Leitura do santo Evangelho segundo São João 18,33b-37
Jesus respondeu: "Estás dizendo isto por ti mesmo, ou outros te disseram isto de mim?"
Pilatos falou: "Por acaso sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?"
Jesus respondeu: "O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui".
Pilatos disse a Jesus: "Então tu és rei?"
Jesus respondeu: "Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz"."
(O que diz o texto para mim?)
A Liturgia de hoje nos ajuda a conhecer a natureza da realeza de Jesus, cujo reinado não é deste mundo (Jo 18,36) e que, por isso, não faz concorrência aos reinos terrestres. Aliás, durante seu ministério público, Jesus foge quando querem fazê-lo rei (Jo 6,15), evitando dar à sua missão messiânica um cunho político e terreno.
No entanto, Jesus é Rei. Ele mesmo o afirma diante de Pilatos em circunstâncias, humanamente falando, pouco régias (Jo 18,37).
Em um mundo que se descristianiza e se seculariza, como expressar ainda o direito que Jesus tem de reinar? Como manifestar tal direito quando há batizados que se empenham e se responsabilizam pela História, sem nenhuma referência a Jesus e a seu Evangelho?
Indiretamente, Jesus responde de modo afirmativo à primeira pergunta de Pilatos, mas presta um esclarecimento que certamente nem Pilatos nem seus acusadores podem entender: "meu reinado", ou também "minha realeza não é deste mundo", mas deve ser entendida "não ao modo ou à maneira deste mundo".
E a explicação continua: "Se minha realeza fosse ao estilo desta realidade, teria sido defendido por meu exército e não teria caído nas mãos dos judeus".
Mas Pilatos quer uma resposta mais clara, um sim ou um não, e mais uma vez interroga: "Então, tu és rei?". De novo, São João põe nos lábios de um pagão a expressão que confirma a realeza de Jesus. Pilatos o disse e assim é. Mas, em seguida, Jesus corrige a característica dessa realeza: "para isso vim, não para dominar nem para infundir terror, mas para servir a verdade".
Assim, pois, o evangelista deixa claro em que consiste a dimensão messiânica e real de Jesus. Não se trata de um rei ao estilo dos reinos temporais, mas ao estilo do que já se havia entrevisto no Antigo Testamento: a entrega, o serviço ao projeto do Pai, que é, antes de tudo, a justiça. Isso é a verdade para João, o projeto do Pai encarnado em Jesus.
Infelizmente, com o correr do tempo, usou-se de subterfúgios com o conteúdo desse interrogatório, especialmente a resposta de Jesus sobre a origem de sua realeza.
Mundo, para João, é uma forma sintética de referir-se a tudo o que contradiz o projeto divino, e que pode equiparar-se ao que ele deseja descrever também com a expressão "trevas" em oposição à "luz".
Como me posiciono a respeito das ideologias e tendências que pretendem manipular a figura de Jesus, como se Ele fosse um chefe monárquico? Em meu trabalho apostólico, reforço essa ideologia ou a descarto? Com base em quais passagens da Escritura, sustento minha posição?
Obedecer a Cristo, Rei do amor - Temos diante de nós um Rei, um soberano, diante dele temos que tomar uma atitude de escuta e obediência.
Amar Cristo Rei - A terceira atitude que devemos cultivar diante deste Rei Universal é a de louvá-lo. Não estamos diante de um rei qualquer, diante de um homem que, como nós, morrerá. Estamos diante de um Rei muito especial, um Rei que nos criou do nada, que nos mantém vivos, que nos amou a ponto de morrer crucificado por cada um de nós.
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
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