Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 8 de dezembro de 2012

    [Catolicos a Caminho] Escuta da Palavra e Meditação - 9/12/2012 - Preparai o caminho do Senhor.

     

    Leituras do dia:

    Br 5,1-9
    Sl 125/126
    Fl 1,4-6.8-11
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 3,1-6

     
    "No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia, Herodes administrava a Galiléia, seu irmão Filipe, as regiões da Ituréia e Traconítide, e Lisânias a Abilene; quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.  E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: "Esta é a voz daquele que grita no deserto: 'preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados.  E todas as pessoas verão a salvação de Deus'"." 

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    Lucas tem interesse em precisar com detalhe os nomes dos personagens que controlam as diferentes esferas do poder político e religioso naquele momento. São eles aqueles que planejam e dirigem tudo. No entanto, o acontecimento decisivo de Jesus Cristo prepara-se e acontece fora do seu âmbito de influência e de poder, sem que eles saibam nem decidam nada.

    É assim que o essencial aparece sempre no mundo e nas nossas vidas. É assim que penetra na história humana a graça e a salvação de Deus. O essencial não está nas mãos dos poderosos. Lucas diz sucintamente que "veio no deserto a Palavra de Deus a João", não na Roma imperial nem no recinto sagrado do Templo de Jerusalém.
     
    O evangelista São Lucas, que nos prega neste Advento, tem uma característica muito própria: a universalidade. Ele se propõe a provar que Jesus não veio só para salvar os judeus, mas para salvar toda a humanidade. Por isso, procura situar os lugares sagrados de João e Jesus dentro do universo do seu tempo. Dá fronteiras geográficas, históricas e religiosas amplas. Faz questão de mencionar até a vizinhança pagã: Ituréia, Traconítide e Abilene. É bom que tenhamos esse cenário diante dos olhos para entendermos o Evangelho.

    No tempo de Jesus, a Palestina era uma nação cativa de Roma e pagava impostos ao imperador romano(...) O nome do imperador no momento era Tibério.

    Como era costume, o imperador, ao conquistar uma nação, retalhava-a em regiões e colocava à frente de cada uma um representante para cobrar os impostos.

    Pôncio Pilatos era o seu representante na Judéia. Herodes Antipas o representava na Galiléia, região de Jesus; e as regiões pagãs vizinhas de Ituréia e Abilene tinha também os seus representantes.

    João Batista é o último dos grandes profetas do Antigo Testamento e o primeiro do Novo. É filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, parenta próxima de Maria.

    Nasceu num lugar chamado hoje "En Karin", região montanhosa, 7 quilômetros e meio a oeste de Jerusalém. Alguns autores dizem que João se preparou para a sua missão na comunidade essênia de Qumram.

    No tempo de Jesus, o deserto de Judá era habitado por centenas de monges chamados essênios. O profeta aliava um zelo incomparável no cumprimento da sua missão a uma vida de despojada penitência. Talvez tenha feito o voto do nazireato, pelo qual a pessoa se abstinha, entre outras coisas, de bebidas alcoólicas e de cortar o cabelo. Pregava um batismo de penitência e centrava a sua pregação na preparação da vinda do Messias.

    João era a voz que gritava no deserto exigindo um caminho para a passagem do Senhor. Quando um rei resolvia visitar qualquer dos seus domínios, perdidos que fossem na imensidão do deserto, era expedido para lá um arauto com a incumbência de preparar um caminho para a carruagem passar.

    O arauto aqui era João e o rei era Jesus. Isaías (40, 3) descreve como seria abrir um caminho no deserto: "Seja entulhado todo o vale, todo o monte e toda colina sejam nivelados; transformem-se os lugares escarpados em planície, e as elevações, em largos vales."

    Abrir uma estrada real, uma estrada para um rei passar, no deserto parece impossível. Pois é justamente essa a grande dificuldade, que é a nossa conversão.

    Na estrada da nossa vida, os apegos, os vícios são montes, às vezes, intransponíveis. Aliás, o deserto era justamente a imagem da humanidade, uma terra ressequida, mas que tinha tudo para reverdecer. Só faltava a água viva de Cristo.

    As forças apresentadas por João para resolver os obstáculos eram a penitência e o desprendimento. Está aí o que se pede de nós neste advento.

    A figura de João Batista que nos aparece neste momento da preparação do Natal é a de um homem vestido de pele de camelo, que se alimenta de gafanhotos e mel silvestre e não bebe vinho nem bebidas inebriantes. E, da nossa parte, como estamos nos preparando para o nosso Natal?

    O que temos feito no momento é expedir cartões de Natal para os amigos que moram longe; desejar "feliz Natal", a viva voz, para os amigos que não vamos encontrar até as festas; comprar os presentes com antecedência por causa da futura superlotação das lojas, ver os preços das frutas cristalizadas e dos panetones enquanto ainda estão em conta.

    Verifiquemos a diferença entre a proposta de João Batista e a nossa preparação.
     
    Reflexão Apostólica:
     
    A vinda de Jesus foi devidamente preparada pela pregação e pelo testemunho de João Batista. O batismo de conversão para o perdão dos pecados, anunciado pelo Precursor, predispunha o coração das pessoas para a proposta do Reino que Jesus iria anunciar.
     
    A figura os costumes austeros do Batista constituíam um questionamento contínuo para quem buscava algo melhor e se dispunha a acolher o Messias que estava para vir.
     
    Assim como João Batista foi enviado para preparar o caminho do Senhor, nós também hoje, somos convocados, para também anunciar a todos, a Salvação de Jesus Cristo.

    Mesmo que às vezes tenhamos de "gritar no deserto" para quem não deseja escutar nós poderemos aplainar os caminhos do Senhor na nossa casa, no trabalho, no mundo, na sociedade para que "vejam a salvação de Deus!"

    Isto nós podemos fazer dando testemunho de que Jesus nos transformou, por isso, não somos mais aquelas pessoas que tinham medo de tudo, que aprendemos a perdoar, a partilhar, a consolar o irmão que sofre e muitas outras coisas.

    Não serão as nossas belas palavras que tocarão os corações, mas a nossa postura coerente com o que Jesus nos ensina no Evangelho.

    João Batista pregava o que vivia, por isso, Ele arrastou multidões para que fossem batizados e se convertessem. Nós somos o João Batista dos dias atuais.

    O que você tem feito para preparar o caminho da Salvação de Jesus para os da sua casa? Em que consiste a Salvação de Jesus para você?

     
    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
     
    Oração: Senhor Jesus, a exemplo de João Batista, faze-me teu mensageiro, que prepare tua chegada no coração de quem precisa de ti.
     

    REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
     
    Propósito: Preparar a chegada de Jesus.             
     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Y!Encontros. O amor não cai do céu... Comece sua procura agora mesmo!

    Ainda dá tempo de encontrar companhia para passar o Dia dos Namorados!
    .

    __,_._,___

    [catolicos_respondem] CREDO DOS APÓSTOLOS (005) DEUS Som !

     

     

              CREDO DOS APÓSTOLOS!

                                         ***********************

                                        CREIO EM DEUS PAI TODO-PODEROSO,

                                               CRIADOR   DO CÉU E DA TERRA !.

                          (005). DEUS !

    Antes de falarmos de Deus que, no princípip, "Criou os Céus e a Terra", temos que responder a algumas perguntas fundamentais, tais como :

    -Como é que sabemos que Deus existe ?

    -Se Deus existe, como é Ele ?

     

                COMO SABEMOS QUE DEUS EXISTE

    A Tradição católica básica dá dois caminhos para chegarmos ao conhecimento de que Deus existe e  de como Ele é.

    O Primeiro caminho é o da razão, pela observação do Universo e pelo que pensamos a respeito dele, de modo a descobrirmos quem estará por detrás dele.

    Chamamos a isto a revelação natural.

    Deus revela-Se a Si mesmo através da Natureza do Universo :

    -"Os Céus proclamam a glória de Deus".(Sl.19,1).

    E S. Paulo escreveu :

    -"Porquanto, o que de Deus se pode conhecer é para eles manifesto, pois Deus lho manifestou, desde a criação do mundo. As suas perfeições invisíveis, tanto o seu eterno poder  como a sua divindade, tornam-se visíveis, quando as suas obras são consideradas pela inteligência, de modo que não se podem desculpar".(Rom.1,19),

    Na Idade Média Santo Tomás de Aquino desenvolveu as cinco célebres provas da existência de Deus, baseadas  no raciocínio sobre o Universo.

    Santo Tomás  argumerntava que desde que todas as coisas têm uma causa, tem que haver a PRIMEIRA CAUSA que produziu o Universo, e um MOTOR  QUE NÃO É MOVIDO e que deu o primeiro impulso ao movimento do Universo.

    A magnificente ordem e beleza do Universo supõe a existência de um grande e inteligente artista que o designou.

    Para Santo Tomás, a existência da matéria e do Universo é uma prova da existência de um poder e inteligência superior que tudo criou e a tudo comunicou o movimento. E esse poder e essa inteligência superior só pode ser Deus.

    As teorias filosóficas, mesmo as mais recentes, não estão em conflito com as teorias científicas a respeito da origem do Universo.

    A presente teoria, comumente aceite, é a de que o Universo começou com um BIG BANG, isto é, uma primordial e fantástica explosão que produziu a matéria e a energia.

    Todavia a ciência ainda não determinou onde e quando se deu essa fantástica explosão, nem donde veio.

    Começou por supor um Universo que não foi criado e que se reproduz num movimento sem fim, mas logo se pôs a ideia de parte pelo movimento de expansão do Universo que faz com que as galáxias se afastam cada vez mais.

    Fala-se em biliões de anos mas não se pode chegar a nenhuma conclusão lógica.

    A resposta cristã é a de que Deus, em última análise, é a fonte de todo o Universo que começou a existir, fosse lá quando fosse.

    Os Católicos podem aceitar qualquer teoria que pretenda explicar a origem do mundo, desde que ela não negue a Deus como causa primeira de tudo o que existe.

    De qualquer  maneira, a ciência é incapaz de responder às perguntas filosóficas de base, como :

     -       Porque é que Universo existe.

    -       Poque é que há alguma coisa mais do que o nada.

    A doutrina cristã responde a estas perguntas, dizendo que o Universo aponta a existência de Deus que o criou.

    E o que é que podemos saber de Deus ?

    Veremos !...

     

                                                                   John  

                                                                Nascimento

       

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Quem procura, acha. Encontre a pessoa ideal online

    Quantidade ou qualidade? No Y!Encontros vc encontra de tudo um pouco.

    Não passe mais um Dia dos Namorados sozinho(a). Conheça o Y! Encontros.
    .

    __,_._,___

    [Catolicos a Caminho] CREDO DOS APÓSTOLOS (005) DEUS Som !

     

     

              CREDO DOS APÓSTOLOS!

                                         ***********************

                                        CREIO EM DEUS PAI TODO-PODEROSO,

                                               CRIADOR   DO CÉU E DA TERRA !.

                          (005). DEUS !

    Antes de falarmos de Deus que, no princípip, "Criou os Céus e a Terra", temos que responder a algumas perguntas fundamentais, tais como :

    -Como é que sabemos que Deus existe ?

    -Se Deus existe, como é Ele ?

     

                COMO SABEMOS QUE DEUS EXISTE

    A Tradição católica básica dá dois caminhos para chegarmos ao conhecimento de que Deus existe e  de como Ele é.

    O Primeiro caminho é o da razão, pela observação do Universo e pelo que pensamos a respeito dele, de modo a descobrirmos quem estará por detrás dele.

    Chamamos a isto a revelação natural.

    Deus revela-Se a Si mesmo através da Natureza do Universo :

    -"Os Céus proclamam a glória de Deus".(Sl.19,1).

    E S. Paulo escreveu :

    -"Porquanto, o que de Deus se pode conhecer é para eles manifesto, pois Deus lho manifestou, desde a criação do mundo. As suas perfeições invisíveis, tanto o seu eterno poder  como a sua divindade, tornam-se visíveis, quando as suas obras são consideradas pela inteligência, de modo que não se podem desculpar".(Rom.1,19),

    Na Idade Média Santo Tomás de Aquino desenvolveu as cinco célebres provas da existência de Deus, baseadas  no raciocínio sobre o Universo.

    Santo Tomás  argumerntava que desde que todas as coisas têm uma causa, tem que haver a PRIMEIRA CAUSA que produziu o Universo, e um MOTOR  QUE NÃO É MOVIDO e que deu o primeiro impulso ao movimento do Universo.

    A magnificente ordem e beleza do Universo supõe a existência de um grande e inteligente artista que o designou.

    Para Santo Tomás, a existência da matéria e do Universo é uma prova da existência de um poder e inteligência superior que tudo criou e a tudo comunicou o movimento. E esse poder e essa inteligência superior só pode ser Deus.

    As teorias filosóficas, mesmo as mais recentes, não estão em conflito com as teorias científicas a respeito da origem do Universo.

    A presente teoria, comumente aceite, é a de que o Universo começou com um BIG BANG, isto é, uma primordial e fantástica explosão que produziu a matéria e a energia.

    Todavia a ciência ainda não determinou onde e quando se deu essa fantástica explosão, nem donde veio.

    Começou por supor um Universo que não foi criado e que se reproduz num movimento sem fim, mas logo se pôs a ideia de parte pelo movimento de expansão do Universo que faz com que as galáxias se afastam cada vez mais.

    Fala-se em biliões de anos mas não se pode chegar a nenhuma conclusão lógica.

    A resposta cristã é a de que Deus, em última análise, é a fonte de todo o Universo que começou a existir, fosse lá quando fosse.

    Os Católicos podem aceitar qualquer teoria que pretenda explicar a origem do mundo, desde que ela não negue a Deus como causa primeira de tudo o que existe.

    De qualquer  maneira, a ciência é incapaz de responder às perguntas filosóficas de base, como :

     -       Porque é que Universo existe.

    -       Poque é que há alguma coisa mais do que o nada.

    A doutrina cristã responde a estas perguntas, dizendo que o Universo aponta a existência de Deus que o criou.

    E o que é que podemos saber de Deus ?

    Veremos !...

     

                                                                   John  

                                                                Nascimento

       

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Não passe mais um Dia dos Namorados sozinho(a). Conheça o Y! Encontros.

    Y!Encontros. O amor não cai do céu... Comece sua procura agora mesmo!
    .

    __,_._,___

    [Catolicos a Caminho] TEMPO DO ADVENTO (09) A FUGA PARA O EGIPTO Som !

     

     

                    

                     TEMPO DO ADVENTO !

                                 

                                               -(09)  A FUGA PARA O EGIPTO !

     

                                       

                -"Levanta-te, toma o Menino e Sua mãe, foge para o Egipto e fica lá até que eu te avise, pois Herodes, procurará o Menino para O Matar".(Mt.2,13).

                                                                                                                

      Este texto de hoje faz-nos lembrar um outro José, o filho de Jacob, de que nos fala o Génesis.

             José do Egipto, o filho predilecto de Jacob (também chamado Israel), era conhecido como o sonhador e o intéprete de sonhos :

             - "(Os irmãos de José) disseram uns aos outros : Eis que se aproxima o homem dos sonhos. Vamos, matemo-lo, atiremo-lo a qulquer cisterna e depois diremos que um animal feroz o devorou".(Gn,37,19-20).

              José do Egipto salvou a sua família da destruição, levando seu pai Jacob-Israel de Canaã para o Egipto.

             O José do Novo Testamento evoca a vida do seu antepassado judaico, respondendo à revelação de Deus num sonho.

             Também ele vai para o Egipto em busca de refúgio para a sua família e salva-a da destruição.

             O texto está bem claro, é num sonho que um anjo fala a José, para que fuja para o Egipto com o Menino e Sua mãe até que ele o avise para regressar.

             Algumas vezes, a melhor resposta contra o mal, é fugir e esconder-se, desaparecer e viver em segredo.

             Mais uma vez José obedece imediatamente, sem pedir explicações e sem saber para onde vai, como vai e como deve viver no exílio.

             Naquela noite, aquelas três pessoas, tornam-se estrangeiros ilegais, refugiados, imigrantes num país que outrora escravisou o seu povo.

             Jesus e os seus pais conhecerão também os sobressaltos que tiveram os Israelitas quando eles viveram em escravidão, mas que Deus ajudou a seu tempo.

    Também agora Deus ajudará : Quando o anjo avisar de novo, noutro sonho, José e a sua família regressarão às terras de Judá.

             Mateus, seguindo o Antigo Testamento revela claramente o que irá acontecer a este Menino :

             - "Quando Israel era ainda menino, Eu o amei. E chamei do Egipto o Meu Filho". (Os.11,1).

             Esta passagem, é originalmente referida a Moisés, mas Jesus é o novo Moisés.

             Também Ele segue os rastos dos seus antepassados na fé, mas agora, d'Ele se diz :

             - "Este é o Filho de Deus".

    Embora a normalidade dos sonhos não tenha uma interpretação verdadeira e muito menos de inspiração divina, todavia, alguma vez deles possamos tirar motivos de reflexão para a nossa vida.

    De qualquer maneira devemos sempre confiar em Deus e pedir-lhe que ajude a nossa família sempre e especialmente quando se encontrar em situação de dificuldade.

     

                                                      John

                                                                            Nascimento

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Y!Encontros. O amor não cai do céu... Comece sua procura agora mesmo!

    Quer conhecer gente nova e interessante? Só depende de você.
    .

    __,_._,___

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo