Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

    Gloria.tv: Recomendação

    Caro(a) Senhor(a),

    acrvcatolico deseja recomendar o seguinte arquivo:
    Escuta da Palavra e Meditação - 22/1/2013 - A fome justifica a abstenção de uma lei

    Favor clicar no seguinte link para ver a colaboração:

    1. Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
    2. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
    3. Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
    4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
    5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
    6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
    7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
    8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
    9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
    10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
    11. Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
    12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

    ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
    Data: 17 de janeiro de 2013 07:29
    Assunto: [catolicos-estudantes-da-biblia] Escuta da Palavra e Meditação - 22/1/2013 - A fome justifica a abstenção de uma lei
    Para: Família Arruda <xisto@xistonet.com>

    Leituras do dia:

    Hb 6,10-20
    Sl 111(110)

    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Marcos 2,23-28

    "Certo sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos começaram a abrir caminho, arrancando espigas. Os fariseus disseram então a Jesus: "Olha! Por que eles fazem no dia de sábado o que não é permitido?" Ele respondeu: "Nunca lestes o que fez Davi quando passou necessidade e teve fome, e seus companheiros também? Ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães da oferenda, que só os sacerdotes podem comer, e ainda os deu aos seus companheiros!" E acrescentou: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Deste modo, o Filho do Homem é Senhor também do sábado". "

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)

    Meditação:

    "(…) Novamente entra em discussão a questão das práticas religiosas. O evangelho de hoje nos apresenta a questão do legalismo religioso e da verdadeira finalidade da religião. Muitas vezes, vemos que as religiões estão muito mais fundamentadas em proibições do que em motivações e na criação de novos relacionamentos das pessoas com Deus e das pessoas entre si. O resultado dessa mentalidade é que a religião se torna cada vez mais uma coisa odiosa e insuportável, e Deus aparece não como um Pai amoroso, mas como um carrasco autoritário. A verdadeira religião é aquela que cria valores e leva as pessoas à maturidade em todos os sentidos para que livremente possam optar por Deus". (CNBB)

    Neste Evangelho Jesus quer nos ensinar a colocar a caridade como lei primeira nas ações da nossa vida. Toda lei que tira do homem o direito de viver com dignidade, de prover a sua existência e sobrevivência é maldita e não está conforme a vontade de Deus.

    Às vezes nos bitolamos aos preceitos, às regras e não percebemos que estamos sendo injustos e infratores da Lei de Deus.

    A lei que Deus imprimiu no nosso coração é a lei do amor, portanto, o que nos faz mal e prejudica a nossa vida é justamente, o desamor.

    Tudo o que não é regido pelo amor e não tem como objetivo a vivência do amor, não é eficaz para o nosso crescimento.

    O homem é a criatura a quem Deus mais tem apreço e todas as coisas foram criadas para ele, por amor. Tudo o que Ele criou foi em favor do homem, objeto do Seu Amor, portanto, dizer que "o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado" significa que a nossa sobrevivência e a caridade conosco mesmos (as) e com os nossos irmãos estão acima das normas que, apesar de estabelecidas para o homem, muitas vezes se voltam contra o próprio homem. Jesus é o Senhor de tudo o que foi criado, e, tudo foi criado por Ele, por amor ao homem.

    Os campos de trigo, os rios, os mares, as aves, as árvores existem para estar à disposição do homem a fim de que este perceba o olhar e a atenção de Deus para si. Jesus, Senhor da criação, é o Senhor do sábado, porém, Ele precisa ser também Senhor dos nossos "sábados", isto é, daqueles dias em que nós não achamos conveniente servir a alguém ou "perder" o tempo de lazer ou de trabalho para dar de comer a alguém que está com fome.

    O dia de sábado a que Jesus se refere pode ser também para nós aquele dia que nós destinamos para o nosso deleite, para curtição, para realizar os nossos planos pessoais e, sem menos esperar somos convocados para alguma outra missão.

    Aí, nós alegamos a nossa impossibilidade porque "hoje é sábado" e o sábado está destinado a outras experiências. Neste caso a lei do amor ficou de lado e imperou em nosso coração a lei do egoísmo e da indiferença.

    Jesus é o Senhor dos "sábados" da sua vida? Você tem alimentado a alguém necessitado em "dia de sábado"? Você é capaz de sacrificar um dia de lazer e de descanso para ajudar a algum discípulo de Jesus? Em Nome de quem você tem feito caridade? O que você aprendeu mais com esse Evangelho?

    Reflexão Apostólica:

    Vamos falar um pouco do perdão… Mas nesse evangelho?

    Uma das maiores dificuldades em se trazer alguém de volta esta no fato dela não perdoar o seu próprio erro por ter tomado uma decisão contraria ao que sugeriam e "quebrado a cara". É tão duro levantar a cabeça novamente carregando sobre os ombros os sinais do erro. Duro é também saber e imaginar o quanto a "julgarão" usando-se da lei para isso…

    Vamos por partes:

    Ø DEUS CONHECE A VERDADEIRA RAZÃO DOS NOSSOS ATOS;
    Ø NADA JUSTIFICA O PECADO;
    Ø MAS NADA JUSTIFICA CONDENAR O PECADOR E SIM O PECADO;

    Aquele que por ventura errou por infantilidade ou por imaturidade é bem diferente de nós quando o fazemos de total e plena consciência e Deus sabe bem a diferença. Uma boa parcela daqueles que habitam os presídios esta lá por um ato infantil, um relapso, um descuido (…). Muita gente, mesmo não estando presa, sofre calado pelos erros que cometeram e já não conseguem mais levantar a cabeça, PRINCIPALMENTE AO IMAGINAR OS DEDOS A APONTAR!!

    Não vamos confundir o erro consciente, premeditado e fútil que além da sua vida põe em risco a vida de outros sem mesmo se importar com as conseqüências… A esses filhos de Deus nossa justiça tem parâmetros e critérios para que cumpram em reclusão pelo que fizeram, mas é incoerente trancá-lo sem tentar oferecer alternativas sócio-educativas e morais. Não falo aqui somente do assaltante, mas também do político corrupto, do juiz que vende sentença, daquele que desvia milhões da merenda escolar, do remédio da farmácia popular…

    O povo que falamos é aquele que deseja voltar e não aquele que se encantou pelo mal e não deseja mais voltar. Esse filho de Deus que esta arrependido deve encontrar a porta aberta quando resolveu parar de dar comida aos porcos e voltar para casa de seu pai. Fariseus, descrentes, preconceituosos, críticos, céticos, invejosos, (…), sempre estarão preocupados com o milho colhido no sábado, com o erro para publicá-lo ou estampá-lo na "cara" do pecador; esses fazem "questão" de não esquecer nossos erros; observam cuidadosamente o sucesso dos outros e esquece-se de ver, que viver a vida em fraternidade, é muito mais que isso.

    Se um filho de Deus erra, peca, se perde ou se desvirtua a quem ele poderia mais magoar? A você? A mim? Não! A eles mesmos…

    Precisamos abrir mais nossos braços a quem deseja voltar. Não é por menos que o Senhor cita Davi no evangelho de hoje como exemplo, pois foi aquele que muito errou, no entanto foi também por Ele muito amado.

    A igreja abre as portas para todos, mas eles temem mais aos nossos olhos. Existem pessoas que desconhecem as maravilhas da nossa igreja porque não encontraram ninguém que lhes apresentasse; jovens e adultos talentosos que poderiam fazer crescer nossas catequeses, pastorais e movimentos, mas não tem chances para isso, pois medem seus erros do passado e não suas qualidades e virtudes atuais

    Portanto, estenda a mão! Mude esse desastroso e preconceituoso paradigma!

    Faça o bem!

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

    Oração: Pai, ensina-me a ser fiel a ti, vivendo os Mandamentos, sem fanatismo, e sim com a liberdade de quem está em plena sintonia contigo.

    REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)

    Propósito: Deixar-se conduzir pela lei do amor.

    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)

    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

    __._,_.___
    Reply via web post
    Reply to sender
    Reply to group
    Start a New Topic
    Messages in this topic (1)
    RECENT ACTIVITY:

    Visit Your Group


    Switch to: Text-Only, Daily DigestUnsubscribeTerms of UseSend us Feedback

    .

    __,_._,___

    http://www.gloria.tv/?media=386616

    Que Deus te abençoe,
    Gloria.tv

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo