Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 19 de maio de 2012

    Rosário, instrumento privilegiado de salvação e de luta


    IPCO - Instituto Plínio Corrêa de Oliveira

    Link to IPCO - Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

    Posted: 19 May 2012 12:30 PM PDT
    Devoção mariana por excelência, o Rosário foi revelado por Nossa Senhora a São Domingos de Gusmão. Salvando as almas dos pecadores e combatendo os inimigos da Igreja, tomou relevância ainda maior em...

    Leia o restante da matéria em nosso site.



    Página Inicial > Notícias > Rosário, instrumento privilegiado de salvação e de luta

    Página Inicial > Notícias > Rosário, instrumento privilegiado de salvação e de luta

    Rosário, instrumento privilegiado de salvação e de luta

    Devoção mariana por excelência, o Rosário foi revelado por Nossa Senhora a São Domingos de Gusmão. Salvando as almas dos pecadores e combatendo os inimigos da Igreja, tomou relevância ainda maior em Fátima, atraindo graças em profusão.
    Gregorio Vivanco Lopes
    Iniciava-se o século XIII. A fé católica desabrochava esplendidamente por toda a Europa em frutos de justiça e caridade. Ao mesmo tempo, no campo civil, uma admirável e possante lógica levava os povos a se constituírem em Cristandade, a qual mereceu do Papa Leão XIII este belo elogio: “Nessa época a sociedade civil deu frutos superiores a toda expectativa, frutos cuja memória subsiste e subsistirá, consignada como está em inúmeros documentos”.(1) De fato, a sociedade temporal só alcança todo o seu esplendor quando baseada nas verdades eternas.
    Problemas, dificuldades, erros e pecados os havia, é claro, pois não estávamos no paraíso celeste, mas não constituíam a nota dominante, como hoje em dia.
    O demônio, porém, não cessa de perseguir as almas e as instituições, como advertiu São Pedro: “Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar”.(2) O inimigo dos homens vinha já obtendo, havia algum tempo, vitórias significativas no sul da França e norte da Itália pela propagação da heresia dos cátaros, também conhecidos como albigenses, em referência à cidade de Albi, sul da França, onde se localizava seu centro.
    Cátaro vem do grego e significa “puro”. Os únicos “puros” eram os que aderiam ao catarismo e se submetiam a suas iniciações e prescrições. Todo o resto da humanidade era constituído pelos “impuros”. Ensinavam os cátaros que havia um deus mau, criador dos corpos humanos e da matéria em geral, ao lado de um deus bom, que criara as almas, as quais haviam sido aprisionadas nos corpos. Diversos bispos e nobres os protegiam. Ressuscitava-se assim a velha heresia gnóstica que tanto havia atribulado os primeiros tempos do cristianismo.
    Os Papas tudo fizeram para tentar converter essa parcela dissidente do rebanho de Cristo. Enviaram apóstolos, missionários, pessoas virtuosas. Tudo em vão.
    Além da salvação dessas almas transviadas, outra tarefa premente era evitar o contágio da heresia. E também sua influência nefasta sobre a sociedade temporal, a qual, nos centros cátaros, tendia a constituir-se à maneira de uma sociedade comunista cuja nomenklatura da época seria formada pelos “puros”.
    O que fazer? A solução veio do alto, mais precisamente do Céu.

    Nossa Senhora revela a devoção do Rosário a São Domingos
    • Nossa Senhora revela a devoção do Rosário a São Domingos
    Um homem de Deus profundamente preocupado com a situação da Igreja e da Cristandade naquela região pregava incessantemente as verdades da fé. Era o espanhol São Domingos de Gusmão.
    Muitos milagres marcaram sua evangelização entre os cátaros. Um dos mais famosos ocorreu em Fangeux, na diocese de Carcassona. “Os líderes cátaros apareceram em grande número, trazendo o livro que continha todas suas heresias. São Domingos levava um caderno no qual havia refutado a maioria desses erros. Como não chegavam a nenhum acordo, decidiram apelar para a prova do fogo. O escrito que permanecesse incólume numa fogueira seria o verdadeiro. Fizeram uma grande fogueira e nela jogaram o livro dos cátaros. Pouco depois estava este reduzido a cinzas. Lançaram então ao fogo o escrito de Domingos. Este voou ao ar sem se queimar e foi pousar numa viga do teto, onde deixou uma marca de fogo. Por três vezes os hereges repetiram o ato, com o mesmo resultado”.(3)
    Mas nem mesmo milagres estrondosos convertiam aqueles corações empedernidos.
    No ano de 1208, num dia em que São Domingos rezava fervorosamente na capela do recém-fundado convento de Prouille, no Languedoc francês, pedindo a intervenção da Santíssima Virgem, eis que Ela lhe aparece e diz que “como a saudação angélica tinha sido o princípio da redenção do mundo, era necessário também que essa saudação fosse o princípio da conversão dos hereges; que assim, pregando o Rosário que contém cento e cinquenta Ave-Marias, ele veria um sucesso maravilhoso em seus trabalhos e os mais empedernidos sectários se converterem aos milhares”.(4)
    Era a instituição oficial do Rosário como arma sobrenatural contra a heresia recalcitrante. São Domingos não hesitou um instante. Pôs-se a pregar a oração do Rosário em todas as cidades infectadas pela heresia. O resultado foi surpreendente. As conversões, que antes não se produziam, agora se faziam aos milhares. Vários jovens começaram a aproximar-se do santo, constituindo assim o núcleo inicial daqueles que em breve seriam os frades da Ordem dos Pregadores, ou Dominicanos, que São Domingos fundaria.
    Concomitantemente a esses fatos, a Cruzada movida por Simão de Montfort contra os albigenses, constituída por ordem do Papa Inocêncio III, debelava de modo inclemente os focos de cátaros renitentes, defendendo assim a Igreja e a sociedade temporal, cada uma delas golpeada a fundo pela heresia. O último reduto cátaro caiu em 1256. Comenta São Luis Grignion de Montfort: “Quem poderá contar as vitórias que Simão, Conde de Montfort, obteve contra os albigenses sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário? Foram tão notáveis, que jamais se viu no mundo coisa parecida”.(5)
    • O Rosário nas vitórias da Cristandade
    Entre outras graças insignes, alcançadas posteriormente pelo Rosário, figura a vitória dos católicos sobre os turcos em Lepanto, em 1571, quando a derrocada da Cristandade parecia iminente e uma intervenção milagrosa de Nossa Senhora a salvou. Por isso, São Pio V ordenou que no dia 7 de outubro de todos os anos se comemorasse uma festa em honra de Nossa Senhora das Vitórias, título alterado posteriormente pelo Papa Gregório XIII para Nossa Senhora do Rosário.
    Outra vitória assinalada, no mesmo gênero e contra o mesmo inimigo — o Crescente — deu-se em 1716, em Petrovaradin, atualmente cidade da Sérvia. Em consequência dessa graça alcançada para a Cristandade, o Papa Clemente XI estendeu a festa de Nossa Senhora do Rosário ao conjunto da Igreja.
    Em pleno século XX, a Áustria ficou livre da dominação comunista por efeito da Cruzada Reparadora do Santo Rosário, que galvanizou a população do país. Os soviéticos acabaram por retirar-se, sem que fosse preciso dar um tiro.
    No Brasil, o Santo Rosário esteve na raiz do movimento católico que se insurgiu contra a dominação calvinista nos séculos XVI e XVII, no Rio de Janeiro e em Pernambuco.
    • O Rosário como penhor de futuras vitórias da Igreja
    Se Nossa Senhora quis obter para a Cristandade grandes vitórias contra os inimigos da Igreja, podemos muito legitimamente concluir que, pela devoção do Rosário, a qual certamente deverá durar até o fim dos tempos, a Igreja poderá alcançar novas vitórias também espetaculares, bem como a implantação, nas almas e no mundo, da devoção ao Imaculado Coração de Maria. Era esta a aspiração constante do grande devoto do Rosário que foi Plinio Corrêa de Oliveira. Ele compôs algumas sublimes meditações para ajudar a rezar bem o Rosário, as quais se encontram publicadas na edição de maio/2012 da revista “Catolicismo”.
    Na atual situação brasileira, em que a esquerda radical e de índole persecutória vai assumindo cada vez mais postos de comando, o Rosário se mostra especialmente necessário para os que desejam permanecer firmes na fé e combater por ela.
    Veja-se, por exemplo, a aprovação pelo Supremo Tribunal Federal da união homossexual, da marcha da maconha, da aprovação do aborto de fetos anencefálicos; veja-se a orientação esquerdista de ministros e ministras do atual governo; considere-se o projeto de novo Código Penal, que estende as possibilidades de aborto e legaliza a exploração empresarial da prostituição; veja-se a retirada dos crucifixos dos tribunais gaúchos e outros locais; veja-se a ameaça sempre presente de criminalizar como homofóbico quem manifestar discordância em relação às práticas homossexuais; veja-se o fantasma do PNDH-3, que não só não foi revogado como vai sendo aplicado aos poucos.
    A pretexto de “Estado laico”, os cristãos são cada vez mais marginalizados, vilipendiados, procura-se impedi-los de esgrimir seus argumentos religiosos, o que é concedido aos ateus. A onda organizada de cristianofobia que percorre o mundo encontra forte eco em nossa Pátria, embora por enquanto de modo não violento.
    A recitação assídua do Rosário, sobretudo por aqueles que lutarem pelo advento do Reino de Maria — conforme as profecias de Fátima e as previsões de São Luis Grignion de Montfort — terá provavelmente um papel decisivo no triunfo da Santíssima Virgem. O Santo Rosário é um penhor de vitórias futuras.
    • Benefícios da recitação do Rosário
    Em seu instrutivo livro O Segredo Admirável do Santíssimo Rosário, São Luis Grignion de Montfort assim resume os benefícios que podemos obter ao rezar o Rosário:
    “1º) Os pecadores obtêm o perdão;
    2º) As almas sedentas se saciam;
    3º) Os que estão atados vêem seus laços desfeitos;
    4º) Os que choram encontram alegria;
    5º) Os que são tentados encontram tranquilidade;
    6º) Os pobres são socorridos;
    7º) Os religiosos são reformados;
    8º) Os ignorantes, instruídos;
    9º) Os vivos triunfam da vaidade;
    10º) E os mortos são aliviados por meio de sufrágios.”
    Felizmente, muito se tem falado sobre o Santo Rosário. A própria Santíssima Virgem disse em Fátima aos três videntes: “Eu sou a Senhora do Rosário. Quero que continuem a rezar o terço todos os dias”.
    Rezar o Rosário todos os dias, ou ao menos um terço, é o que de melhor se pode recomendar.
    _________
    Notas
    1. Encíclica Immortale Dei, de 1°/11/1885.
    2. I São Pedro 5,8.
    3. Plinio Maria Solimeo, São Domingos de Gusmão, in Catolicismo, agosto/2003.
    4. Les Petits Bollandistes, Vies des Saints, d’après le Père Giry, Paris, Bloud et Barral, Libraires-Éditeurs, 1882, tomo IX, p. 283.
    5. Obras de San Luis Maria Grignion de Montfort, El secreto admirable del Santissimo Rosario, Biblioteca de Autores Cristianos, Madrid, 1954, p. 356.

    Santa Gisela (Isberga), Princesa e Abadessa - Festa 21 de maio


    sábado, 19 de maio de 2012

    Santa Gisela (Isberga), Princesa e Abadessa - Festa 21 de maio

         Filha de Pepino o Breve e de Berta de Laon, irmã de Carlos Magno, Imperador do Sacro Império Romano, Gisela nasceu em 757. O Papa Estevão II era seu padrinho de batismo. Assim, ao escrever a esse Papa, o Rei Pepino chamava-o de “meu caro compadre”, pois ambos eram pais desta criança, um a título espiritual e o outro segundo a carne.
         O nome primitivo desta Santa era Ghirla em latim, Giselle em francês. Ghirla é a tradução de Estevão, o nome do Papa, seu padrinho. Estevão, em latim Stephanus, vem do nome grego que significa coroa. Pouco tempo antes Pepino tinha recebido de um Papa a coroa da França. Era conveniente que a filha espiritual daquele que se chamava coroa, tivesse um nome que lembrasse esse duplo fato.
         Assim, Ghirla é a abreviação do nome Ghirlanda, que significa coroa de flores. Após a morte da Santa, o local onde repousava seu corpo foi chamado de Montanha de Ghisla (Montanha de Gisela ou Ghisleberg). Por fim, chegou-se ao nome Isbergue ou Isberga.
         Após retornar de uma expedição, o Rei Pepino decidiu viver com sua família na região da cidade de Aire-sur-la-Lys, uma planície rodeada de colinas e regada por três rios, o que a tornava muito fecunda. Ali ele construiu uma residência real, onde Gisela crescia em idade e em beleza.
         Eginardo, primeiro biógrafo de Carlos Magno, afirma que Gisela estava destinada à vida religiosa desde a infância.
         Venâncio, filho do Duque de Lorena, após uma carreira militar (fora oficial de Pepino o Breve), e de ter sofrido um grave ferimento na perna, resolveu deixar a corte e se retirar para uma ermida na floresta de Wastelau, não longe de Aire. Este santo eremita veio a ser confessor e diretor espiritual de Gisela.
         Orientada por seu confessor, Gisela consagrou a Deus sua virgindade. A princesa tornou-se monja na Abadia Real de Chelles, aonde chegou a ser nomeada abadessa. Na qualidade de abadessa de Chelles, ela supervisionou um dos mais importantes e profícuos conventos de monjas de sua época.
         Sendo uma princesa, por finalidades políticas ela era constrangida a contrair matrimônio, mas Gisela foi fiel a sua consagração a Deus. Tendo sido pedida em casamento pelo Imperador do Oriente, Constantino Coprônimo (+ 775), recusou tal honra. Depois, foi a vez do rei dos Lombardos ser recusado, apesar de este ser apoiado pela Rainha Berta, mãe de Gisela, e por vários bispos. O terceiro dos soberanos afastados foi o rei da Escócia. Persistindo ela na recusa, este rei mandou assassinar aquele a quem atribuía as suas decepções, o eremita Venâncio, que desde então é venerado como mártir.
         Gisela mandou construir uma abadia em Aire-sur-la-Lys, no local onde São Venâncio fora supliciado, e passou nela os últimos anos de sua vida.
         Segundo Eginardo, Gisela tinha um bom convívio com seu irmão Carlos Magno, o qual “a tratava com o mesmo respeito que demonstrava à mãe”. O historiador relata que Gisela morreu em 810, poucos anos antes de Carlos Magno. Este imperador e sua mulher, Ildegarda, batizaram uma filha com o nome de Gisela, esta provavelmente viveu entre 781 e 808, mas pouco se sabe de sua vida.
         Santa Gisela figura nos calendários da diocese francesa de Arras e é patrona de Artois. Até hoje peregrinos dirigem-se a Fonte de Santa Isbergues (Gisela), que segundo a tradição existe desde a época em que ela vivia, e tem poder curativo para a pele e os olhos.

    Pastor Silas Malafaia lidera marcha pela família tradicional


    19 de maio de 2012

    Pastor Silas Malafaia lidera marcha pela família tradicional


    19 de maio de 2012

    Pastor Silas Malafaia lidera marcha pela família tradicional


    Pastor Silas Malafaia lidera marcha pela família tradicional

    Luiza Souto
    Líder da Marcha para Cristo, que reúne evangélicos e católicos na tarde de hoje no centro do Rio de Janeiro, o pastor Silas Malafaia disse à Folha que a igreja nunca foi contra os homossexuais, mas que Deus não aceita seus atos. "Deus ama a todos, mas amar não significa aceitar seus atos", disse Malafaia.
    O pastor disse respeitar a todos. "Quero que os homossexuais sejam livres para fazer o que quiserem. Eles que querem amordaçar a gente"
    Malafaia também criticou as igrejas que aceitam gays. "Não considero essas igrejas evangélicas. É uma tentativa de dar legalidade a um comportamento que a bíblia condena", disse.
    A marcha este ano tem quatro vertentes: Liberdade religiosa, liberdade de expressão, à favor da família tradicional e da vida.
    Sete trios elétricos animam os fiéis. Eles seguirão até a Cinelândia, onde o pastor pregará e vários cantores gospel se apresentarão.
    Divulgação: www.juliosevero.com

    300 mil cristãos, no mínimo, fazem “Marcha para Jesus”, no Rio, sob a liderança de Silas Malafaia


    Blogs e Colunistas

    19/05/2012
    às 18:01

    300 mil cristãos, no mínimo, fazem “Marcha para Jesus”, no Rio, sob a liderança de Silas Malafaia


    Marcha para Jesus reuniu milhares de fiéis no Centro do Rio (Foto: Alexandre Durão/ G1)
    Marcha para Jesus reuniu milhares de fiéis no Centro do Rio (Foto: Alexandre Durão/ G1)
    Por Bernardo Tabak, no Portal G1:
    A Marcha para Jesus do Rio de Janeiro começou às 14h40 deste sábado, com sete trios elétricos e milhares de fiéis percorrendo ruas e avenidas do Centro da cidade. O percurso começou na Central do Brasil e se estende até a Cinelândia. Neste ano, de acordo com o pastor Silas Malafaia, a marcha ressalta os temas: as liberdades de expressão e religiosa, a vida e a família tradicional.
    Os fiéis e os trios, onde se apresentam diversos cantores e grupos evangélicos, percorrem as avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, além da Praça Mahatma Gandhi, na Cinelândia. No início da festa gospel houve chuva de papel picado e explosão de fogos de artifício.
    “O bacana desta marcha é ser uma festa do povo evangélico de tudo que é igreja. Não tem gente só da minha igreja, mas de várias, e todos os fiéis estão com muita vibração”, ressaltou Malafaia, que participa há 17 anos da Marcha para Jesus.
    Este ano, de acordo com organizadores, mais de 300 ônibus trouxeram evangélicos de vários bairros do Rio, da Baixada Fluminense e das regiões dos Lagos e Serrana.
    Discurso e orações
    Ao longo do trajeto, um grito cantado por milhares de fiéis ecoou no Centro do Rio: “Governador, autoridades, é Jesus Cristo quem comanda essa cidade”. Durante o percurso, membros de igrejas evangélicas fizeram discursos contra a corrupção, adultério, pedofilia e prostituição.
    Na chegada à Cinelândia, o pastor Silas Malafaia criticou o Projeto de Lei 122, que criminaliza atos discriminatórios contra homossexuais. Apesar de ser contrário ao projeto que tramita no Congresso Nacional, o pastor enfatizou que “não tem nada contra a prática do homossexualismo” e que “cada um segue o que quer ser”.
    “A marcha está fazendo um protesto contra a PL 122, a dita lei da homofobia, mas que, para nós é uma lei do privilégio. É uma lei para botar mordaça na sociedade para ninguém expressar opinião contra os homossexuais. Esse projeto de lei fere a constituição afirmando que, se um homossexual se sentir constrangido, filosoficamente ou ideologicamente, pode levar a pessoa que o constrangeu a pegar cinco anos de cadeia”, falou Malafaia.
    Por Reinaldo Azevedo

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] CONFIAR NA PALAVRA - Som !



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: <nascimentoja@shaw.ca>
    Data: 19 de maio de 2012 19:37:11 BRT
    Para: <Undisclosed-Recipient:;>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] CONFIAR NA PALAVRA  - Som !
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



     

     

    CONFIAR NA PALAVRA !

    <clip_image002.jpg>

     

     

     

    VER PARA CRER    !

     

     

    Jesus subiu para o Pai  

    depois de perdoar ao mundo;

    a indulgência de Jesus para com Tomé

    deixou que assim fosse,

    Mas esse não é o estatuto cristão da fé.

     

    Na Bíblia a fé vem da escuta,

    vem da audição ;

    a fé é um acto de confiança

    na Palavra de Outro,

    a que se dá assentimento,

    Sem exigir provas.

     

    Jesus,

    que se deixou ver e tocar

    pelos seus contemporâneos,

    agora que já «subiu» para junto do Pai,

    faz parte do mundo divino:

    mergulhou na invisibilidade de Deus,

    e actualmente é pela fé

    Que nos tornamos seus contemporâneos.

     

    A comunidade cristã

    torna-se assim o espaço privilegiado

    para a vivência dessa fé:

    «Todos os que haviam abraçado a fé

    viviam unidos

    e tinham tudo em comum» :

    Relatam-nos os Actos dos Apóstolos.

     

    A Palavra que nos desafia à fé,

    confirma-nos o amor de Deus,

    e o nosso maior pecado

    sempre foi essa falta de confiança

    nesse amor infinito de Deus

    Que a Palavra nos confidencia.

     

    No interior da comunidade cristã

    e também para o seu exterior,

    a vivência da caridade constitui

    o argumento maior a favor da fé ;

    uma caridade genuína

    que as injustiças  deste mundo

    Tornam cada vez  mais urgente.

     

    Jesus deixou a promessa

    de enviar o Espírito Santo,

    o Paráclito e conselheiro,

    o amor do Pai e do Filho,

    para nos guiar na vida

    segundo a Palavra de Deus

    E o ensino da Igreja !

     

    John<clip_image004.jpg>

                                                                       Nascimento

     

     

     

     



    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] ASCENSÃO DO SENHOR Som !



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: <nascimentoja@shaw.ca>
    Data: 19 de maio de 2012 19:38:22 BRT
    Para: <Undisclosed-Recipient:;>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO]    ASCENSÃO DO SENHOR  Som !
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



     

             ASCENSÃO DO SENHOR !

                               ******

    <clip_image002.jpg>Antes de falarmos em Ascensão, que Cristo subiu aos céus, devemos ter em mente que não poderia ter havido Ascensão, se não tivesse havido Ressurreição.

    Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e permaneceu entre os homens de forma visível, durante quarenta dias, e depois subiu aos Céus.

    Assim o descreve S. Lucas, dizendo que Jesus tinha dito aos Seus discípulos que haviam de receber a força do Espírito Santo.

    - "No decurso de uma refeição que partilhava com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o Prometido do Pai, do Qual, dissera Ele, me ouvistes falar.

    ... Dito isto, elevou-Se à vista deles e uma nuvem subtraiu-O a seus olhos. E como estavam com os olhos fixos no céu enquanto Ele se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco que lhes disseram : Homens da Galileia, porque estais assim a olhar para o céu ? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o céu virá da mesma maneira, como agora O vistes partir para o céu".(Act. 1/4-10).

               A Ascensão de Cristo ao céu foi, portanto, um facto histórico.

    Ele realmente deixou a terra e os discípulos viram-n'O subir aos Céus, escondendo-se nas nuvens.

    Todavia, o Céu para onde Ele foi, não é um céu corporal ou físico, tal como o Sol, a Lua e as Estrelas.

    S. Paulo disse:

    - "Aquele que desceu é O que subiu acima de todos os céus para encher o Universo". (Ef. 4/10).

    Isto significa que Cristo não foi apenas para além da região estelar, mas acima do Céu Espiritual.

    O lugar de Cristo no Céu, é acima dos Anjos e dos Santos.

    Ele subiu até ao Trono de Seu Pai.

    Agora está à Direita do Pai, à mão direita do Pai, está acima dos Principados, dos Poderes, das Virtudes e das Dominações, e de todos os nomes que foram dados neste mundo e dos que vierem a ser dados.

                Assim o diz S. Paulo na sua carta aos Efésios :

    -" … ressuscitando-O dos mortos e sentando-O, nos céus, à Sua Direita acima de todo o Principado, Potestade, Virtude e Dominação, e acima de todo o nome que se invoca, não só neste mundo, como também no outro". (Ef. 1/20).

    Em Isaías nós podemos ler :

    - "Tu, que dizias ao teu coração : Subirei ao céu, estabelecerei o Meu trono acima das estrelas de Deus ... Subirei os cumes das nuvens e serei semelhante ao Altíssimo".(Is.14/13).

                 Mas Cristo, por Si mesmo, subiu ao mais alto.

                É este o sentido das palavras que Ele aplicou a Si mesmo da profecia messiânica de David :

    - "O Senhor disse ao meu Senhor : Senta-te à minha direita".(Sl.110/1).

     

    Porquê a Ascensão ?

    A Igreja diz-nos que Cristo subiu ao Céu, porque o Céu Lhe era devido, de acordo com a Sua Natureza Divina.

    É natural para qualquer coisa voltar ao lugar da sua origem.

    Cristo veio de Deus que está acima de todos

    Não há dúvida de que os santos estão também no Céu, mas eles não atingem o lugar onde Cristo subiu.

    Ele subiu ao Céu pelo seu próprio poder, enquanto os santos estão também no Céu pelos merecimentos e poder de Cristo.

    Além disso, o Céu era devido a Cristo como fruto da Sua vitória sobre a morte.

    Ele foi enviado ao mundo pelo Pai para vencer o demónio e tornou-Se o príncipe deste mundo.

                Foi por isso que Ele mereceu ser exaltado acima de todas as coisas e prometeu associar-nos à Sua exaltação, desde que, como Ele, e com a Sua graça, também nós vencermos o espírito do mal :

                - "Ao que vencer conceder-lhe-ei que se sente Comigo, no Meu trono, assim como Eu venci e Me sentei com Meu Pai no Seu trono". (Ap.3/21).

    Finalmente, a Ascensão de Cristo foi a recompensa da Sua humildade.

    Uma vez que não houve ninguém mais humilde que Cristo, Ele guardou para Si o direito de ser mais elevado do que ninguém.

    Além disso era Deus e escolheu ser homem.

    E, embora fosse o Senhor de todos, Ele escolheu tornar-se um servo, obediente até à morte, e morte da cruz.

    E por isso Ele mereceu subir até ao mais alto dos céus.

     Porquê ?

     Porque a humildade é o caminho da exaltação.

    A Ascensão põe termo às aparições de Jesus ressuscitado aos discípulos :

     - "Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi arrebatado ao céu, e sentou-Se à Direita de Deus" . (Mc.16/19).

    A Ascensão foi o acontecimento histórico em que Jesus voltou para o céu, para Seu Pai, com o Seu Corpo glorificado.

    Sendo a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Jesus ficará para sempre com o Seu Corpo humano glorificado.

    S. Lucas, tanto no seu Evangelho como nos Actos dos Apóstolos, dá maior ênfase à Ascensão do que os outros Evangelistas, e especifica que isso aconteceu quarenta dias depois da Ressurreição de Jesus :

    - "A eles também apareceu vivo, depois da Sua Paixão, e deu-lhes numerosas provas com as Suas Aparições, durante quarenta dias, e com o que lhes dizia a respeito do Reino de Deus". (Act. 1/3).

    Lucas associa ainda a Ascensão de Jesus com a Sua segunda vinda :

    - "Esse Jesus que vos foi arrebatado para o céu, virá da mesma maneira, como agora O vistes partir para o céu". (Act. 1/11).

    Mas Jesus está presente especialmente através do Seu grande Dom que é o Espírito Santo.

     Numa das Suas aparições, depois da Sua ressurreição Ele instruiu os Seus discípulos :

    - "No decurso de uma refeição que partilhava com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o Prometido do Pai, do Qual, dissera Ele, me ouvistes falar. João baptizava com água, mas, dentro de pouco tempo, vós sereis baptizados no Espírito Santo". (Act. 1/4-5).

    A Ascensão, para a primitiva Igreja, marcava a Exaltação de Jesus, a Sua vitória final, e a Sua Entronização, e fazia parte do Mistério Pascal.

    Só a partir do século IV a Igreja começou a celebrar a festa da Ascensão, separada do Mistério Pascal propriamente dito, exactamente quarenta dias depois da Páscoa, pelo que era celebrada à Quinta-Feira - a que se chamava a Quinta-Feira da Ascensão.

    Apesar de se celebrar a Ascensão à quinta-feira, esse dia sempre foi dia Santo de guarda.      Em muitos países ainda continua a ser dia santo de guarda.

    Em Portugal também foi dia santo de guarda até ao tempo em que a Igreja teve que ajustar os dias santos com os feriados nacionais e assim foram suprimidos alguns feriados nacionais, e alguns dias santos de guarda tradicionais, passaram a ser celebrados no domingo mais próximo.

    Foi, por exemplo, o caso da Epifania e da Ascensão.

     

     Lições da Ascensão

    Todo o mistério da fé encerra uma mensagem para cada pessoa.

    Pois a Ascensão também não foge à regra.

    Por causa da Ascensão de Cristo, a nossa fé n'Ele torna-se mais forte, como nosso chefe e nosso guia.

    Durante a Sua permanência mortal na terra, Ele ensinou-nos como devíamos viver, para, como Ele, podermos subir ao céu.

    Ele disse-nos :

    - "Na casa de Meu Pai há muitas moradas". (Jo.14/2).

    Nós havemos de O ver na glória do Céu, se tivermos voluntariamente sofrido como Ele, mesmo sendo rejeitados e ignorados.

    A Ascensão de Cristo deveria também aumentar a nossa confiança no Seu poder de interceder por nós junto de Seu Pai.

    É o que nós entendemos da realidade do Seu eterno sacerdócio :

    - "Por isso, pode salvar perpetuamente os que por Ele se aproximam de Deus, vivendo sempre para interceder em seu favor". (Heb. 7/25).

    A Ascensão de Cristo é um poderoso motivo para O amarmos.

    Nós fomos criados por Deus do nada, mas fomos destinados a possuir o Amor de Deus na nossa forma humana e corporal se soubermos desprezar as coisas temporais.

    Disso nos avisa S. Paulo :

    - "Se, pois, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima e não às da terra". (Col.3/1).

    O Catecismo da Igreja Católica, sobre a Ascensão, diz-nos o seguinte :

    660. - O carácter velado da glória do Ressuscitado, durante este tempo, transparece na sua misteriosa palavra a Maria Madalena : "(...) ainda não subi para o Pai. Vai ter com os meus irmãos e dize-lhes que vou subir para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus" (Jo.20/17). Isto indica uma diferença de manifestação entre a glória de Cristo Ressuscitado e a de Cristo exaltado à direita do Pai. O acontecimento, ao mesmo tempo histórico e transcendente, da ascensão marca a transição duma para outra.

    Além das referências já feitas, o Novo Testamento faz ainda as seguintes :

    - Ninguém subiu ao céu a não ser Aquele que desceu do céu…                   (Jo.3/13).

    - E se virdes o Filho do Homem a subir para onde estava anteriormente?(Jo.6/62).

    - Aquele que desceu é também o que subiu acima de todos os céus…      (Ef.4/10).

     

     

                                                                    John<clip_image004.jpg>

                                                                            Nascimento

     

     

     



    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo