” do inimigo que toma conta da nossa carne.

     

    O perdão do Senhor apaga o nosso pecado e transforma o nosso ser infundindo em nós a Luz do Espírito Santo que nos motiva a caminhar.

     

    Quando somos curados pelo perdão do Senhor nós também nos levantamos, pegamos a nossa cama, isto é, a nossa carga e voltamos para a nossa casa, prontos para escrever uma nova história.

     

    Finalmente, devemos nos lembrar de que aquele paralítico foi perdoado e curado por causa dos seus amigos que o apresentaram a Jesus.

     

    Quantos “paralíticos” (pecadores públicos), talvez estejam perto de nós e apenas os censuramos sem tomar a iniciativa de levá-los a Jesus, Aquele que tem poder para libertá-los e dá-lhes uma nova vida. Pense nisso!

     

    Você já levou algum paralítico para que Jesus o curasse? Você já aconselhou a alguém a procurar um sacerdote? Você acredita no perdão de Deus por meio do ministério de um sacerdote? Na sua opinião, aqui na terra, quem é que tem autoridade para perdoar os seus pecados?

     

    Reflexão Apostólica:

     

    Num primeiro momento como não se encantar com esses dois fatos: a vontade e a paciência de Jesus em curar aos que se acotovelavam a sua procura e a força de vontade daqueles que subiram no telhado para de lá descerem o paralítico até Jesus?

     

    Se imaginarmos a cena, poderemos ver a cidade parada em torno do que acontecia. Um homem santo, um profeta que curava a todas das moléstias, tanto físicas como da alma, estava em Cafarnaum e aquele povo sedento vinha até ele com a esperança de ser tocado e curado. Isso é sinal de fé? Não sei bem!

     

    Explico: Ainda hoje muita gente vem em busca dos milagres de Deus e não do Deus dos milagres. Falávamos terça-feira do processo da cura, sob a visão da pedagogia de Jesus, no episódio narrado da cura da sogra de Pedro: “(…) de fato, JESUS SE APROXIMA, NOS SEGURA PELA MÃO, AJUDA-NOS A LEVANTAR ENTÃO A REDENÇÃO ACONTECE…”.

     

    Precisamos notar que o empenho daqueles que traziam o paralítico não foi em vão (pois Ele via a  fé deles) e o que Jesus primeiro oferece ao paralítico? O perdão dos pecados! Como pode alguém querer ser curado se o mal verdadeiro que o aflige não for junto? Uma mulher que pede pela mudança ou conversão do marido, que ele passe a acompanhá-la na igreja, entende que ele não mudará enquanto seus pecados não forem curados (vicio do cigarro, bebida…)

     

    Deus enxerga o que precisamos primeiro para então enfrentar o telhado que a vida irá nos impor todos os dias. Será que conseguimos notar a mediocridade daquele que pede a Deus dinheiro, carros, casa se no fim não tem como manter esse pedido? Sim! Muita gente ainda volta hoje pra casa com o sentimento que Deus não a ouviu, pois aquilo que queria não foi atendido? Sim! Somos muitas vezes insensíveis ao toque de Deus revelando o quanto somos ingratos. Ambicionamos o milagre mas não a conversão!

     

    Dessa mesma Cafarnaum, Jesus talvez esperasse um pouco mais de gratidão, visto que a cidade parara para vê-lo curar de suas enfermidades, mas creio eu, em um evangelho mais para frente, Ele olha e vê que os motivos deles não eram os verdadeiros

     

    Deus opera em nós curas e milagres, mas quanto tempo dura a alegria e a gratidão pelo milagre? Cada um de nós tem algo para testemunhar que Deus fez e operou em nossas vidas e por si só já seriam motivo de eterna gratidão, mas por que sempre estamos negociando nossa fé a ver novos prodígios? Estou sendo duro? Não!

     

    É complicado ainda ver pessoas subindo nos telhados hoje e amanhã se comportando como criança birrenta! Gente, como eu ou você, em que Deus muito operou tanto e mesmo assim me recuso a crescer na fé. Deus sempre nos dá o que precisamos, mas nem sempre o que quero é o necessário.

     

    No entanto, qual é a nossa retribuição? Complicado ter que quase mendigar para que pessoas ajudem nas pastorais e movimentos, que se tornem catequistas, que toquem baixo nas missas, que busquem uma vida mais santa…

     

    Somos perfeitos em Deus, mas frágeis e suscetíveis aos erros como homens, mas não abracemos a ingratidão.

    Por hoje: “(…) Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama (o que te prende) e vá para casa”.

      

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

     

    Oração: Pai, cura os pecados que me paralisam e me impedem de caminhar para ti. Realiza em minha vida a maravilha do perdão.

     

     

     

     

    REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)

     

    Propósito: Praticar o perdão.

                

     

    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO

    (Para onde Deus quer me conduzir?)

     

    - Mergulhar no mistério de Deus.

    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).

    - Saborear Deus. Repousar em Deus.

    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo