Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

    ACI Digital: CNBB expressa adesão às orientações da Santa Sé contra abusos sexuais

    Documento sin título
       
    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
     
      13 de fevereiro de 2012  
    Em nota oficial
    CNBB expressa adesão às orientações da Santa Sé contra abusos sexuais
    BRASILIA, 13 Fev. 12 (ACI) .- Após o encerramento nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, do Simpósio "Cura e renovação" dirigido aos bispos e superiores religiosos, realizado  em Roma pela Universidade Gregoriana com o apoio da Congregação para a Doutrina da Fé da Santa Sé, a CNBB lançou uma nota oficial destacando o compromisso dos bispos brasileiros para prevenir e combater os abusos sexuais por parte de clérigos e dar a devida atenção às vítimas, seguindo assim as orientações da Santa Sé e do Papa Bento XVI.
    NOTÍCIA COMPLETA

    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
    http://twitter.com/acidigital

    SIGA OS PASSOS DO PAPA BENTO XVI NO TWITTER
    http://twitter.com/ssbentoxvi

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

    MANCHETES DO DIA



    VATICANO

    AMÉRICA

    BRASIL

    Católico em Dia
    Evangelho:
    Marcos 8, 11-13
    Um pensamento:
    "Quando se deixa de acreditar em Deus, em seguida se acredita em algo."
    G. K. Chesterton
     
     

     

    VATICANO


    O Papa urge ao diálogo no contexto do conflito na Síria

    VATICANO, 13 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI expressou sua preocupação e seu chamado à paz e ao diálogo diante da escalada de violência que se vive atualmente na Síria, onde os enfrentamentos entre opositores do regime do presidente Bashar al-Assad e o exército desse país geraram numerosas mortes.

    Depois de presidir a oração do Ângelus, o Papa fez um chamado a que "se ponha fim à violência e ao derramamento de sangue".

    "Convido a todos, e acima de tudo as autoridades políticas da Síria, a privilegiarem o caminho do diálogo, da reconciliação e do compromisso pela paz".

    Bento XVI sublinhou que "é urgente responder às legítimas aspirações dos diversos componentes da Nação, assim como aos pedidos da comunidade internacional, preocupada pelo o bem comum de toda a sociedade e da Região".

    Os protestos e enfrentamentos na Síria começaram no 26 de janeiro de 2011 e se intensificaram ao final desse ano. Em repetidas ocasiões, o Papa expressou seu chamado para que se estabeleça a paz e o diálogo entre as partes em conflito.

    A Organização das Nações Unidas calculou que, até o momento o conflito em Síria deixou uma cifra de mais de cinco mil pessoas.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Vaticano apresenta centro internacional online contra abusos de menores

    VATICANO, 13 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Como conclusão do simpósio "Para a cura e a renovação" sobre a luta contra a pederastia na Igreja, foi apresentado o Centro para o Amparo da Criança, que oferecerá capacitação através de Internet para os profissionais que trabalham contra o abuso sexual de menores.

    Para o Arcebispo de Munique, Cardeal Reinhard Marx, quem participou da conferência de imprensa da apresentação do centro de educação online, afirmou que este é "apenas uma parte da renovação da Igreja. A crise de credibilidade não está terminada mas vamos rebatizar nossa credibilidade passo a passo".

    "Se a Igreja está tomando agora outra vez a tarefa de ser um sinal e um sacramento do amor de Deus, e pondo a proteção e promoção da vida das crianças muito no centro de seus interesses, então tais ações e trabalho são uma contribuição decisiva para a evangelização", afirmou o Cardeal.

    O Centro mundial é um esforço coordenado da Universidade de Ulm na Alemanha, a Arquidiocese de Munique e a Universidade Gregoriana de Roma, que conta com um orçamento inicial de 1,6 milhões de dólares para cobrir os primeiros três anos, desde 2012 até 2014.

    Em declarações ao grupo ACI, Jörg Fegert, professor do Departamento de Psiquiatria Infantil e do Adolescente e Psicoterapia da Universidade de Ulm, indicou que "como médico, que tem certa experiência na educação médica, sei que estas ferramentas de educação online são muito fortes se realmente se deseja difundir o conhecimento".

    "A Internet nos dá a possibilidade de chegar a pessoas em todo o mundo", afirmou Fegert.

    O anúncio do Centro para o Amparo da Criança foi produzido logo de quatro dias de reunião às quais compareceram 140 conferências episcopais e ordens religiosas de todo o mundo em Roma.

    Depois de finalizar o evento, os assistentes têm até maio deste ano para apresentar, para a aprovação do Vaticano, diretrizes claras para a tramitação de denúncias em casos de abusos em suas jurisdições.

    Para acessar o Centro Online de Amparo da Criança visite: www.elearning-childprotection.com

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    O Papa: Família pode ser primeiro seminário de vida consagrada

    VATICANO, 13 Fev. 12 (ACI) .- O Papa Bento XVI assinala em sua mensagem pela 49º Jornada Mundial de Oração pelas Vocações que se celebra no dia 29 de abril, que a família, comunidade de vida e amor, pode ser o "primeiro seminário" para a vida consagrada a Deus e ao próximo.

    Em sua mensagem para a Jornada, apresentada hoje e que leva por título: "As vocações, dom do amor de Deus", o Papa explica que Deus é amor e "movido exclusivamente pelo seu amor incondicional, «criou-nos do nada» (cf. 2 Mac 7, 28) para nos conduzir à plena comunhão consigo".

    Bento XVI afirma logo que a dinâmica do amor de Deus, que permite amá-lo a Ele e aos irmãos, "pode encontrar uma expressiva e singular realização nas famílias cristãs, cujo amor é expressão do amor de Cristo, que Se entregou a Si mesmo pela sua Igreja".

    "Nas famílias, «comunidades de vida e de amor», as novas gerações podem fazer uma experiência maravilhosa do amor de oblação. De fato, as famílias são não apenas o lugar privilegiado da formação humana e cristã, mas podem constituir também «o primeiro e o melhor seminário da vocação à vida consagrada pelo Reino de Deus», fazendo descobrir, mesmo no âmbito da família, a beleza e a importância do sacerdócio e da vida consagrada".

    "Que os Pastores e todos os fiéis leigos colaborem entre si para que, na Igreja, se multipliquem estas «casas e escolas de comunhão» a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, reflexo harmonioso na terra da vida da Santíssima Trindade".

    O Santo Padre recorda que toda pessoa amada Por Deus de maneira eterna e fiel, e descobrir essa realidade muda verdadeiramente a vida no mais fundo. "Em uma célebre página das Confissões, São Agustín expressa com grande intensidade seu descobrimento de Deus, soma beleza e amor, um Deus que tinha estado sempre perto dele, e ao que ao final lhe abriu a mente e o coração para ser transformado".

    "Trata-se de um amor sem reservas que nos precede, sustenta e chama ao longo do caminho da vida e que tem a sua raiz na gratuidade absoluta de Deus", acrescenta.

    O Papa sublinha depois que "cada vocação específica nasce da iniciativa de Deus, é dom do amor de Deus! É Ele que realiza o «primeiro passo», e não o faz por uma particular bondade que teria vislumbrado em nós, mas em virtude da presença do seu próprio amor «derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo»".

    "O amor de Deus permanece para sempre; é fiel a si mesmo, à «promessa que jurou manter por mil gerações». Por isso é preciso anunciar de novo, especialmente às novas gerações, a beleza persuasiva deste amor divino, que precede e acompanha: este amor é a mola secreta, a causa que não falha, mesmo nas circunstâncias mais difíceis".

    O Santo Padre expressa ademais que "a medida alta da vida cristã consiste em amar «como» Deus; trata-se de um amor que, no dom total de si, se manifesta fiel e fecundo".

    O Papa explica deste modo que "o amor a Deus, do qual os presbíteros e os religiosos se tornam imagens visíveis – embora sempre imperfeitas –, é a causa da resposta à vocação de especial consagração ao Senhor através da ordenação presbiteral ou da profissão dos conselhos evangélicos".

    O amor ao próximo, assinala o Pontífice em sua mensagem, "sobretudo às pessoas mais necessitadas e atribuladas – é o impulso decisivo que faz do sacerdote e da pessoa consagrada um gerador de comunhão entre as pessoas e um semeador de esperança".

    Depois de ressaltar a importância entre os sacerdotes e as comunidades, o Papa anima os fiéis a estarem atentos aos sinais que podem ser observados em vistas à vocação consagrada dos jovens e indica que " tarefa da pastoral vocacional oferecer os pontos de orientação para um percurso frutuoso".

    "Elemento central há de ser o amor à Palavra de Deus, cultivando uma familiaridade crescente com a Sagrada Escritura e uma oração pessoal e comunitária devota e constante, para ser capaz de escutar o chamamento divino no meio de tantas vozes que inundam a vida diária".

    "Mas o «centro vital» de todo o caminho vocacional seja, sobretudo, a Eucaristia: é aqui no sacrifício de Cristo, expressão perfeita de amor, que o amor de Deus nos toca; e é aqui que aprendemos incessantemente a viver a «medida alta» do amor de Deus", recalcou o Santo Padre.

    "E é aqui que aprendemos incessantemente a viver a «medida alta» do amor de Deus. Palavra, oração e Eucaristia constituem o tesouro precioso para se compreender a beleza duma vida totalmente gasta pelo Reino", concluiu.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Vaticano: Complô contra o Papa é um absurdo

    VATICANO, 13 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O diretor do Escritório de Imprensa do Vaticano, P. Federico Lombardi, indicou que o suposto complô contra o Papa Bento XVI, difundido pela imprensa italiana,  "um disparate que não pode ser levado a sério".

    Em declarações recolhidas pela AFP, o Padre Lombardi disse no último 10 de fevereiro que "não se deve levar a sério o que foi escrito nesse documento e acreditar que contém algo de verdade".

    O jornal italiano IL Fatto Quotidiano apresentou um suposto documento filtrado do Vaticano no qual se informa que, em um encontro com empresários italianos em Pequim (China), o Arcebispo de Palermo (Itália), Dom Paolo Romeo, manifestou sua preocupação porque o Santo Padre não tinah mais de 12 meses de vida.

    Segundo o meio escrito italiano, as declarações de Romeo interpretadas como provenientes de "uma pessoa provavelmente informada de um sério complô delitivo, com tal segurança e firmeza que seus interlocutores na China pensaram assustados que alguém estava preparando um atentado contra o Papa".

    O documento, escrito à mão e em alemão, teria sido entregue à Secretaria de Estado do Vaticano pelo Cardeal Darío Castrillón Hoyos no fim de 2011 e teria chegado até as mãos do Papa.

    Il Fatto Quotidiano consigna declarações do diretor do Escritório de Imprensa vaticano, quem ante a possibilidade da difusão do documento classificado respondeu que "podem publicar o que considerem pertinente, mas recordem que isso implica uma responsabilidade".

    "Parece-me uma coisa totalmente fora da realidade e pouco séria que não quero nem mesmo levar em consideração. Parece-me incrível e não quero nem comentá-lo", precisou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

    Por sua parte, o Arcebispo do Palermo mencionado pelo jornal publicou um comunicado no qual diz que as declarações que se adjudicam no documento carecem de fundamento e "estão tão longe da realidade e que nem valem a pena ser consideradas".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    AMÉRICA


    Bispos nos EUA pedem ao presidente Obama total anulação de mandato abortista

    WASHINGTON DC, 13 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Os Bispos dos Estados Unidos (USCCB) solicitaram ao governo do Presidente Barack Obama a total revogação do mandato abortista –que o mandatário tentou "remendar" há poucos dias– que obriga os empregadores (incluindo entidades religiosas) a pagar planos de saúde para os seus empregados que incluam fármacos anticoncepcionais, métodos de esterilização e abortivos.

    Na sexta-feira 10 de fevereiro Obama anunciou uma leve modificação, não muito clara, ao mandato do 20 de janeiro, que em sua opinião agora se acomoda à liberdade religiosa embora siga incluindo os anticoncepcionais e abortivos; os Bispos à sua vez responderam que estudariam a proposta.

    Esse mesmo dia de noite, em um segundo comunicado, os Bispos precisaram sua posição e solicitaram a total revogação do mandato e pediram aos católicos de todo o país "unir-se a este esforço de proteger a liberdade religiosa e o direito à objeção de consciência de todos".

    No texto, os prelados da USCCB denunciam que estes planos de saúde, aos quais se opõem, tratam o embaraço como se fora uma doença quando não o é. "Além disso os planos que obrigam a cobrir abortivos violam as leis federais sobre objeção de consciência. Por isso solicitamos a anulação de todo o mandato".

    O comunicado explica que com seu anúncio de 10 de fevereiro, o presidente Barack Obama tenta impor uma "grave carga moral" aos católicos ao obrigá-los a atuar contra sua liberdade religiosa e de consciência.

    Para os bispos esta decisão é "inaceitável e deve ser corrigida".

    "Seguiremos, obviamente, fazendo pressão para proteger da melhor maneira possível o direito à objeção de consciência por parte do Poder Executivo", acrescentam os bispos que denunciam "a intrusão do governo nas instituições religiosas que ameaçam os grupos religiosos violando suas convicções mais profundas".

    "Em uma nação dedicada à liberdade religiosa como um de seus princípios fundamentais, não devemos estar limitados a negociar dentro destes parâmetros. A única solução completa a este problema de liberdade religiosa que se rescinda o mandato sobre estes serviços objetáveis", prossegue o texto.

    Para ler o comunicado completo (em inglês) ingresse em: http://www.usccb.org/news/2012/12-026.cfm  

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    BRASIL


    CNBB expressa adesão às orientações da Santa Sé contra abusos sexuais

    BRASILIA, 13 Fev. 12 (ACI) .- Após o encerramento nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, do Simpósio "Cura e renovação" dirigido aos bispos e superiores religiosos, realizado  em Roma pela Universidade Gregoriana com o apoio da Congregação para a Doutrina da Fé da Santa Sé, a CNBB lançou uma nota oficial destacando o compromisso dos bispos brasileiros para prevenir e combater os abusos sexuais por parte de clérigos e dar a devida atenção às vítimas, seguindo assim as orientações da Santa Sé e do Papa Bento XVI.

    O evento que colocou em debate o tema dos abusos sexuais cometidos por clérigos e contou com a participação do assessor canônico da CNBB, Fr. Evaldo Xavier Gomes.

    A Nota da CNBB por ocasião do encerramento do Simpósio "para cura e renovação" – para bispos católicos e os superiores religiosos foi lançada na sexta-feira no site oficial da Conferência.

    "Nos últimos anos, diversas denúncias de abusos sexuais contra menores cometidos por membros do clero causaram dor e feridas à Igreja, em diversas partes do mundo. Essas ações delituosas ocorreram também em nosso país", começa afirmando a nota da CNBB que leva a assinatura de Dom Raymundo Damasceno, presidente da entidade.

    "A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem se preocupado em discutir e refletir sobre este tema e em buscar caminhos para prevenir, combater e eliminar esses abusos e outros, que não condizem com a vida e a missão do presbítero. Com este escopo, diversas ações efetivas e concretas foram e estão sendo realizadas pelo episcopado brasileiro", afirma também o texto.

    Os bispos brasileiros expressam na nota que "em âmbito nacional, a presidência da CNBB fez um pronunciamento oficial, em maio 2010, no qual considera: "o tratamento do delito deve levar em consideração três atitudes: para o pecado, a conversão, a misericórdia e o perdão; para o delito a aplicação das penalidades (eclesiástica e civil); para a patologia, o tratamento"".

    "Foi aprovado na 48ª. Assembleia Geral da CNBB, realizada em Brasília no mesmo ano, o documento Diretrizes Gerais para formação dos presbíteros da Igreja no Brasil (Doc 93) com o propósito de dar uma resposta efetiva aos sinais dos tempos e aos consequentes desafios da mudança de época enfrentados pela Igreja no Brasil. Este documento concede especial atenção à necessidade de uma rigorosa seleção dos candidatos ao diaconado e ao sacerdócio, e à formação humano-afetiva, comunitária, espiritual, pastoral-missionária e intelectual oferecida nos seminários. Além das Diretrizes, a CNBB, por meio da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológico do Brasil (OSIB) tem organizado encontros de estudo e reflexão para formadores, diretores espirituais, profissionais que acompanham os candidatos nas casas de formação", destaca a missiva dos bispos brasileiros.

    "Especificamente sobre o problema dos abusos sexuais cometidos por clérigos, tendo estudado o tema com ajuda de especialistas em diversas áreas do conhecimento, a CNBB elaborou o documento intitulado Orientações e Procedimentos Relativos às Acusações de Abuso Sexual Contra Menores, dirigido ao episcopado brasileiro".

    "Aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB, o documento foi enviado à Santa Sé para obter o placet. Por meio destas orientações, a CNBB procura tomar posição firme e coerente, de prevenção e reparação, em relação aos abusos sexuais cometidos por membros do clero. A posição consolidada é a de que não há lugar para impunidade e silêncio ou conivência para com aqueles que cometem tais atos abomináveis. Toda e qualquer vítima indefesa de ação pecaminosa de um clérigo exige atenção, proteção e acompanhamento".

    "Fiel ao evangelho de Cristo, a Igreja Católica no Brasil, corajosamente, se coloca do lado dos indefesos, dos pequenos. Em âmbito local, nas dioceses em que ocorreram denúncias de casos de abusos sexuais contra menores cometidos por clérigos, a atitude tem sido sempre a de colaboração com as autoridades públicas, de punição dos culpados e de assistência às vítimas. Ainda há muito o que fazer não somente no âmbito interno da Igreja, mas também da sociedade. Não existem caminhos prontos".

    A nota ressalta ao final que "o que não se pode afirmar é que a CNBB não tem se preocupado suficientemente com questões tão delicadas e complexas, como ocorreu durante o Simpósio "Cura e Renovação", realizado em Roma, de 6 a 9 de fevereiro".

    "A CNBB, com as orientações da Santa Sé, se encontra em um caminho efetivo de conversão e renovação para que seja hoje e sempre fiel à missão que lhe foi confiada por Jesus Cristo de anunciar o Evangelho, Caminho, Verdade e Vida, a todos os povos", conclui a nota que leva também a assinatura do Secretário Executivo da entidade Dom Leonardo U. Steiner.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo