Gloria Patri et Fílio et Spirítui Sancto. Sicut erat in principio et nunc et semper et in saecula saeculorum. Amen
CONSAGRADO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Em 1976, o então Patriarca de Veneza, Cardeal A. Luciani, futuro papa João Paulo I, publicou uma série de cartas “imaginárias”, de sua autoria, endereçadas a ilustres personagens históricos, fictícios e, até mesmo a Jesus, compiladas em “Ilustrissimi”. Dentre elas, uma dedicada a Gilbert Chesterton: [N.T.]
Em que tipo de mundo...
"Caro Chesterton, na tela da televisão italiana apareceu no mês passado Padre Brown, imprevisível padre-policial, criatura tipicamente tua. Pena que não apareceram também o Professor Lúcifer e o monge Miguel. Eu teria prazer em vê-los, como você os descreveu em “A esfera e a Cruz”, viajantes em um avião, sentados um ao lado do outro, Quaresma ao lado do Carnaval. Quando o avião está sobre a Catedral de Londres, o Professor lança uma blasfêmia endereçada à Cruz. - Estou pensando se esta blasfêmia te agrada-lhe diz o monge. - Escute essa história: eu conheci um homem como você; ele também odiava o crucifixo; o baniu de sua casa, do pescoço de sua mulher, até mesmo das pinturas; dizia que era ruim, símbolo de barbárie, contrário à alegria e à vida. E se tornou mais furioso ainda: um dia subiu no campanário de uma igreja, lhe quebrou a cruz e a jogou do alto. Chegou ao ponto em que esse ódio se transformou primeiro em delírio e depois em loucura furiosa. Em uma noite de verão estava quieto, fumando um cachimbo, diante de uma compridíssima paliçada; não brilhava uma luz, não se movia uma folha, mas ele acreditava ver a longa paliçada transformada em um exército de cruzes, ligadas umas às outras sobre a colina, descendo ao vale.
Agora, balançando sua bengala, a ergueu contra a paliçada, como se contra uma fileira de inimigos; porquanto era longo o caminho, quebrou, arrebentou, arrancou todas as estacas que encontrava. Odiava a cruz e toda estaca era para ele uma cruz. Tendo chegado em casa, continuou a ver cruzes em todo canto, destruiu os móveis, ateou fogo e no dia seguinte o encontraram morto no rio. Nesse ponto, o Professor Lúcifer olha o velho monge mordendo os lábios e diz: “Eu sei que essa história é inventada!”. “Sim, responde Miguel, a inventei agora; mas ela exprime bem o que você e seus amigos incrédulos estão fazendo. Vocês começam quebrando a cruz e terminam destruindo o mundo habitável”. A conclusão do monge, que é pois a tua, caro Chesterton, é justa. Se se remove Deus, o que resta, o que se torna o homem? Em que tipo de mundo nos permitiremos viver? Mas é o mundo do progresso, ouço dizer, o mundo do bem-estar! Sim; Mas esse famoso progresso não é tudo isso que se espera: ele porta consigo também os mísseis, as armas bacteriológicas e atômicas, o atual processo de poluição, todas as coisas que, se nada for feito a tempo, ameaçam levar a humanidade inteira a uma catástrofe. Em outras palavras o progresso com homens que se amem, considerando-se irmãos e filhos do único Deus Pai, pode ser algo maravilhoso.
O progresso com homens que não reconhecem em Deus um único Pai torna-se um perigo contínuo: sem um paralelo processo moral, interior e pessoal ele - o progresso - desenvolve, de fato, as mais selvagens inclinações do homem, faz dele uma máquina possuída por máquinas, um número manipulador de números, um bárbaro em delírio - diria Papini - que em vez do bastão pode servir-se da imensa força da natureza e da mecânica para satisfazer os seus instintos predatórios, destruidores e orgíacos. Eu sei: muitos pensam ao contrário de você e de mim. Pensam que a Religião seja um sonho consolador: a teriam inventado os oprimidos, imaginando um outro mundo inexistente, onde encontrar mais tarde o que hoje lhes roubam os opressores.
A teriam organizado, tudo em proveito próprio, os opressores, para terem ainda sob os pés os oprimidos e adormecer neles aquele instinto de classe, que, sem a Religião, levaria à luta. Inútil recordar que a própria religião cristã favoreceu o despertar da consciência proletária, exaltando os pobres e anunciando uma justiça futura. Sim - respondem - o Cristianismo desperta a consciência dos pobres, mas depois a paralisa, pregando a paciência e substituindo a luta classista pela confiança em Deus e a reforma gradual da sociedade! Muitos pensam até mesmo que Deus e a Religião, canalizando esperança e esforços para um paraíso futuro e distante, alienam o homem, o desviam de empenhar-se por um paraíso próximo, realizável aqui na Terra.
Inútil recordar-lhes que, segundo o recente Concílio, um cristão, justamente porque é cristão, deve sentir-se mais do que nunca empenhado em favorecer um progresso que é bom para todos, e uma promoção social que seja de todos. Por fim, dizem, vocês pensaram o progresso para um mundo transitório, na espera de um paraíso definitivo, que não virá. Nós queremos o paraíso aqui, fruto de todas as nossas lutas. Já entrevemos o surgimento dele, enquanto o vosso Deus é chamado “morto” por teólogos da secularização. Nós estamos com Heine, que escreveu: “Ouve o sino? De joelhos! Levam-se os últimos sacramentos a Deus que morre!”
Caro Chesterton, você e eu nos colocamos de joelhos sem hesitar, mas diante de um Deus mais atual do que nunca. Só Ele, em verdade, pode dar uma resposta satisfatória a esses três problemas, que são para todos os mais importantes: Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? Quanto ao paraíso, que se gozará sobre a terra e somente sobre a terra e em um futuro próximo, ao fim das famosas “lutas”, gostaria que fosse ouvido um que é bem melhor do que eu e, sem ofuscar os seus méritos, do que você também: Dostoiévski. Você se lembra do dostoievskiano Ivan Karamazov. É um ateu, enquanto amigo do diabo. Bem, ele protesta, com toda a sua veemência de ateu contra um paraíso obtido graças aos esforços, as fadigas, os sofrimentos, o martírio de inumeráveis gerações. Os nossos sucessores felizes graças à infelicidade de seus antecessores!
Esses antecessores que “lutam” sem receberem sua retribuição de alegria, sem, freqüentemente, sequer o conforto de vislumbrar o paraíso livre do inferno que atravessam! Inumeráveis multidões de homens atormentados, de sacrificados que são, simplesmente, o solo utilizado para cultivar as futuras árvores da vida! É impossível!, disse Ivan, seria uma injustiça cruel e monstruosa. E tem razão. O senso de justiça que existe em todo homem, de qualquer fé, exige que o bem feito, o mal sofrido, sejam premiados; que a fome de vida inerente a todos seja saciada.
Onde e como, senão em uma outra vida? E por quem senão por Deus? E por qual Deus, senão por aquele de quem Francisco de Sales escrevia: “Não tenha medo de Deus, que não quer lhe prejudicar, mas amá-lo muito, porque deseja lhe fazer muito bem”? Aquele que muitos combatem não é o verdadeiro Deus, mas a falsa idéia que se faz de Deus: um Deus que protege os ricos, que somente pede e reivindica, que seja invejoso no nosso progresso em bem-estar, que do alto espia continuamente os nossos pecados para ter o prazer de nos castigar!
Caro Chesterton, você sabe, Deus não é assim: mas justo e bom ao mesmo tempo; pai também dos filhos pródigos, que quer não mesquinhos e miseráveis, mas grandes, livres, criadores do próprio destino. O nosso Deus é tão pouco rival do homem que o desejou como seu amigo, chamando-o a participar da própria natureza divina e da própria eterna felicidade. E não é verdade que Ele espera de nós exageradamente: contenta-se, ao contrário, com pouco, porque sabe bem que não temos muito.
Caro Chesterton, eu sou convicto com você: esse Deus se fará conhecer e amar sempre mais, por todos, inclusive aqueles que hoje o rejeitam não porque são maus (são talvez melhores do que nós dois!), mas porque o vêem de um ponto de vista equivocado! Eles continuam a não crer Nele? E Ele responde: Sou Eu que acredito em vocês!"
21:55 TANIA LAIER NO COMMENTS
“Queridos filhos, saibam que a Mãe os ama e deseja guiá-los com amor. Vim para dizer-lhes que Deus existe, por isso também hoje os convido a se decidirem por Ele. Coloquem-no em primeiro lugar nas suas vidas e em suas famílias e, no futuro, caminhem junto com Ele. Queridos filhos, neste tempo de graça, desejo que renovem as minhas mensagens e que me digam: ‘Sim, sim’. Obrigada, queridos filhos, por me terem dito sim.”
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Apresentação (introdução) do DVD "Sete Mitos sobre a Igreja Católica e Ciência: Uma refutação dos erros populares", com o Dr. Benjamin Wiker, que dissipa as confusões mais comuns e persistentes sobre a relação entre a investigação científica e fé. Com demasiada frequência, esta relação nos é apresentada nos meios populares e até mesmo nos livros de história como se fosse uma guerra, uma batalha interminável entre a superstição e as forças da luz e da razão.
Muito pelo contrário, o Professor Wiker prova a verdade de que a Igreja é e sempre foi a grande amiga, patrona e protetora da ciência. Certamente, a Igreja não é um bajuladora, mas ela é uma amiga. A chamada "guerra" travada contra a ciência é apenas os esforços da Igreja para orientar seu rebanho longe de teorias científicas que, mesmo atraentes e populares possam, em última análise, minar as verdades naturais e sobrenaturais, minar a moralidade, e minar a própria ciência.
A Igreja é a grande patrona da ciência, porque a Igreja se satisfaz em dois tipos de verdade: aquelas que revelam a sabedoria de Deus o Criador e as que revelam o amor de Deus, o Redentor. Ela não tem nenhum inquietude sobre o levantamento de uma voz única no louvor duplo, porque o Deus Criador e o Deus Redentor são o mesmo Deus. A Igreja fica como juíza sobre as interseções onde a ciência se aproxima da moralidade. Os cientistas são humanos, e às vezes a Igreja deve intervir para lembrá-los de seus limites, especialmente aqueles limites que salvaguardem a sua própria humanidade, assim como a ortodoxia salvaguarda a Igreja Cristã.
Junte-se ao Professor Wiker para uma exposição fascinante sobre uma grande variedade de temas científicos, incluindo o big bang, evolução, darwinismo, aliens, e muito mais. Descubra como a Igreja protege a humanidade de cientistas, a sua dignidade moral, e sua verdadeira liberdade de escolher o bem ou o mal.
COMPLETAS introdução ouvir: V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino
Agora que o clarão da luz se apaga,
a vós nós imploramos, Criador:
com vossa paternal misericórdia,
guardai-nos sob a luz do vosso amor.
Os nossos corações sonhem convosco:
no sono, possam eles vos sentir.
Cantemos novamente a vossa glória
ao brilho da manhã que vai surgir.
Saúde concedei-nos nesta vida,
as nossas energias renovai;
da noite a pavorosa escuridão
com vossa claridade iluminai.
Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces,
ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor,
que reina para sempre em vossa glória,
convosco e o Espírito de Amor.
Salmodia Ant. 1 Ó Senhor, tende piedade, e escutai minha oração!
Salmo 4 ouvir: Ação de graças O Senhor fez maravilhas naquele que ressuscitou dos mortos (Sto. Agostinho).
=2 Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! †
Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição,*
atendei-me por piedade e escutai minha oração!
–3 Filhos dos homens, até quando fechareis o coração? *
Por que amais a ilusão e procurais a falsidade?
–4 Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo, *
e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece!
–5 Se ficardes revoltados, não pequeis por vossa ira;*
meditai nos vossos leitos e calai o coração!
–6 Sacrificai o que é justo, e ao Senhor oferecei-o; *
confiai sempre no Senhor, ele é a única esperança!
–7 Muitos há que se perguntam: 'Quem nos dá felicidade?'*
Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!
–8 Vós me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração, *
do que a outros na fartura do seu trigo e vinho novo.
–9 Eu tranqüilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, *
pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Ó Senhor, tende piedade, e escutai minha oração!
Ant. 2 Bendizei o Senhor Deus durante a noite!
Salmo 133(134) Oração da noite no templo Louvai o nosso Deus todos os seus servos e todos os que o temeis, pequenos e grandes! (Ap
19,5).
–1Vinde, agora, bendizei ao Senhor Deus, *
vós todos, servidores do Senhor,
– que celebrais a liturgia no seu templo, *
nos átrios da casa do Senhor.
–2 Levantai as vossas mãos ao santuário, *
bendizei ao Senhor Deus a noite inteira!
–3 Que o Senhor te abençoe de Sião, *
o Senhor que fez o céu e fez a terra!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Bendizei o Senhor Deus durante a noite!
Leitura breve Dt 6,4-7
Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o
teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração
todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas
falarás quando estiveres sentado em tua casa, ou andando pelos caminhos, quando te deitares,
ou te levantares.
Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos * Eu entrego o meu espírito. R.Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor.
Cântico evangélico, ant.
Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!
Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo
–29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, *
conforme prometestes, ó Senhor.
–30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações:
–32 uma Luz que brilhará para os gentios *
e para a glória de Israel, o vosso povo.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!
Oração
Ficai conosco, Senhor, nesta noite, e vossa mão nos levante amanhã cedo, para que celebremos
com alegria a ressurreição de vosso Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém.
O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquila
e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém.
Antífona final de Nossa Senhora
Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta,
ao povo que caiu, socorre e exorta,
pois busca levantar-se, Virgem pura,
nascendo o Criador da criatura:
tem piedade de nós e ouve, suave,
o anjo te saudando com seu Ave!
Invitatório
V. Abri os meus lábios, ó Senhor.
R. E minha boca anunciará vosso louvor.
R. Vinde, adoremos a Cristo Jesus,
Filho bendito da Virgem Maria!.
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras. Hino I. Quando se diz o Ofício das Leituras durante a noite ou de madrugada:Cantemos todos este dia,
no qual o mundo começou,
no qual o Cristo ressurgido
da morte eterna nos salvou.
Já o profeta aconselhava
buscar de noite o Deus da luz.
Deixando pois o nosso sono,
vimos em busca de Jesus.
Que ele ouça agora a nossa prece,
tome a ovelhinha em sua mão,
leve o rebanho pela estrada
que nos conduz à salvação.
Eis que o esperamos vigilantes,
cantando à noite o seu louvor:
vem de repente como esposo,
como o ladrão, como o senhor.
Ao Pai eterno demos glória,
ao Unigênito também;
a mesma honra eternamente
ao seu Espírito convém. II. Quando se diz o Ofício das Leituras durante o dia: Santo entre todos, já fulgura
o dia oitavo, resplendente,
que consagrais em vós, ó Cristo,
vós, o primeiro dos viventes.
Às nossas almas, por primeiro,
vinde trazer ressurreição,
e da segunda morte livres,
os nossos corpos surgirão.
Ao vosso encontro, sobre as nuvens,
em breve, ó Cristo, nós iremos.
Ressurreição e vida nova,
convosco sempre viveremos.
Dai-nos, à luz da vossa face,
participar da divindade,
vos conhecendo como sois,
Luz, verdadeira suavidade.
Por vós entregues a Deus Pai,
que seu Espírito nos dá,
à perfeição da caridade
o Trino Deus nos levará.
Salmodia
Ant. 1 Todos os dias haverei
de bendizer-vos, ó Senhor. Aleluia.
Salmo 144(145) Louvor à grandeza de Deus Justo és tu, Senhor, aquele que é e que era, o Santo (Ap 16,5). I
–1 Ó meu Deus, quero exaltar-vos,ó meu Rei, *
e bendizer o vosso nome pelos séculos.
–2 Todos os dias haverei de bendizer-vos, *
hei de louvar o vosso nome para sempre.
–3Grande é o Senhor e muito digno de louvores, *
e ninguém pode medir sua grandeza.
–4 Uma idade conta à outra vossas obras *
e publica os vossos feitos poderosos;
–5 proclamam todos o esplendor de vossa glória *
e divulgam vossas obras portentosas!
–6 Narram todos vossas obras poderosas, *
e de vossa imensidade todos falam.
–7 Eles recordam vosso amor tão grandioso *
e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.
–8 Misericórdia e piedade é o Senhor, *
ele é amor, é paciência, é compaixão.
–9 O Senhor é muito bom para com todos, *
sua ternura abraça toda criatura.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Todos os dias haverei
de bendizer-vos, ó Senhor. Aleluia.
Ant. 2 O vosso reino, ó Senhor, é para sempre. Aleluia.
II–10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *
e os vossos santos com louvores vos bendigam!
–11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *
e saibam proclamar vosso poder!
–12Para espalhar vossos prodígios entre os homens *
e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
–13O vosso reino é um reino para sempre, *
vosso poder, de geração em geração.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. O vosso reino, ó Senhor, é para sempre.
Ant. 3 O Senhor é amor fiel em sua palavra,
é santidade em toda obra que ele faz. Aleluia. †
III–13b O Senhor é amor fiel em sua palavra, *
é santidade em toda obra que ele faz.
–14† Ele sustenta todo aquele que vacila *
e levanta todo aquele que tombou.
–15 Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam*
e vós lhes dais no tempo certo o alimento;
–16 vós abris a vossa mão prodigamente *
e saciais todo ser vivo com fartura.
–17 É justo o Senhor em seus caminhos, *
é santo em toda obra que ele faz.
–18 Ele está perto da pessoa que o invoca, *
de todo aquele que o invoca lealmente.
–19 O Senhor cumpre os desejos dos que o temem, *
ele escuta os seus clamores e os salva.
–20 O Senhor guarda todo aquele que o ama, *
mas dispersa e extermina os que são ímpios.
=21 Que a minha boca cante a glória do Senhor †
e que bendiga todo ser seu nome santo *
desde agora, para sempre e pelos séculos.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. O Senhor é amor fiel em sua palavra,
é santidade em toda obra que ele faz. Aleluia.
V. Meu filho, ouve minhas palavras. R. Presta ouvido a meus conselhos!
Primeira leitura
Do Livro dos Juízes 2,6-3,4
Visão de conjunto do tempo dos Juízes
Naqueles dias: 2,6 Josué despediu o povo, e os filhos de Israel partiram, cada qual para a
sua herança, a fim de ocupar o território. 7Serviramao Senhor todos os dias da vida de
Josué e dos anciãos que lhe sobreviveram ainda por largo tempo, e que tinham visto
todas as obras grandiosas que o Senhor fizera em favor de Israel. 8Josué, filho de Nun,
servo do Senhor, morreu com cento e dez anos, 9e o sepultaram no território da sua
herança, em Tamnat-Hares, na montanha de Efraim, ao norte do monte Gaás. 10Toda
aquela geração foi-se unir a seus pais e,depois dela, vieram outros, que não conheceram
o Senhor nem as obras que ele tinha feito em favor de Israel.
11Então os filhos de Israel fizeram o que desagrada ao Senhor, servindo a deuses
cananeus. 12Abandonaram o Senhor, o Deus de seus pais, que os havia tirado do Egito,e
seguiram outros deuses dos povos que em torno deles habitavam, e os adoraram,
provocando assim a ira do Senhor. 13Afastaram-se do Senhor,para servir a Baal e a
Astarte. 14Por isso acendeu-se contra Israel a ira do Senhor, que os entregou nas mãos
dos salteadores que os saqueavam, e os vendeu aos inimigos que habitavam nas
redondezas. E eles não puderam resistir aos seus adversários. 15Em tudo o que
desejassem empreender, a mão do Senhor estava contra eles para sua desgraça, como
lhes havia dito e jurado. A sua aflição era extrema.
16Então o Senhor mandou-lhes juízes, que os livrassem das mãos dos saqueadores.
17Eles, porém, nem aos seus juízes quiseram ouvir, e continuavam a prostituir-se com
outros deuses, adorando-os. Depressa se afastaram do caminho seguido por seus pais,
que haviam obedecido aos mandamentos do Senhor; não procederam como eles.
18Sempre que o Senhor lhes mandava juízes, o Senhor estava com o juiz, e os livrava
das mãos dos inimigos enquanto o juiz vivia, porque o Senhor se deixava comover pelos
gemidos dos aflitos. 19Mas, quando o juiz morria, voltavam a cair e portavam-se pior
que seus pais, seguindo outros deuses, servindo-os e adorando-os. Não desistiram de
suas obras perversas nem da sua conduta obstinada.
20O Senhor encolerizou-se contra Israel e disse: “Já que este povo transgrediu a aliança
que estabeleci com seus pais, e não quiseram escutar a minha voz, 21também eu não
expulsarei diante deles nenhuma das nações que Josué deixou ao morrer. 22Por meio
delas, quero provar Israel, para ver se segue ou não pelo caminho do Senhor, como
fizeram seus pais”.
23Por isso o Senhor deixou ficar aquelas nações, e não as quis expulsar logo nem as
entregou nas mãos de Josué.
3,1 Estas são as nações que o Senhor deixou para provar por meio delas Israel, e todos os
que não tinham conhecido as guerras de Canaã,2para que depois os filhos de Israel
aprendessem a combater contra os inimigos, eles que não tinham experiência de guerra:
3os cinco príncipes filisteus e todos os cananeus, os sidônios e os heveus que habitavam
as montanhas do Líbano, desde o monte Baal-Hermon até à entrada de Emat. 4Estas
nações ficaram para provar Israel e saber se obedeceria ou não aos mandamentos do
Senhor, promulgados a seus pais por meio de Moisés.
Responsório Sl 105(106),40a.41a.44; Jz 2,16
R. Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo
e entregou-os entre as mãos dos infiéis;
* Mas o Senhor tinha piedade do seu povo
quando ouvia o seu gritona aflição.
V. E juízes suscitou-lhes o Senhor
para os livrar de entre as mãos dos opressores.
* Mas o Senhor.
Segunda leitura
Do Tratado sobre a Oração do Senhor, de São Cipriano, bispo e mártir
(Nn.4-6: CSEL 3,268-270)
(Séc.III)
Brote a oração do coração humilde
Haja ordem na palavra e na súplica dos que oram, tranqüilos e respeitosos. Pensemos
estar na presença de Deus. Sejam agradáveis aos olhos divinos a posição do corpo e a
moderação da voz. Porque se é próprio do irreverente soltar a voz em altos brados,
convém ao respeitoso orar com modéstia. Por fim, ensinando-nos, ordenou o Senhor
orarmos em segredo, em lugares apartados e escondidos, até nos quartos, no que auxilia
a fé por sabermos estar Deus presente em toda a parte, ouvir e ver a todos e na plenitude
de sua majestade penetrar até no mais oculto. Assim está escrito: Eu sou Deus próximo
e não Deus longínquo. Se se esconder o homem em antros, acaso não o verei eu? Não
encho o céu e a terra? E de novo: Em todo lugar os olhos de Deus vêem os bons e os
maus.
Quando nos reunimos com os irmãos e celebramos como sacerdote de Deus o sacrifício
divino, temos de estar atentos à reverência e à disciplina devidas. Não devemos espalhar
a esmo nossas preces com palavras desordenadas, nem lançar a Deus com tumultuoso
palavrório os pedidos, que deveriam ser apresentados com submissão, porque Deus não
escuta as palavras e sim o coração. Com efeito, não se faz lembrado por clamores
Aquele que vê os pensamentos, como o Senhor mesmo provou ao dizer: Que estais
pensando de mal em vossos corações? E em outro lugar: E saibam todas as Igrejas que
eu sou quem perscruta os rins e o coração.
Ana, no Primeiro Livro dos Reis, como figura da Igreja, tem esta atitude, ela que
suplicava a Deus não aos gritos, mas silenciosa e modesta, no mais secreto do coração.
Falava por prece oculta e fé manifesta, falava não com a voz mas com o coração, pois
sabia ser assim ouvida pelo Senhor. Obteve plenamente o que pediu porque o suplicou
com fé. A Escritura divina declara: Falava em seu coração, seus lábios moviam-se, mas
não se ouvia som algum e o Senhor a atendeu. Lemos também nos salmos: Rezai em
vossos corações e compungi-vos em vossos aposentos. Através de Jeremias ainda o
mesmo Espírito Santo inspira e ensina: No coração deves ser adorado, Senhor.
O orante, irmãos caríssimos, não ignora por certo como o publicano orou no templo,
com o fariseu. Não com olhos orgulhosos levantados para o céu nem de mãos erguidas
com jactância, mas batendo no peito, confessando os pecados ocultos em seu íntimo,
implorava o auxílio da misericórdia divina. Por que o fariseu se comprazia em si
mesmo, mais mereceu ser santificado aquele que rogava sem firmar a esperança da
salvação na presunção de sua inocência, já que ninguém é inocente; rezava, porém,
reconhecendo seus pecados; e atendeu ao orante aquele que perdoa aos humildes.
Responsório
R. Consideremos a maneira de estarmos
na presença do Senhor e de seus anjos,
* E assim salmodiemos de tal modo,
que nossa mente e nossa voz sejam concordes.
V. Saibamos nós ser atendidos na oração
não por múltiplas palavras proferidas,
mas, por termos coração purificado
e o pranto da sincera conversão. * E assim.
HINO TE DEUM (A VÓS, Ó DEUS, LOUVAMOS)
A vós, ó Deus, louvamos,
a vós, Senhor, cantamos.
A vós, Eterno Pai,
adora toda a terra.
A vós cantam os anjos,
os céus e seus poderes:
Sois Santo, Santo, Santo,
Senhor, Deus do universo!
Proclamam céus e terra
a vossa imensa glória.
A vós celebra o coro
glorioso dos Apóstolos,
Vos louva dos Profetas
a nobre multidão
e o luminoso exército
dos vossos santos Mártires.
A vós por toda a terra
proclama a Santa Igreja,
ó Pai onipotente,
de imensa majestade,
e adora juntamente
o vosso Filho único,
Deus vivo e verdadeiro,
e ao vosso Santo Espírito.
Ó Cristo, Rei da glória,
do Pai eterno Filho,
nascestes duma Virgem,
a fim de nos salvar.
Sofrendo vós a morte,
da morte triunfastes,
abrindo aos que têm fé
dos céus o reino eterno.
Sentastes à direita
de Deus, do Pai na glória.
Nós cremos que de novo
vireis como juiz.
Portanto, vos pedimos:
salvai os vossos servos,
que vós, Senhor, remistes
com sangue precioso.
Fazei-nos ser contados,
Senhor, vos suplicamos,
em meio a vossos santos
na vossa eterna glória.
(A parte que se segue pode ser omitida, se for oportuno).
Salvai o vosso povo.
Senhor, abençoai-o.
Regei-nos e guardai-nos
até a vida eterna.
Senhor, em cada dia,
fiéis, vos bendizemos,
louvamos vosso nome
agora e pelos séculos.
Dignai-vos, neste dia,
guardar-nos do pecado.
Senhor, tende piedade
de nós, que a vós clamamos.
Que desça sobre nós,
Senhor, a vossa graça,
porque em vós pusemos
a nossa confiança.
Fazei que eu, para sempre,
não seja envergonhado:
Em vós, Senhor, confio,
sois vós minha esperança!
Oração
Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo, e, como
nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que
possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por
nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
RECEBI POR E-MAIL E DESCONHEÇO A FONTE... SEGUE O TEXTO ABAIXO:
"Ninguém pode ter a Deus por Pai que não tenha a Igreja por mãe" (São Cipriano). Como uma mãe dedicada, a Igreja nos orienta, alimenta e forma. Transmitir a vida é um dos dons que Deus deu ao homem. Porém, se faz necessário programar essa mesma transmissão, de maneira responsável e consciente. Esse tem sido um desafio aos casais que, muitas vezes por ignorância, adotam métodos que são causadores de incompreensões, falta de diálogo e ainda trazem conseqüências terríveis à saúde. A Igreja, sempre atenta às dificuldades dos seus fiéis, pronunciou-se a esse respeito em 1968, através da encíclica: "Humanae Vitae". Nela, o Papa Paulo VI apresenta um ensino coerente, tanto acerca da natureza do matrimônio, quanto sobre o reto uso dos direitos conjugais e dos deveres dos cônjuges.
Considera a paternidade responsável sob diversos aspectos: em relação aos processos biológicos, ela significa conhecimento e respeito pelas suas funções. Em relação às tendências do instinto e das paixões, significa o necessário domínio que a razão e a vontade devem exercer sobre elas. Em relação às condições físicas, econômicas, psicológicas e sociais, a paternidade responsável se exerce tanto com a deliberação ponderada e generosa, como com a decisão tomada por motivos graves e com respeito pela lei moral, de evitar temporariamente, ou mesmo por tempo indeterminado, um novo nascimento. Em vista a todos esses conceitos e definições, podemos concluir que a única via legítima para a regulação dos nascimentos são os métodos naturais, pois apenas eles conduzem o casal à verdadeira paternidade responsável. O relacionamento conjugal é fruto do amor e tudo o que é amor toca diretamente o coração de Jesus e, portanto, interessa à Igreja, enquanto esposa de Cristo.
A Igreja intervém, então, como guardiã do amor. Quando ela recomenda a seus fiéis que não utilizem a pílula ou qualquer instrumento que interrompa a concepção, mostra isso como contrário à ordem da sabedoria de Deus. Infelizmente, ao ouvirmos sobre os métodos naturais de planejamento familiar, logo nos vem uma rejeição, fruto da desinformação e de comentários infiéis. Na verdade, não podemos falar sobre o que não conhecemos e, por desconhecimento, somos alvo fácil da propaganda enganosa a respeito dos métodos naturais. O trio contracepção-esterilização-aborto é uma indústria multinacional, multimilionária, ao passo que o planejamento familiar natural é gratuito. Todos os casais têm o direito de, pelo menos, conhecer os métodos para fazerem livremente sua escolha. Muitos são os métodos anticoncepcionais. Os métodos artificiais de contracepção mais conhecidos e utilizados são: de barreira (camisinha masculina e feminina e diafragma), hormonais (pílula oral, injeção de dose mensal ou trimestral, implantes, adesivos, pílula vaginal) químicos (DIU, pomadas e geléias espermicidas) e os cirúrgicos que na verdade não são métodos contraceptivos e sim esterilizantes. Os métodos comportamentais naturais (tabela, temperatura, sintotérmico, coito interrompido e método de ovulação Billings).
MÉTODOS ARTIFICIAIS A camisa-de-vênus – "camisinha" Usada segundo as indicações e sendo de alta qualidade, tem aproximadamente 97% de eficácia. Porém, pela falha no uso, reduz a eficácia para cerca de 80%. O uso da "camisinha" pode inibir a espontaneidade e provocar perda de ereção, resultando em frustração. Ela ainda pode causar irritação na vagina, além de diminuir a sensação, por não ter com o pênis o contato direto. A pílula Produz três resultados: 1) Tende a suprimir a ovulação, ou seja, esteriliza. Acarreta, portanto, muito mais que um efeito de caráter ginecológico. 2) Causa danos ao colo do útero, impedindo a produção da secreção que nutre os espermatozóides. 3) Perturba o processo de preparação do útero, cada mês, para que possa receber o embrião, ou seja, uma nova vida. Além disso, pode a pílula, não tendo impedido a ovulação e a concepção, alterar o tempo de chegada do embrião ao útero, fazendo com que seja rejeitado. Resumindo, a pílula é abortiva. A pílula do dia seguinte, como é conhecida a contracepção de emergência, tem sido utilizada em larga escala para quem quer prevenir uma gravidez indesejada, estando disponível até mesmo na rede pública de saúde. Porém a classe médica alerta: esta pílula não deve ser usada como método anticoncepcional.
O Dr. José Eleutério Júnior em recente entrevista a um jornal local, explicou que as altas doses de hormônios presentes na pílula do dia seguinte, que tornam as paredes do útero impróprias para a implantação do óvulo, levando a sua eliminação pelo organismo. DIU (Dispositivo Intra-Uterino) Impede o desenvolvimento de uma nova vida, pois causa uma reação inflamatória do endométrio de tal forma que o ovo não pode se implantar. Alguns tipos de DIU levam o risco de perfuração do útero ou da cérvix. Estatísticas apontam que essa perfuração atinge cerca de uma mulher em cada 300 (Escudo Dalkon) e uma em cada 3000 (Cobre T). A incidência de gravidez, expulsão e remoção devida aos efeitos colaterais é alta no primeiro ano de uso, depois diminui. O DIU tem uma eficácia de 94 a 99%. Se uma gravidez ocorre com o DIU colocado, a possibilidade de aborto espontâneo é de 30 a 50%. Usuárias de um DIU estão aptas a sofrer um aumento de fortes períodos menstruais, especialmente nos primeiros meses de uso. Enquanto mais e mais mulheres estão preferindo esse método, em razão da insatisfação com a pílula, o DIU não parece resolver o problema delas. Além da possibilidade de cãibras dolorosas, desordens menstruais e infecção interna, algumas mulheres exprimem sentimentos de indignação pela idéia de ter de tolerar por anos e anos aparelhos de metal ou plástico dentro de seus órgãos reprodutores.
MÉTODOS DE CONTROLE RADICAL DA CONCEPÇÃO Esses métodos são na verdade uma mutilação, pois se extrai um órgão sadio. Ligadura de trompas É o nome genérico para a esterilização feminina: ligação ou extirpação das trompas, de modo a impedir que o óvulo possa encontrar-se com os espermatozóides.Conseqüências observadas após a ligadura de trompas: problemas psicológicos, frigidez, ansiedade, depressão, alteração das funções motoras e das sensações, mudança da atividade sexual, aumento do fluxo menstrual, cólicas mais intensas, obesidade. Vasectomia É a esterilização masculina. Método contraceptivo radical que através de uma pequena cirurgia na região escrotal, secciona os canais que conduzem os espermatozóides dos testículos para a vesícula seminal, provocando assim a esterilização permanente no homem. Sua eficácia é altíssima, Conseqüências observadas após a vasectomia: traumas conscientes ou inconscientes, favorecimento da impotência sexual psicológica, problemas circulatórios e outros.
MÉTODOS NATURAIS Ogino-Knaus (Tabela) Baseia-se no fato de que a ovulação usualmente ocorre dez a dezesseis dias antes da próxima menstruação. Quando ciclos são regulares, o método funciona bem. Porém, tão logo ocorra qualquer irregularidade, o método falha. Temperatura Consiste na tomada da temperatura, pela manhã, diariamente. Sua eficácia é comprovada, porém, apresenta algumas dificuldades como: abstinência nos períodos anovulatórios, lactação e pré-menopausa, além da dificuldade do reconhecimento da fase fértil nos estados febris, como gripes e infecções. Sintotérmico Combina vários elementos do método da temperatura e da ovulação.
O problema principal com a combinação é que, se os diferentes sinais de ovulação estão em discordância, há uma tendência para confusão, ansiedade e abstinência. Assim, o controle da fertilidade se torna muito mais complexo do que deve. Coito interrompido Consiste na retirada do pênis no momento da ejaculação. Embora seja um método natural, não é aceito pela Igreja, porque interrompe a relação de forma egoísta e muitas vezes levando à esposa uma frustração por não ver completada a relação e, o que é mais grave, levando muitas vezes o homem a ter ejaculação precoce. É um método falho, pois mesmo antes da ejaculação pode haver liberação de espermatozóides, o que poderia ocasionar a fecundação indesejada.
Ovulação Billings Foi criado pelo Dr. John Billings, que começou sua pesquisa em 1953. Ele veio superar as dificuldades e os pontos fracos dos métodos anteriores. Baseia-se na percepção da própria mulher a respeito do muco produzido pela cérvix (colo uterino). Aplica-se a todas as fases da vida reprodutiva, ciclos regulares, ciclos irregulares e anovulatórios, amamentação, pré-menopausa e depois de deixar o uso da pílula. É apontado como o método ideal, por ser gratuito, seguro, não causar danos à saúde e favorecer ao casal diálogo e amor.
PASSOU A NOITE A ORAR A DEUS. QUANDO NASCEU O DIA, CONVOCOU OS DISCÍPULOS E ESCOLHEU DOZE DENTRE ELES» (LC 6,12) . O VERDADEIRO SILÊNCIO É A CHAVE PARA O IMENSO CORAÇÃO CHAMEJANTE DE DEUS
"É MELHOR CALAR E SER, DO QUE FALAR E NÃO SER. É BOM ENSINAR, SE AQUELE QUE FALA, FAZ. DE FATO, HÁ UM ÚNICO MESTRE, AQUELE QUE DISSE E ERA. E O QUE ELE FEZ, CALANDO, SÃO COISAS DIGNAS DO PAI. AQUELE QUE POSSUI VERDADEIRAMENTE A PALAVRA DE JESUS PODE ESCUTAR TAMBÉM SEU SILÊNCIO, A FIM DE SER PERFEITO, PARA REALIZAR O QUE DIZ OU PARA SER CONHECIDO PELO SEU SILÊNCIO. NADA ESTÁ ESCONDIDO PARA O SENHOR, MAS ATÉ NOSSOS SEGREDOS ESTÃO JUNTO DELE. PORTANTO, FAÇAMOS TUDO COMO SE ELE MORASSE DENTRO DE NÓS, PARA SERMOS TEMPLOS DELE E ELE PRÓPRIO SER O NOSSO DEUS DENTRO DE NÓS, COMO O É DE FATO E COMO APARECERÁ DIANTE DE NOSSA FACE, SE O AMARMOS JUSTAMENTE" - [SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA , CARTA DE STO.INÁCIO AOS EFÉSIOS, CAP.XV - PADRES APOSTÓLICOS, VOL.I, COLEÇÃO PATRÍSTICA, ED. PAULUS] . PRECISAMOS DE ENCONTRAR DEUS, E NÃO É NA AGITAÇÃO NEM NO BARULHO QUE PODEREMOS ENCONTRÁ-LO. DEUS É O AMIGO DO SILÊNCIO. EM QUE TAMANHO SILÊNCIO NÃO CRESCEM AS ÁRVORES, AS FLORES E A ERVA! EM QUE TAMANHO SILÊNCIO NÃO SE MOVEM AS ESTRELAS, A LUA E O SOL! NÃO É NOSSA MISSÃO DAR DEUS AOS POBRES DOS CASEBRES ? NÃO UM DEUS MORTO, MAS UM DEUS VIVO E QUE AMA. QUANTO MAIS RECEBERMOS NA ORAÇÃO SILENCIOSA, MAIS PODEMOS DAR NA NOSSA VIDA ATIVA. PRECISAMOS DE SILÊNCIO PARA SERMOS CAPAZES DE TOCAR AS ALMAS. O ESSENCIAL NÃO É O QUE DIZEMOS, MAS O QUE DEUS NOS DIZ E O QUE DIZ ATRAVÉS DE NÓS. TODAS AS PALAVRAS QUE DISSERMOS SERÃO VÃS SE NÃO VIEREM DO MAIS ÍNTIMO; AS PALAVRAS QUE NÃO TRANSMITEM A LUZ DE CRISTO AUMENTAM AS TREVAS. OS NOSSOS PROGRESSOS NA SANTIDADE DEPENDEM DE DEUS E DE NÓS PRÓPRIOS, DA GRAÇA DE DEUS E DA PRÓPRIA VONTADE QUE TEMOS DE SER SANTOS. TEMOS DE ASSUMIR O COMPROMISSO VITAL DE ATINGIR A SANTIDADE. «QUERO SER SANTO» SIGNIFICA: QUERO DESLIGAR-ME DE TUDO O QUE NÃO É DEUS, QUERO DESPOJAR O CORAÇÃO DE TODAS AS COISAS CRIADAS, QUERO VIVER NA POBREZA E NO DESPOJAMENTO, QUERO RENUNCIAR À MINHA VONTADE, ÀS MINHAS INCLINAÇÕES, CAPRICHOS E GOSTOS, E TORNAR-ME O DÓCIL SERVO DA VONTADE DE DEUS . ESCUTA EM SILÊNCIO. PORQUE O TEU CORAÇÃO TRANSBORDA COM UM MILHÃO DE COISAS, TU NÃO PODES ESCUTAR NELE A VOZ DE DEUS. MAS ASSIM QUE TE PÕES À ESCUTA DA VOZ DE DEUS NO TEU CORAÇÃO PACIFICADO, ELE ENCHE-SE DE DEUS. ISSO REQUER MUITOS SACRIFÍCIOS. SE PENSAMOS QUE QUEREMOS REZAR, TEMOS DE NOS PREPARAR PARA ISSO. SEM DESFALECIMENTO. NÃO SÃO SENÃO AS PRIMEIRAS ETAPAS EM DIREÇÃO À ORAÇÃO, MAS SE NÃO AS CONCLUÍMOS COM DETERMINAÇÃO, NUNCA ALCANÇAREMOS A ÚLTIMA ETAPA, A PRESENÇA DE DEUS. É POR ISSO QUE A APRENDIZAGEM DEVE SER FEITA DESDE O INÍCIO: COLOCAR-SE À ESCUTA DA VOZ DE DEUS NO SEU CORAÇÃO; E, NO SILÊNCIO DO CORAÇÃO, DEUS PÕE-SE A FALAR. DEPOIS, DA PLENITUDE DO CORAÇÃO SOBE O QUE A BOCA DEVE DIZER. AÍ OPERA-SE A FUSÃO. NO SILÊNCIO DO CORAÇÃO, DEUS FALA E TU SÓ TENS QUE ESCUTAR. DEPOIS, UMA VEZ QUE O TEU CORAÇÃO ENTRA EM PLENITUDE, PORQUE ELE SE ENCONTRA REPLETO DE DEUS, REPLETO DE AMOR, REPLETO DE COMPAIXÃO, REPLETO DE FÉ, COMPETE À TUA BOCA PRONUNCIAR-SE. LEMBRA-TE, ANTES DE FALARES, QUE É NECESSÁRIO ESCUTAR E SÓ ENTÃO, DAS PROFUNDEZAS DE UM CORAÇÃO ABERTO, PODES FALAR E DEUS ENTENDE-TE - [BEATA TERESA DE CALCUTÁ , FUNDADORA DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS DA CARIDADE] . O SILÊNCIO ESPIRITUAL NASCE DO DESEJO DE CUMPRIR O MANDAMENTO DE CRISTO: «AMA O SENHOR TEU DEUS COM TODO O TEU CORAÇÃO, COM TODA A TUA ALMA, COM TODAS AS TUAS FORÇAS» (MT 12,33). ESSE SILÊNCIO NASCE DA PROCURA DO DEUS VIVO, NAQUELE QUE SE QUER LIBERTAR DAS TENTAÇÕES DESTE MUNDO PARA ENCONTRAR O SENHOR NA PLENITUDE DO AMOR, PARA VIVER EM SUA PRESENÇA NA PURA ORAÇÃO. SENHOR, COMO PODERIA EU NÃO TE PROCURAR ? TU REVELASTE-TE À MINHA ALMA DE UMA FORMA TÃO INCRÍVEL! FIZESTE-A PRISIONEIRA DO TEU AMOR, ELA NÃO PODE ESQUECER-TE. COM EFEITO, REPENTINAMENTE, A ALMA RECONHECE O SENHOR NO ESPÍRITO SANTO; QUEM PODE DESCREVER ESTA ALEGRIA E ESTA CONSOLAÇÃO? O ESPÍRITO SANTO AGE NO HOMEM TODO, NA INTELIGÊNCIA, NA ALMA E NO CORPO; POR ISSO, DEUS É RECONHECIDO NA TERRA COMO NO CÉU. NA SUA INFINITA BONDADE, O SENHOR CONCEDEU-ME ESTA GRAÇA, A MIM QUE SOU PECADOR, PARA QUE OS HOMENS O CONHEÇAM E SE VOLTEM PARA ELE . A MAIS ALTA PERFEIÇÃO NESTA VIDA, DIZ UM PIEDOSO AUTOR, CONSISTE EM FICAR DE TAL MODO UNIDO A DEUS, QUE A ALMA COM TODAS AS SUAS FACULDADES E SUAS POTÊNCIAS FIQUE RECOLHIDA EM DEUS; QUE SUAS AFEIÇÕES UNIDAS NAS ALEGRIAS DO AMOR NÃO ENCONTREM DESCANSO SENÃO NA POSSE DO CRIADOR . A IMAGEM DE DEUS IMPRENSA NA ALMA É COM EFEITO CONSTITUÍDA PELA RAZÃO, PELA MEMÓRIA E PELA VONTADE. ENQUANTO ESTAS FACULDADES NÃO TRAZEM A IMAGEM PERFEITA DE DEUS, ELAS NÃO SE ASSEMELHAM A ELE COMO NO DIA DA CRIAÇÃO. A FORMA DA ALMA É DEUS, QUE DEVE IMPRIMIR-SE AI COMO O CARIMBO NA CERA, COMO A MARCA EM SEU OBJETO. ORA, ISTO SÓ SE REALIZA PLENAMENTE SE A RAZÃO ESTIVER PLENAMENTE ESCLARECIDA PELO CONHECIMENTO DE DEUS; SE A VONTADE ESTIVER PRESA AO AMOR DO BEM SOBERANO; SE A MEMÓRIA ESTIVER TOTALMENTE ABSOLVIDA NA CONTEMPLAÇÃO E NO GOZO DA ETERNA FELICIDADE. E COMO A GLÓRIA DOS BEM-AVENTURADOS NÃO É OUTRA COISA SENÃO A PERFEITA POSSE DESSE ESTADO, FICA CLARO QUE A POSSE COMEÇA DESDE BENS CONSTITUI A PERFEIÇÃO NESTA VIDA. PARA REALIZAR ESTE IDEAL, É PRECISO MANTER-SE RECOLHIDO DENTRO DE SI MESMO, MANTER-SE EM SILÊNCIO NA PRESENÇA DE DEUS, ENQUANTO A ALMA SE ABISMA, SE DILATA, SE INFLAMA, SE DERRETE NELE COM UMA PLENITUDE SEM LIMITES . "MÃE DO SILÊNCIO E DA HUMILDADE, TU VIVES PERDIDA E ENCONTRADA NO MAR SEM FUNDO DO MISTÉRIO DO SENHOR. TU ÉS DISPONIBILIDADE E RECEPTIVIDADE. TU ÉS FECUNDIDADE E PLENITUDE. TU ÉS ATENÇÃO E SOLICITUDE PELOS IRMÃOS. ESTÁS REVESTIDA DE FORTALEZA. RESPLANDECEM EM TI A MATURIDADE HUMANA E A ELEGÂNCIA ESPIRITUAL. ÉS SENHORA DE TI MESMA ANTES DE SER NOSSA SENHORA. EM TI NÃO EXISTE DISPERSÃO. EM UM ATO SIMPLES E TOTAL, TUA ALMA, TODA IMÓVEL, ESTÁ PARALISADA E IDENTIFICADA COM O SENHOR. ESTÁS DENTRO DE DEUS, E DEUS DENTRO DE TI. O MISTÉRIO TOTAL TE ENVOLVE E TE PENETRA E TE POSSUI, OCUPA E INTEGRA TODO O TEU SER. PARECE QUE EM TI TUDO FICOU PARADO, TUDO SE IDENTIFICOU CONTIGO: O TEMPO, O ESPAÇO, A PALAVRA, A MÚSICA, O SILÊNCIO, A MULHER, DEUS. TUDO FICOU ASSUMIDO EM TI, E DIVINIZADO. JAMAIS SE VIU FIGURA HUMANA DE TAMANHA DOÇURA, NEM SE VOLTARÁ A VER NESTA TERRA UMA MULHER TÃO INEFAVELMENTE EVOCADORA. ENTRETANTO, TEU SILÊNCIO NÃO É AUSÊNCIA, MAS PRESENÇA. ESTÁS ABISMADA NO SENHOR E AO MESMO TEMPO ATENTA AOS IRMÃOS, COMO EM CANÁ. A COMUNICAÇÃO NUNCA É TÃO PROFUNDA COMO QUANDO NÃO SE DIZ NADA, E O SILÊNCIO NUNCA É TÃO ELOQÜENTE COMO QUANDO NADA SE COMUNICA. FAZ-NOS COMPREENDER QUE O SILÊNCIO NÃO É DESINTERESSE PELOS IRMÃOS OU PELA VIDA MAS FONTE DE ENERGIA E IRRADIAÇÃO; NÃO É ENCOLHIMENTO E SIM PROJEÇÃO. FAZ-NOS COMPREENDER QUE, PARA QUE SE DERRAME DE SI, É PRECISO PREENCHER-SE. AFOGA-SE O MUNDO NO MAR DA DISPERSÃO, E NÃO É POSSÍVEL AMAR OS IRMÃOS COM UM CORAÇÃO DISPERSO. FAZ-NOS COMPREENDER QUE O APOSTOLADO, SEM SILÊNCIO, É ALIENAÇÃO, E QUE O SILÊNCIO, SEM APOSTOLADO, É COMODIDADE. ENVOLVE-NOS EM TEU MANTO DE SILÊNCIO E COMUNICA-NOS A FORTALEZA DE TUA FÉ, A ALTURA DE TUA ESPERANÇA E A PROFUNDIDADE DE TEU AMOR. FICA COM OS QUE FICAM E VEM COM OS QUE PARTEM. Ó MÃE ADMIRÁVEL DO SILÊNCIO!"
LITURGIA DO DIA 16 DE JUNHO DE 2012
PRIMEIRA LEITURA: ISAÍAS 61, 9-11
IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA , (BRANCO, PREF. DE MARIA - OFÍCIO DA MEMÓRIA) - LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS - 9SUA RAÇA TORNAR-SE-Á CÉLEBRE ENTRE AS NAÇÕES, E SUA DESCENDÊNCIA ENTRE OS POVOS: TODOS, VENDO-OS, RECONHECERÃO QUE SÃO A ABENÇOADA RAÇA DO SENHOR. 10COM GRANDE ALEGRIA EU ME REJUBILAREI NO SENHOR E MEU CORAÇÃO EXULTARÁ DE ALEGRIA EM MEU DEUS, PORQUE ME FEZ REVESTIR AS VESTIMENTAS DA SALVAÇÃO. ENVOLVEU-ME COM O MANTO DE JUSTIÇA, COMO UM NEO-ESPOSO CINGE O TURBANTE, COMO UMA JOVEM ESPOSA SE ENFEITA COM SUAS JÓIAS. 11PORQUE, QUÃO CERTO O SOL FAZ GERMINAR SEUS GRÃOS E UM JARDIM FAZ BROTAR SUAS SEMENTES, O SENHOR DEUS FARÁ GERMINAR A JUSTIÇA E A GLÓRIA DIANTE DE TODAS AS NAÇÕES. - PALAVRA DO SENHOR
SALMO RESPONSORIAL ( SALMO 1SM 2)
REFRÃO: MEU CORAÇÃO SE REGOZIJA NO SENHOR 1. ANA PRONUNCIOU ESTA PRECE: EXULTA O MEU CORAÇÃO NO SENHOR, NELE SE ELEVA A MINHA FORÇA; A MINHA BOCA DESAFIA OS MEUS ADVERSÁRIOS, PORQUE ME ALEGRO NA VOSSA SALVAÇÃO. - R.
2. QUEBRA-SE O ARCO DOS FORTES, ENQUANTO OS FRACOS SE REVESTEM DE VIGOR. OS ABASTADOS SE ASSALARIAM PARA GANHAREM O QUE COMER, ENQUANTO OS FAMINTOS SÃO SACIADOS. SETE VEZES DÁ À LUZ A ESTÉRIL, ENQUANTO A MÃE DE NUMEROSOS FILHOS ENLANGUESCE. - R.
3. O SENHOR DÁ A MORTE E A VIDA, FAZ DESCER À HABITAÇÃO DOS MORTOS E DE LÁ VOLTAR. O SENHOR EMPOBRECE E ENRIQUECE; HUMILHA E EXALTA. LEVANTA DO PÓ O MENDIGO, DO ESTERCO RETIRA O INDIGENTE, PARA FAZÊ-LOS SENTAR-SE ENTRE OS NOBRES E OUTORGAR-LHES UM TRONO DE HONRA, PORQUE DO SENHOR SÃO AS COLUNAS DA TERRA. SOBRE ELAS ESTABELECEU O MUNDO. - R.
EVANGELHO: LUCAS 2, 41-51
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO LUCAS - NAQUELE TEMPO, 41SEUS PAIS IAM TODOS OS ANOS A JERUSALÉM PARA A FESTA DA PÁSCOA. 42TENDO ELE ATINGIDO DOZE ANOS, SUBIRAM A JERUSALÉM, SEGUNDO O COSTUME DA FESTA. 43ACABADOS OS DIAS DA FESTA, QUANDO VOLTAVAM, FICOU O MENINO JESUS EM JERUSALÉM, SEM QUE OS SEUS PAIS O PERCEBESSEM. 44PENSANDO QUE ELE ESTIVESSE COM OS SEUS COMPANHEIROS DE COMITIVA, ANDARAM CAMINHO DE UM DIA E O BUSCARAM ENTRE OS PARENTES E CONHECIDOS. 45MAS NÃO O ENCONTRANDO, VOLTARAM A JERUSALÉM, À PROCURA DELE. 46TRÊS DIAS DEPOIS O ACHARAM NO TEMPLO, SENTADO NO MEIO DOS DOUTORES, OUVINDO-OS E INTERROGANDO-OS. 47TODOS OS QUE O OUVIAM ESTAVAM MARAVILHADOS DA SABEDORIA DE SUAS RESPOSTAS. 48QUANDO ELES O VIRAM, FICARAM ADMIRADOS. E SUA MÃE DISSE-LHE: MEU FILHO, QUE NOS FIZESTE?! EIS QUE TEU PAI E EU ANDÁVAMOS À TUA PROCURA, CHEIOS DE AFLIÇÃO. 49RESPONDEU-LHES ELE: POR QUE ME PROCURÁVEIS? NÃO SABÍEIS QUE DEVO OCUPAR-ME DAS COISAS DE MEU PAI? 50ELES, PORÉM, NÃO COMPREENDERAM O QUE ELE LHES DISSERA. 51EM SEGUIDA, DESCEU COM ELES A NAZARÉ E LHES ERA SUBMISSO. SUA MÃE GUARDAVA TODAS ESTAS COISAS NO SEU CORAÇÃO. - PALAVRA DA SALVAÇÃO
MENSAGEM DO DIA 25/07/2005 - "QUERIDOS FILHOS! TAMBÉM HOJE OS CONVIDO A PLENIFICAR SEU DIA COM BREVES E FERVOROSAS ORAÇÕES. QUANDO REZAM SEU CORAÇÃO FICA ABERTO E DEUS OS AMA COM AMOR PARTICULAR E LHES DÁ GRAÇAS ESPECIAIS. POR ISSO, UTILIZEM ESTE TEMPO DE GRAÇA E DEDIQUEM-NO A DEUS COMO NUNCA ANTES ATÉ AGORA. FAÇAM NOVENAS DE JEJUNS E DE RENÚNCIA PARA QUE SATANÁS FIQUE LONGE DE VOCÊS E A GRAÇA OS ENVOLVA. EU ESTOU PERTO DE VOCÊS E INTERCEDO JUNTO A DEUS POR CADA UM DE VOCÊS. OBRIGADA POR TEREM CORRESPONDIDO A MEU APELO" - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE
A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO FRANCISCO RÉGIS - O SANTO DE HOJE NASCEU NO ANO DE 1597 NUMA ALDEIA FRANCESA. MUITO CEDO RECEBEU A GRAÇA DE SER DESPERTADO PARA O CHAMADO A SANTIDADE. QUANDO FRANCISCO FOI ESTUDAR NO COLÉGIO DOS JESUÍTAS, FORMOU UM GRUPO DE RAPAZES DISPOSTOS A VIVEREM O EVANGELHO. AO ENTRAR PARA A COMPANHIA DE JESUS, QUE FAZIA UM LINDO TRABALHO MISSIONÁRIO, CONSEGUIU ELE SER EXEMPLAR EM TODAS AS ETAPAS DE SUA FORMAÇÃO QUE DESEMBOCOU NO EXERCÍCIO DO MINISTÉRIO SACERDOTAL. COMO PADRE PRIORIZOU A ASSISTÊNCIA AOS DOENTES ATINGIDOS POR UMA PESTE CRESCENTE E DESEJOU EVANGELIZAR AS TERRAS DA AMÉRICA, ÍNDIA – COISA QUE NÃO ACONTECEU – JÁ QUE FOI ENVIADO PARA UMA REGIÃO DESASSISTIDA DA FRANÇA. FRANCISCO RÉGIS BUSCAVA EVANGELIZAR AS ALDEIAS DURANTE O INVERNO E, NO VERÃO AS CIDADES, NESTES LUGARES COLOCAVA TODO O SEU ZELO NOS PÚLPITOS, CONFESSIONÁRIOS E NOS ATENDIMENTOS AOS DOENTES. ACONTECEU QUE, IMPELIDO PELO ESPÍRITO DA CARIDADE, FEZ INÚMERAS OBRAS SOCIAIS VISANDO AS CRIANÇAS ABANDONADAS E OS JOVENS, ISTO PERDUROU ATÉ COMPLETAR 45 ANOS, QUANDO PÔDE DIZER: "QUE FELICIDADE PODER MORRER, POIS VEJO JESUS E MARIA VINDO AO MEU ENCONTRO PARA ME CONDUZIR À TERRA DOS ELEITOS". SÃO FRANCISCO RÉGIS, ROGAI POR NÓS!
In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.
“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”