MENSAGENS DE NOSSA SENHORA EM KIBEHO, RUANDA (1981) - MARIA
SANTÍSSIMA aparece a jovens na África em Ruanda e profetisa o
apocalipse final e vários apocalipses locais. Estes se cumpriram
literalmente, em toda sua crueza, conforme mensagem transmitida aos
jovens videntes."Acontecerá nos últimos dias - é Deus quem fala -, que derramarei do meu Espírito sobre todo ser vivo: profetizarão os vossos filhos e as vossas filhas. Os vossos jovens terão visões...". (Atos dos Apóstolos 2,17)
Entre
outros fatores, existem duas importantes características nas profecias
de Maria Santíssima em Suas mensagens pelo mundo: as referências aos
apocalipses locais (geralmente referentes ao país ou região onde Ela se
apresenta) e as referências ao apocalipse final, enunciado por Jesus e
os grandes profetas.
Transcreveremos, a seguir, uma dessas mensagens referentes a um apocalipse local.
Dessa
vez concretizado integralmente na África, e exatamente conforme
profetizado pela Santíssima Virgem por meio de aparições, mensagens,
“viagens místicas”, curas milagrosas e sinais atmosféricos.
Em
1978, Ruanda era a nação mais densamente povoada da África. Com quase
cinco milhões de habitantes a população era dividida em três grupos
étnicos: os hutus representando 85% da população; os tutsis com 15% e os
twas, cerca de 1%. As línguas oficiais são o quiniarunda e o francês
(este idioma devido a antiga ocupação belga de Ruanda).
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Ilustração de Maria Santíssima,
conforme descrita pelas oito j
ovens crianças que a viram
durante as aparições em
Kibeho, na África
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“Je suis la Mère du Verbe.” (Sou a Mãe do Verbo).
Entre
outros fatores, existem duas importantes características nas profecias
de Maria Santíssima em Suas mensagens pelo mundo: as referências aos
apocalipses locais (geralmente referentes ao país ou região onde Ela se
apresenta) e as referências ao apocalipse final, enunciado por Jesus e
os grandes profetas.
Transcreveremos,
a seguir, uma dessas mensagens referentes a um apocalipse local. Dessa
vez concretizado integralmente na África, e exatamente conforme
profetizado pela Santíssima Virgem por meio de aparições, mensagens,
“viagens místicas”, curas milagrosas e sinais atmosféricos.
Em
1978, Ruanda era a nação mais densamente povoada da África. Com quase
cinco milhões de habitantes a população era dividida em três grupos
étnicos: os hutus representando 85% da população; os tutsis com 15% e os
twas, cerca de 1%. As línguas oficiais são o quiniarunda e o francês
(este idioma devido a antiga ocupação belga de Ruanda).
Os descendentes dos hutus sempre cultivaram ódio aos descendentes dos tutsis
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Os
descendentes dos hutus sempre cultivaram ódio aos descendentes dos
tutsis. Em conseqüência desse ódio, periodicamente desencadeia-se uma
fúria violenta
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No
passado, os tutsis minoritários (que falam uma língua nilótica) foram
os suseranos tradicionais da maioria hutu (que fala banto). Os
descendentes dos hutus sempre cultivaram ódio aos descendentes dos
tutsis. Em conseqüência desse ódio, periodicamente desencadeia-se uma
fúria violenta.
Metade
dos ruandeses mantém-se fiel a suas antigas crenças animistas. A
maioria da outra metade é formada por cristãos, 52% dos quais são
católicos romanos, com minoria protestante, adventista e muçulmana.
A
capital e também maior cidade de Ruanda central é Kigali. Situada a
cinqüenta quilômetros a sudoeste fica Butare, a segunda maior cidade e
sede de uma arquidiocese católica.
A oeste de Butare está o povoado de Kibeho, onde ficam uma igreja e os prédios escolares das irmãs de caridade ruandesas Benebikira.
Este
é o cenário para mais uma incontestável intervenção de Maria Santíssima
que previu com antecedência de mais de uma década um terrível episódio
que assolaria aquela região.
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Alphonsine Mumureke, de 17 anos. Em seu
êxtase, sua expressão revela a grande
alegria por poder ver e conversar com
Maria Santíssima
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“Je suis la Mère du Verbe” (Sou a Mãe do Verbo)
Era
o sábado do dia 28 de novembro de 1981, pouco depois do meio-dia.
Alphonsine Mumureke, então com 17 anos, almoçava no refeitório
juntamente com as alunas da escola secundária de Kibeho. Naquele dia,
ela estava encarregada das orações.
Conforme ela própria anotasse mais tarde em seu diário, sentia-se feliz, embora ansiosa.
Várias vezes ouvira uma voz suave que chamava:
“Minha filha, minha filha”.
Após
hesitar um pouco, Alphonsine atendeu o chamado e dirigiu-se a um
corredor próximo, de onde parecia ouvir a voz. Repentinamente,
ajoelhou-se e fez o sinal da cruz.
— “Estou aqui”, disse Alphonsine.
Nesse momento a “Senhora de Luz” apareceu diante dela e aconteceu uma conversa inusitada:
— Quem é a senhora?
— “Je suis la Mère du Verbe.” (Sou a Mãe do Verbo).
O início desse diálogo causou dificuldade porque ninguém tinha entendido realmente o que significava “Mãe do Verbo”. Nas línguas neo-latinas, “verbo” significa também “palavra”. “Sou a Mãe da Palavra”
é uma tradução correta. E também concernente à descrição bíblica quando
refere-se a Jesus Cristo, o “verbo de Deus”, “palavra de Deus” ou
“verbo que se fez carne”.
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Vemos que ao valer-Se da expressão "Mãe do
Verbo", Nossa Senhora vem pessoalmente
confirmar um dogma exclusivo da Igreja de Seu
Filho, conforme fizera em 1830 para Catarina
Labouré e também em outras manifestações
pelo mundo.
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Logo
essa pequena confusão se desfez quando a Virgem Santíssima perguntou a Alphonsine:
— O que você procura [ou prefere] na religião?
Ao
que Alphonsine respondeu testemunhando com toda naturalidade uma das
mais singelas e convictas profissões de fé: “Amo a Deus e a Mãe dele,
que nos deu um Filho que nos salva!”
— É por isso, falou a Senhora, que
venho tranquilizá-la, pois ouvi suas preces. Eu gostaria que suas
colegas tivessem mais fé, pois elas não creem o suficiente.
-
“Mãe do Salvador!”, respondeu Alphonsine, que agora reconhecera a
Virgem. “Se verdadeiramente é a senhora, a senhora que vem dizer que em
nossa escola temos pouca fé, é porque nos ama! Estou realmente cheia de
alegria porque a senhora veio a mim.” E, então, a Mãe de Jesus, “cheia
de sorrisos”, elevou-se e desapareceu.
Já
de início, ao contar sua experiência para suas companheiras, Alphonsine
imediatamente começa a viver as dificuldades de todo vidente de Maria
Santíssima. Sua história não foi bem recebida. Foi caçoada e humilhada.
Uma das colegas acusou-a de querer se sobressair por não ser originária
da região de Kibeho e por ser uma intrusa que entrara na escola depois
do início das aulas.
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Foto da multidão durante uma das aparições,
no pátio da escola de Kibeho
Diversas
aparições se sucederam. Alphonsine adquiriu aquela tenacidade
característica dos videntes de jamais recuar ou se retratar. Como o
fenômeno impressiona, suas colegas passaram a se ajoelhar e rezar com
ela, embora não vissem a aparição.
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Outras vinte pessoas da área de Kibeho alegaram ter visto a Mãe de Jesus e no mínimo mais dez em outras partes do país
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Vestine Salima, nascida em
1960. Relatou em seu diário
que no início viu aparições
de Jesus e mais tarde de
Maria. Em um de seus
êxtases, durante uma hora
e sem se mover, recitou o
rosário com os braços
abertos, em forma de cruz
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Em 12 de janeiro de 1982, Anathalie Mukamazimpaka viu Nossa Senhora e entrou no mesmo êxtase que Alphonsine.
Isso
aumentou o entusiasmo e a consternação no povoado de Kibeho.
Marie-Claire Mukagango, confidente de Dom Gahamany, bispo da
arquidiocese de Butare se opôs tenazmente.
A
situação foi ficando cada vez mais delicada até que no dia 2 de março
de 1982, quando Marie-Claire Mukagango também passou a ver a aparição.
Mas
não parou aí. Uma das características mais surpreendentes dos fenômenos
marianos ainda ocorreria: outras pessoas passariam a entrar em êxtase e
a compartilhar simultaneamente a visão.
Em
julho, também viram a aparição: Segatshaya, jovem que ainda não era
cristão, e outro garoto, Valentine, além de mais quatro garotas — Agnes,
Vestine, Stephaine e outra Agnes, mais jovem que a primeira. Assim, os
videntes principais seriam oito.
Entretanto,
outras vinte pessoas da área de Kibeho alegaram ter visto a Mãe de
Jesus e no mínimo mais dez em outras partes do país.
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Alphonsine em êxtase, durante aparição
da Santíssima Virgem em Kibeho
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Segundo
relatórios da comissão de investigação, durante esses êxtases com a Mãe
Santíssima jovem e luminosa, os videntes se viam em outro mundo, uma
vasta extensão de campinas verdejantes, cobertas de umidade e orvalho
cintilantes
Como
é de praxe, todos os videntes principais foram inquiridos e submetidos a
testes, juntos e separados. Com algumas ligeiras diferenças nas
descrições sobre o aspecto de Maria, quer juntos ou separados, todos,
unânime e ardorosamente, concordaram sobre um ponto incomum em outras
aparições.
Durante
as aparições eram arrebatados para uma paisagem maravilhosa, bem
diferente da desolada região de Kibeho e Butare, quase tão inteiramente
despojada de vida vegetal.
De
acordo com os relatórios da comissão de investigação, durante esses
êxtases com a Mãe Santíssima jovem e luminosa, os videntes se viam em
outro mundo, uma vasta extensão de campinas verdejantes, cobertas de
umidade e orvalho cintilantes. Suaves luzes cor-de-rosa e de outras
cores brilhavam nesse outro céu.
Todos os videntes foram "testados" quando entravam nesses seus intensos transes extasiados e perdiam o contato com “este mundo”
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Os
videntes, durante os êxtases, foram feridos com canetas e pontas de
faca. Fósforos e velas acesas eram aplicados em suas mãos e também
objetos sob as unhas. Lanternas eram voltadas diretamente para seus
olhos arregalados, mas as pupilas não se contraíam nem dilatavam
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Nessa
paisagem, completamente diferente da de Kibeho, havia flores por toda
parte, radiosas e resplandecentes. A Virgem flutuava acima dos videntes,
razão pela qual todos inclinarem a cabeça para trás e olharem quase
diretamente para cima. Sem exceção, todos os videntes descreveram de
maneira idêntica essa mesma paisagem maravilhosa.
Quando
os videntes entravam nesses seus intensos transes extasiados e perdiam o
contato com “este mundo”, todos foram “testados”. Feridos com canetas e
pontas de faca, às vezes, sangravam. Fósforos e velas acesas eram
aplicados em suas mãos e também objetos sob as unhas. Lanternas eram
voltadas diretamente para seus olhos arregalados, mas as pupilas não se
contraíam nem dilatavam.
Alguns
recebiam tapas no rosto, sem esboçar a mínima reação. Uma rigidez
incomum tomava seus corpos. Não se conseguia mover-lhes os braços e as
pernas pela força. As colegas de classe de Alphonsine testemunharam-na
falando em línguas diferentes: francês, inglês, kinyarwanda (sua língua
nativa) entre outras desconhecidas.
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Uma
rigidez incomum tomava seus corpos. Não se conseguia mover-lhes os
braços e as pernas pela força. As colegas de classe de Alphonsine
testemunharam-na falando em línguas diferentes: francês, inglês,
kinyarwanda (sua línguas nativa) entre outras desconhecidas |
O
menino Emanuel afirmava ser o próprio Jesus quem lhe ensinara a fazer o
sinal da cruz, rezar a oração do Pai Nosso, a recitar a Salve Rainha e o
rosário, que em seus mistérios contempla a vida e a paixão de Cristo
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Emanuel Segatashya,
nascido em 1967, que
t eve visões de Jesus
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Um
aspecto comovente ao estudar-se em maiores detalhes o período de uma
grande aparição de Maria Santíssima, são as delicadezas proporcionadas
pelo seu amoroso coração maternal. E no caso de Kibeho, também através
do misericordioso coração de Jesus. Nosso Senhor Se apresentou para
algumas das crianças videntes.
Como
no caso de Emanuel Segatashya, nascido em 1967 em uma vila chamada
Rwamiko. Seus pais eram pagãos e praticantes dos cultos animistas
nativos. Nunca havia ido à escola. Toda sua família era iletrada e tinha
vivido em um lugar distante, onde não havia nenhuma comunicação, nem ao
menos rádio. Segatashya não sabia tampouco fazer o sinal da cruz nem o
que as cruzes em torno da estação da missão significavam.
Com
15 anos começou a ter visões de Jesus. Esse fato evidentemente chamou a
atenção dos curiosos que começaram a chegar para entender o que estava
acontecendo. As palavras de um humilde pastor desconhecedor do
Cristianismo chamavam a atenção. Afinal, ninguém entendia como aquele
menino poderia ter o conhecimento de expressões cristãs como
sacramentos, penitência, pecado, amor. De onde vinha essa revelação?
O
mais belo desse fato é que Emanuel afirmava ser o próprio Jesus quem
lhe ensinara a fazer o sinal da cruz, rezar a oração do Pai Nosso, a
recitar a Salve Rainha e o rosário, que em seus mistérios contempla a
vida e a paixão de Cristo.
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O nome escolhido foi Emanuel
(que significa “Deus conosco”),
conforme o mesmo Jesus
havia lhe pedido em uma
das aparições
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Tal
fato, por sua própria naturalidade, é comovente e imensamente
consolador, desde que Nosso Senhor realmente prossegue Sua missão de
anunciar a Boa Nova aos mansos e humildes, como outrora fizera na
Palestina, convidando a todos para a reconciliação com Deus através de
Sua incomparável mensagem de Amor.
E
mais ainda do que isso. Dando Seu penhor à Igreja erigida sobre Seu
sacrifício, ao reafirmar no batismo por Ele próprio ordenado há dois mil
anos como autêntica conversão ao Cristianismo.
Por orientação do próprio Senhor, Segatashya foi batizado em 1983. O nome escolhido foi Emanuel (que significa “Deus conosco”), conforme o mesmo Jesus havia lhe pedido em uma das aparições.
E com isso, reafirmou, através do batismo por Ele próprio ordenado há dois mil anos, a autêntica conversão ao Cristianismo:
“Portanto
ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e
do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas
que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até
a consumação dos séculos” (Mt 28,19-20)
“O
fim dos tempos profetizados pela Bíblia deixa-as indiferentes e elas
não se preparam nem vêem necessidade de almejar a perfeição”
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Marie-Claire em êxtase. A Santíssima
Virgem queixava-se de que as
pessoas não prestam bastante
atenção às coisas do céu.
Consideram irrelevantes as
verdades reveladas na
Bíblia e as ignoram |
A
reação a esses acontecimentos tomou vulto. Devido a multidão,
improvisou-se uma plataforma, de forma que todos pudessem enxergar os
videntes. A Rádio Ruandesa instalou alto-falantes e passou a transmitir
ao vivo as descrições dos acontecimentos e das mensagens.
A
essência das mensagens era de teor apocaliptico. A Santíssima Virgem
queixava-se de que as pessoas não prestam bastante atenção às coisas do
céu. Consideram irrelevantes as verdades reveladas na Bíblia e as
ignoram.
“O
fim dos tempos profetizados pela Bíblia deixa-as indiferentes e elas
não se preparam nem vêem necessidade de almejar a perfeição.”
Em outra circunstância, a Mãe de Jesus e Mãe da Igreja queixou-se da mesma maneira como em outras grandes aparições:
“Tudo que lhes digo parece-lhes sem importância”.
Inúmeros
romeiros, policiais e autoridades governamentais
testemunharam por escrito os inexplicáveis fenômenos solares e
atmosféricos que várias vezes ocorreram
|
A intervenção de Maria Santíssima está fartamente documentada,
sobretudo, asprevisões da Virgem referentes ao terrível massacre |
As
aparições de Maria em Kibeho estão fartamente documentadas, uma vez que
foram gravadas e até mesmo filmadas. Inúmeros romeiros, policiais e
autoridades governamentais tiveram a oportunidade de testemunhar por
escrito os extraordinários fenômenos solares e atmosféricos que várias
vezes ocorreram.
Semelhante
a outras grandes aparições, era possível fitar o sol sem ferir os
olhos. Uma sequência de fenômenos se desenrolava. Primeiro o sol ficava
azulado.
Depois,
a parte superior ficava branca e brilhante a inferior, vermelha. Algo
“semelhante a uma faixa” cingia o sol. Este dançava da esquerda para a
direita e de baixo para cima durante uns dez minutos.
E milhares de testemunhas viam o céu sobre Kibeho passar por um encantador espectro de cores.
Durante
à noite, várias vezes as estrelas dançavam e outras vezes desapareciam
completamente, sendo substituídas por cruzes luminosas.
“E agora vou lhes dar uma chuva de consagração”
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Anathalie
Mukamazimpaka, nascida em 1965 em família católica. A Virgem lhe
recomendava humildade, entrega a Deus, sacrifício e oração pelos
pecadores
Mas
o mais significativo dos fenômenos para a região de Kibeho foram as
chuvas fora de época, que amenizavam a seca que tanto assola aquela
localidade.
E a idéia da chuva partiu da própria Mãe de Jesus, que perguntou a Anathalie em agosto, mês que raramente chovia.
“Por que não me pediram chuva?”
“A senhora disse que daria conforme Sua vontade e quando quisesse”. E a Mãe Santíssima retrucou:
“E agora vou lhes dar uma chuva de consagração”.
Ao
dizer isso, caiu uma tempestade iniciando assim a primeira de muitas
chuvas fortes. Mesmo assim ninguém procurava abrigar-se. Milhares de
peregrinos ajoelhavam-se no aguaceiro, na lama bem-vinda e agradeciam
alegremente as “chuvas do Céu”. Passaram a recolher a água da chuva em
todas as vasilhas disponíveis e em enormes caldeirões. E a partir dessas
águas recolhidas começaram as curas.
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Os videotapes, transmissões radiofônicas e testemunhos clericais, os milagres solares
e as curas falavam por si
Desde o início a “aprovação” definitiva de Nossa Senhora em Kibeho não poderia ser posta em dúvida.
Os videotapes, transmissões radiofônicas e testemunhos clericais, os milagres solares e as curas falavam por si.
Mesmo
assim, “com base na razão e na prudência”, o bispo da arquidiocese de
Butare, monsenhor Gahamanyi convocou duas comissões de estudo. Uma
compunha-se por médicos e psiquiatras, a outra, de teólogos.
Mesmo
antes da aprovação “uma enorme renovação da piedade”, aumento de fé e
inúmeras conversões já havia ocorrido em Kibeho e por toda a Ruanda.
Em "viagens místicas", foram conduzidos pela Mãe Santíssima ao Céu, ao Purgatório e ao Inferno
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Durante essas misteriosas "viagens místicas" os videntes testemunharam a “tristeza de Jesus” e o “fim do mundo”
Um
fato inexplicável testemunhado pelas comissões de investigação era o
das “viagens místicas”. Os videntes avisavam que iriam permanecer como
mortos durante dias e Alphonsine chegou a pedir que “não os
enterrassem”, pois estariam vivos. Disse também que não sentia nenhum
medo.
Nessas viagens místicas, foram conduzidos pela Mãe Santíssima ao Céu, ao Purgatório e ao Inferno.
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Ao
observarem tais fenômenos, os investigadores percebiam que os videntes
permaneciam como mortos por dois ou três dias e noites. Mas sinais
mínimos eram detectados pelos médicos. A princípio, tomaram medidas
severas para despertar os videntes comatosos. Mas nenhuma surtiu efeito.
Os
médicos da comissão de inquérito, juntamente com padres, freiras,
enfermeiras e outras testemunhas puderam comprovar que ao recobrarem a
consciência, voltavam sem apresentar nenhum sinal de desidratação ou
fraqueza, embora tivessem permanecido sem comer e beber durante o
período de coma.
Porém, narravam suas “viagens misteriosas” e também “visões de horror”. Diziam que durante essas viagens testemunharam a “tristeza de Jesus” e o “fim do mundo”.
No dia 15 de agosto de 1982 cinco dos videntes principais começaram a chorar compulsivamente lágrimas de horror
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Os
videntes relataram ter visto uma cena medonha de torrentes de sangue,
corpos abandonados e sem sepultamento, árvores em fogo, grandes abismos
que abriam, um monstro aterrador e cabeças decapitadas por toda parte
Porém
no dia 15 de agosto de 1982, ao recuperarem de um êxtase que durou oito
horas, cinco dos videntes principais começaram a chorar compulsivamente
lágrimas de horror.
Todos
relataram ter visto uma cena medonha de torrentes de sangue, corpos
abandonados e sem sepultamento, árvores em fogo, grandes abismos que
abriam, um monstro aterrador e cabeças decapitadas por toda parte.
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Essas
revelações foram testemunhadas por cerca de dois mil e quinhentos
peregrinos presentes, que ficaram bastante temerosos. Com as mesmas
características, essas visões apocalípticas repetiram-se várias vezes.
O
mais incrível foi que poucos anos mais tarde, as guerras entre os hutus
e os tutsis fugiram a todo controle. A meta dos hutus passou a ser o
total genocídio dos tutsis. Chegaram a ordenar a todos os hutus do sexo
masculino de 6 a 90 anos que matassem pelo menos um tutsi. Após
matá-los, deveriam decapitá-los e exibirem as cabeças como prova da
façanha.
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Uma das razões chaves que fizeram as autoridades eclesiásticas competentes
reconhecerem a aparição de Kibeho foram as visões antecipadas do genocídio
em Ruanda que ocorreu 12 anos mais tarde, em 1994. Em 19 de agosto de
1982, os videntes relataram “um rio de sangue, uma incontrolável matança,
corpos abandonados sem ninguém para enterrá-los, árvores em chamas e
corpos sem suas cabeças”. Exatamente como ocorreu depois
|
Tão grande era a poluição de cadáveres de hutus e também de tutsis que os peixes morreram no grande lago de Kivu
|
Estima-se que metade da população de Ruanda foi massacrada em sua pavorosa
guerra civil sem precedentes |
Cidades, povoados e aldeias foram inteiramente arrasados e suas árvores queimadas.
Milhares
e milhares de corpos foram abandonados e deixados insepultos. Os rios
ficaram fétidos com corpos que se decompunham por toda parte. Quem bebia
a água desses rios morria de febre.
Tão
grande era a poluição de cadáveres de hutus e também de tutsis que os
peixes morreram no grande lago de Kivu, cerca de 100 quilômetros na
fronteira ocidental de Ruanda. Centenas de milhares de refugiados
fugiram para países vizinhos.
Muitos
países e as Nações Unidas enviaram socorro e enorme quantidade de
alimentos e remédios, embora insuficientes. Milhares morreram em campos
de refugiados, principalmente crianças que já sofriam de desnutrição na
terra natal.
A
Santíssima Virgem ainda advertira em Kibeho que a promiscuidade
sexual conduziria ao desastre —e isso foi antes que o mundo soubesse
sobre a AIDS. Em 1994, a África possuía setenta por cento das vítimas
de AIDS de todo o mundo
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Existem documentários e exposições de imagens
que retratam a inconcebível crueldade do genocídio
de
Kibeho, mas que verdadeiramente ocorreu
em pleno século XX
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É
surpreendente o fato de que foi a Virgem Santíssima quem aconselhou
Alphonsine e alguns dos outros videntes a saírem de Ruanda antes dos
acontecimentos sociopolíticos que se manifestaram depois dessas
espantosas aparições.
Em
1995, estimou-se a perda populacional de quatro milhões de ruandeses.
No entanto, a contagem de corpos chegou à metade da população.
E conforme a profecia de Maria Santíssima, o apocalipse desceu realmente sobre Ruanda.
(5)
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A
Santíssima Virgem ainda advertira em Kibeho que a promiscuidade sexual
conduziria ao desastre. Isso foi antes que o mundo soubesse sobre a
AIDS.
Em
1994, a África possuía setenta por cento das vítimas de AIDS de todo o
mundo - vilas inteiras transformaram-se em cidades fantasmas. E assim,
25 milhões de africanos contraíram AIDS.
"Os homens dessa época esvaziaram cada coisa de seu sentido verdadeiro: pecam, porém não mais reconhecem que agem injustamente.
|
Disse a Virgem: “Quando eu digo essas
coisas, eu não digo apenas a você,
mas falo também a todos os outros" |
No entanto, a Mãe de Jesus dissera à Marie Claire no dia 2 de abril de 1982:
“Quando eu digo essas coisas, eu não digo apenas a você, mas falo também
a todos os outros. Os homens dessa época esvaziaram cada coisa de seu
sentido verdadeiro: pecam, porém não mais reconhecem que agem
injustamente.”
Em 1994 Ruanda experimentou os eventos mais trágicos de sua história.
O maior acampamento de refugiados estava em Kibeho. |
No
dia 14 de abril de 1994, todos os Tutsis que se escondiam em uma igreja
da paróquia local (em torno de 4000 pessoas) foram assassinados pelas
granadas que explodiam no edifício da igreja que mais tarde seria
incendiado.
|
A Santíssima Virgem disse: “Aqueles
que me procuram, encontrar-me-ão!"
|
“Aqueles
que me procuram, encontrar-me-ão…! Eu venho não somente para Kibeho,
não apenas para o diocese de Butare, não somente para Ruanda... mas para
o mundo inteiro”
|
Marie-Claire
foi assassinada na cidade de Byumba no verão de 1994 junto com seu
marido. Esta é uma prova de que mesmo quando o próprio Nosso Senhor
escolhe alguém para ser Seu mensageiro, isso não significa de forma
alguma uma “proteção mágica” para os testemunhos que todos devemos
vivenciar em nosso mundo. |
Emanuel morreu longe de Kigali. Anathalie, Agnes e Alphonsine sobreviveram a todos os horrores da guerra.
Quando Nossa Senhora mostrou às meninas as cenas horríveis dos eventos futuros, no dia 15 de maio de 1982, disse:
“Aqueles
que me procuram, encontrar-me-ão…! Eu venho não somente para Kibeho,
não apenas para o diocese de Butare, não somente para Ruanda... mas para
o mundo inteiro.”
Nesse
mesmo dia, durante a aparição de oito horas de duração, aproximadamente
15 mil pessoas estavam presentes. Todos viram um sinal que se movia no
céu: Viram estrelas ao meio-dia sobre o céu africano, como se fosse
noite, porém iluminado pelo sol.
|
Toda a inter relação desse conjunto de
fenômenos inexplicáveis bem como o exato
desdobramento dos trágicos acontecimentos
sobrenaturalmente previstos e devidamente
documentados em Kibeho, forçam-nos a
concluir que Maria Santíssima não faz Suas
espantosas intervenções senão com um
grave motivo de advertência |
Seria a mensagem de Kibeho, enunciada pela Santíssima Virgem, um de
Seus últimos apelos alertando-nos sobre o que deverá esperar a
humanidade se não voltar seu coração ao Deus Vivo na pessoa de Seu
Cristo?
Na
verdade, toda a inter relação desse conjunto de fenômenos inexplicáveis
bem como o exato desdobramento dos trágicos acontecimentos
sobrenaturalmente previstos e devidamente documentados em Kibeho,
forçam-nos a concluir que Maria Santíssima não faz Suas espantosas
intervenções senão com um grave motivo de advertência.
Essas extraordinárias intervenções celestiais vêm confirmar que a humanidade realmente encontra-se apartada dos caminhos de Deus. E também que já estamos vivenciando o “tempo da colheita” previsto pelas Sagradas Escrituras.
Por
isso, não é demais perguntar: teria sido a mensagem de Kibeho,
enunciada pela Santíssima Virgem um dos últimos apelos da Mãe de Jesus
sobre o que deverá esperar a humanidade se não voltar seu coração ao
Deus Vivo na pessoa de Seu Cristo?
Agnes viu estes eventos horríveis e dolorosos em 1983 durante as aparições de Nosso Senhor diante de uma multidão enorme.
Uma
outra vidente de Maria Santíssima, desta vez Ivanka, em Medjugorje, em
suas visões do dia 25 de junho de 1993, também profetizou os horríveis
eventos que aconteceriam na África. Nossa Senhora havia lhe dito que
começariam logo, mas poderiam ser evitados ou amenizados com as orações
das pessoas. Em uma aparição de fevereiro de 1994, a Mãe de Jesus
preparou Agnes em uma mensagem confidencial para os eventos dolorosos
que sobreviriam. Nessa visão, a vidente viu seus pais sendo assassinados
em Kibeho, o que posteriormente ocorreu.
1 - SWANN, Ingo. Op. cit. pp. 357-369.
2 - Rwanda The Visions of Life and Death. http://mrosa.szm.sk/341998/angl/rwanda.htm - acesso em 19/09/07.
3 - SWANN, Ingo. Op. cit. pp. 357-369.
4 - SWANN, Ingo. Op. cit. pp. 357-369.
5 - SWANN, Ingo. Op. cit. pp. 357-369.
6 - Thérèse Tardif. A partir de um artigo publicado na edição de outubro, novembro, dezembro, 2001 no informativo “Michael”.
7 - Thérèse Tardif. op. cit.
8 - Thérèse Tardif. op. cit.
9 - Cf. DEROBERT, Abbé. Apparitions au Rwanda. Paris, Editions Jules Hovine, 1984.