Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

    [Catolicos a Caminho] Escuta da Palavra e Meditação - 20/1/2013 - Fazei tudo o que ele vos disser!

     

    Leituras do dia:

     

    Is 62,1-5

    Sl 96(95)

    1Cor 12,4-11

     

     

     

     

    ESCUTA DA PALAVRA - VER

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São
    João 2,1-11

     

     

    "No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm vinho!" Jesus lhe respondeu: "Mulher, para que me dizes isso? A minha hora ainda não chegou". Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei tudo o que ele vos disser!" Estavam ali seis talhas de pedra, de quase cem litros cada, destinadas às purificações rituais dos judeus. Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água!" E eles as encheram até a borda. Então disse: "Agora, tirai e levai ao encarregado da festa". E eles levaram. O encarregado da festa provou da água mudada em vinho, sem saber de onde viesse, embora os serventes que tiraram a água o soubessem. Então chamou o noivo e disse-lhe: "Todo mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardaste o vinho bom até agora". Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galileia. Manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele."

                                                                    

     

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)

     

    Meditação

     

    A festa das Bodas de Cana é uma das passagens bíblicas mais fascinantes do Evangelho. Maria está na festa, Jesus e seus discípulos também.

     

    Maria percebe que o vinho está acabando, e para evitar o constrangimento dos noivos, pois faltará o principal para festa, o vinho, que simbolizava a alegria. Ela se dirige a Jesus, fazendo-lhe um pedido: "Eles não tem mais vinho".

     

    Maria ao faz esse pedido a Jesus, porque em seu coração sabia que seu filho podia ajudar. Jesus está ali, junto com seus amigos festejando o casamento, e provavelmente, também tomavam vinho.

     

    A resposta de Jesus parece desrespeitosa: "Mulher, porque dizes isso a mim? Minha hora ainda não chegou". Ao dar essa resposta a sua mãe, Jesus quer dizer que ainda não era o momento oportuno para começar sua missão.

     

    Maria não discute com Jesus, e diz aos serventes: "Fazei o que ele vos disser". Só eles ficaram sabendo da origem daquele vinho delicioso, servido por último aos convidados.

     

    O bom vinho alegra as pessoas e a festa fica melhor. Com o milagre da Bodas de Caná, Jesus começa a manifestar sua glória e a despertar a fé em seus discípulos.

     

    Podemos observar a perfeita sintonia entre Maria e seu Filho, Jesus Cristo. Essa sintonia é tamanha, que basta uma palavra de intercessão da Mãe para que o pedido seja prontamente atendido pelo Filho.

     

    Jesus não resiste ao pedido da mãe e, faz de sua Maria a suprema intercessora de quantos a Ela recorrem em busca de socorro nas ocasiões de dificuldades e necessidades. Maria, a maior intercessora de todos os cristãos, foi sem dúvida a responsável pelo primeiro milagre operado por Cristo.

     

    Não foi preciso que alguém da família fizesse algum pedido a Maria, por usa vontade ela o fez. Maria não só realiza a vontade de Deus, mas nos orienta a fazer o que seu filho mandar.

     

    Ele é o vinho novo de nossa vida, assim com transformou água e vinho, ele transforma as situações difíceis em que nos encontramos, situações que muitas vezes pensamos não encontrar a solução. E Jesus no final, nos dá muita alegria, ao ouvirmos o que ele tem a nos dizer.

     

    Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, está atenta ao que acontece com seus filhos, ela está ao nosso lado caminhando conosco, sabe de nossas necessidades, de nossos sofrimentos e agonias. 

     

    O que precisamos saber, é que devemos esperar nossa hora chegar, para recebermos a resposta de Cristo, que realizará as graças pedidas por Maria. Ela está atuante, acolhendo nossos pedidos e apresentando a Jesus.

     

    Reflexão Apostólica:

     

    O que seria desse milagre sem a intercessão de Maria? O que seria desse milagre se os funcionários não tivessem a ouvido? O que seria desse milagre se não tivessem enchido os potes até a boca?

     

    Um milagre normalmente brota de algo que existe e poucas vezes ele surge do nada, por isso a intercessão de Maria bem como a ação dos funcionários (ou empregados) foi tão vital para que ele acontecesse. Sim!

     

    O milagre poderia acontecer apenas com o toque de Deus, mas Deus não se intromete nas questões humanas em respeito ao livre arbítrio.

     

    Maria é a grande intercessora desse milagre, bem como de outras situações que conhecemos ou já ouvimos, mas de que vale a sua intercessão se não acreditarmos? Que vale a intercessão dos santos se não enchermos nossas talhas de fé, tentando e acreditando, até o máximo da nossa capacidade?

     

    O mundo hoje é tão cético e em alguns momentos devoto de tudo. Um povo que não acredita em nada se choca com outro que acredita em tudo e no meio desses “dois mundos” estão aqueles que têm fé.

     

    Os céticos preferem não acreditar e depender do que conhecem, sabem, vêem e podem controlar e explicar; os que em tudo acreditam põem Deus num patamar idêntico aos anjos, imagens , figuras, baguás, trevos, pés de coelho e elefantinhos virados para porta, mas os que tem fé são aqueles que estão dispostos de acreditar e agir.

     

    O milagre que espero que aconteça precisa começar pela minha tentativa insistente e resistente para que

    ocorra.

     

    É acreditar do fundo do coração que aquilo dará certo, mesmo sabendo que nem tudo depende de nossa vontade; é acreditar, sem saber o porquê e encher as talhas.

     

    O milagre não surgirá do nada, será preciso bater na rocha e acreditar que Deus estará à frente, mas por ventura ele não ocorrer, nunca deixar de acreditar que mesmo assim Deus sempre esteve perto.

     

    Jesus inicia seu trabalho em Caná, um trabalho que três anos depois o levaria ao calvário e a nossa salvação pessoal.

     

    Algo fez Maria ser diferente: Sempre acreditou no projeto de Deus e que sua dor seria premiada com um vinho novo e de melhor sabor. Durante sua vida Maria sempre encheu suas talhas até a boca.

     

    E nós? O quanto me empenho em acreditar e no que acredito?

     

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

     

    Oração: Senhor Jesus, que Maria me conduza sempre a ti e me leve a descobrir em ti o caminho da salvação que o Pai nos ofereceu.

     

     

     

     

    REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)

     

    Propósito: Como Maria, ser capaz de salvar a comunidade, a família, a Igreja de qualquer constrangimento, carência ou necessidade.

                

     

    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO

    (Para onde Deus quer me conduzir?)

     

    - Mergulhar no mistério de Deus.

    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).

    - Saborear Deus. Repousar em Deus.

    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

     

     

     

    Maria, mulher atenta em Cana, faze de nós pessoas com olhos abertos e mãos disponíveis. Maria, dá-nos o vinho de Jesus. Que ele multiplique o nosso amor, mesmo que as nossas talhas sejam imperfeitas e de pedra.

     

    "Foi essa caridade preventiva da Virgem Maria que levou Dante – sublime poeta a tantos títulos censurável – a escrever estes esplêndidos versos a respeito da bondade de Nossa Senhora":

     

    Mulher, és tão grande e tanto vales

    que, quem graça e a ti não recorre,

    seu desejo é o de voar sem ter asas.

    A tua benignidade não só socorre

    a quem pede, mas muitas vezes,

    generosamente, ao pedir, precede.

    Em ti, misericórdia, em ti, piedade,

    em ti, magnificência, em ti se reúne

    tudo quanto na criatura há de bondade!

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo