MÊS DO ROSÁRIO
- OUTUBRO DE 2012-
Vamos celebrar este Mês do Rosário de 2012, apresentando diariamente textos publicados em "VOZ DE FÁTIMA" e "FÁTIMA LUZ E PAZ" em diversas datas mais recentes.
(28)- GESTOS DE PIEDADE POPULAR EM FÁTIMA !
O Santuário de Fátima, como todos os Santuários, é lugar por excelência de manifestações de piedade popular.
A expressão "piedade popular" designa "as diversas manifestações cultuais de carácter privado ou comunitária que, no âmbito da fé cristã se exprimem predominantemente não com os módulos da sagrada Liturgia, mas através das formas peculiares derivadas do génio de um povo ou de uma etnia e da sua cultura".
Em Fátima encontram-se algumas das mais típicas e universais manifestações da piedade popular; : a peregrinação; as procissões com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, de velas, ou eucarísticas; o rosário; a Via Sacra; as promessas; a oferta de velas ou outras ofertas de cera; a veneração da imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Nestas diversas manifestações devocionais exprime-se quer a sensibilidade do povo cristão, na sua relação com Deus, quer algumas das dimensões da própria mensagem de Fátima
Se é verdade que a maior parte destas práticas têm um carácter universal, entre o povo cristão, também é forçoso reconhecer que algumas delas se tornaram características do Santuário de Fátima.
Deixo uma breve palavra sobre as mais significativas.
As Procissões
A procissão, em contexto cristão, é uma caminhada realizada em conjunto, sinal da condição peregrina da Igreja, povo de Deus a caminho.
As grandes peregrinações ao Santuário de Fátima, bem como as celebrações eucarísticas no recinto, incluem três procissões que, de algum modo, marcam o imaginário daqueles que tomam parte nessas celebrações; a procissão das velas, à noite, a procissão com a imagem de Nossa Senhora para o altar do Recinto e a procissão do adeus.
Se a primeira tem a sua origem e inspiração num outro santuário mariano de expressão mundial – Lourdes -, esta última é própria de Fátima.
A Procissão de velas faz-se sempre na sequência da oração do rosário e, nos dias 12 de cada mês, de Maio a Outubro, é seguida da celebração da Missa.
A Procissão do adeus é a mais típica de Fátima e pode ser descrita como a caminhada que acompanha e conduz a imagem de Nossa Senhora do altar do recinto, no final da Missa (e bênção dos doentes, nos dias 13 de cada mês de Maio a Outubro), até à Capelinha das Aparições.
Trata-se de um rito de despedida dos Peregrinos a Nossa Senhora, caracterizado pela emotividade.
Embora intimamente ligada à acção litúrgica e dela fluindo, a Procissão do adeus não é especificamente uma procissão litúrgica, mas uma manifestação de piedade popular.
O Rosário
Outra das manifestações de piedade popular característica de Fátima é a oração do rosário.
O rosário faz parte da própria mensagem de Fátima.
Desde a primeira aparição aos Videntes, Nossa Senhora pediu a oração do terço e esse foi o pedido insistente da Virgem Maria.
Na vida dos Videntes, depois das aparições, a oração do terço tornou-se a forma por excelência de oração.
Assim, esta oração tão popular tornou-se marca característica de Fátima.
Os Cinco Primeiros Sábados
Outra das práticas devocionais típicas de Fátima é a devoção dos cinco primeiros sábados.
Embora esta devoção tenha surgido posteriormente às aparições de 1917, resultam de um pedido de Nossa Senhora à Irmã Lúcia, a mais velha dos videntes.
A devoção dos cinco primeiros sábados foi oficialmente autorizada e anunciada em Fátima no dia 13 de Setembro de 1939.
As Promessas
As promessas mais características de Fátima são a peregrinação a pé, as voltas à Capelinha das Aparições, feitas de joelhos, e as ofertas de velas, que se acendem em honra de Nossa Senhora.
Se continuam a ser muito numerosos os peregrinos que se deslocam a pé para o Santuário, o número de pessoas que cumpre as suas promessas de joelhos, à volta da Capelinha das Aparições tem vindo a decrescer nos últimos anos.
A bênção dos objectos religiosos
Os peregrinos pedem a bênção dos objectos religiosos.
Para responder a esta solicitação, faz-se a bênção dos objectos religiosos no final de cada celebração.
A bênção de pessoas está prevista para ocasiões especiais, expressamente definidas (das crianças, dos avós, das famílias, dos doentes…).
O esforço do Santuário tem sido o de ajudar os peregrinos a harmonizar estas práticas de piedade popular com a liturgia, o de corrigir os excessos e o de prermear as práticas de piedade da palavra de Deus.
Nesse sentido, o Santuário põe à disposição dos organizadores de peregrinações, orientações e materiais de apoio.
As celebrações do Santuário de Fátima são a expressão da harmonia que é possível estabelecer entre as práticas de piedade popular, de inegável valor e importância, e a liturgia da Igreja.
Uma e outras expressam e alimentam, em linguagens diferentes, a mesma fé do povo cristão.
VOZ DA FÁTIMA Novembro de 2011.
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário