Caiafarsa
Just another WordPress.com weblog
EX-PASTOR PRESBITERIANO
Scott Hahn
Ministro protestante se converte ao catolicismo
Tradução:
Jaime Francisco de Moura
Muito obrigado. É muito bom estar com vocês. Eu nunca deixo a
oportunidade de mostrar e compartilhar por que eu me tornei um Católico, e como
Deus trabalhou em minha vida, na vida de minha esposa, e minha família.
Isso é o que eu gostaria de compartilhar com vocês agora. Começo com uma experiência de conversão que eu tive
na escola secundária. Eu não cresci em
uma família Cristã forte. Nós não fomos muito de igreja, e assim eu não era
muito religioso. O que Deus usou em
minha vida era um organização chamada
Vida Jovem, sob a direção de Jack, uma pessoa que muito me ajudou, na escola secundária de crianças.
Depois me ensinaram a amar a Deus e a ler a Bíblia. Até que eu estivesse
terminando a escola secundária, eu tinha lido a Bíblia duas ou três vezes em
sua totalidade. E eu tinha me apaixonado pela Bíblia Sagrada. Como resultado
disso me convenci de muitas coisas.
Primeiro, além de ler a Bíblia, Jack tinha compartilhado
comigo de sua própria biblioteca pessoal e os escritos de Martinho
Lutero, João Calvino, e me tornei um Cristão protestante convencido, não só um Cristão com a bíblia, mas alguém
que foi convencido que até 1500, o Evangelho tinha estado perdido entre o período medieval, com superstições e práticas pagãs que a Igreja
católica tinha adotado. E assim esta
primeira convicção era ajudar meus amigos católicos para o Evangelho de Jesus
Cristo, lhes mostrar a Bíblia, e para
mostrar para eles que na Bíblia, você aceita Jesus como Salvador e isso
era tudo. Não Maria, não os Santos, não purgatório, não devoções
etc.
Naquele tempo eu estava saindo com uma menina que era
católica, e nós estávamos ficando com um
namoro sério. Mas eu imaginava que não havia nenhum futuro em nossa relação se ela permanecesse católica. Assim
eu dei a ela, um livro de Loraine Boettner intitulado Catolicismo romano. O
livro era conhecido como a bíblia do Anti-catolicismo. Era quatrocentos e
cinqüenta páginas que encheram de todos os tipos de distorções e mentiras sobre
a Igreja Católica. Mas eu não soube que na ocasião, eu compartilhei isto de boa
fé com ela. Ela leu do princípio ao fim.
Ela me escreveu dizendo, “obrigada
pelo livro; Eu nunca voltarei contigo novamente.” Eu figurei que se a bolacha na que eles
estão adorando no altar não é Deus, então eles são os idólatras, eles são os
pagãos. Se o Papa em Roma não é infalível, e sim um tirano. Ele é um simples
ditador espiritual.
O único católico em minha família em ambos os lados era minha amada avó. Ela era muito quieta, muito humilde,
muito santa, eu tenho que admitir. Ela também era uma católica devota. Quando
faleceu, os pertences religiosos dela foram doados a meus pais. Então eu achei
as contas do rosário dela, e isto me fez ficar doente por dentro. Eu soube que
minha avó teve uma fé real em Jesus, mas sabia que tudo isso era mau. Assim eu
rasguei separadamente as contas do
rosário. Eu pensei que essas contas era
uma cadeia e que afinal ela estava quebrada livre. Isso era o segundo aspecto de minha própria
perspectiva: que estas pessoas poderiam ter alguma fé mas há pouco eram rodeados através de
mentiras, e assim eles precisavam amar a
Bíblia.
Bem, depois de se formar na escola
secundária, decidi não só eu procurar o
ministério mas estudar teologia. A decisão veio como resultado do papel de
pesquisa que eu escrevi no ano final dentro da escola secundária. Eu escrevi um
papel intitulado “Sola
Fide”. Isso é uma
frase latina “Somente a
Fé”. Era a frase que
Martinho Lutero lançava na Reforma protestante. Ele disse que nós estamos justificados, nós estamos com Deus só
pela fé, não por qualquer trabalho que poderíamos fazer. E para ele, isso
era o artigo em qual a igreja estava em quedas. E por causa disso, a Igreja
Católica caiu.. E assim eu entrei na faculdade com esta forte convicção.
Anos de faculdade
Nos meus quatro anos de faculdade, estudei profundamente
a Filosofia, Teologia, Bíblia e
Economia. Assim durante esses quatro anos eu me dediquei a alcançar as crianças que não souberam de Cristo, e eu
confesso que esta categoria incluiu as
crianças católicas na escola secundária onde eu trabalhei porque eu olhei para estas pobres almas de
que realmente não souberam de Jesus Cristo. Eu descobri depois de vários
estudos da Bíblia que não só estas crianças, mas praticamente todo católico
adulto que encontrei não sabia o que a
Igreja católica ensinava. Assim
conseguindo que eles vissem a Bíblia, estava como apanhar patos em um barril. Eles não estavam prontos,
eles eram desarvorados, eles eram
indefesos.
No meu terceiro ano de ministério na Vida Jovem, eu
perguntei para a menina mais bonita no campus, se ela me ajudaria trabalhando a
localizar estas crianças, e ela disse “Sim.”
Nós trabalhamos juntos durante dois
anos, ás vezes nós discutimos vários modos e meios para alcançar estes
crianças. Mas nós crescemos respeitando um ao outro de forma que ao término dos
quatro anos de faculdade, eu fiz a pergunta. E a maior coisa que ela já disse
foi “Sim.” Nós nos casamos. Tivemos a mesma visão,
fizemos ministério junto, compartilhamos
as boas notícias de Cristo.
Anos de seminário
Fomos para um seminário uma semana depois do nosso
casamento. Depois de três anos eu me
formei sendo o primeiro lugar de minha classe. Eu digo fora de qualquer
orgulho, como eu procurei meus estudos
com um tipo de vingança. Pessoas que me conheceram no seminário, me
conheceu por ser bastante intenso. Eu
gastava todo tempo lendo a Bíblia
estudando os livros sobre Bíblia. Kimberly e eu tivemos uma grande experiência de três anos. Mas muitas coisas
aconteceram no caminho que eu preciso
relacionar porque em retrospecto eu os vejo como experiências.
A primeira coisa era um curso que Kimberly fez no primeiro
ano, uma classe que eu tinha levado
antes de Éticas Cristãs. Dr. Davis
formou pequenos grupos de forma que cada grupo poderia estudar um tópico. Havia
um grupo em aborto, um em guerra nuclear, um em pena de morte. Ela anunciou que
estava em um grupo dedicado a estudar
contracepção. Eu me lembro de pensamento na ocasião, “Por que contracepção? “
Ela disse, “Bem, três outros se inscreveram para isto e nós tivemos nossa
primeira reunião hoje”.
Fulano de tal anunciou os resultados de nosso estudo. Ele disse, bem, todos nós
conhecemos como protestantes, que contracepção está bem. Ele anunciou que as
únicas pessoas que se chamam Cristãos
que opõem ao controle de natalidade artificial são os católicos, e a razão que
eles fazem, é porque eles são corridos por um
Papa celibatário.
Bem, aquele tipo de argumentação realmente não
impressionou Kimberly. Ela disse, “esses
são os melhores argumentos que você oferece?” e ela se interessou
pesquisando isto por conta dela.
Assim eu elevei o assunto e ela me deu um livro. Foi intitulado Controle de natalidade e o Matrimônio por
John Kippley. Eu comecei a ler o livro com grande interesse para meu próprio
estudo pessoal, com o título de, “Controle de natalidade e a Convenção de Matrimônio”. Quando eu abri o livro e comecei a ler, eu
disse, “Espere um
segundo, Kimberly, este sujeito é um católico. Você espera que
eu leia uma obra católica? “
Bem, eu comecei a ler o livro. Passei por dois ou três capítulos e ele estava começando a fazer
sentido. Eu não queria francamente que ele fizesse sentido algum. Livro mostrava
que o matrimonio não é só um ato físico; é um ato espiritual que Deus tem projetado no matrimonio e é sempre renovado.
Terminei de ler o livro, e fiquei convencido.
Fiquei um pouco aborrecido, porque a Igreja católica era a única
denominação, que sempre defendeu esses ensinamentos, pois em 1930 a Igreja anglicana, que mantinha os mesmos
ensinamentos, quebrou esta tradição e permitia a contracepção. Antes de 1960 e
70, minha própria denominação, a Igreja presbiteriana nos Estados Unidos da América,
não só endossou a contracepção, mas também o aborto, e isso me intimidou.
Durante o ano final no seminário, aconteceu algo que representou uma crise para mim. Eu estava
estudando convenção e eu ouvi de outro
teólogo, que ensina no Seminário de Westminster. Eu ouvi um Pastor que estava
sendo acusado de heresia. Pessoas estavam sugerindo que a heresia dele cresceu fora da
compreensão da convenção. Ele estava questionando a “Sola Fide”.
Eu o chamei no telefone e disse,. Mas porque você está
duvidando de Lutero e da doutrina “sola fide? “ Ele foi mostrar nesta discussão que a concepção de Lutero sobre a justificação
era muito restringida e limitada. Isto
tem muitas verdade, mas também perdeu muitas verdades.
Quando eu desliguei o telefone, eu procurei ver mais
adiante os ensinamentos de Lutero no qual, Deus é um juiz, e a convenção é uma
cena de sala de tribunal por meio de que
todos nós somos os criminosos culpados. Mas desde que Cristo levou nosso castigo, nós adquirimos a retidão dele, e ele
adquire nossos pecados.
Para Lutero, em outras palavras, a salvação é uma troca
legal, mas para Paulo em romanos, para Paulo em Gálatas, salvação é
muito mais que isso. Não é só uma
troca legal porque a aliança não aponta para uma sala de tribunal sobre
um quarto familiar hebreu. Deus não é só simplesmente juiz; e os julgamentos
dele são paternais. Cristo não é só alguém que representa uma vítima inocente
que leva nossos pecados, ele é o
primogênito entre muitos irmãos. Ele é nosso irmão mais velho, e ele nos
vê como fugitivos, como rebeldes que estão cortados da família de Deus. A Nova
Aliança não faz que Cristo troque em um
senso legal; Cristo nos dá a própria vontade de forma que nós realmente tornemos filhos de Deus.
Assim concluí que a “Sola
fide” estava errada.
Primeiro, porque a Bíblia nunca diz isso em qualquer lugar. Segundo, porque Lutero
inseriu a palavra “só” na tradução para o alemão, embora ele soube perfeitamente bem que a frase “só” não estava no grego. Em nenhuma parte o Espírito santo
inspirou os escritores da Bíblia para dizer que nós somos salvos só pela
fé. Paulo nos ensina que somos salvos
por fé, mas em Gálatas diz que nós somos salvos por fé e obras.
Então de repente nós adquirimos notícias que nossa mudança
teoricamente sobre contracepção tinha
provocado uma mudança na anatomia de Kimberly e
fisiologia; ela estava grávida.
Pastor de uma Igreja em Virgínia
O telefone tocou. Uma igreja em Virgínia, uma igreja
famosa “que eu tinha ouvido muito bem me chama
e diz, você é o candidato para pastorear, nós o queremos aqui”. Na realidade nós lhe pagaremos bem de forma
que você pode estudar 20 horas pelo
menos por semana, Bíblia e teologia. “Nós queremos que você nos imirja na Palavra de Deus”, e assim eu
comecei.
A primeira coisa que eu fiz era lhes falar sobre a Aliança.
A segunda coisa era corrigir o engano
deles E mostrar que Aliança significa a família. A terceira coisa que eu
fiz era mostrar que a família de Deus
faz sentido e que Deus é Pai, Deus é o Filho, e Deus pelo Espírito santo nos
fez uma família com Ele. A quarta coisa , era
os ensinos sobre liturgia e convenção e família na Bíblia. Eu sugeri que
deveríamos ter a refeição familiar,
comunhão. Eu usei a palavra “Eucaristia.” Como nós mudamos nossa liturgia, nós sentíamos uma mudança com a nova
experiência. Era excitante ver, e como
eu lhes ensinei mais sobre a Aliança, eles tinham sede para saber ainda mais.
O professor em um Seminário presbiteriano
Enquanto isso algo dramático aconteceu. Eu cheguei em um seminário, um seminário presbiteriano, e
perguntaram se eu ensinava cursos para seminário que começa com Evangelho de João. Eu disse, “Seguramente.” Assim eu comecei a compartilhar do Evangelho
de João, sobre a família de Deus, sobre o nascer de novo. Eu descobri em meu
estudo que nascer não quer dizer que é somente aceitar Jesus Cristo como seu
Salvador. Mas descobri o que Jesus quis dizer em (João
3) quando disse que você tem que nascer novamente. Ele diz que tem que nascer da água e do espírito. Eu
ensinei que nascer é novamente um ato de
Aliança, um sacramento, uma renovação da Aliança que envolve o batismo.
Enquanto isso eu estava preparando meus sermões e algumas conferências à
frente de (João
capítulo 3). Eu estava vendo também o capítulo
6. Lá eu descobri algo que nunca tinha notado. Jesus disse a eles, “Verdadeiramente, eu digo, a menos que
você coma a carne do filho do homem e bebe o sangue dele você não terá vida em você. Quem come minha carne
e bebe meu sangue tem vida eterna e eu o elevarei no último dia,
pois minha carne é verdadeiramente uma
comida e meu sangue verdadeiramente uma bebida. Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu
nele”. Eu olhei para
isto de dez ângulos diferentes.
Eu tinha sido treinado para interpretar isso em um sentido
figurado; Jesus está usando um símbolo. Mas o mais que eu estudei, o mais que
eu percebi que esta interpretação não faz sentido nenhum. Porque assim que
todos os Judeus ouvem o que Jesus diz, eles partem. Até este ponto,
milhares o estavam seguindo, e então de repente as multidões
ficam chocado com o que Ele diz, “Minha carne realmente é comida, meu sangue é realmente
bebida” e todos eles partem. Se Jesus
tinha pretendido falar em um modo figurativo, Ele teria sido obrigado a
dizer, “Pare, eu só quero dizer que isto é somente um simbolismo.” Mas Ele não faz isso; ao invés, o que ele
faz? Pergunta aos Apóstolos. Pedro se
levanta e fala; “Para
quem iremos nós? O Senhor tem palavras de vida eterna e nós viemos
acreditar.” .
Como eu comecei a estudar isto, eu comecei a perceber uma coisa. Eu
descobri que Jesus nunca tinha usado a palavra “Aliança” em seu ministério público. Ele economizou o
tempo para instituir a Eucaristia e disse, “Este Cálice é o sangue da nova aliança.” Eu
comecei a ver por que na Igreja primitiva
durante mais de 700 anos, ninguém em qualquer lugar duvidou do
significado das palavras de Jesus. Todos os pais da Igreja primitiva sem
exceção levaram as palavras de Jesus acreditando e ensinando na real presença
de Cristo na Eucaristia. Eu estava
assustado.
Então de repente um episódio aconteceu numa noite em um
seminário. Um estudante diplomado nomeado John tinha terminado uma apresentação
sobre o Concílio de Trento. O Concílio de Trento, você recordará, era a
respostas oficial da Igreja para Martinho Lutero e a Reforma. Em uma hora e
meia ele tinha apresentado o Concílio de Trento dentro da luz mais favorável.
Ele tinha mostrado quanto os argumentos estavam de fato baseado na Bíblia.
Então ele virou o jogo. Os estudantes lhe perguntavam algumas coisas, mas ele
disse, “Posso eu fazer
primeiro uma pergunta, Professor Hahn?” Você sabe como Lutero realmente
teve dois slogans, não só a sola fide, mas a sola scriptura, ou seja: . “Somente a Bíblia” minha pergunta é,
onde a Bíblia ensina isto? “
Eu olhei para ele com um olhar fixo em branco. Eu poderia sentir o suor
que vinha a minha testa, mas eu disse, “John, isso é uma pergunta boba. Ele olhou para mim e disse, me
“Dê uma resposta boba.” Eu disse, “certo, eu tentarei.”. Eu disse, “Bem, (2 Timóteo 3,16) é a chave: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil
para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça” Ele disse, “Espere um segundo” aqui diz que a Bíblia é inspirada e lucrativa; não diz que é SÓ a Bíblia. Nós precisamos de outras coisas como
oração, e então ele disse, que em (2
Tessalonicenses 2,15), Paulo
conta que eles têm que agarrar as
tradições que Paulo os ensinou
por escrito ou através das palavras de
boca. Eu não estava pronto. Eu disse, “Bem, algumas perguntas e respostas; eu
lidarei na próxima.”
Eu penso que eles não perceberam o pânico que eu estava por
dentro. Quando eu dirigi para minha casa
a noite, eu estava me perguntando, por que eu nunca ouvi aquela pergunta? Por
que eu não achei uma resposta? No dia seguinte eu comecei a chamar os teólogos
ao redor do país. Eu lhes perguntaria, “Onde a Bíblia ensina a sola Scriptura? Onde a Bíblia nos ensina que a Bíblia é a
única autoridade ? ” Um homem na
verdade disse a mim, isso é uma pergunta boba que vem de você.” Eu disse,
“Me dê
então” uma resposta
boba. Eu estava tendo êxito. Um professor quem eu respeitava, um teólogo de
Oxford, disse a mim, “Scott,
você não vai achar na Bíblia uma prova para sola Scriptura porque não é algo que a Bíblia demonstra”.
Outro amigo, um teólogo, me chamou e disse, “Scott, isso que estou ouvindo, é que
você está considerando a fé católica? ” Bem, eu realmente não estou considerando a fé
católica. “Então eu
decidi fazer uma pergunta. Eu disse, “Qual é a coluna e o fundamento da
verdade? “ E ele
disse, “Scott, para
todos nós é a Bíblia.”
Eu disse, “Então por
que, em (1 Timóteo 3,15) diz que a coluna e o fundamento da verdade é a igreja? “ Ele fiou em silêncio. Eu disse, quantas
igrejas dizem ser a coluna e o fundamento da verdade? Eu só sei que a Igreja
católica Romana ensina que ela foi
fundada por Cristo; e está ao redor durante 2000 anos e está fazendo
algumas reivindicações estranhas que
parecem muito semelhante a (1 Timóteo 3,15).
Bem, neste momento eu não estava seguro. Eu peguei um
telefone e chamei, o presidente do seminário onde eu estava ensinando. Steve me
pediu para almoçar fora. Quando saímos para o almoço, eu estava muito assustado
e inseguro. Ele falou que as minhas classes
iam tão bem, que deixaria ensinar
qualquer curso que eu quisesse. Pagaria até mesmo por um curso de doutorado em
teologia. Eu disse, “Onde se faz um curso desses por perto? “ Ele disse,
“Universidade
católica.” Eu
pensei, “Não, não,
não. Eu não quero estudar lá; eu estou
fugindo dessa perspectiva no momento.” Na realidade, ele disse, “Bem,
você oraria sobre isto? “ Eu disse, “
penso que você já sabe a
resposta”.
Quando eu cheguei em casa, Kimberly estava esperando por
mim e expliquei a proposta do seminário e que não ia aceitar porque não estava
seguro do que eu ensinaria, porque nesse exato momento eu não estava seguro do
que a Bíblia estava ensinando. Ela caminhou até mim, e me deu um grande abraço
e disse, “Scott nós vamos ter que orar
então.” Ela soube o
que significou: Significou a rejeição de
um trabalho prospero como pastor de uma
igreja crescente.
De Assistente
administrativo para Presidente de Faculdade
Nós não soubemos o que íamos fazer. Depois de muita oração,
decidimos que deveríamos mudar para a cidade de onde nós nos encontramos.
Quando mudamos, eu solicitei um emprego a vários lugares, mas a faculdade me
contratou como um administrador assistente do presidente. Durante dois anos eu
trabalhei lá, e me esforçava bastante
durante o dia e a noite sobrava um tempo para pesquisas detalhadas.
Em dois anos eu tinha lido vários livros, e comecei a ler os teólogos Católicos pela
primeira vez e os Estudantes da Bíblia. E eu estava impressionado com as
perspicácias deles, eram de acordo com minhas próprias descobertas pessoais,
descobertas inovadoras que eu estava assumindo.
Às vezes eu mostrava as obras eruditas para Kimberly e dizia, “Ouça isto, preste bem no autor.” Porque ela era de certo modo uma teóloga,
mas estava tão ocupada em cuidar das crianças que não tinha muita energia. Mas
ela sentava, enquanto escutava, eu diria, “Quem você pensa que é? “ Ela disse, “fiquei emocionada! Isso parece um de
seu sermões em Virgínia.” Eu disse, “Isso é
o Vaticano II, Isso é a Igreja católica.” Ela disse,
“Scott, eu
não quero ouvir isso.”
Eu disse, “Kimberly,
esta matéria-prima sobre liturgia é tão
excitante. Eu não tenho certeza, mas eu penso que Deus poderia ter nos chamando a se tornar Anglicanos.” Ela olhou em meus olhos, e os seus encheram
de lágrimas e disse, “da igreja Anglicana! “ Ela disse, “eu sou uma presbiteriana, meu pai é um
ministro presbiteriano, meu tio é um
ministro presbiteriano, meu marido era um ministro presbiteriano, meu irmão quer ser um. Eu não quero ser da igreja Anglicana.”
Eu me lembro que alguns meses depois de ler muito mais, uma noite eu saí e disse, “Kimberly, eu não estou seguro, mas eu
estou começando a pensar que Deus
poderia me estar chamando a se tornar um Católico romano.” Este olhar de desespero aconteceu com ela.
Ela disse, não “nós
não podemos nos tornar Episcopalianos? Qualquer coisa, menos católico.” Ela começou a orar para alguém salvar o
marido dela, algum professor, algum
teólogo, algum amigo.
Viagem direta para
o Catolicismo
Finalmente aconteceu. Um dia, Gerry, meu melhor amigo de seminário, me chamou. Ele era o
único estudante, junto comigo, que segurou à velha convicção protestante que o
Papa era o anti-Cristo. Ele falou comigo uma noite no telefone. Eu li a ele uma
passagem de um livro de Bouyer. Ele disse, “Emocionei, isso é rico e profundo. Quem escreveu isto? “ Eu disse, “Louis Bouyer.” “Bouyer? eu nunca ouvi
falar dele, o que é ele? “ Eu disse, “O
que você quer dizer? “
Bem, ele é um Metodista? “ Eu disse, “Não”. “Ele é um batista? “ “Não.”
“Eu quero dizer é Luterano? O que é ele? ” Eu disse, “Bem, ele é um Cató—–. ” “Eu sinto muito”
Eu disse, “Ele é Cató—-romano
“Espere um segundo, deve haver um erro, Scott. Eu pensei que você
disse que ele é católico.” Eu disse, “Gerry, ele é católico, e eu tenho lido muitos livros
católicos.”
De repente eu falei, “eu tenho lido Danielou, Ratzinger, Lubac,Garrigou-Lagrange e
Congar, e todos estes sujeitos tem uma riqueza enorme; você tem que ler também”. Ele disse, “Reduza a velocidade. E continuou,
“Scott, sua alma pode estar em
perigo.” Eu disse, “Gerry, possa eu lhe dar uma lista
de títulos? “ Ele disse, lerei, qualquer coisa para o salvar deste tipo de armadilha.
E eu lhe dei estes títulos.” Eu disse, “Gerry,
eu li todos, separe um deles, pelo menos
uma ou duas vezes”.
E eu enviei isto a ele.
Depois, de um mês nós conversamos um longo tempo por
telefone. Bem, isto foi por três ou quatro meses. Nós falaríamos por
telefone, duas, três, às vezes quatro horas discutindo, teologia e Bíblia até
três ou quatro pela manhã. Uma noite minha esposa sentou na cama e disse, “Como vai? “Me fale sobre isto. Eu disse, “Gerry ficou perplexo com a verdade
Bíblica e o avanço da Igreja católica”. Eu não pude ver ela enfrentar isso, mas
eu pude ver sua face no travesseiro começando a chorar.
Em pouco tempo Gerry me chamou e disse, escute, eu estou um
pouco assustado. Meus amigos também estão assustados. Nós realmente deveríamos
levar isto a sério. Eu falei com John Gerstner, um teólogo Presbiteriano,
anti-católico, para uma reunião de seis horas, para um estudo aprofundado,
começando pelo Velho Testamento em hebraico, o Novo Testamento em grego, e documentos da história da Igreja. Ao
término de seis horas, Gerry descobrimos
que a Igreja católica nem mesmo tem necessidade de uma defesa. Ela está mais como um leão. Nós apresentamos os
ensinos da Igreja no contexto Bíblico, e
ele não tinha respondido nenhuma de nossas perguntas ou objeções.
Enquanto isso, eu enviei uma aplicação para Universidade de
Marquette porque eu tinha ouvido que
tinham alguns teólogos excelentes. Fui aceito, e consegui uma bolsa de estudos,
comecei a visitar alguns padres na área. Nenhum deles quis discutir minhas
perguntas. Um deles na verdade disse, “você está pensando em converter-se para o Catolicismo? Não, você
não quer fazer isso. Desde o Vaticano II nós desencorajamos isso. A melhor
coisa que você pode fazer para a Igreja é ser um bom ministro
presbiteriano.”
Três ou quatro encontros assim fiquei sem entender. Eu
compartilhei isto com Kimberly. Ela disse, “Você tem que ir a uma Escola católica
onde você pode estudar em tempo integral, onde você pode ter certeza que
acredita na Igreja católica.” Assim depois de muito oração e
preparação, nós nos mudamos para Milwaukee onde eu estudei dois anos de tempo
integral no programa doutoral deles.
Esses dois anos eram os anos mais ricos de estudo que eu já
tinha experimentado e o tempo mais rico de oração. Eu me achei dentro de alguns
seminários, entretanto, onde eu era de fato o solitário protestante. Eu realmente
desfrutei o tempo. Mas aconteceu duas coisas no caminho.
Primeiro, eu comecei a pedir um rosário. Eu estava muito
assustado, mas procedi a rezar, e como rezei. Comecei a entender então os
Católicos. Logo veio em minha mente, que eu era uma criança de Deus. Eu não
tinha somente Deus como Pai e Cristo como meu
irmão; mas eu tinha também uma Mãe.
Um amigo meu que tinha ouvido que eu estava passando para a
igreja católica me chamou um dia e disse: “Você adora a Maria como esses
Católicos fazem? “ Eu disse, “Eles
não adoram a Maria; eles honram a Maria.” “Bem, qual é a diferença? ” Eu disse, me Deixe explicar. Quando
Cristo aceitou o chamada do Pai para se
tornar um homem, Ele aceitou a
responsabilidade para obedecer a lei, a lei moral na qual é resumida
os Dez Mandamentos. Há um mandamento que
diz, Honra seu pai e mãe. eu disse, “Chris, no hebreu original, aquela palavra “honra”,
kaboda, palavra hebréia pretende glorificar, dar qualquer glória e honre você seu pai e mãe. Cristo cumpriu
aquela lei mais perfeitamente que
qualquer humano dando a glória dele honrando a Mãe. Tudo que nós fazemos no
rosário, Chris, é imitar Cristo que honra a Sua Mãe com a glória dele. Nós a
honramos com a glória de Cristo.
A segunda coisa que aconteceu foi quando fui a capela.
Sentei na parte de trás, e era um observador. Então um sino tocou e todos eles
se levantaram e a Missa começou. Eu nunca tinha visto isto antes.
A Liturgia da Palavra era rica. Eles leram a Bíblia, mais
do que eu pensei. Então a Liturgia da Eucaristia começou. Eu assisti e
escutei como o padre pronunciou as
palavras de consagração. E eu confesso, a última gota de dúvida escoou fora
naquele momento. Eu olhei e disse, “Meu Deus meu Deus.” Como as pessoas começaram a ir adiante para receber a comunhão, eu fiquei
alegre e o Senhor entrou em meu coração.
O Senhor é Deus e meu Salvador pessoal , mas agora eu penso que o Senhor
quer vir em meu corpo como também em minha alma
até que esta comunhão esteja completa.
O próximo dia que eu estava de volta, e o próximo, e o próximo. Eu não pude contar
a ninguém. Eu não pude contar a minha esposa. Mas em duas ou três semanas eu
estava com a cabeça erguida e sempre dizendo em meu íntimo, ame o Cristo na
Real Presença, no Santíssimo Sacramento.
Então um dia Gerry me chamou no telefone. Ele tinha lido
centenas de livros. Ele chamou para anunciar, “Leslie e eu decidimos tornar católicos
na Páscoa de 1986. “
Depois que desliguei o telefone, eu disse, “Kimberly, você nunca vai adivinhar o que Gerry e Leslie estão
planejando fazer.” “O que?” Eles vão se tornar Católicos na Páscoa de 1986. ”
Eu soube que Kimberly me amou
bastante e nunca me permitiu desobedecer meu Deus e Salvador. Ela disse, “eu
rezarei aproximadamente, mas eu tenho que lhe falar, eu me sinto traída. Eu me
sinto abandonada. Eu nunca me senti tão só em minha vida. Todos meus sonhos
estão morrendo por causa disto.” Mas ela rezou, e Deus a abençoou,
ela voltou e disse, “Esta é a coisa mais dolorosa em
minha vida, em nosso matrimônio, mas eu penso que é o que Deus quer que eu faça.”
Na vigília da Páscoa de 1986, ela me acompanhou para a Missa de vigília, que até este momento, eu já
tinha recebido o batismo, primeira comunhão, Confirmação. Quando eu voltei eu
estava chorando, e eu pus meu braço ao
redor do dela e nós começamos a rezar. Deus disse a mim, “Olhe, eu não lhe estou pedindo que se torne um católico apesar de
seu amor por Kimberly, porque eu a amo
mais que você”.
Nós tivemos um terceiro bebê,
Hannah. Quando Hannah foi concebida, eu estava
realmente assustado. Assustado por muitos razões mas nunca tão assustado
como numa manhã de domingo quando
Kimberly estava grávida de cinco meses. Estávamos na Igreja dela e na última
estrofe do último hino, ela se levantou e virou para mim. Ela estava branca
como um fantasma e disse, “eu
não me sinto bem.”
Ela se sentou e se deitou,e não soube o
que fazer, corri para um telefone público, e estava em um pânico mas logo veio
a ajuda e ela entrou no carro e fomos para o hospital e a vida de
Kimberly, e o bebê foram poupadas, e
Hannah nasceu.
Eu há pouco tive o senso que estávamos mais íntimos de Deus
para o nosso matrimônio, pois antes de Hannah nascer Kimberly me disse, “eu não estou segura mas acho que Deus está me dizendo que Hannah
vai ser um criança de reconciliação. Eu
não estava seguro do que isso significaria.” Nós abraçamos e começamos a rezar sobre
isto.
Depois que Hannah nasceu, Kimberly me chamou. Ela disse, “penso que Deus quer que eu tenha a
Hannah batizado dentro da Igreja
católica.” Eu disse,
o que? Ela disse, “eu
não estou segura mas sim.” e nós passamos pela liturgia do
batismo. Como resultado desta celebração litúrgica do batismo, ela fotografou a liturgia batismal e enviou à
família e amigos. Mas ela ainda não
estava pronta para entrar nestes debates. Ela começou ler e rezar.
Viagem para o
Vaticano em Roma
Em Janeiro meu sogro
me convidou a se juntar a ele e um grupo de pessoas que estavam trabalhando
contra a pornografia que se espalhava pela
Europa oriental. Nesta viagem, iríamos também ao Vaticano para uma reunião e uma
privada audiência com o Papa João Paulo
II. Meu sogro, presbiteriano auxiliar, me perguntou se eu queria conhecer o
Papa Eu disse,
“Sim.” Assim no
final de janeiro, além de ter podido se reunir com o Papa também fui
convidado o acompanhar na capela privada
dele em uma sexta-feira e participar da Missa matutina às 7:00 da manhã onde
fiquei alguns metros dele. Você poderia ouvir
ele que reza com a cabeça dele nas mãos dele, levando o peso do Igreja com todos seus fardos no coração dele.
Como ele celebrou os Mistérios da Santa Missa, eu prometi
para mim mesmo de participar profundamente na Missa, compartilhar com meus
irmãos e irmãs, e agradecer a Cristo que nos deu uma incrível família,
agradecer a Santíssima Virgem Maria por ser nossa Mãe espiritual, ao Papa, João
Paulo II por ser um guia e um pai espiritual que nos conduz ao Pai divino,
agradecer aos santos que são nossos irmãos e são a família de Deus.
“A Igreja é a coluna e o fundamento da verdade” (1 Tim 3,15)
“Todo aquele que divide Jesus é um anti-cristo” (1 Jo 4,3)
Escrito por caiafarsa
março 31, 2010 às 7:15 pm
Nenhum comentário:
Postar um comentário