Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

    [Catolicos a Caminho] Escuta da Palavra e Meditação - 19/1/2013 - Segue-me

     

    Leituras do dia:

     

    Hb 4,12-16

    Sl 19B(18B) 

    ESCUTA DA PALAVRA - VER

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Marcos 2,13-17

     

     

    "Outra vez, Jesus saiu para a beira do lago. Toda a multidão ia até ele, e ele os ensinava. Ao passar, viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: "Segue-me!" Ele se levantou e seguiu-o. Enquanto estava à mesa na casa de Levi, muitos publicanos e pecadores puseram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Pois eram muitos os que o seguiam. Os escribas, que eram fariseus, vendo que ele comia com os pecadores e os publicanos, disseram aos discípulos de Jesus: "Por que ele come com os publicanos e os pecadores?" Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: "Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Não é a justos que vim chamar, mas a pecadores"."

                                                                    

     

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)

     

    Meditação

     

    No seu dia a dia Jesus não deixava passar nenhuma oportunidade para atrair todos àqueles que o Pai o havia entregado.

     

    Assim foi que Ele viu Levi (Mateus) no seu posto na coletoria de impostos e o chamou sem nem mesmo se incomodar com o fato de que aquele homem fosse um aliado dos romanos e opressor do povo judeu e, por isso, odiado por todos. Levi sentiu a força salvadora de Jesus e atendeu imediatamente à sua convocação.

     

    Ainda hoje Jesus Cristo quebra os esquemas sociais que dividem as pessoas e as chama a participar do Seu Banquete, sejam elas pobres, ricas, de qualquer língua, religião, raça etc.

     

    O chamado de Jesus é universal Ele veio para chamar os pecadores a serem justos e apesar de sermos pecadores, todos nós somos convocados à transformação da sociedade assumindo a nossa parte e vivendo de acordo com os ensinamentos que Ele nos deixou.

     

    Não podemos mais ficar parados (as) no posto da coletoria, fazendo as mesmas coisas, seguindo as ordens do mundo que explora e perverte, pois Jesus olha firmemente para nós e diz: “Segue-me”.

     

    Sabe aonde ele pretende nos levar? Para a nossa casa! Assim como foi à casa de Mateus e comeu com os pecadores, seus amigos, Ele também se dispõe a entrar na nossa casa e quer salvar a nossa família, mesmo aqueles (as) a quem nós mesmos consideramos “perdidos”.

     

    Ele hoje quer entrar na nossa casa através do nosso testemunho de vida, da dos nossos gestos concretos de amor quando nós assumimos a Sua Palavra, vivenciando o perdão, a misericórdia, a compreensão, a concórdia, a paz e a união.

     

    Você já conseguiu levantar-se do seu “posto” para seguir Jesus? Ele já entrou na sua casa? Você já O apresentou àquelas pessoas mais difíceis que convivem com você? Você se considera pecador (a) ou justo (a)?

     

    Reflexão Apostólica:

     

    Como diz a música: "Sou humano demais para compreender, humano demais para entender, esse jeito que escolheste de amar quem não merece. Que aqueles que escolheste e tomaste pela mão, geralmente eu não os quero ao meu lado".

     

    Jesus vai sentar-se à mesa com Levi e com seus amigos, também cobradores de impostos e pecadores. Os fariseus não perdem a chance de atacar e criticar Jesus. Ele responde aos fariseus: "Eu não vim para chamar os justos, e sim pecadores para ao arrependimento."

     

    Jesus senta-se à mesa com aquela gente considerada impura pelas das autoridades religiosas. Deixando clara a sua opção pelo banquete da vida com os humilhados e excluídos, os chamados "pecadores."

     

    Nós somos convidados pessoais de Cristo, para romper qualquer norma ou preconceito que deixe alguém fora deste Reino. 

     

    Jesus não julga nem condena o cobrador de impostos, convida-o para uma vida diferente, e ele aceita. Jesus olha para Mateus com a ternura e misericórdia de Deus Pai, que cura as feridas e perdoa os pecados.

     

    Deixemos que Jesus passe e nos olhe como olhou para Mateus, e que tenhamos a coragem de acolher seu olhar e sua proposta.

     

    Sem dúvida, nossa vida será transformada e passará a ser diferente e poderemos ser discípulos de Jesus, que lutam pela sua mesma paixão: o ser humano e a casa que ele habita e que nada nos detenha quando ouvirmos a voz do Senhor nos chamar para segui-lo.

      

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

     

    Oração: Pai coloca-me sempre junto àqueles que mais carecem de tua salvação, e liberta-me de toda espécie de preconceitos que contaminam o meu coração. Coloca-me, cada dia, no seguimento de Jesus, pois, assim, estarei no bom caminho que me conduz a ti.

     

    REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)

     

    Propósito: Observar Jesus que passa onde trabalho, por onde caminho, onde moro...

                

     

    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO

    (Para onde Deus quer me conduzir?)

     

    - Mergulhar no mistério de Deus.

    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).

    - Saborear Deus. Repousar em Deus.

    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo